Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Puerto Rico PF Tek

Diário de cultivo completo.
====
Início
====


Saudações, este diário acompanhará a fase de frutificação, pois a inoculação e incubação já ocorreram. Mesmo assim, vou colocar o registro das etapas desde o começo.

Strain: Puerto Rico
Origem do Carimbo
: Produção própria 2018


07.05.2020
Preparo do substrato

Em três copos: vermiculita, FAI e água
Na proporção: 2x1x1

Em um outro copo, um experimento:
Ao invés de arroz, utilizei comidinha de passarinho (aquelas rações que tem vários grãos diferentes)
É apenas um teste, não sei o que vai acontecer, é que achei a ração muito nutritiva e deu vontade.

Selo de 1cm de vermiculita seca na borda dos copos

Com o substrato pronto, foram para a panela de pressão por uma hora e 10 minutos.
IMG_7861.JPGIMG_7863.JPG

A inoculação foi feita sobre a bancada, com o quarto limpo, e bactericida pulverizado no ambiente uma hora antes. Não há fotos desta vez da seringa e dos utensílios, mas foi um pouco de água filtrada e fervida (cerca de 50ml) meio carimbo médio, várias aspersões. Quatro aplicações equidistantes nas bordas de cada copo com 1ml em cada furo, e como havia sobrado ainda esporos, apliquei desta vez, mais 1ml no centro de cada copo.
IMG_7866.JPGIMG_7865.JPG

Início daIncubação: 07.05.2020

7º dia:
4-COLLAGE.jpg
12º dia:
IMG_7916-COLLAGE.jpg
19º dia:
IMG_7932.JPG

04.06.2020

27ºdia: Final da incubação (já com os sete dias de consolidação, após verificar o 100% dos copos)
A incubadora se manteve nesses dias com mínima de 27 e máxima de 29 graus.
Os bolos foram removidos dos copos, colocados em potes com água, para um dunk de 24 horas.
IMG_7945.JPGIMG_7946.JPG

05.06.2020
Aniversário: Um roll em vermiculita esterelizada no micro-ondas (vermiculita úmida em um pote, com um prato por cima, pois gera muito vapor, 3 minutos, retirei com cuidado pois sai muito vapor ao tirar o prato, mexi com a colher, e mais 3 minutos no micro-ondas) Mais cuidado ainda agora para retirar o prato, pois agora o vapor é mais intenso que saco de pipoca. Deixei esfriando com papel toalha por cima.

O terrário está com 24 graus. Está sendo possível manter essa temperatura mesmo com o frio intenso na região sul, por conta de ele estar dentro do armário, e na prateleira que ele está, foram colocadas placas de isopor unidas com massa corrida.
IMG_7947.JPGIMG_7948.JPG
 
Última edição:
Frutificou ela no frio em 2018?
Sim. Mesmo com noites geladas, dá pra se ajudar o terrário, e quanto mais indoor, nesse caso do frio, melhor. (ahah até rimou).

Em 2018 não me recordo se foi no frio, eu procuro cultivos em outonos ou primaveras, costumam ser as estações mais favoráveis por aqui onde vivo. Mas o frio está tranquilo para este ano, agora o terrário está dentro de um armário, mantendo a temperatura entre 24 a 25. Tudo ok.
 
Sim. Mesmo com noites geladas, dá pra se ajudar o terrário, e quanto mais indoor, nesse caso do frio, melhor. (ahah até rimou).

Em 2018 não me recordo se foi no frio, eu procuro cultivos em outonos ou primaveras, costumam ser as estações mais favoráveis por aqui onde vivo. Mas o frio está tranquilo para este ano, agora o terrário está dentro de um armário, mantendo a temperatura entre 24 a 25. Tudo ok.
Aqui o frio ta brabo e sem aquecedor consegui tirar bastante ja no primeiro flush... so no terrario de isopor no quarto mesmo.
Mas pra incubadora deixo um termostato de 25w no máximo dentro de um isopor... tem sido o suficiente, longe do ideal
Brabo digo fazendo 5 graus toda noite no ultimos 15 dias...
 
12.06.2020
Uma semana depois do aniversário.
Pins do primeiro flush surgindo.


Um ou outro já podem ser chamados de pins, mas a maioria ainda são primórdias, devem ter começado a surgir perto do amanhecer.
IMG_7954.JPG


IMG_7949.JPG
Uma flor em homenagem ao cultivo do amor.
Bom dia a todos!
 
Última edição:
16.06.2020

flush se preparando


Vieram muitos pins neste primeiro, provavelmente será uma colheita que exigirá paciência rsrsrs, muitos cogumelos pequenos, eu acho bonito quando isso acontece, vejo isso acontecer nos primeiros flushs, do segundo em diante não vi essa explosão de pins nos cultivos anteriores.

Enfim, quando eles forem colhidos faço o registro pra mostrar como foi a festa hehehe.
IMG_7959.JPGIMG_7960.JPGIMG_7961.JPG
 
17.06.2020
flush - colheita


Amigos, foi um primeiro flush com muitos cogumelos pequenos, os micélios fizeram a festa.🥳

1.JPG2.JPG3.JPG4.JPG


Uma colheita muito boa. 155g

5.JPG6.JPG7.JPG

Ventilador por 24 horas (ou mais) e depois para a silica.
8.JPG

Os bolinhos estão fazendo o dunk por 24 horas.
 
Muito bonita a produção! Parabéns! O que faz com que nasçam assim tão bonitos e bem distribuídos no bolo?
Abs!
 
Bom dia @diegosf
Obrigado pelo elogio ao flush. Sobre o que faz eles nascerem assim, tenho que ser sincero, não tem garantias, isso é o mistério do micélio :alien:
Quero dizer que não sei rsrs. Mas, essa quantidade elevada de cogumelos, geralmente se aprensenta com frequência no primeiro flush.

Edit1
Tentando explicar impiricamente, direi que é como aquele adolescente, que está na puberdade, cheio das energias, espinhas pipocando em tudo que é canto, o corpo com os hormônios a mil. Pra mim, o primeiro flush é essa explosão da natureza, onde o substrato tá a mil.

Edit2
Mas algumas vezes, o primeiro flush pode ser bem discreto, o que me leva a dizer novamente que o mais certo mesmo, é: não sei :ROFLMAO:
 
Última edição:
Acredito que varios fatores pode ser importante pra uma pinagem abundante e eles são: umidade, troca gasosa, nutrientes do substrato e o mais importante de todos, a magia da natureza. 🍄
 
23.06.2020
Colheita de um bolinho

IMG_8015.JPGIMG_8016.JPGIMG_8017.JPGIMG_8018.JPG
 
Back
Top