Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo RDLfarm #1 - PF Tek - TKSSS

Diário de cultivo completo.
==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================
Strain: Thai Koh Samui Super Strain (aka TKSSS) - biblioteca(teo)

-------------------------------------------------
RESUMO:
-------------------------------------------------
Procedência do fungo: Loja Online
Técnica de inoculação: Seringa multiesporos
Tecnica de frutificação pretendida: PFTek
Spawn para colonização: FAI:Água:Vermiculita(1:1:2)
Contaminação: Sim, perda de 1 dos 4 potes

-------------------------------------------------
ERROS/PARA MELHORAR:
-------------------------------------------------
- Panela de pressão muito pequena
- CO2 fica acumulado na parte de baixo do terrário, preciso colocar algum tipo de ventilação mecânica automática.
- As bases que utilizei para colocar os bolos são muito desengonçadas, vou utilizar pequenos pratos descartáveis na próxima.
- Melhorar a higiêne no terrário e no ambiente em que ele está.
-------------------------------------------------
MILESTONES: (nota: datas contadas a partir da preparação do substrato)
-------------------------------------------------
Dias até a colonização 100%: 21 dias (30/12/18)
Dias até o aniversário: 27 dias (05/01/19)
Dias até os primeiros pins: 36 dias (14/01/19)
Dias até a maturação do 1º cogu: 42 dias (20/01/19)
Dias até o início do 1º Flush: 43 dias (21/01/19) 28g frescos
Dias até o fim do 1º Flush: Pendente
Dias até o fim do último Flush: Pendente
Dias até a secagem completa: Pendente
Dias até a retirada do carimbo: Pendente
Dias até o 1º consumo: Pendente

-------------------------------------------------
PREPARAÇÃO DO SUBSTRATO (09/12/18):
-------------------------------------------------
Substrato do spawn: Farinha de arroz integral, água e vermiculita

- Separei 4 potes de plastico que utilizaria na incubação;
- Com esses potes medi a quantidade da mistura (1:1:2)
- Em uma vasilha misturei e distribuí entre os potes;
- Como a panela de pressão era pequena, não couberam todos os potes e fiz a esterilização 2 a 2;
- Coloquei um pano no fundo da panela e água até a metade dos potes;
- Deixei em fogo alto por 1h30min;
- Esperei até acabar completamente a pressão e transferi os primeiros potes para caixar de isopor com cloro borrifado;
- Fiz o mesmo para os 2 últimos potes;
- Guardei as caixas de isopor para deixar esfriar por 24h.

-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO (10/12/18):
-------------------------------------------------
Origem: Seringa multi - esporos
GloverBox: Não

- Limpei o local de trabalho diversas vezes com solução de água sanitária;
- Acendi uma vela para flambar a agulha;
- Aqueci a agulha e fiz 3 furos em cada pote (voltando a aquecer entre um pote e outro);
- Tampei com esparadrapo e não passei nenhum tipo de vedação extra em volta da tampa dos potes;
- Voltei as caixas de isopor

IMG_20181217_110807408.jpg IMG_20181217_110819875.jpg (8 dias após inoculação)
-------------------------------------------------
ANIVERSÁRIO (05/01/18): (A data que eu pretendia aniversariar o bolo caiu no reveillon, e tive que adiar)
-------------------------------------------------
Terrário: Caixa organizadora 29L
Base: Argila expandida
Cold shock: 12h em água gelada
Roll: Vermiculita sem esterilizar

- Voltando de viagem coloquei os bolos em água gelada e esperai 12h;
- Coloquei vermiculita direto da caixa em uma bandeja e cobri os bolos;
- Fiz algumas bases de alumínio e coloquei vermiculita hidratada, em cima dessas coloquei os bolos.
- Aproveitei para tirar algumas amostras de um dos bolos para fazer uma propagação em papelão, mostrei a experiência aqui.

IMG_20190105_164552653.jpg IMG_20190105_164558255.jpg
 
Última edição:
-------------------------------------------------
PINAGEM:
-------------------------------------------------
(14/01/18)
- Apareceram os primeiros pins nos bolos. Encontrei uns 3 e não quis ficar bisbilhotando muito mais.

IMG_20190114_211520.jpg
 
-------------------------------------------------
EVOLUÇÃO:
-------------------------------------------------
(17/01/18)

IMG_20190117_214114.jpg

Esse é o bolo mais do fundo, imagino que ele está tentando pegar a luz que vem da frente por isso está meio torto, procede isso produção? Se for o caso vou colocar uma lampada logo acima do terrário para que tenha uma estrutura estética mais apresentável. :D
 
edit: Posso ter feito cagada! Agora já nem mais tenho certeza se era contaminante ou não.
-------------------------------------------------
CONTAMINAÇÃO(18/01):
-------------------------------------------------
Notei um crescimento estranho em um dos bolos, uma estrutura densa e branca com um ponto com coloração verde escura, não ouve alteração no odor. Dei uma olhada em uma foto tirada ontem, e ele já estava lá, mas bem menor.

IMG_20190118_075335 (Cópia).jpg IMG_20190118_075442 (Cópia).jpgUntitled-1.png

Pelo que identifiquei no guia da comunidade, aparenta ser o bolor azul-esverdeado, mas pode ser o bolor verde também.
ref#1 ref#2

Sei que não é recomendado guardar o bolo contaminado, nem tentar salvar, mas teimoso que sou fiz uma cirurgia.Tentei tirar o máximo do contaminante, mas agora temo que tenha sido muito tímido na retirada, em parte por ter me apegado ao cluster que tinha formado logo ao lado do patogênico.

IMG_20190118_080545 (Cópia) (Cópia).jpg IMG_20190118_080558 (Cópia) (Cópia).jpg

Nas fotos acima da pra ver um ponto verde na parte que ficava dentro do bolo. Pelo que reparei a contaminação ocorreu de fora pra dentro, ou seja, problema na higienização do terrário.

O que restou do bolo o coloquei em "quarentena" em um terrário improvisado.

IMG_20190118_080826 (Cópia) (Cópia).jpg
 
Última edição:
-------------------------------------------------
COLHEITA(21/01):
-------------------------------------------------
Fiz a colheita de alguns cogumelos que ja tinham crescido o suficiente. Os pins de um mesmo bolo cresceram em velocidade bem diferente.

IMG_20190121_070343.jpg IMG_20190121_071115.jpg
 
Sobre a contaminação do dia 18.01:
O bolo que tinha separado dos demais de fato estava contaminado. A contaminação tomou conta dele em uma colocação verde. Infelizmente não tenho foto, foi direto pro lixo.

-------------------------------------------------
FIM DO PRIMEIRO FLUSH E DUNK (22/01):
-------------------------------------------------
Panhei todos os cogumelos remanescentes dos dois bolos que viveram para contar história. Foi uma colheita em etapas total de 65g frescos, ainda estão em processo de secagem total.

Não achei uma grande colheita, mas estou agradecido pela quantidade. Minha meta era 3g secas, e vou conseguir muito mais que isso.

Levei os bolos para um dunk em água fria e vou continuar o cultivo com eles, mas sem muita preocupação. Muito provavelmente o local onde os estou cultivando dará espaço para um monotub que estou planejando, então pode ser que esse pode ser o primeiro e ultimo dunk entre flushes deles.

-------------------------------------------------
FOTOS:
-------------------------------------------------
Pesagem:
IMG_20190121_071110.jpg IMG_20190121_185700.jpg IMG_20190122_081430.jpg IMG_20190121_190110.jpg


Diversos:
IMG_20190121_070158.jpg IMG_20190121_070246.jpgIMG_20190121_185248.jpg IMG_20190121_185254.jpg IMG_20190121_185436.jpg IMG_20190121_185444.jpg IMG_20190121_185721.jpg IMG_20190121_185752.jpg
 
Fala mano, parabéns pelo cultivo, belos cogumelos!
Tenho uma dúvida: como você realizou a troca de ar e a regulagem de umidade?
Valeu cara!

Fiz coisas bem simples. A umidade foi mantida pela própria argila expandida, tive que completar com pouco mais de água do fundo durante o cultivo e acho que borrifei agua 1 ou 2 vezes no ambiente, mas foi so isso.

A troca gasosa e garantida pelos furos que fiz nas laterais do terrário, foram 6 no total, todos cobertos com filtro de café. Achei que foi pouco para falar a verdade. Se fosse hoje teria feito mais 2 furos perto de onde fica a alça da caixa, onde manteria uma passagem de ar mais facilitada durante o período de frutificação (pós pinagem).
 
-------------------------------------------------
SECAGEM:
-------------------------------------------------
Montei um secador com uma ventoinha, uma caixinha de leite, e um saquinho do voal. Assim que ia colhendo os cogumelos ia colocando no secador e deixava até a próxima colheita. Achoo que podia ter deixado os cogumelos por mais tempo, assim gastaria menos sílica gel na próxima etapa, mas fiquei com medo de saturar a capacidade do secador com tanto cogumelo.
IMG_20190125_094835.jpg

Os cogumelos que iam secando eu passava pra um pote de vidro contendo um saquinho com silica gel.
IMG_20190123_183907.jpg
-------------------------------------------------
RESULTADO:
-------------------------------------------------
IMG_20190125_072054.jpg Das 65g obtive em 6,3g após a secagem, o que está bem próximo aos 10% esperados.

IMG_20190125_072837.jpg O maior cogumelo teve 1,30g de massa seca.

IMG_20190125_072811.jpg Toda a turma reunida. Aqueles 5 separados na direita tem em torno de 0,3g cada e o amontoado em cima tem 1,8g no total

-------------------------------------------------
FIM DO PRIMEIRO FLUSH
 
Olá. Continuas a usar vermiculita sem esterilizar no seu cultivo? Não tenho microondas e por isso penso em usar sem esterilizar também.
Grande abraço
 
Olá. Continuas a usar vermiculita sem esterilizar no seu cultivo? Não tenho microondas e por isso penso em usar sem esterilizar também.
Grande abraço

Cara, apesar da vermiculita ser inerte para o desenvolvimento de micro-organismos imagino que ela pode carregar algum esporo de uma espécie invasora. Dos bolos que eu enrolei nessa vermiculita, dois foram perdidos pro mesmo contaminante, não sei de fato ele veio da vermiculita.

Da próxima vez que eu precisar fazer um roll, vou sim dar mais atenção nela. Provavelmente vou fazer a esterilização por calor ou na água sanitária e possivelmente colocarei menos vermiculita, fazendo só um "chapéu" no bolo.
 
Sabe me dizer um post/link sobre esterilização da vermiculita para eu ler. Vejo o pessoal usando o microondas, mas não tenho em casa, pois não uso.
Se puder fortalecer com uns links ou dicas agradeço .
Muito obrigado e grande abraço
 
Cara, apesar da vermiculita ser inerte para o desenvolvimento de micro-organismos imagino que ela pode carregar algum esporo de uma espécie invasora. Dos bolos que eu enrolei nessa vermiculita, dois foram perdidos pro mesmo contaminante, não sei de fato ele veio da vermiculita.

Da próxima vez que eu precisar fazer um roll, vou sim dar mais atenção nela. Provavelmente vou fazer a esterilização por calor ou na água sanitária e possivelmente colocarei menos vermiculita, fazendo só um "chapéu" no bolo.[/QUOTE
Sabe me dizer um post/link sobre esterilização da vermiculita para eu ler. Vejo o pessoal usando o microondas, mas não tenho em casa, pois não uso.
Se puder fortalecer com uns links ou dicas agradeço .
Muito obrigado e grande abraço
 
Back
Top