Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro Diário: Cultivando apartir de esporos de Cubensis selvagem.

Diário de cultivo completo.
Olá pessoal aqui do fórum, venho compartilhar com vocês o meu primeiro cultivo de cogumelos da espécie Psilocybe Cubensis. Já vou avisando que não terá muitas fotos, e pretendo posta-las apenas quando necessário.

Estava fazendo trilhas e já tinha interesse nessa área, me deparei com alguns cogumelos e procurei me informar sobre as características deles de tal que consegui identificar o Cubensis. Fiz a coleta de um grande e sadio cogumelos e trouxe pra casa, coletei os esporo pelo método tradicional (deixar quieto em cima de uma folha de papel alumínio durante 24h fechado por um recipiente) e obtive um considerável carimbo.

Não tive como guardar essa carimbo de uma maneira extremamente higiênica, apenas dobrei o máximo de vezes que consegui, dividindo o em 4. Coloquei em cima do meu guarda roupa e deixa lá por uns dias, enquanto lia e ia comprando os materiais.

Após uns 20 dias tive a oportunidade de iniciar o processo.

O meu substrato é composto de fibra de coco em pedaços (muito utilizada para orquídeas) e arroz integral. Fiz o cozimento de ambos por 20 minutos, separados. A proporção foi: 3 copos de fibra de coco e apenas 1 de arroz.

Depois de cozido e escorrido um pouco da água, comecei a misturar os dois até ficar mais homogêneo possível. Os copos eram aqueles de requeijão, e pela quantidade que utilizei deu pra encher o total de 5 copos de 200ml de requeijão.

Não teve como eu esterilizar os copos com os substratos no mesmo dia que foram feitos, então deixei eles bem limpos e guardados em uma caixa higienizada.

No dia seguinte fiz a esterilização, coloquei 5 copos dentro da panela com um pano no fundo e enchi de água até cobrir 1/3 dos copos. Levei ao fogo e aos 55 minutos começou um cheiro de queimado e decidi desligar, mesmo nos manuais falando que precisa ser de 1h/1h30. Durante esse processo, aumentava e diminuía o fogo de acordo com minha intuição.

Depois disso limpei todo o banheiro, onde ia realizar a inseminação. Fiz isso com álcool 70, borrifando nos objetos que serviram de bancada assim como na atmosfera próxima a eles. Também não economizei na hora de borrifar na janela e porta. Tomei um banho e vesti roupas limpas.
Consegui fazer uma boa seringa de esporos e apliquei cerca de 5 à 6 ml por copo. Não vi problemas em fazer isso. (usei água destilada).

Depois disso fechei os furos com esparadrapos e coloquei os copos prontos dentro de uma caixa de sapatos devidamente higienizada e coberta por um saco de lixo preto. Já estão 6 dias na "incubadora", há coloquei próxima do meu computador que esquenta bastante. Não estou usando termostato nem outro tipo de tecnologia para manter a temperatura. O ambiente está, nesses dias, variando de 22°C ~ 30°C.

Apresentou alguns focos de desenvolvimentos 4 dos 5 copos. Como fiz um isolamento muito grande, consigo ver poucas partes. A partir desse ponto vou atualizando com o passar dos dias.

DÚVIDAS:
  • Carimbos de esporos podem estar contaminados devido a forma que foram armazenados de tal maneira a contaminarem toda a produção?
  • Como diferenciar essas manifestações brancas dos cow.. (esqueci)?
  • Tem como montar um terrário sem o termostato e quais a chances de ter êxito?

Durante a confecção da seringa de esporos perdi o carimbo, mas tenho o copo com agua cheia de esporos assim como uma seringa, eles serviram por mais quantos tempo? Estão armazenados na geladeira.
 
Última edição por um moderador:
Parabéns pela iniciativa do cultivo. Mas domesticação de cogumelos selvagens costuma ser uma fase mais avançada de cultivo, pois envolve muita chance de contaminação, e também é bom que se domine isolamento tanto para se lidar com a contaminação, quanto pra se isolar uma genética favorável ao cultivo caseiro. :coffee:

Carimbos de esporos podem estar contaminados devido a forma que foram armazenados de tal maneira a contaminarem toda a produção?

O carimbo selvagem já deve ter vindo contaminado. Mas, sim, manter mal o carimbo pode contaminar, e um carimbo contaminado afeta toda a produção.

Como diferenciar essas manifestações brancas dos cow.. (esqueci)?

Experiência. Mas cobweb não aparece na colonização. Lembre de mandar fotos quando tiver micélios visíveis se tiver dúvida.

Tem como montar um terrário sem o termostato e quais a chances de ter êxito?

Sim. Depende dos demais parâmetros que você tenha de cultivo.

Durante a confecção da seringa de esporos perdi o carimbo, mas tenho o copo com agua cheia de esporos assim como uma seringa, eles serviram por mais quantos tempo? Estão armazenados na geladeira.

Assim como os esporos ficam numa seringa por anos, deve ser o mesmo caso.

...

Parabéns pelo cultivo. :)

Ah, não deixe de colocar um avatar para você. :)
 
Excelente cara.

A única coisa que eu faria é colocar esse restante de solução com esporos em uma seringa, enrolar com papel alumínio e guardar na geladeira, não se esqueça de marcar a data da seringa.

O restante está em ordem. Claro que existe o risco de contaminação mas seria difícil não haver por se tratar de um exemplar selvagem.

Torcendo e acompanhando aqui. Paz
 
Venho atualizar vocês: O Micélio está presente nos 5 copos que estou cultivando, tiveram uma bela expansão de 2 dias atrás. Quando abrir novamente colocarei uma foto para vocês terem uma ideia.

Não localizei nenhuma contaminação.

Obrigado à todos.
 
Última edição por um moderador:
Atualizando todos vocês a cerca do meu cultivo. Já se passaram cerca de 8 dias desde que fiz a inoculação, como dito anteriormente, não conto com termostato nem nenhuma sofisticação; no entanto que estão expostos a variação de temperatura. Segue algumas fotos do desenvolvimento do micélio.
 

Anexos

  • IMG_20170108_242820316[1].jpg
    IMG_20170108_242820316[1].jpg
    190.3 KB · Visualizações: 77
  • IMG_20170108_242924625_HDR[1].jpg
    IMG_20170108_242924625_HDR[1].jpg
    191.2 KB · Visualizações: 69
  • IMG_20170108_242856631[1].jpg
    IMG_20170108_242856631[1].jpg
    185.9 KB · Visualizações: 70
O micélio parece bem forte e saudável, parabéns.

Agora é esperar pelo aniversário. Falando nisso já resolveu como será seu terrário?

Paz.
 
Última edição:
Excelente a colonização. Bicho, a única coisa estranha que observei foi o seu substrato, como o arros e as lascas de fibra de côco não estão numa mistura homogênea. Isso deve refletir em algum momento até a frutificação. Mas deste que esta ocorra, você poderá ter os carimbos pro próximo cultivo. :coffee:
 
Estou curioso para ver os frutos.

Só uma dica para o próximo cultivo, se utilizar farinha de arroz integral e fibra de coco (fina) a colonização é mais rápida e é possível colocar mais substrato dentro do mesmo espaço. É só um detalhe para otimizar, se não tiver saco para fazer diferente não tem problema. :)

Cozinhar o arroz por 20 minutos antes de esterilizar também não é necessário. Eu pularia este passo na próxima vez.
 
Cozinhar o arroz por 20 minutos antes de esterilizar também não é necessário. Eu pularia este passo na próxima vez.


Se a opção for por usar o grão inteiro é necessário cozinhar por vinte minutos antes.

E alguns pesquisadores gostam de usar o grão inteiro.
 
Se a opção for por usar o grão inteiro é necessário cozinhar por vinte minutos antes.

E alguns pesquisadores gostam de usar o grão inteiro.

Todas as vezes que fiz bolos PF com o grão inteiro fiz sem cozinhar antes e nunca tive problema algum, então ao menos para mim isso funciona. Eu notei porém que a farinha ajuda a colonizar muito mais rápido do que o grão inteiro. Quem sabe cozinhando ele acelere o processo, mas acho que abre as portas para erros que levam a contaminações, provavelmente porque a porcentagem de água no substrato também corre o risco de ficar errada, geralmente ficando úmido demais. Eu já vi diversos diários de cultivo onde o grão foi cozido e utilizado inteiro e é sempre uma guerra de romanos, vários soldados mortos para ganhar uma batalha. Nunca entendi o propósito de usar inteiro o grão em um bolo PF. Quem sabe vocês possam me explicar?

No caso de grão para spawn aí sim sempre cozinho antes.
 
Eu já vi diversos diários de cultivo onde o grão foi cozido e utilizado inteiro e é sempre uma guerra de romanos, vários soldados mortos para ganhar uma batalha. Nunca entendi o propósito de usar inteiro o grão em um bolo PF. Quem sabe vocês possam me explicar?


Porquê quando você acerta o ponto fica bem simples. Nada de guerra.

Veja por exemplo esse cultivo que fiz: A+ Albino


Os bolos feitos com grãos e a quantidade adequada de vermiculita ficam sensivelmente mais pesados que os feitos com FAI e vermiculita. Isso quer dizer mais substrato e maior produção.

É claro que cultivadores que nem dominaram direito a técnica PF tradicional podem vir a ter problemas.
 
Porquê quando você acerta o ponto fica bem simples. Nada de guerra.

Veja por exemplo esse cultivo que fiz: A+ Albino


Os bolos feitos com grãos e a quantidade adequada de vermiculita ficam sensivelmente mais pesados que os feitos com FAI e vermiculita. Isso quer dizer mais substrato e maior produção.

É claro que cultivadores que nem dominaram direito a técnica PF tradicional podem via a ter problemas.

Interessante. Vou fazer uma comparação no próximo cultivo e posto depois o resultado!
 
Galera venho atualizar vocês sobre o desenvolvimentos dos meus 5 copos. Todos continuam da mesma maneiras, com o aspecto forte e saudável. Estão "comendo" cada vez mais o substrato e creio que dentro de uns 8 dias consiga aniversariar alguns. Estou mantendo o ambiente bem limpo e arejado, eles estão dentro de uma caixa coberta por um saco preto, em um local com pouca variância de temp.. Faço a higienização todas as vzs que vou conferi-los com álcool 70.
Uma coisa que me gerou dúvida é sobre um coloração amarelada que apareceu de dois dias para cá. Eu creio que seja o arroz integral se deteriorando e não uma contaminação, tirei algumas fotografias pra vocês conferirem e diagnosticarem.
Outra dúvida: quanto tempo ainda estimam para aniversariar?
O micélio parece bem forte e saudável, parabéns.

Agora é esperar pelo aniversário. Falando nisso já resolveu como será seu terrário?

Paz.
Ainda não preparei ele, estou em busca de um termostato. Já tenho uma caixa organizadora de 20L e pretendo fazer as trocas de ar manualmente. Vou usar argila expandida pra manter a umidade, pretendo adquirir um termômetro e um higrômetro. Aceito dicas de materiais que sejam baratos ou tenham uma confecção em conta.

Excelente a colonização. Bicho, a única coisa estranha que observei foi o seu substrato, como o arros e as lascas de fibra de côco não estão numa mistura homogênea. Isso deve refletir em algum momento até a frutificação. Mas deste que esta ocorra, você poderá ter os carimbos pro próximo cultivo. :coffee:
Tentei deixar o mais homogêneo possível, mas não teve jeito. Vou tentar melhorar no próximo cultivo e acatar suas sugestões. Mas na minha cidade esses produtos são meio restritos, as casas de jardinagem e produtos agricolas são fracas.
Estou mais interessado mesmo é nos possíveis carimbos que vão me gerar. O grande problema a resolver daqui pra frente é o terrário, preciso arrumar ele antes do aniversário.

Obrigado à todos por acompanharem, a ajuda de vocês é extremamente importante.
 

Anexos

  • IMG_20170111_225619113[1].jpg
    IMG_20170111_225619113[1].jpg
    155.3 KB · Visualizações: 54
  • IMG_20170111_225559332[1].jpg
    IMG_20170111_225559332[1].jpg
    110.7 KB · Visualizações: 50
  • IMG_20170111_225648936[1].jpg
    IMG_20170111_225648936[1].jpg
    196.4 KB · Visualizações: 51
  • IMG_20170111_225453349[1].jpg
    IMG_20170111_225453349[1].jpg
    102.6 KB · Visualizações: 50
Como tá a temperatura ambiente por aí? Parece que o micélio tá tentando lutar contra alguma contaminação, provavelmente algum tipo de bactéria. Eu recomendaria tirar da incubadora (não sei pq o pessoal ainda recomenda usar esse tipo de coisa) e colocar no lugar mais fresco da casa. Pode ser numa prateleira ou qualquer lugar que pets ou pessoas não esbarrem. Não precisa se preocupar com contaminação na parte de fora dos copos. Tô anexando uma foto para veres como ficam os meus.

O buraco usado para inoculação deveria estar aberto e tampado apenas com a fita microporosa para que a troca de ar seja feita, isso está correto?
 

Anexos

  • cakes.jpg
    cakes.jpg
    188.9 KB · Visualizações: 39
Como tá a temperatura ambiente por aí? Parece que o micélio tá tentando lutar contra alguma contaminação, provavelmente algum tipo de bactéria. Eu recomendaria tirar da incubadora (não sei pq o pessoal ainda recomenda usar esse tipo de coisa) e colocar no lugar mais fresco da casa. Pode ser numa prateleira ou qualquer lugar que pets ou pessoas não esbarrem. Não precisa se preocupar com contaminação na parte de fora dos copos. Tô anexando uma foto para veres como ficam os meus.

O buraco usado para inoculação deveria estar aberto e tampado apenas com a fita microporosa para que a troca de ar seja feita, isso está correto?
A temperatura está boa esses dias, em torno dos 25~30°. A "incubadora" ta em um lugar arejado e ela msm tem buracos pra trocar de ar.
Posso deixar eles ao ar livre então?
 
A temperatura está boa esses dias, em torno dos 25~30°. A "incubadora" ta em um lugar arejado e ela msm tem buracos pra trocar de ar.
Posso deixar eles ao ar livre então?

Sim, sem problema nenhum. O único motivo que alguém teria de colocar os copos durante a colonização em uma incubadora é se a temperatura está muito baixa, tipo abaixo de 20 graus. Eu sinceramente nunca coloco. Já ouvi histórias de bolos colonizando perto dos 10 graus e tudo aconteceu bem, só um pouco mais devagar.
 
Esse amarelado me parece excreção micelial, porém a coloração está muito forte. Apareceu em.todos os copos?

Se a temperatura por aí gira em torno dos 25 a 30 graus, então os bolos dentro da incubadora podem chegar aos 35° fácil, já que o próprio micélio gera calor devido ao metabolismo.

Você pode colocar os bolos numa caixa de isopor para obter uma temperatura mais constante e deixar que o próprio calor do micélio aqueça os bolos.

Também acho que você deveria ter triturado mais os ingredientes dos bolos. Isso ajudaria mais no crescimento micelial. Creio que deva esperar pelo menos 2 semanas ainda para aniversariar-los.
 
Sim, sem problema nenhum. O único motivo que alguém teria de colocar os copos durante a colonização em uma incubadora é se a temperatura está muito baixa, tipo abaixo de 20 graus. Eu sinceramente nunca coloco. Já ouvi histórias de bolos colonizando perto dos 10 graus e tudo aconteceu bem, só um pouco mais devagar.
Vou fazer isso em dos copos pra ver se vejo diferença no processo, mas por segurança de primeira viagem vou deixar o resto lá dentro. E tipo, contaminações não podem atacar durante esse etapa do processo? Ou o micélio depois que desenvolve a esse ponto, consegui ficar resistente?

Esse amarelado me parece excreção micelial, porém a coloração está muito forte. Apareceu em.todos os copos?

Se a temperatura por aí gira em torno dos 25 a 30 graus, então os bolos dentro da incubadora podem chegar aos 35° fácil, já que o próprio micélio gera calor devido ao metabolismo.

Você pode colocar os bolos numa caixa de isopor para obter uma temperatura mais constante e deixar que o próprio calor do micélio aqueça os bolos.

Também acho que você deveria ter triturado mais os ingredientes dos bolos. Isso ajudaria mais no crescimento micelial. Creio que deva esperar pelo menos 2 semanas ainda para aniversariar-los.
Não é uma incubadora sofisticada, é apenas uma caixa de sapato, bem simples. Sem isolamento térmico algum, vou arranjar uma maneira de medir a temp. durante o dia pra conferir.
Sobre a parte amarelada, apareceu em todos os copos, tenho quase certeza que é o arroz se desintegrando. Acho que não é algum produto dos fungos porque não vi até hoje, nas poucas pesquisas que acompanhei, esse tipo de coloração.
 
Back
Top