Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro Cultivo: Transkei

Diário de cultivo completo.
Olá pessoal.... bom dia :)

Bom.... estou iniciando minha jornada nos cogumelos mágicos. Espero que tudo saia como planejado.

Primeiro cultivo, primeira tentativa e primeiro contato com os mágicos.

Fui lendo e lendo diários e biblioteca e fiz os procedimentos que mais me identifiquei.

Vamos lá.

Região: Norte
Método: Cultivo em grãos
Substrato: Milho
Strain: Transkey
Data inoculação: 06/08/07

Material:
06 copos de whisky
1kg de milho
Serginda 5ml
Alcool 92,8
Lysoform spray
Luva cirurgica
Papel alumínio
Papel toalha
algodão
panela de pressão
sacos ziploc
fita isolante
esparadrapo

Ok...
Recebi a strain pelo correio no dia 01/08/07.

Cozinhei o milho por 30min, em seguida deixei de molho na propria panela por 24hr, no outro dia enxaguei e deixei de molho na agua sanitária por 24hr, no outro dia enxaguei novamente e deixei de molho no bicarbonato por mais 24hr.

Nesse tempo eu já tinha preparado a seringa, raspei quase metade do print num copo que tinha fervido na panela antes de usar... também aproveitei a mesma agua para usar na seringa (pois já tinha fervido antes). suguei uns 4,5 a 5ml. Fiz sugando e jogando no copo novamente umas 3 vezes e depois de sugar tudo na seringa isolei num ziploc e papel aluminio por cima e outro ziploc e só então coloquei n a geladeira. (Hidrataram por 72hr)

Ontem (05/08/07) coloquei os milhos dentro dos copos e depois coloquei na panela de pressão.

3 copos eu apenas coloquei duas camadas de papel aluminio "solto" dentro da penela.
Os outros 3 eu apertei antes de ir pra panela, passei fita isolante nos copos e fiz 1 a 2 furos no cantinho de cada copo.

Ah... um detalhe que me preocupou, os copos depois de sairem da panela de pressão estavam um pouco suados por dentro (sinais de várias gotinhas de agua na parede e um pouquinho no fundo). Não era "molhaaado" ... era suado... apenas algumas goticulas. Será que vai ter problema ? ou é normal?

Hoje de manhã (06/08/07) inoculei os copos.
Usei muito lysoform que até eu já tava com dificuldade para respirar hehe. Coloquei uma máscara para não respirar em cima.

Limpei minha mesa com alcool, forrei com papel alumínio e limpei novamente com alcool.

Coloquei uma vela acesa do lado para flambar a agulha antes de cada injeção. Limpei com algodão molhado de alcool por cima dos copos onde a agulha iria penetrar. Esquentava a agulha sempre antes de cada furo e depois limpava a ponta da agulha com um outro algodão molhado de alcool.

Inoculei os 6 copos e deixei dentro de uma caixa de plastico com tampa (que passei bastante lysoform e alcool antes de colocar os copos). Coloquei a caixa dentro de um saco de lixo preto e no fundo no meu guarda roupa.

Bom.... acho que foi mais ou menos isso... se não esqueci de escrever algo... Vamos ver né?! Não pretendo mexer por lá por alguns dias...

É isso.... espero que tudo ocorra bem...

valeuu

câmbio.

Algumas fotos tirada pelo celular.

Strain quando chegou :)
indisp.png

Alguns dos materiais
indisp.png

Enchendo os copos de milho
indisp.png

Enchendo os copos de milho (2)
indisp.png

3 copos lacrados antes de ir pra panela de pressão com 1 ou 2 furos no cantinho (enquanto 3 já estavam na panela "abertos")
indisp.png

Depois de inoculados:
indisp.png

Aah... lembrei de um detalhe... quando comecei a inocular eu estava com luva cirurgica... mas daí o esparadrapo começou a grudar na ponta dos dedos deixando cola e dificultando meu trabalho. Quando já estava ficando dificil de segurar as coisas tive que tirar a luva para não demorar pra fechar os buracos feitos pela agulha. Limpei minha mão com alcool váárias vezes antes de mexer com a seringa, e em momento algum tive contato direto com a agulha e/ou com as partes que seriam furadas no copo.

Valeuu

Última edição por um moderador:
fala vitor!
valeu pela força.... comprei hoje de manhã uma lampada de 9w fluor. Nao achei menor. Quando eu chegar no lab mais tarde vou ver como ficou a temperatura.

E ai Calango!!
valeu caraa.... to ligando a luz 10hr da manhã e apagando as 22hr. E tentando manter a temperatura nos 21 na medida do possivel.... valeuu!!

swelen, pooo... o clima deve ta bem gostoso por aí... friozinho ... bom d+... aqui na amazonia ta um calor danado... da pra sentir o calor das queimadas por aqui... de tão quente. Mas to fazendo o maximo pra deixar os filhotes a 21 graus.... valeu pela força... bjao!!

Hoje fiz mais 2 case. Tenho 4 case colonizando.... acho que amanhã ou depois vou fazer mais um. (todos os casing -> vermi+terra)
valeu a todos ;)

Que nada, nem ta tao frio assim nao..
Estamos no outono, mas o frio tá chegando..
Ai, odeio ter de colocar tanta roupa , casaco , cachecol e boina pra sair de casa.
No inverno é frio demais...
Aqui onde moro a neve sobe mais de meio metro..
Imagina..
Na verdade não é táo mal assim, CANADA é que é o terror...:D
besos..

Muito bom dia família!!!!!

Primeiro de tudo eu gostaria de agradecer por esta família chamada CM.ORG!! Foi aqui que descobri o meu caminho e com a paciencia, ajuda, dedicação, colaboração, companheirismo e etc de todos vcs que consegui chegar onde cheguei. MUITO OBRIGADO A TODOS DE CORAÇÃO!!!

Bom... o motivo dessa minha felicidade toda é PINS!! Finalmente eu vi meus primeiros PINS!!

Lembram do meu potinho que recuperei um micelio de um bolo contaminado?! então.... Hoje completando 10 dias que ele está no terrário, eu fui dar olhada e vi algo diferente, confesso que eu não tava dando tanta atenção pra ele e sim pro outro casing maior que tem lá... vi algo e me parecia uma tentativa de pin (mas parecia um aborto), daí fui olhar mais e descobri vááários pinzinhos lá embaixo da terra... eles tão vindos todos tortos lá de baixo... fiquei emocionado hehehehe :p:, pela força deles querendo nascer de qualquer maneira :)

Foram os 46 dias MAIS LONGOS DA MINHA VIDA!!... que tortura, que agonia!!! Minha nossa... desculpem minha euforia... mas... maaaaaass.... vcs me entendem né?! eheheehhh :) :) :)

Desculpem pela foto, assim como todas desse diário foram tiradas do meu celular :/// uma bosta. Mas vou tentar emprestar uma máquina pra tirar fotos dele crescendo.
indisp.png
Dá pra ver?! que qualidade ruim :S :(

Bom... é isso....
MUITO OBRIGADO À TODOS!!!!
e me desculpem qualquer coisa!

Forte abraço

Fala pakalolo

É uma grande emoção, sem par.

Você está de parabéns, seu trabalho e paciência lhe recompensaram.

Atualizando..

Ok pessoal, adimito que não sou bom com fotos... emprestei uma máquina de um amigo e nem assim consegui tirar boas fotos heehehe... então vi que o problema é comigo mesmo.

Segue fotos do mini-casing de hoje de manhã:
indisp.png

Agora vem a dúvida.... depois que pina, mantenho ciclo de 12h luz 12h sem luz?? ou só é necessário pra pinar? estou mantendo ainda... continuo no clico de 12/12.

Valeu...
Bom final de semana a todos!

Tão lindos esses pinzinhos...
Parabens Paka..
Depois que meus casings pinaram eu continuei com esse mesmo ciclo de luz.
12/12...
Sucesso e otimo final de semana pra vc amigo...:)

Está maravilhoso isso aeh garoto! Continua tudo do jeitinho que tá que vai dar tudo certo!!!:):)
Meu terrário também fica sempre 12hs dia/12hs noite-> sem problemas!
Mas é em luz solar indireta! Mas eu também usava lâmpadas... Vai dar tudo certo! PARABÉNS!

Boa tarde pessoal!

Atualizando...

Meu mini-casing rendeu 3 filhos pequenos (mini casing = mini-cogu :p)... Notei 1 pinzinho querendo nascer além dos 3 que nasceram.

Acontece que acho que fiz besteira :confused: ... ou não :confused: .... sábado foi aniverário da minha irmãzinha pequena e bebi todas e mais um pouco.... cheguei loucão e tirei 2 coguzinhos e comi com a terra e tudo que veio no "pé" deles (mastigando e sentindo gosto de terra e crocante hehe, no estagio que eu tava não senti nem gosto)... Tá ok, hoje de manhã tirei o terceiro coguzinho que nasceu e coloquei pra carimbar, o chapéu acho que é do tamanho de uma moeda de 10 centavos. E o corpo coloquei pra secar. (segue as fotos)

Coloquei mais 2 cases pra coldshock hoje.

Tenho também 1 casing que está a 7 dias no terrário e até agora nada. Lembrando que meu mini-casing pinou com 10 dias. Segue aí algumas fotos do meu mini-cogu no mini-casing e depois de colhido secando e carimbando.

indisp.png

No mini-casing
indisp.png

Bom... é isso até o momento.

Algumas observações:
O fato de nascerem nanicos pode ser pq o casing era pequeno demais?!
Ou pq tiveram problema de oxigenação e humidade?!

O mini-casing é lacrado dentro do ziploc com um pouco de agua no fundo do saco e alguns respingos na parede que fiz no inicio e não mexi mais.... e abria 2x por dia e abanava e sacudia um pouco o saco pra entrar e sair ar. (sempre antes de tudo, bastante lysol no ambiente e alcool nas mãos).

O casing maior que está a 7 dias no terrário eu estou fazendo um pouco diferente do mini-caing... o saco ziploc está aberto e coberto por um saco plastico por cima deles sem fechar no fundo... ou seja, está meio aberto (estou morrendo de medo de contaminantes, mas to correndo o risco pra fazer teste). A humidade parece estar boa, acho que até mais que o mini-casing que ainda tem 1 pinzinho lá.

O que acontece que indepente desses fatores, eu estou realmente muito feliz. Pois é minha primeira experiência desse tipo, cultivo, cogus e etc... e deu certo. Então eu só tenho a agradecer a todos vcs!! sem o CM eu não sou nada!

Valeeuu... forte abraço a todos! :)

Bom... é isso até o momento.

Algumas observações:
O fato de nascerem nanicos pode ser pq o casing era pequeno demais?!
Ou pq tiveram problema de oxigenação e humidade?!

Creio que o que tenha afetado o crescimento não foi o tamanho do casing não garoto, já vi verdadeiras toras em micro-casings, provavelmente eu arriscaria minhas fichas em desequilibrio dos fatores oxigenação /umidade....

Só de loko agora: mais vc não quis dizer humildade:eek: do casing né hahahahhahahahahahahaha....!!!!!!

Brincadeiras a parte sucesso aí irmão.....

Paz e Luz......!

Oops heheheheheheh....; disfarça aíí.... :p

valeu irmão!

Meu primeiro carimbo :D

indisp.png

Tirei o copo rapidão só pra tirar a foto e deixei o copo em cima de novo... vou esperar algumas horas pra secar e depois fechar.

Coloquei o mesmo chapéu pra carimbar de novo, pois ficou escurão... acho que dá pra sair mais um carimbo dele, né?! :)

Abraços

Que beleza de carvãozinho irmão......

O primeiro nois nunca esquece.....:rolleyes:

Isso poe novamente pra carimbar, teve alguns cabeçudos aqui que cheguei a carimbar 3 vezes o mesmo chapéu.....Manda ver aí fio.....!:)

Paz Luz Sucesso e carimba ai se quiser voar..................!!!

Fala Pakalolo

Parabéns, além dos primeiros cogus, o primeiro print!!!
Eu ainda guardo meu primeiro print, como se fosse a moeda nº 1 do Tio Patinhas:)

Bem, eu estava olhando as fotos, percebi que vc tem uma caixa plástica e não utiliza mais a geladeira como terrário, confere?

Se sim, vc pode eliminar todos esses sacos zip-muiloks em que vc embala os casings. Coloque argila expandida ou perlita ao fundo do terrário, e um borbulhador de aquário ligado 100% do tempo.

Talvez os sacos estejam afetando a troca de ar nos casings, talvez até a umidade para os pins (contida no ar, não no substrato).

Parabéns pelo sucesso no cultivo, agora vamos aprimorar as técnicas pra aumentar a quantidade e qualidade dos frutos. É necessário uma interação sua com o fungo, a fim de entender melhor seu ciclo de vida. Está tudo no seu caminho, logo adiante.:pos:

Sucesso amigo, continue firme e com fé

abraço!!!

Fala aí Oregon, MuiLok e corpsebiff... muito obrigado pelas palavras :) :)

MuiLoko, essa caixa aí eu tinha desde o inicio do cultivo... mas acabei que nem usei quando tive problemas com temperatura, eu vi que não ia conseguir manter os 21oC. Ainda estou na geladeira :|

Mas criei vergonha na cara e realmente o que vc falou ta mais do que certo, preciso melhorar isso aqui pra ter mais frutos e melhores frutos. Então meti a mão no bolso.... comprei uma caixa de isopor de 28L e um borbulhador de aquario, mangueirinha e pedra porosa(é isso mesmo? aquela pedrinha que fica na ponta da mangueira). Não achei argila expandida e nem perlita ou algo semelhante.

Outra coisa, o cara da loja de aquario fez um interrogatório sobre os produtos que eu queria comprar hehe... realmente constrangedor.. mas no fim das contas ele ainda acabou me dando altas dicas.

Só vou ter tempo a noite, só então vou tentar montar o terrário novo. A princípio to pensando em usar algumas "buchas"(esponjas) bem molhadas e colocar dentro de um copo/chícara nos quatro cantos do isopor (pra tentar fazer o papel das argilas por enquanto). Colocar o borbulhador no fundo, e colocar algumas garrafas e/ou pedras de gelo no fundo junto com a agua pra tentar deixar a temperatura bem baixa.

Bom... vamo ver né... vou tentar usar um pouco de cada método que vim lendo em alguns tópicos e tentar criar algo simples e barato e testar antes de por os casings.

Opiniões, dicas e puxões de orelha são bem vindos.

Valeu
abraços

Fala pakalolo

Esse esquema com buchas de espuma sintética não funciona, eu já tentei no início, quando não tinha perlita.

A temperatura pode ser baixada por circulção de água gelada ou pondo a caixa em ambiente frio.

Você está fazendo casing, então já há bastante umidade no estojo.

Se mantiver o borbulhador dentro de um pote com água já é suficiente para manter o interior da caixa úmido.

Quando compro produtos e vendedores curiosos questionam digo que é para cultivar cogumelos comestíveis.

Oi Paka, parabens pelo primeiro carimbito..:D
É asssim mesmo, os vendedores acabam fazendo aquele interrogatorio pra ver se ainda podem te empurrar mais coisas sabe.
Tb aconteceu a mesma coisa comigo...:)
Mas eu não disse pra que eu queria as coisas, então ele desistiu...hehe
Sucesso, felicidade e saude irmão..
Vamo que vamo ...;)

Hahahahhaah mais aqui é o brasil né Su!!!!

O vendedor não se guenta de curiosidade e já vai largando a famosa: "mais o que que você vai aprontar com isso tudo".....brasileiro e no interior é foda....

Paka:
Fica tranquilo, monta na paz o terrario que vai ficar lindão, mais procura usar a argila expandida....você acha em lojas de jardinagem!!!

Paz Luz e Sucesso!

Tinha me esquecido desse pequeno detalher Oregon, hahahah
Pois é, aqui tb não fica por baixo não viu.
Mas o lançe era mesmo só pra empurrar mercadoria mesmo...:D
Eu num sou boba...:eek: So vacinada... ueeuuehe

Boa noite :)

Upgrade: Terrário novo.
Mais uma vez obrigado aos irmãos CM!! :eek:

Configuração:
Isopor 20L
Borbulhador de aquário (pequeno, para 19L)
1 Metro de mangueira p/ borbulhador
1 pedra porosa na ponta da mangueira
1 saco de argila expandida (graças ao mestre, obrigado!)
1 vidro 4mm 10x20 transparente
fita isolante (pra fixar o vidro na tampa do isopor)

Deixei as pedras de argila de molho na agua sanitária por 24hr. Depois enchagüei bem.

Limpei todo o isopor e o vidro com uma esponja encharcada com agua+agua sanitária. Deixei a solução agir por uns 20min e enchagüei com agua.

Montei tudo direitinho... e fiquei preocupado com a temperatura e coloquei uma pedras de gelo em cima da argila. Fiquei surpreso com o resultado... a temperatura caiu muuito!

Vou deixar a noite em teste... pra verificar a temperatura e umidade. Amanhã de manhã vou tentar controlar a temperatura testando quantidade de gelo/ou agua gelada pra ver se chego nos 21oC. Só depois de ter certeza que está tudo ok que vou colocar os casings lá dentro.

Fotos:
indisp.png

Por enquanto é só... amanhã de manhã termino os ajustes finais e coloco os cases.

Obrigado a todos pela força! :)

A água que banha a argila não pode estar gelada senão a liberação de umidade fica prejudicada.

Você pode colocar esses sacos com gelo num pote e elevado-lo sobre outro pote para não ter contato com a água do fundo.

Back