Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro Diário: Cultivando apartir de esporos de Cubensis selvagem.

Diário de cultivo completo.
Olá pessoal aqui do fórum, venho compartilhar com vocês o meu primeiro cultivo de cogumelos da espécie Psilocybe Cubensis. Já vou avisando que não terá muitas fotos, e pretendo posta-las apenas quando necessário.

Estava fazendo trilhas e já tinha interesse nessa área, me deparei com alguns cogumelos e procurei me informar sobre as características deles de tal que consegui identificar o Cubensis. Fiz a coleta de um grande e sadio cogumelos e trouxe pra casa, coletei os esporo pelo método tradicional (deixar quieto em cima de uma folha de papel alumínio durante 24h fechado por um recipiente) e obtive um considerável carimbo.

Não tive como guardar essa carimbo de uma maneira extremamente higiênica, apenas dobrei o máximo de vezes que consegui, dividindo o em 4. Coloquei em cima do meu guarda roupa e deixa lá por uns dias, enquanto lia e ia comprando os materiais.

Após uns 20 dias tive a oportunidade de iniciar o processo.

O meu substrato é composto de fibra de coco em pedaços (muito utilizada para orquídeas) e arroz integral. Fiz o cozimento de ambos por 20 minutos, separados. A proporção foi: 3 copos de fibra de coco e apenas 1 de arroz.

Depois de cozido e escorrido um pouco da água, comecei a misturar os dois até ficar mais homogêneo possível. Os copos eram aqueles de requeijão, e pela quantidade que utilizei deu pra encher o total de 5 copos de 200ml de requeijão.

Não teve como eu esterilizar os copos com os substratos no mesmo dia que foram feitos, então deixei eles bem limpos e guardados em uma caixa higienizada.

No dia seguinte fiz a esterilização, coloquei 5 copos dentro da panela com um pano no fundo e enchi de água até cobrir 1/3 dos copos. Levei ao fogo e aos 55 minutos começou um cheiro de queimado e decidi desligar, mesmo nos manuais falando que precisa ser de 1h/1h30. Durante esse processo, aumentava e diminuía o fogo de acordo com minha intuição.

Depois disso limpei todo o banheiro, onde ia realizar a inseminação. Fiz isso com álcool 70, borrifando nos objetos que serviram de bancada assim como na atmosfera próxima a eles. Também não economizei na hora de borrifar na janela e porta. Tomei um banho e vesti roupas limpas.
Consegui fazer uma boa seringa de esporos e apliquei cerca de 5 à 6 ml por copo. Não vi problemas em fazer isso. (usei água destilada).

Depois disso fechei os furos com esparadrapos e coloquei os copos prontos dentro de uma caixa de sapatos devidamente higienizada e coberta por um saco de lixo preto. Já estão 6 dias na "incubadora", há coloquei próxima do meu computador que esquenta bastante. Não estou usando termostato nem outro tipo de tecnologia para manter a temperatura. O ambiente está, nesses dias, variando de 22°C ~ 30°C.

Apresentou alguns focos de desenvolvimentos 4 dos 5 copos. Como fiz um isolamento muito grande, consigo ver poucas partes. A partir desse ponto vou atualizando com o passar dos dias.

DÚVIDAS:
  • Carimbos de esporos podem estar contaminados devido a forma que foram armazenados de tal maneira a contaminarem toda a produção?
  • Como diferenciar essas manifestações brancas dos cow.. (esqueci)?
  • Tem como montar um terrário sem o termostato e quais a chances de ter êxito?

Durante a confecção da seringa de esporos perdi o carimbo, mas tenho o copo com agua cheia de esporos assim como uma seringa, eles serviram por mais quantos tempo? Estão armazenados na geladeira.
 
Última edição por um moderador:
Vai depender de onde você mora e a época do ano. Se você mora em uma cidade com baixa umidade relativa do ar pode ser que nem precise de dessecante. Infelizmente este não é o caso para a maioria de nós. Neste caso você deveria deixar secando na frente do ventilador por 48-72 horas e depois quem sabe colocar atrás da geladeira? Não é o melhor método, mas o forno é bem mais provável de elevar demais a temperatura e reduzir a potência. Uma outra opção, que é mais em conta e efficiente, é ir até o mercado e comprar um daqueles podes de colocar no armário anti mofo, eles custam de 5 a 15 reais. Coloca junto num pote bem fechado para terminar o processo depois que os cogumelos saírem do túnel de ar. Tem um guia disso aqui no site.

Simples e eficiente (Cracker Dry) 100% garantido



Se o cogumelo estiver muito úmido isso pode acontecer mesmo. Para evitar isso é bom parar de borrifar um pouco antes da colheita e também é possível colocar uma folha de papel toalha dobrada em cima do cogumelo para absorver a umidade durante a coleta. Espere romper completamente o anel e o chapel abrir um pouco. É questão de horas até isso acontecer. Logo ele começa a depositar esporos.
Coincidentemente estava terminando de ler esse tópico quando comecei a ler sua resposta! Vou fazer isso mesmo, é muito eficaz e não sai caro. Vllw pela dica de como extrair.

O cogumelo selvagem já estava todo recoberto de bactérias, então se decompôs rapidamente. Já deixei meus cogumelos 2 dias pra fazer carimbo e nunca aconteceu isso, já que cogumelos de cultivo são mais limpos por assim dizer.

A dica do @coguosho sobre o papel toalha é uma boa ;)
Vou ficar mais de olho também, da vez que isso aconteceu eu literalmente esqueci que estava produzindo um carimbo.
 
Tem um período certo depois que o véu se abre, ou a qualquer momento após a ruptura já é possível produzir os carimbos?


Depende das condições do cultivo e da strain. Algumas strains são ótimas depositoras de esporos, e mesmo chapéus jovens dão bons carimbos. Já outras não tem tantos esporos, e algumas são bem difíceis de conseguir um carimbo.

Vigie o véu. Quando ele começar a ficar escuro por causa dos esporos que estão caindo do chapéu já pode tentar tirar o carimbo.
 
Boa noite pessoal, venho trazer novas notícias pra vocês a respeito do meu cultivo. Como tinha falado, realmente eles se desenvolvem muito rápido e é extremamente gratificante ver o quanto eles cresceram a cada vez que se abre o terrário para trocar o ar e borrifar água. Tenho algumas dúvidas: tinha lido que gotículas de água fazem mal para o corpo frutífero, procede? Se sim, quando devo parar de borrifar? Estou borrifando mais nas parede da caixa; a outra dúvida é a respeito de um dos bolos que não colonizou 100%, está muito atrasado mesmo tendo quantidade significativas de arroz, os quais ainda não foram cobertos pelo micélio, estou com medo de ele estar contaminado pois apareceu algumas manchas com uma tonalidade azulada, sei que pode ser simplesmente algum choque mecânico a causa disso, mas é bom vocês conferirem. Segue algumas fotos de como estão desenvolvendo.

IMG_20170203_242340730.jpg IMG_20170203_242351345.jpg IMG_20170203_242346796.jpg IMG_20170203_242448860.jpg IMG_20170203_242500351.jpg IMG_20170203_242331992.jpg IMG_20170203_242506597.jpg

Bolo com possível contaminação:IMG_20170203_242434749.jpg IMG_20170203_242434749.jpg
 

Anexos

  • IMG_20170203_242419827.jpg
    IMG_20170203_242419827.jpg
    203.2 KB · Visualizações: 34
Não consigo dizer por fotos se é contaminação ou não, mas se for eventualmente você vai descobrir, relaxa e deixa ver o que vai acontecer.

Tenho algumas dúvidas: tinha lido que gotículas de água fazem mal para o corpo frutífero, procede?

Mito.

Pode borrifar diretamente sobre os bolos e cogumelos, ainda mais os teus que estão sem camada de vermiculita. Eu abanaria e borrifaria mais vezes por dia. Também tiraria as fitas microporosas dos furos, parece que os cogumelos estão sufocando um pouco. Quando tem água demais a coloração dos pins ou da borda do chapel ficam diferentes, parece que estão começando a ficar com uma cor translucida em vez de uma cor sólida, os pins parecem que estão cobertos por uma fina camada de mel. Se eles tiverem com aparência de molhados ou melados quando você abrir a tampa, significa que ainda estão muito úmidos e não é uma boa borrifar nesse momento.
 
Não consigo dizer por fotos se é contaminação ou não, mas se for eventualmente você vai descobrir, relaxa e deixa ver o que vai acontecer.



Mito.

Pode borrifar diretamente sobre os bolos e cogumelos, ainda mais os teus que estão sem camada de vermiculita. Eu abanaria e borrifaria mais vezes por dia. Também tiraria as fitas microporosas dos furos, parece que os cogumelos estão sufocando um pouco. Quando tem água demais a coloração dos pins ou da borda do chapel ficam diferentes, parece que estão começando a ficar com uma cor translucida em vez de uma cor sólida, os pins parecem que estão cobertos por uma fina camada de mel. Se eles tiverem com aparência de molhados ou melados quando você abrir a tampa, significa que ainda estão muito úmidos e não é uma boa borrifar nesse momento.
Entendi, obrigado. E agora toda vez que for borrifar, vou conferir essa questão do mel.
Obrigado!
 
Back
Top