Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Primeiro Cultivo, TKSSS em milho de pipoca.

Diário de cultivo problemático.
Olá pessoal, depois de muito ler, estudar e pesquisar, vou começar meu primeiro cultivo de Cubensis, mais especificamente a strain Thai Koh Samui - Super Strain, vulgo TKSSS. O cultivo será feito com milho de pipoca como substrato e 2 copos com cultura liquida, que usei mel de abelha. Hoje 31/05, vamos dar início a minha jornada, espero que todos acompanhem e enviem suas boas vibrações, se tiver algo a acrescentar, criticar, concordar, ou seja lá o que for... vocês são bem vindos.
Tio Bob cuidando do cultivo.. :fumar: 9.png "Quem não tem colírio, usa óculos escuros."

Preparação da Seringa:

:teo_seta_direita: Esterilizei os itens utilizados com alcool e o local por meio de borrifador com aguá sanitária.
:teo_seta_direita: Abri o carimbo, abri o pote, raspei os esporos para dentro do pote, fechei o carimbo, fechei o pote. (tive dificuldade em separar as 2 pontas do alumínio para abrir o carimbo, a luva atrapalha)
:teo_seta_direita: Puxei a aguá com seringa descartável, do copo de agua mineral. Abri o pote, misturei bem a agua com os esporos, voltei pra seringa até ficar homogêneo.
:teo_seta_direita: Bolei a seringa no papel aluminio guardei no ziplock e coloquei na geladeira por 2 dias.

Preparação do Substrato:

:teo_seta_direita:Fervi o milho durante 30 minutos, deixei de molho na panela por 24hrs.
:teo_seta_direita:Lavei o milho em aguá corrente, coloquei o milho em uma bacia com aguá misturado a 2 colheres de agua sanitária por 24hrs.
:teo_seta_direita:Lavei em aguá corrente, coloquei o milho de molho em água com 2 colheres bicarbonato de sódio por mais 24hrs.
:teo_seta_direita:Lavei em aguá corrente, sequei com fralda de pano até não deixar umidade aparente.
:teo_seta_direita:Distribui o milho em potes.
:teo_seta_direita:Esterilizei em panela de pressão por 1 hora. (não encha muito a panela para não entrar água nos potes)
:teo_seta_direita:Depois de fria, abri a panela, retirei os potes, apertei o tampão de papel alumínio na boca do pote.(limpei os potes com pano e o papel alumínio com algodão e álcool)
:teo_seta_direita:Passei fita crepe para prender o tampão na boca do copo. (deve ficar bem lacrado)

Inoculação:

:teo_seta_direita:Passei papel toalha com álcool em todos os potes.
:teo_seta_direita:Flambei a agulha da seringa.
:teo_seta_direita:Fiz 4 furos equidistantes, rente a parede do pote.
:teo_seta_direita: Vedei os furos com fita crepe. (deve ser feito na hora)
:teo_seta_direita:Cobri com mais papel alumínio, coloquei 3 folhas, para não rasgar quando sacudir, passei fita crepe para prender o tampões na boca do copo.
:teo_seta_direita:Guardei os potes dentro de uma caixa térmica com uma garrafa de 2lts e um termômetro indicando 28°C

Cultura Líquida:

:teo_seta_direita:Esterilizei os itens que eu iria usar. (copos e colher)
:teo_seta_direita:Enchi 1/3 do copo com aguá mineral.
:teo_seta_direita:Fervi a aguá antes de misturar com o mel. (mistura melhor com a aguá quente)
:teo_seta_direita:Depositei um pedaço de vidro no fundo copo a fim de facilitar o trabalho quando eu for sugar o micélio com a seringa.
:teo_seta_direita:Esterilizei o copo por fora, e o alumínio usado pra fechar o pote, com álcool.
:teo_seta_direita:Inoculei com uma seringa de esporos.

Bom, esta tudo guardado dentro da caixa térmica(limpa com aguá sanitária e ácool), agora é só deixar a natureza fazer o seu trabalho.:)

Segue algumas fotos:

1.png 2.png 3.png 4.png
5.png 6.png 7.png 8.png
 
Última edição:
Valeu Indio.. Eu já havia lido sobre isso também, mas o caso é que não encontrei vermiculita pra vender aqui em lugar nenhum :(

Pessoal sempre com o problema de encontrar a vermiculita. ;d
Negócio é seguir o que o rain falou, caprichar na secagem dos grãos, eu fui fail nesse quesito tenho de lhe confessar homem branco. boa sorte irmão! :)
 
Olá, estou acompanhando seu cultivo e aprendendo muito. boa sorte! Me diz uma coisa como você vai fazer depois que o micelio tiver pronto, fibra de coco? pó de xaxim? Aonde pretende por? Obrigada.
 
Última edição:
Olá, estou acompanhando seu cultivo e aprendendo muito. boa sorte! Me diz uma coisa como você vai fazer depois que o micelio tiver pronto, fibra de coco? pó de xaxim? Aonde pretende por? Obrigada.


Para essa perguntas há sempre um resposta simples: leia, pesquise. O material está no fórum.
 
Última edição:
Vão vir sim ;)

E com relação à vermiculita, tem alguns sites de produtos agrículas que vendem pela internet, entregam em casa e talz...

Procure "vermiculita entrega" no google e vai ver vários links de e-shops.

Eu não tenho esse problema pois onde moro vende em qualquer loja de jardinagem.

vermiculita_dimy.jpg

Essa caixinha custa 6 reais por aqui.
 
Olá MangueBeat, muito obrigado pela ajuda, estava pensando mesmo em comprar pela internet mas resolvi tentar sem a vermiculita. Se caso acontecer de algo sair errado, da próxima vez tentarei usar.
 
Meio dificil ver pela qualidade da foto Rauzilo, mas normalmente essa consistência espermica é bom sinal sim :D
 
Insider

Não entendo muito de fotografias. O micélio, vamos chamar assim por hora, esta depositado no fundo do copo, preciso mecher a aguá para poder fotografá-lo, ai as fotos estão ficando com uma péssima qualidade pois a imagem esta em movimento... Como você disse, esta com uma consistência espermica mesmo, mas enquanto num copo o micélio esta mais disperso no outro esta mais aglutinado, não tão diferente mas é perceptivel, e quanto a cor, esta parecida com a do mel mesmo. Notei que antes a aguá estava mais escura, meio amarela, e com o passar dos dias ela esta ficando mais "limpa".
Tentei comparar o meu copo com outras culturas liquidas, mas o meu ainda esta pouco desenvolvido, tem pouco micélio. Alguém pode me dizer em quanto tempo mais ou menos posso saber se a cultura esta saudável?


Estou tendo um pouco de dificuldades com a temperatura dentro da caixa térmica. A média esta abaixo da desejada, fui olhar hoje cedo, estava 20C, minha dúvida é se eu encher a caixa térmica com água, sem cobrir a boca dos potes claro, ou só com um pouco, para cobrir a superficie da caixa, ajudaria a diminuir as variações na temperatura? Ou é melhor deixar a caixa sequinha mesmo.

Eu li isso aqui:
Calor específico da água

Calor específico é a quantidade calor necessária pra elevar em 1ºC a temperatura de 1g de substância, sem que haja mudança de estado físico.
A água possui calor específico = 1, o que é considerado um valor elevado, isso faz com que ela possa tanto ceder como absorver muita quantidade de calor sem que haja alteração no seu estado físico, faz com que ela não tenha variações bruscas em sua temperatura.

Paz e Luz!
 
Última edição:
Infelizmente, cabe a mim anunciar que TODOS os potes foram contaminados. Talvez eu tenha pecado em alguma parte do processo. Enterrei o milho na tentativa de um out... Irei viajar quinta-feira agora, espero ser agraciado por algum chapeludo quando eu voltar daqui 1 mês.

Obrigado a todos que me ajudaram, tiraram minhas dúvidas ou torceram por mim. Pretendo logo que chegar retomar meu trabalho com os cogumelos. Um abraço, Raul.

Paz e Luz!
 
Acontece, Raul. Não desanime, tenha uma boa viagem e boa sorte no próximo cultivo! :)

Um abraço!
 
Back
Top