Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Recomendação de livros

Pra quem gosta de etnobotânica, eu recomendo fortemente A Serpente E O Arco-Íris, do antropólogo e etnobotânico de Harvard, nos EUA, Wade Davis. O cara estuda o fenômeno zumbi no Haiti, e de quebra mostra toda uma realidade, física e metafísica, que nós nem sonhamos... imperdível.
Não tenho em versão digital, e nem nunca vi internet afora.

Cara eu fiquei louco por este livro, mas procurei na biblioteca da minha universidade e não encontrei nada a respeito.

Como ja tinah postado com meu antigo perfil, os livros que iria citar o ABRAXAS ja o fez, mas lembrei de um rande clássico qeu li na infancia e não pdoeria deixar de postar.

DOM QUIXOTE
Dom Quixote de La Mancha (Don Quijote de la Mancha em castelhano, e com ortografia e título original (1605), El ingenioso hidalgo Don Quixote de la Mancha), é um livro escrito por Miguel de Cervantes y Saavedra (1547-1616). É composto por 126 capítulos de sabedoria, amizade, enternecimento, encantamentos, loucuras e divertimento, divididos em duas partes: a primeira surgida em 1605 e a outra em 1615. É a grande criação de Cervantes. Surgiu no fim de mais de um século de notável inovação e diversidade por parte dos escritores ficcionistas espanhóis. Ao escrevê-lo, Cervantes se propunha ridicularizar os livros de cavalaria, que gozavam de imensa popularidade na época. Nesta obra, a paródia apresenta uma forma invulgar. É um dos livros mais traduzidos da literatura universal.

Sinopse: A ação principal do romance gira em torno das três incursões feitas pelo protagonista e por seu fiel amigo e companheiro, Sancho Pança, que tem um perfil mais realista, por terras de La Mancha, de Aragão e de Catalunha. O personagem principal da obra é um pequeno fidalgo castelhano que perdeu a razão pela leitura assídua dos romances de cavalaria e pretende imitar seus heróis prediletos. Envolve-se em uma série de aventuras, mas suas fantasias são sempre desmentidas pela dura realidade. O efeito é altamente humorístico.
O verdadeiro nome do pobre fidalgo é Alonso Quijano (Quixano), chamado pelos vizinhos de o Bom. Já de certa idade, entrega-se à leitura desses romances e sua loucura começa quando toma por realidades históricas indiscutíveis as façanhas dos personagens dos livros, as quais comenta com os amigos, o cura e o barbeiro do lugar. Quijano investe-se dos ideais cavalheirescos de amor, de paz e de justiça, e prepara-se para sair pelo mundo, em luta por tais valores e por viver o seu próprio romance de cavalaria. Escolhe um título para si mesmo, o de Don Quijote de la Mancha, apelida um cavalo velho e descarnado com o nome de Rocinante e elege como dama ideal de seus sentimentos uma simples camponesa a quem dá o nome de Dulcinea del Toboso, suposta dama de alta nobreza.

 
Galera muito bom esse tópico, vcs tem bons livros como indicação, li a maioria já, valeu mesmo
 
Estou finalizando a leitura de "Hiperespaço" do físico Michio KAKU - Altamente recomendável.:pos:
 
Clorofila, acredito que já tenha lido esses.

"Primavera silensiosa" - Rachel Carsons

"O futuro roubado" - Theo Colborn et. al.

Leitura obrigatória para os ambientalistas.
 
Eu adquiri o livro do II Simpósio. Pra quem tem interesse na área é uma boa adquirir. Tem uma série de estudos apresentados no simpósio, alguns em inglês, outros em espanhol e em português.

É legal saber o que tá acontecendo na cena, apesar que seria muito interessante ter uma publicação chinesa sobre cogumelos traduzida para o português...
 
Alegoria da Caverna - Platão [República, Livro VII]


Resumo (wikipédia):
Imaginemos um muro alto separando o mundo externo e uma caverna. Na caverna existe uma fresta por onde passa um feixe de luz exterior. No interior da caverna permanecem seres humanos, que nasceram e cresceram ali.

Ficam de costas para a entrada, acorrentados, sem poder locomover-se, forçados a olhar somente a parede do fundo da caverna, onde são projetadas sombras de outros homens que, além do muro, mantêm acesa uma fogueira.

Os prisioneiros julgam que essas sombras eram a realidade

Um dos prisioneiros decide abandonar essa condição e fabrica um instrumento com o qual quebra os grilhões. Aos poucos vai se movendo e avança na direção do muro e o escala, com dificuldade enfrenta os obstáculos que encontra e sai da caverna, descobrindo não apenas que as sombras eram feitas por homens como eles, e mais além todo o mundo e a natureza.

A alegoria da caverna faz parte do livro 'República' de Platão.

Boa leitura. :)
 
"Dez dias que abalaram o mundo" - John Reed

Este clássico da literatura política - ricamente ilustrado, com textos comentados e imagens legendadas para facilitar a compreensão dos fatos - é, certamente, uma boa leitura para aqueles que desejam compreender melhor a Revolução Russa. O livro é uma das poucas obras existentes que "traça um quadro exato e extraordinariamente vivo", segundo o próprio Lênin. Organizado em cuidadosa ordem cronológica, retomando inclusive alguns fatos anteriores à revolução, o livro é uma fonte repleta de informações precisas sobre o assunto, que utilizou como base, além de suas próprias anotações, fontes seguras, como arquivos de jornais e os próprios documentos e publicações oficiais.

http://www.planetanews.com/produto/...ndo--historia-de-uma-revolucao-john-reed.html
 
Dae galera!

Alguns livro de James Redfield que recomendo!

Profecia Celestina – Um manuscrito antigo é descoberto nas florestas do Peru, e seu conteúdo promete mudar o planeta para sempre. A igreja católica e o exército tentam escondê-lo, mas um grupo de resistência consegue cópias do documento e começa a praticar seus ensinamentos.

A Décima Profecia – Continuação do bestseller ?A Profecia Celestina?, narra o surgimento de mais uma parte do manuscrito descoberto no Peru. Essa nova visão ilumina as demais e ensina como utilizá-las para construir um outro mundo.

Visão Celestina: Vivendo a Nova Consciência Espirtual –Opiniões do autor sobre as mudanças espirituais na humanidade, tão estimuladas em seus livros de ficção. Com exemplos de sua vida pessoal, o autor interpreta as coincidências mágicas presentes na vida de qualquer pessoa.

O Segredo de Shambhala – Embarque em uma viagem pela Índia e o Nepal em busca de uma secreta seita tibetana que guarda lendas misteriosas, a mítica Shambhala. Ali há um conhecimento capaz de mudar a visão que se tem do mundo.

Paz e Luz!
 
Um bom livro que li nos últimos tempos foi "Sidarta" (Herman Hesse).

Gostaria de ler "O universo numa casca de noz" (Stephen Hawking) - alguém leu essa birosca? É bom mesmo?
 
o Portas da Percepção eh excelente

a saga do senhor dos aneis tambem eh mto boa

mas gostei mto desse,li ele com 14 anos e foi confuso,acho que vou ler de novo

eh mto bom mesmo

O tao da física
 
Como não adianta por uma lista enorme, vou por algumas que acho chaves para despertar a curiosidade filosófica.... Ai vai..

Recomendações filosóficas.

Organon - Aristóteles.
No organon entre outras coisas Aristóteles apresenta pela primeira vez na história do pensamento uma sistematização e o conceito de "lógica" que deriva do deus Logos, o deus que representava na epoca algo parecido com o pensar sistematico, o pensar investigativo e o questionamento até a ultima instância.
Desenvolve também as dez categorias Aristotélicas, onde surge sem dúvida a principal sistematização do pensamento ocidental até hoje conhecido.
É tão influênte que foi compilado todos esses escritos e dado o nome de "oganon" ou orgão, que faz uma alusão ao uso da lógica como uma ferramenta orgânica do organismo como um todo que é a totalidade.
Enfim, é possível falar muito, prefiro que leiam :D

René Decartes - O Discurso do Método.
Livro em que pela primeira vez na história apresentou o conceito de coisa necessária, que vei a se transmutar para "sujeito" hoje em dia.
Revolucionou o aspécto basico da filosofia, a perspectiva filosófica virou multipla em função dos multiplos sujeitos, o mundo foi concebido depois disso como uma somatória de representações particulares e ideais e deixou de ser uma única e imperativa representação real, o que veio a se a influênciar mais tarde o Subjetivismo e o Relativismo.
Conhecida também pela celebre frase: Cogito, ergo sum (penso, logo existo) dissertada no meio da sua argumentação idealista, cujo contexto é muito maior do que as pessoas constumam acreditar.
Essa é a obra cabal de Decartes, apesar de ter outras boas.

Immanuel Kant - Critica da Razão Pura.
Uma obra que conseguiu de certo modo unificar o pensamento Aristotélico ao pensamento Catersiado, sistemático e complexo Kant procurou transformar a representação metafísica em torrentes categóricas guiadas por diretrizes da razão tidas como Imperativos Categóricos, que julga serem 12, as possíbilidades de se conglomerar o caos e transfor-mar em realidade objetiva.
Segundo ele a realidade é caótica fora do sujeito, e só imprimindo forma, as 12 formas categóricas, é que a realidade se molda.

Hegel - A fenomenologia do Espírito.
O filosofo mais petulante da história, considerava-se o ultimo filosofo "porque não havia mais o que pensar depois dele", com muita razão, com muita sofisticação sua filosofia é de dificilima interpretação, influências idealistas de Decartes.
Foi influência de muitos filosofos

Nietzsche - Zaratustra (ja comentado)
Ótima obra com conceitos filosoficos muito densos, não atoa, Niet estudou profundamente a história da evolução do pensar humano, talvez sua principal meta em Zaratustra é mostrar o potêncial de criação do homem, apresenta por meio de muitas figuras de linguagens e muita criatividade, a figura do "super-homem" que é justamente o homem criativo e autônomo, rebelde contra as forças externas, contrapoem com a figura do "ultimo-homem" o homem submisso e pouco criador de valores, que passa toda vida na repetição de ações do dia-a-dia e se contenta com a posição de escravo de contratos sociais. Ótima obra, apesar de não ter acabado de ler ainda.

Heidegger - O Ser e o Tempo.
Heidegger é muito sofisticado, tem uma visão histórica do pensamento humano refinada também como Niet, apresenta conceitos da evolução na concepção do "Ser" ao longo da história, e atribui a este fenomeno o principal objetivo do ser humano.
Irrigado de subjetividade na interpretação, é possível relacionar as concepções com um idealismo Cartesiano, hora se aprofunda numa analise intensiva hora boia na analise extensiva, dando assim uma idéia de fusão entre os opostos.
Principal fonte de uma futura tese.

Jacques Maritian - Sete lições sobre o Ser.
Filosofo frances que conta sua história de superação de angústia, onde foi do nihilismo ao cristianismo em busca de respostas para sua vida e um impulso para viver, admite ter chego a beira da loucura do suicidio enquanto não tinha respostas.
Obra densa, leitura vagarosa e reveladora de situações aos quais nos vemos no dia a dia.
 
Flashbacks - Surfando no caos

Timmothy Leary
 
O pessoal ai que tem lido livros sobre psicodelia em geral, alguem sabe uma boa fonde de e-book para:

Flashback - Surfando no Caos
poisons sacrés, ivresses divines - Philippe Félice
erehwon (nowhere) - samuel butler
 
livro: Sugar Blues

filmes..?

waking life, edukators, o cheiro do ralo.. entreo outros q nao lembro

esses 3 sao mto bons!!
 
Back
Top