Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

PROPOSTA: Desenvolvimento de nova tecnica de cultivo baseado em KIT de cultivo

Status
Não está aberto para novas respostas.
Soh agora que vi que me esqueci de postar ontem uma alternativa para um cultivo barato, a unica desvantagem eh q nao produz carimbos limpos.. talvez ateh produza.. enfim, precisamos apenas tentar adaptar isso ao nosso padrao, ja q eh um cultivo de um norte americano..

esse material era do shroomery e pelo que li posso postar uma traducao aqui.. eles permitem..

a traducao foi rapida e nao esta mto perfeita.. mas isso eh pq eu to trabalhando aqui.. o pouco tempo q tenho to dando uns pulos no forum :D
espero que ajude
 

Anexos

  • Cultivo em Sacolas.PDF
    140.1 KB · Visualizações: 99
Isso aí, vamos testar de várias maneiras com sacos plásticos, eu pus um casing ontem dentro de um saco e amarrei em cima, ao que parece a umidade do próprio casing ja é o suficiente pra deixar o ambiente umidom,estou bolando uma maneira de trocar o ar sem precisar abrir o saco, usando micropore e a técnica de "sanfona" que eu vi o shroower falando uma vez, ao que parece vai funcionar.

LUZ
 
Podemos sim desenvolver uma técnica tão simples que o mais desajeitado possa reproduzir.

Estou fazendo testes com substrato seco:

Uma camada de esterco
Uma camada de arroz integral com casca (meio moído)
Uma camada de esterco
Uma camada de vermiculita cobrindo

Esse arranjo é feito dentro de marmita de alumínio, então é fechado com a própria tampa.
Quando for usar, esteriliza em forno.

Para esterilizar:
Injeta 300 ml de água mineral, com seringa pela tampa, aquece em forno por 45 minutos e deixa 24 horas de repouso.
Repete mais 2 vezes o aquecimento e repouso.
Por fim passa fita adesiva ao redor da tampa e furo da tampa.

A seringa pode ser prepara de modo mais simples, levando o carimbo todo ou parte para dentro de um saquinho. Para levar parte é só cortar ao invés de raspar.

Antes de usar o carimbo é necessário limpa-lo externamente com álcool, então corta-se com tesoura coloca-se dentro do saquinho de polipropileno (PP)

O saquinho é lacrado ( com isqueiro ou superfície quente) basta então injetar água com a seringa furando o saquinho, mistura e puxa, seringa feita.

Inocula fazendo 4 furos na tampa e fecha com fita adesiva então espera 20 dias.

O meio seco pesa menos é pode ser enviado barateando o custo do correio.
O pacote seria o substrato na marmita e o carimbo dentro de um saquinho PP.
Chegou, injetou água mineral na marmita e esterilizou. Injetou água destilada no saquinho e inoculou.

A frutificação pode ser em balde com a técnica do shrowwer.

O plástico utilizado na imagem é de saco ziplock.
Utilize ziplock novos.

Com um ferro de soldar é possível cortar e soldar diversos saquinhos de um único ziplock grande.
Utilize uma régua de ferro para guiar o ferro de soldar e pressione a régua, depois do corte, sobre a supéfície soldada para que fique bem soldado.


O carimbo pode também ser feito, diretamente, sobre o plástico.
Então utilize um saco grande é ponha todos cogumelos arrumados, espere carimbar e retire.
Deixe secar, antes de fechar com o ferro de solda.
Embalagem.jpg
 
Em vez de enviar o kit feito, poderíamos desenvolver um kit que possa ser comprado em qualquer cidade, com por exemplo, milho, fibra de coco (coco verde preparado em casa mesmo), seringa, água mineral... Isso baratearia o processo e não chamaria tanta atenção.

Como já foi sugerido, poderíamos simplesmente fazer algumas modificações na técnica de "bulk em duas etapas" do Neuro, que é MUITO simples, barata e fácil de executar.

Links:

Simplificando o Bulk (bulk em duas etapas)
https://teonanacatl.org/threads/simplificando-o-bulk.1920/

Faça sua própria fibra/pó de coco
https://teonanacatl.org/threads/fibra-pó-de-coco-para-casing.1023/
 
Última edição por um moderador:
Inclusive o coco eh de facil acesso para o pessoal do norte do pais, ja para o sul podemos pensar em um substrato com erva mate que eh mais facil de conseguir que coco.. ja li num post que ja foi tentado.. vou tentar um casing com erva mate em breve.. e posto atualizacoes..
 
Se funcionar, erva mate é uma ótima alternativa!
Mas, de qualquer forma, o coco também é encontrado facilmente aqui no sul em quitandas e mercados.
 
Terrário prático:
Pelo que andei lendo em growkits vendidos em sites como [EDITADO], a estufa onde fica o casing é bem simples..
trata-se d um saco plástico com furinhos onde borrifa-se agua periodicamente - e só.
Esse saco plástico com microfuros tem em qualquer supermercado EXTRA, na padaria. Eles deixam os sacos pro cliente embrulhar os pães franceses. Dá pra pegar de graça.
Nao sei se funciona.. mas vou testar. Meu terrario nao tem mais espaco pra mais um casing e to com um quase pronto. Vamos ver. Alguem jah tentou?
 
Poxa, agora que eu vi, a idéia que eu to aplicando é quase a mesma do cara do site! mas mesmo assim eu acho que os sacos de lixo+micropore acabam saindo mais baratos do que os que ele usa e a princípio parece ter o mesmo efeito, vou esperar frutificar pra tirar mais conclusões.
 
Uma otima, ideia, mas será que o milho de pipoca é a melhor opção? Pois tenho tido muito problema com contaminantes, mesmo usando esterelização fracionada. E já vi varios cultivadores reclamar sobre contaminação com endoesporos. Tb exige pratica para manter o ph neutro e o substrato com umidade ideal.
 
Up!

Um terrário barato pode ser feito com aquelas caixas plásticas pra bolo de aniversário, que tem uma base preta e bem opaca e uma redoma transparente.

Viva o micélio! Vivaaaa!
 
sei nao heim, com 30 da ate pra compra uma caxa de isopor, se for sobre tecnica de cultivo eh bom ser o maximo possivel reutilizavel, barato nao ker dizer terrario descartavel, minha opiniao
mas c for para descartar tdo depois um aperfeiçoamento daquele d-bulk parece ser bem fácil e viavel se no final reutilizar a sacolinha que guardou a quentinha como terrario, mas ela tem q ser maior
poderia fazer a inoculação dentro da sacolinha mas com ela lacrada(se for grande da pra manusear o plastico) com risco de problemas por contaminação quase nulo(so dependendo o preparo do kit)
colocar tdo dentro da sacola, a seringa com esporos, ou so os esporos separados pra hidratar, fazer todo o processo, ser bem didatico, colocar isso, colocar aquilo, fechar e talz, colocar os esporos pra hidratar, esperar 1 dia, injetar esporos, fechar com micropore(q tb vem junto)
e pam esperar 1 mes, mesmo c o cara fizer tdo descuidado vai nascer se ele se esforçar e ja tiver tdo esterelizado e os graos ja prontos com tdo a humidade certinha
 
Senhores,

Esse tópico está ultrapassado. Foi de uma época em que o assunto kit de cultivo foi muito discutido e alguns usuários chegaram até a pensar em fazer o próprio kit para demonstrar como os fornecedores comerciais vendiam caro.

Hoje não faz mais sentido discutir isso, visto que nem mais permitimos mensagens sobre kits de cultivo.
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Back
Top