Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro diário - Keepers Creepers - Milho de Pip

Diário de cultivo completo.
Salve, CM.
Vai ser meu primeiro diário aqui no CM. Tentarei fazer com que ele sirva para outras pessoas!

26/02 - Comecei o processo de tinderização do milho. Meio quilo comprado na zona cerealista, em sampa. Fervi ele durante 10 minutos...

27/02 - Depois de 24hrs voltei a ferver o milho, por 10 minutos novamente.

28/02 - Fervi pela última vez o milho e deixei em um escorredor dentro da geladeira, para dar uma secadinha...
Também preparei 3 seringas de 10mls com esporos de um carimbo que tinha tirado do último cultivo, em uma cumbuquinha de ferro...
Para a preparação das seringas, esterelizei minha glovebox com cloro por uns 20 minutos, depois esterelizei-me e todas as coisas que iam dentro da glove com álcool 100%. Fiz o de costume, enchi as seringas com água recém fervida e esperei esfriar, assim joguei a água na cumbuquinha e, com uma palheta de guitarra, raspei os esporos que tinham ficado no fundo e suguei tudo!
Resultado: três seringas bem escuras.
Mas e aí, é bom isso? Tem precisão?

Amanhã tentarei ferver os milhos na panela de pressão em um potes de doce que tenho aqui.
Vou fazendo testes, em uns potes coloco um pouco de vermiculita em baixo e em outros não, ver no que dá...

Queria uma dica!
Eu costumo colocar uns 2mls da seringa em cada pote, precisa de tanto? mais? menos?
Outra dúvida, quanto tempo uma seringa continua viável?
E fotos? Como faço para subir as minhas?

Abraços!
 
Eu costumo passar cloro nas caixas organizadoras antes de pô-las em uso, deixo agindo uns 15 minutos e depois tiro o excesso.
cloro é bruto.

Acho que água sanitária diluída numa medida de 1 do mesmo para 10 de água, seria mais seguro, pois ela é mais basificada que o cloro puro (não significa que esteja errado o uso do cloro)
Água Sanitária => Soluções aquosas à base de hipoclorito de sódio ou cálcio, com teor de cloro ativo entre 2,0 a 2,5%.
 
Salve, pessoal...

Tenho boas e más notícias...

O primeiro casing deu seu terceiro flush, com 150 gr de cogumelos frescos, mas infelizmente depois estagnou...
O segundo casing, e maior, demorou para pinar e pinou um cogumelo gigantesco e mais 4 médios, tirei só 50gr de cogumelos frescos e daí surgiram outros pins, que cresceram um pouco e estagnaram, acho que estão contaminados...

Penso que o primeiro casing contaminou no último dunk que fiz, talvez essas bactérias tenham conseguido ir para o outro casing, em outro terrário, e dominaram ele também!

Acho que estou com alguns problemas com a umidade e a temperatura, já que a troca de ar tem sido feita como sempre foi, a caixa tem uns furos cobertos com filtro de café e eu abano ela umas 3 vezes ao dia! Hoje de manhã coloquei um borbulhador fraquinho de aquário que tinha aqui, não sei sua vazão e também não sei se funcionou muito.
O primeiro casing não pina há umas 2 semanas, bem estranho...
O outono chegou em Sampa e apareceram algumas dificuldades, acho que por só haver cultivado no verão.

Estou pensando em dunkar eles em água e água oxigenada(mas qual volume devo usar?) esterilizar a vermiculita que sobrar nas formas, limpar os terrários tudo certinho e voltar eles para lá...


Seguem as fotos...
 

Anexos

  • CM_MG_7017.jpg
    CM_MG_7017.jpg
    34 KB · Visualizações: 35
  • CM_MG_7011.jpg
    CM_MG_7011.jpg
    50.1 KB · Visualizações: 37
  • CM_MG_7015.jpg
    CM_MG_7015.jpg
    45.8 KB · Visualizações: 38
Última edição:
Parabens pelo cultivo!!acho a agua oxigenda dispensavel....talvez agua destilada seja a melhor opçao para isso.peço que me corrijam se estiver errado.
 
.talvez agua destilada seja a melhor opçao para isso.peço que me corrijam se estiver errado.
É completamente inviável dunkar em água destilada, acho que nunca vi alguém fazer isso.
O primeiro casing não pina há umas 2 semanas, bem estranho...
Parece que ele já esgotou, se não pinou o quarto flush em dias semanas é hora de desistir, porque agora o próximo passo é contaminar.
Estou pensando em dunkar eles em água e água oxigenada(mas qual volume devo usar?)
O único volume que poderia ser utilizado é o volume 10, mas com que finalidade faria isso?
 
Parece que ele já esgotou, se não pinou o quarto flush em dias semanas é hora de desistir, porque agora o próximo passo é contaminar.

O único volume que poderia ser utilizado é o volume 10, mas com que finalidade faria isso?

É, acho que vou desistir do primeiro casing mesmo... ele cheira bem ainda!
Pelas fotos, os cogus não parecem um pouco estiolados? Escurecidos em cima... O que pode ser?

E sobre a água oxigenada, li em algum lugar pelo fórum aqui... daí pensei comigo, talvez ajude a matar alguns contaminante que estejam no casing!
Será que é vale a pena?
 
Inviavel por que? Eu sempre faço dunk em agua destilada..seria pelo preço??consigo galoes de 5 litros por 7 reais.pode ser excesso de zelo, mas inviavel nao é!:)
 
Escurecidos em cima... O que pode ser?
Isso acontece quando abortam.
E sobre a água oxigenada, li em algum lugar pelo fórum aqui... daí pensei comigo, talvez ajude a matar alguns contaminante que estejam no casing!
Bom, solução de água oxigenada funciona bem com cobweb pelo que li, mas acho que não funciona em outros casos, como com bolores.
Eu sempre faço dunk em agua destilada..seria pelo preço??
Sim, seria pelo preço, por aqui custa muito caro. :(
 
Não é estranho abortar tão grande daquele jeito?
Será umidade? Umidade alta reflete em mais abortos do que o normal? Gera abortos maiores, quando os cogus já tão um pouco desenvolvidos?
E falta de oxigênio? Também gera abortos, né?

Sobre a água destilada, acho que para mim é um pouco difícil também!

Vou tentando regular as coisas poraqui...
 
Não é estranho abortar tão grande daquele jeito?
O mais comum é abortar quando ainda é um pin mesmo, mas esses frutos me parece claro que não irão mais se desenvolver. Me parece que o micélio desistiu de gastar energia no desenvolvimento destes frutos, mas o motivo é difícil dizer. Talvez uma contaminação que ele teve que combater? Condições ambientais muito adversas?
Será umidade? Umidade alta reflete em mais abortos do que o normal?
Umidade não passa de 99%, o problema pode ser água em excesso, fruto de condensação, borrifadas ou vaporizadores, por exemplo. Ela leva a abortos, machucados em chapéus e manchas bacterianas, mas não me parece o seu caso.
 
Legal pelas dicas!
Volto depois com mais atualizações...
Abraços!
 
Isso acontece quando abortam.

É o que a @Malahov falou, o pin escurece o chapéu quando aborta.

Não é estranho abortar tão grande daquele jeito?

Contudo, @brunopg, não acho que cogumelos abortem, porque aborto é justamente o pin que deixou de virar cogumelo. Esses daí já são cogumelos pequenos. :)

Já tive casos de cogumelos que simplesmente pararam de crescer, não abriram o chapéu, mas não cheguei a classificar como aborto, uma vez que já tinham o tamanho de cogumelos jovens, que do nada pararam de ir pra frente.

Mas isso é tecnicismo: se é ou não aborto uma vez que tenha já passado da fase de pin... :lol:

O que é fato é como a @Malahov falou:

Me parece que o micélio desistiu de gastar energia no desenvolvimento destes frutos, mas o motivo é difícil dizer. Talvez uma contaminação que ele teve que combater? Condições ambientais muito adversas?

O micélio deve ter desistido mesmo de nutrir esses cogumelos se eles estagnaram. :coffee:
 
Hoje mexi neles...

Em baixo do casing tinha um monte de pins, e até alguns cogumelos um pouco crescidos e apertados... Acho que é umidade, já que só conseguiram essa umidade lá em baixo, bem isolado do ar novo que chegava...
Uma dúvida, como eles crescem lá em baixo sem luz? Ou será que tá chegando luz ali de alguma forma?
Coloquei eles em dunk, vou fechar alguns furos do meu terrário, já que ele é bem ventilado, para o verão!

É isso, abraços!
 
Bom dia CM.

Desculpem por abandonar o diário, que já pode constar como finalizado!
Seguirão algumas fotos de algumas colheitas...

Ah, construí um dimmer (um circuito que aumenta e diminui a potência através de um potenciometro) e na extremidade dele coloquei uma lâmpada de 25W, incandescente, dentro de um pote de Toddy, e esse tornou-se meu segundo aquecedor... O primeiro pe um termostato de aquário, com 50w, consegue manter a temperatura quando fora não está muito frio, abaixo de 17ºC no exterior ele não consegue manter a temperatura do terrário... A lâmpada no toddy é forte, fornece bem o calor...

Acho que é isso!
Paz para todos e muito obrigado por tudo! hehehe
 

Anexos

  • 20160729_092217.jpg
    20160729_092217.jpg
    67.3 KB · Visualizações: 26
  • 20160729_092351.jpg
    20160729_092351.jpg
    50.2 KB · Visualizações: 26
  • 20160731_092323(1).jpg
    20160731_092323(1).jpg
    70.3 KB · Visualizações: 25
Última edição:
Back
Top