Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro diário - Keepers Creepers - Milho de Pip

Diário de cultivo completo.
Salve, CM.
Vai ser meu primeiro diário aqui no CM. Tentarei fazer com que ele sirva para outras pessoas!

26/02 - Comecei o processo de tinderização do milho. Meio quilo comprado na zona cerealista, em sampa. Fervi ele durante 10 minutos...

27/02 - Depois de 24hrs voltei a ferver o milho, por 10 minutos novamente.

28/02 - Fervi pela última vez o milho e deixei em um escorredor dentro da geladeira, para dar uma secadinha...
Também preparei 3 seringas de 10mls com esporos de um carimbo que tinha tirado do último cultivo, em uma cumbuquinha de ferro...
Para a preparação das seringas, esterelizei minha glovebox com cloro por uns 20 minutos, depois esterelizei-me e todas as coisas que iam dentro da glove com álcool 100%. Fiz o de costume, enchi as seringas com água recém fervida e esperei esfriar, assim joguei a água na cumbuquinha e, com uma palheta de guitarra, raspei os esporos que tinham ficado no fundo e suguei tudo!
Resultado: três seringas bem escuras.
Mas e aí, é bom isso? Tem precisão?

Amanhã tentarei ferver os milhos na panela de pressão em um potes de doce que tenho aqui.
Vou fazendo testes, em uns potes coloco um pouco de vermiculita em baixo e em outros não, ver no que dá...

Queria uma dica!
Eu costumo colocar uns 2mls da seringa em cada pote, precisa de tanto? mais? menos?
Outra dúvida, quanto tempo uma seringa continua viável?
E fotos? Como faço para subir as minhas?

Abraços!
 
Legal, parabéns pelo diário. Estamos de olho :).

Agora às perguntas...

Mas e aí, é bom isso? Tem precisão?

https://teonanacatl.org/threads/uma-seringa-de-esporos-escura-nem-sempre-é-uma-seringa-de-qualidade.9442/

Eu costumo colocar uns 2mls da seringa em cada pote, precisa de tanto? mais? menos?

https://teonanacatl.org/threads/quanto-de-suspensão-de-esporos-de-minha-seringa-eu-devo-usar.218/

Outra dúvida, quanto tempo uma seringa continua viável?

https://teonanacatl.org/threads/longevidade-dos-carimbos.4245/

E fotos? Como faço para subir as minhas?

Tem esse tutorial: https://teonanacatl.org/threads/como-colocar-imagens-no-fórum.5830/

Mas o mais prático é você, na hora de responder ao tópico, clicar em "opções avançadas". Aí basta arrastar e soltar os arquivos de fotos sobre a caixa de texto que serão upados. Aí você vai ver a lista de imagens disponíveis da postagem e poderá colocar thumbs delas diretamente na postagem. As que você não colocar miniaturas ficarão no fim da mensagem.

Exemplo:
17134301868430.jpg Imagem que colocou miniatura no corpo da resposta.

E abaixo a imagem que não teve miniatura no corpo da resposta fica assim:
 

Anexos

  • y15sv1.jpg
    y15sv1.jpg
    57.3 KB · Visualizações: 11
Consegui!

Olha, aí tão duas fotos.
Da glovebox improvisada e das seringas.
Foi foto de um celular, logo carrego minha câmera e coloco umas fotos melhores por aqui!

IMG_20160228_190714746_HDR.jpg IMG_20160228_190720845_HDR.jpg

ExPoro, valeu pelas respostas ligeiras.
:)
 
29/02 - Hoje preparei os potes para inoculação. Três copos e quatro potes de doce, todos com milho e um pouco de vermiculita em baixo, decidi assim pois achei que o milho não tinha secado muito bem.
Fervi em duas levas, três potes depois mais três, duas horas de pressão para cada conjunto de potes.
Depois tirei eles, coloquei uma fita para vedar e foram para dentro da glovebox,previamente esterilizada.

Inoculei maios ou menos 1,5 mls nos copos e 2 mls nos potes maiores e tampei os buraquinho com micropore.
Foram para incubadora, uma caixa de isopor pequenininha!

Logo menos posto umas fotos... não tô conseguindo agora, não sei o porquê...

1.jpg NYxugX.jpg
 
Última edição por um moderador:
10/03 - Os caras seguem fortes e crescendo!

Não consigo upar as fotos aqui, e as que deixei no imageshack foram para o espaço...
Os meus arquivos de imagem são JPG, e estão em maiúscula depois do ponto. Quando mando upar, o navegador não acha a imagem, se eu renomear para jpg em minúscula ele acha, mas não upa...
Tô apanhando para isso aqui!
 
Última edição por um moderador:
Que navegador usa? Ele está atualizado? O flash está atualizado?
 
Tô usando o Mozilla atualizado, mas no ubuntu.
Não se direito do flash, formatei o pc há pouco tempo.


20/03 - Hoje voltei de um passeio e eles estavam completamente colonizados.
Os potes menores já tinham sido todos colonizados há uma semana mais ou menos, estou prestes a aniversariá-los.

6 potes inoculados e 6 potes colonizados, 500gr de milho de pipoca hidratado e colonizado.

Vou experimentar algumas outras formas de terrário e conto para vocês...
Abraços!

Essa é uma foto há dez dias atrás.

cog.jpeg

Logo coloco eles no terrário e mando mais fotos para vocês.
(consegui anexar a foto, deu certo)
 
Última edição por um moderador:
23/03 - Aniversariei os três copos, fiz uma camada de vermiculita esterelizada em baio, uns 3 dedos de substrato colonizado e uma camada de vermimculita por cima e foram para o terrário.
Tudo esterelizado com álcool 100%.

Logo menos posto umas fotas.

Abraços!
 
Salve, CM.

Infelizmente fiquei sem câmera para bater fotos do cultivo.
Logo arrumo algumas fotos e atualizo.

O cultivo segue bem, o primeiro casing que fiz já rendeu o primeiro flush, que infelizmente não foi pesado.
Achei que colocaram poucos cogumelos, uns 2 grandes, uns 4 medios e uns 4 pequenos (quase medios). Consagramos em três pessoas, tivemos uma brisa leve, foi divertido...

Os outros potes com milho colonizados foram aniversariados ontem, coloquei eles em uma forma quadrada com vermiculita esterelizada em um terrário novo, nos mesmo moldes do primeiro!
Todos os potes colonizados, e o primeiro casing já deu frutos... sem contaminações aparentes!

Logo menos arrumo umas fotos.
Abraços!
 
irmão , uma dica . Faz um bulk com esterco , se tiver viável pra você o esterco , e observa o que rende . Eu nunca cultivei com vermiculita pura , mas pelo que observei o rendimento é bem inferior
 
Salve, Hugo!
Deixa eu te perguntar uma coisa, como você pasteuriza o esterco?


Gente, tô sem câmera para fotos e tava sem grana para vermiculita...
Logo atualizo aqui!

Abraços!
 
Esses potes de doce, devido o formato da boca, não atrapalha na hora de aniversariar?

Com o milhos não muito, já que eu não uso o bolo todo que nem no pf.
Mas agora inoculei em centeio, vou ver como vou fazer...
Mas tem que ficar quebrando o bolo, atrapalha um pouco sim!

Por que é a proporção que apresenta a melhor ação bactericida, usada em qualquer estabelecimento de saúde.
https://teonanacatl.org/wiki/alcool-70/
https://teonanacatl.org/threads/tópico-para-postagem-de-material-sobre-desinfetantes-e-higienização.11639/

Legal.
Se eu pegar uma 7/10 de álcool 100 e 3/10 de água, vou ter álcool 70%, né?

Será que não dizem ser mais eficiente por ser menos volátil do que o álcool 100?

Eu costumo passar cloro nas caixas organizadoras antes de pô-las em uso, deixo agindo uns 15 minutos e depois tiro o excesso.
cloro é bruto.
 
Será que não dizem ser mais eficiente por ser menos volátil do que o álcool 100?

Alcool 70 não desidrata a parede celular do microrganismo, podendo penetrar no seu interior, onde irá desnaturar proteínas, fato que não ocorre quando se utiliza o álcool acima ou abaixo desta concentraçao. (Fonte wikipedia)
GTeach:cool:
 
Esses potes de doce, devido o formato da boca, não atrapalha na hora de aniversariar?
Para spawn não há problemas. Depois de colonizado você usa uma colher ou um espeto de churrasco mesmo e despedaça tudo.
Se eu pegar uma 7/10 de álcool 100 e 3/10 de água, vou ter álcool 70%, né?
Exato!
Eu costumo passar cloro nas caixas organizadoras antes de pô-las em uso
Ótima escolha, o cloro é esporicida.
 
Back
Top