Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

PROPOSTA: Desenvolvimento de nova tecnica de cultivo baseado em KIT de cultivo

Status
Não está aberto para novas respostas.

Mortandello

O tal do mortan
Cultivador confiável
01/11/2005
7,007
98
Mauá - ABC - SP
Bom demorou já pra alguem agir:

Proponho auqi a comunidade o desenvolvimento de uma nova tecnica de cultivo, visando os seguintes propositos:

1- Desenvolvimento de um KIT basico para cultivo
2- Esta tecnica seria registrada em licensa CREATIVE COMMONS, seçao livre para modificaçao~/atualizaçao/distribuiçao
3- o valor FINAL do cultivo completo nao deve ultrapassar R$ 30
4- o TEMPO total de cultivo nao deve ultrapassar 35 dias.

Todos que puderem ajudar, por favor - é chegada hora de agir.

Quero desenvolver com a comunidade uma coisa concreta para ficar pros nossos filhos.
Que nao dependa de materiais cabulosamente caros, tecnicas avançadas nem da COMPRA de kits de terceiros.
Somos os MELHORES do mundo nisso entao mãos a obra.


16/01/2008 - 07h04

FERNANDA ÂNGELO
Para o UOL Tecnologia



As licenças do Creative Commons se aplicam àqueles autores de qualquer obra intelectual interessados em compartilhar o seu conteúdo e permitir que ele seja livremente utilizado em outras obras ou remixes, por exemplo.


Assim, sejam livros, artigos para alguma publicação online, blogs, músicas, vídeos, fotografias, trabalhos científicos ou obras arquitetônicas —para ficar nos mais utilizados—, é importante que o autor saiba que a idéia do CC é exatamente a de permitir o melhor aproveitamento de seu material por terceiros.

Apesar disso, cabe a cada criador intelectual escolher a modalidade de licenciamento que melhor atende aos seus objetivos.

Em todas elas, a sua propriedade intelectual será totalmente preservada, explica Ronaldo Lemos, coordenador do projeto Creative Commons no Brasil.

"Ele não abdica dos seus direitos sobre a obra. Ele pode inclusive licenciar a obra para outras finalidades, comerciais ou não, já que ele sempre permanece como autor e "dono" da obra quando usa o Creative Commons", detalha Lemos.

Já existem, inclusive, inúmeros autores de livros e músicas que possuem obras licenciadas pelo Creative Commons que são regularmente exploradas comercialmente.

Novos modelos de negócio

Uma das possibilidades do Creative Commons é justamente permitir o desenvolvimento de novos modelos de negócio que, por exemplo, permitam o acesso à obra, ao mesmo tempo em que ela pode ser explorada comercialmente. A música é um bom exemplo.

No campo musical, a licença mais utilizada do Creative Commons é a licença de "uso não-comercial". Através dela, é permitido que a música circule, desde que isto ocorra sem finalidades comerciais. Assim, se alguém quer mandar a música para um amigo, este uso está autorizado. No entanto, se a música for inserida em um filme com fins comerciais, é preciso pagar normalmente os direitos autorais.

O mesmo vale para quando a música é executada em rádio ou televisão. É preciso recolher e pagar normalmente os valores devidos ao Ecad. "Essa licença representa um equilíbrio entre a disponibilização da obra e sua exploração econômica, o que pode ser bom tanto para o autor quanto para a sociedade como um todo", afirma Lemos.

Como utilizar o Creative Commons

Utilizar as licenças do Creative Commons é simples. O projeto é totalmente isento de fins lucrativos e não há qualquer custo em sua utilização. O interessado em disponibilizar sua obra pode fazê-lo pela Internet, no site do projeto no Brasil, ou no site oficial global).

Ele, então, deve encontrar o link que trate de publicação e responder um breve questionário para determinar os moldes de sua licença, aquilo que poderá ou não ser feito com sua obra.

Em seguida é preciso informar o formato do trabalho —texto, foto, CD, DVD etc. No pé desta página haverá um botão "Escolha a licença", que deve ser clicado depois de preenchido todo o questionário.

Vale anexar o tipo de licença escolhido à obra. Se for um livro, um CD ou um DVD, por exemplo, a informação sobre a licença geralmente vem na contracapa, no mesmo local onde se encontra a ficha técnica da obra.

Se for um site, o próprio site do Creative Commons gera um código html para cada licença, permitindo ao autor indicar claramente que o conteúdo é licenciado pelo Creative Commons

Há ainda outras formas mais sofisticadas de licenciamento, que envolvem os chamados metadados. Trata-se de um modelo voltado para necessidades de licenciar grandes volumes de informação, sobretudo científica.undefinedundefinedundefined undefined
 
hahahah

Li so inicio!
Achei a ideia otima hehehehe!!
Depois passo para ler melhor!

hehehe

Parabéns pela ideia!;)
 
dados a arrecadar:
  1. volume de vermiculita utilizado
  2. tipo de substrato nutritivo utilizado
  3. metodo simplificado para produçao da seringa de esporos
  4. volume dos recipientes utilizados, bem como material empregado nos mesmos
  5. tempo de colonizaçao do substrato
  6. metodo de frutificaçao
  7. quantidade provavel de flushs/produçao em gramas frescos/secos.
  8. melhor strain para emprego na tecnica.
  9. metodos basicos de assepssia a serem empregados
  10. metodo de inoculaçao
  11. tempo de conservaçao do kit desidratado
 
Achei a idéia ótima também!
Boa iniciativa, agora é partir pra ação!
 
Boa veio essa idéia pode ser aplicada sim.

Eu já li muitos cultivadores aqui no CM e a tecnica do shroweer utilizando baldes é bem criativa e facil de seguir.

Agora não sei se a sua proposta é inventar algo diferente ou aproveitar o que já existe.

Eu mesmo cultivo cogumelos e sei bem o gasto para conseguir os dourados, não é nada absurdo que faça alguém desistir por causa do valor gasto.

Se você tiver grão, vermiculita, fibra de coco e pó de coco pode montar um cultivo sem ultrapassar o valor de 30 pratas tranquilo.

O que dessistimula o pessoar é que ninguem quer ter trabalho, aí vem um esperto e ganha dinheiro vendendo.
 
Gostei dessa proposta !!!

Apoio e assino em baixo....
 
Agora não sei se a sua proposta é inventar algo diferente ou aproveitar o que já existe.
A proposta é criar algo NOVO, baseando-se em tecnicas ja comprovadas pela comunidade bem como essa do shrower, registrar isso em creative commons pra garantir que nao seja vendido e posteriormente talvez angariar fundos para distribuiçao gratuita dos kits, separados da seringa de esporos.
Combatendo o comercio pela livre disponibilidade da TECNICA e dos MATERIAIS de cultivo.
 
Olá morta, muito legal este projeto!
Mas o que fiquei em dúvida da proposta, você está querendo contribuições de ídéias para fomar um "manual de cultivo" feito pelas nossas expriências e técnicas com um custo baratiado e com materiais de fácil acesso?Se for isso, ÓTIMO :pos:
mais como não tenho experiências de cultivo fico so na no aguardo e no apoio moral
forte abraços
 
Vermiculita-6.50(2 litros)
Pó de coco-3 reais(3 litros)
Milho de pipoca-1.50(500 gramas)
Esporos na proFungos-10 reais
Seringa-1 real
Água mineral-2 reais
E isso vai dar para muitos casings
Fora as coisas que já se tem em casa!

Com 30 reais se monta um puta kit cultivo, e ainda sobra material para montegem de outros kits!

Deus o livre!!!
 
Espetacular a ideia!!
Não sou experiente, mas no que puder ajudar estou ai!

Gostei da ideia de distribuir insumos gratuitamente, tem gente que nao consegue encontrar vermiculita por exemplo. O material eh muito barato, sera q teria uma forma de instituir um "paiol" ou central de arrecadação e distribuiçao destes ingredientes?
 
Isso não visa lucro né!?:confused:
Se for assim tem meu total apoio!

Paz e Luz!
 
Vermiculita-6.50(2 litros)
Pó de coco-3 reais(3 litros)
Milho de pipoca-1.50(500 gramas)
Esporos na proFungos-10 reais
Seringa-1 real
Água mineral-2 reais
E isso vai dar para muitos casings
Fora as coisas que já se tem em casa!

Com 30 reais se monta um puta kit cultivo, e ainda sobra material para montegem de outros kits!

Deus o livre!!!
entao muda ae na sua conta:
eu pago 13 reais em 50 litros de vermiculita expandida de granulaçao media.
o pó de fibra de casca de coco está custando 8 reais 5 kg na minha regiao.
O carimbo de esporos nao deve ser relacionado a lista de cultivo pois nao pretendo ter ligaçao alguma com a proposta da profungos.

Zappa a intençao é montar um algo como "ring" sem ligaçao nem com o forum cogumelos magicos, nem a profungos.

E isso tudo eu ja discuti alguns tempos atas com alguns amigos aqui do forum, antes até da profungos ser montada, na epoca nao se concretizou por pura preguiça minha e deu no que deu.
Agora existe ameaça real entao temos que agir.
 
volume de vermiculita utilizado.



A vermiculita é muito útil para um cultivador, mas pode ser dispensável se o objetivo for o menor custo possível, depois em certas cidades não é encontrada. O cultivo precisa basicamente de grão, esporo e pó de coco, pela tecnica do shrowwer.




tipo de substrato nutritivo utilizado


Grãos de arroz integral com casca é melhor, milho de pipoca, trigo ou centeio eu prefiro centeio.



metodo simplificado para produçao da seringa de esporos


A qualidade do esporos é definitivamente o mais importante, então ter esporos de boa procedencia, para começar. Depois no feitio da seringa, basta ferver um copo de cachaça e uma colher de chá durante 15 minutos, quando tirar o copo da panela ponha de cabeça para baixo até estar frio.
Eu uso água destilada essa de injeção e mascara para segura o bafo. Mano eu nunca tive problema de contaminação na seringa.



volume dos recipientes utilizados, bem como material empregado nos mesmos

Acho os potes de plástico são mais confiáveis e nào racham na panela. Trabalho com potes tendo como referencia a minha panela, cabem 3 potes de cada vez.


tempo de colonizaçao do substrato

Depende da região, pode está frio e precisar de estufa, mas um substrato de grão de centeio em potes de até 800 ml coloniza aqui onde moro em 20 dias no máximo.


metodo de frutificaçao

Para ser pratica a sua proposta só é possível frutificar em casing ou baldes, pois pode nem precisar de terrário se o objetivo for douradinhos para uma boa trip, o que nào é verdade se for para multiplicar esporos.


quantidade provavel de flushs/produçao em gramas frescos/secos.


Os casing e baldes produzem o suficiente para uma trip legal, uns 400 gr de douradinhos frescos é o suficiente para qq cabeça.



melhor strain para emprego na tecnica.

Indiscutivelmente pesa, por ser ótima colonizadora, resistente, produzir grandes e abundantes frutos e muito potente.


metodos basicos de assepssia a serem empregados


A limpeza é essencial na fabricação da seringa, eu diria que aqui o nível de limpeza deve ser o máximo.
Depois para fazer o casing ou balde o material colonizado é resistente, crítico mesmo é a hora da seringa.


metodo de inoculaçao


Depois que eu tiro os potes da panela eu passo fita durex ao redor e traço 8 tiras em cima do tampão. Depois de frios eu furo em cima das tiras de durex, o furo fica pequeno sem rasgar o alumínio


tempo de conservaçao do kit desidratado


Se for para distribuição, melhor seria colocar os grãos colonizados, dentro de ziplock, e pó de coco misturado, ao receber o pessoa só põe numa marmita, espalha e borrifa água pura por cima. Seria bom cobrir com uma camada de vermiculita misturada com um pouco de calcareo para evitar intrusos.
 
Complementando o shredder:

- Água mineral: R$ 1,00.
- O milho de pipoca, do mais barato sai por R$ 1,25.
- Seringa 10 ml: R$ 1,50.
- Papel alumínio em loja um e noventa e nove: R$ 1,50 (4 metros).
- Potes de maionese podem ser encontrados em sua própria casa, ou podem ser comprados potes de vidro em lojas 1,99 (minhas queridas amigas) por R$ 2,00.
- Calcáreo 1 kilo: R$: 0,50 (50 centavos 1 kilo).


Obs:
- A caixa transparente para terrário pode ser usada também como incubadora, custa R$ 15,00. Quando os potes estão 100% colonizados, transforme-a em terrário.
- Para minimizar gastos, o controle de temperatura pode ser feito com garrafas pet 600 ml cheias de água fervida quente.

Quando lembrar de mais coisas edito o post.
 
O kit precisa ser auto-frutificavel.
Tal como os kits vendidos pela internet.
O ambiente de incubaçao/frutificaçao tem que ser o mesmo.
Sem terrario bomba ou qualquer outra coisa.
Uma tecnica completa.
Eu havia pensado em IN VITRO mas a tecnica nao produz carimbos.
 
entao muda ae na sua conta:
eu pago 13 reais em 50 litros de vermiculita expandida de granulaçao media.
o pó de fibra de casca de coco está custando 8 reais 5 kg na minha regiao.
.

Eu não tenho essa sorte!
Mas sei de um lugar onde vende 100 litros por 23 reais!
Mas não tenho como buscar pq não tenho carro:(

Ai tenho que me sujeitar a pagar um preço apoximadamente 10 vezes mais caro:mad:
 
Boa idéia Eletrickasing, :p:
 
Como funcionam esses kits de cultivo vendidos por aí? O que vem neles?

Podemos fazer algo parecido.
 
caramba

too muiiiito feliz com a iniciativa!!!

poraqui é ruim de achar um porrada de coisa, nem sei oq dizer...

oq eu puder fazer pra ajudar, eu farei! :D
 
O kit precisa ser auto-frutificavel.
Tal como os kits vendidos pela internet.
O ambiente de incubaçao/frutificaçao tem que ser o mesmo.
Sem terrario bomba ou qualquer outra coisa.
Uma tecnica completa.
Eu havia pensado em IN VITRO mas a tecnica nao produz carimbos.

Veja esse topico:
https://teonanacatl.org/threads/simplificando-o-bulk.1920/

mas nao antes sem falar com o homem balde do forum :eek:

Paz irmao.. apartir de agora estou coletando dados sobre cultivos, inoculei hj mesmo 4 strains.. vou observa-las..
 
Última edição por um moderador:
Status
Não está aberto para novas respostas.
Back
Top