Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Primeiro Cultivo, TKSSS em milho de pipoca.

Diário de cultivo problemático.
Olá pessoal, depois de muito ler, estudar e pesquisar, vou começar meu primeiro cultivo de Cubensis, mais especificamente a strain Thai Koh Samui - Super Strain, vulgo TKSSS. O cultivo será feito com milho de pipoca como substrato e 2 copos com cultura liquida, que usei mel de abelha. Hoje 31/05, vamos dar início a minha jornada, espero que todos acompanhem e enviem suas boas vibrações, se tiver algo a acrescentar, criticar, concordar, ou seja lá o que for... vocês são bem vindos.
Tio Bob cuidando do cultivo.. :fumar: 9.png "Quem não tem colírio, usa óculos escuros."

Preparação da Seringa:

:teo_seta_direita: Esterilizei os itens utilizados com alcool e o local por meio de borrifador com aguá sanitária.
:teo_seta_direita: Abri o carimbo, abri o pote, raspei os esporos para dentro do pote, fechei o carimbo, fechei o pote. (tive dificuldade em separar as 2 pontas do alumínio para abrir o carimbo, a luva atrapalha)
:teo_seta_direita: Puxei a aguá com seringa descartável, do copo de agua mineral. Abri o pote, misturei bem a agua com os esporos, voltei pra seringa até ficar homogêneo.
:teo_seta_direita: Bolei a seringa no papel aluminio guardei no ziplock e coloquei na geladeira por 2 dias.

Preparação do Substrato:

:teo_seta_direita:Fervi o milho durante 30 minutos, deixei de molho na panela por 24hrs.
:teo_seta_direita:Lavei o milho em aguá corrente, coloquei o milho em uma bacia com aguá misturado a 2 colheres de agua sanitária por 24hrs.
:teo_seta_direita:Lavei em aguá corrente, coloquei o milho de molho em água com 2 colheres bicarbonato de sódio por mais 24hrs.
:teo_seta_direita:Lavei em aguá corrente, sequei com fralda de pano até não deixar umidade aparente.
:teo_seta_direita:Distribui o milho em potes.
:teo_seta_direita:Esterilizei em panela de pressão por 1 hora. (não encha muito a panela para não entrar água nos potes)
:teo_seta_direita:Depois de fria, abri a panela, retirei os potes, apertei o tampão de papel alumínio na boca do pote.(limpei os potes com pano e o papel alumínio com algodão e álcool)
:teo_seta_direita:Passei fita crepe para prender o tampão na boca do copo. (deve ficar bem lacrado)

Inoculação:

:teo_seta_direita:Passei papel toalha com álcool em todos os potes.
:teo_seta_direita:Flambei a agulha da seringa.
:teo_seta_direita:Fiz 4 furos equidistantes, rente a parede do pote.
:teo_seta_direita: Vedei os furos com fita crepe. (deve ser feito na hora)
:teo_seta_direita:Cobri com mais papel alumínio, coloquei 3 folhas, para não rasgar quando sacudir, passei fita crepe para prender o tampões na boca do copo.
:teo_seta_direita:Guardei os potes dentro de uma caixa térmica com uma garrafa de 2lts e um termômetro indicando 28°C

Cultura Líquida:

:teo_seta_direita:Esterilizei os itens que eu iria usar. (copos e colher)
:teo_seta_direita:Enchi 1/3 do copo com aguá mineral.
:teo_seta_direita:Fervi a aguá antes de misturar com o mel. (mistura melhor com a aguá quente)
:teo_seta_direita:Depositei um pedaço de vidro no fundo copo a fim de facilitar o trabalho quando eu for sugar o micélio com a seringa.
:teo_seta_direita:Esterilizei o copo por fora, e o alumínio usado pra fechar o pote, com álcool.
:teo_seta_direita:Inoculei com uma seringa de esporos.

Bom, esta tudo guardado dentro da caixa térmica(limpa com aguá sanitária e ácool), agora é só deixar a natureza fazer o seu trabalho.:)

Segue algumas fotos:

1.png 2.png 3.png 4.png
5.png 6.png 7.png 8.png
 
Última edição:
Boa Sorte irmão! boas vibrações pro seu cultivo... achei show de bola esses vidros que você arrumou aí. acompanhando :)
 
os os potes que bonitos ficam com esse espaco sobrando pra rolar eles!
show de bola mesmo!
 
:D valeu galera, tem problema se eu olhar os potes todo dia? Olhar sem mover os milhos.

Ae galera, eu tenho um pote aqui, que eu já tinha inoculado, faz 3 dias que apareceu esse micélio, ta aumentando todo dia.

da.png

É micélio mesmo né? Já da pra dar uma sacudida?
 
Última edição por um moderador:
É micélio Raulzito, e está saudável. :)

Não o chacoalhe agora, pois você irá prejudicar totalmente o crescimento do micélio. É necessário esperar mais. Quanto à frequência de observação, creio que o período de 5 dias em ciclo que o Indio citou já é suficiente e não prejudicará o crescimento do fungo.

Parabéns!
 
Ok, vou tentar controlar minha ansiedade e só vou olhar dentro da caixa na próxima quarta feira. Quando eu sei que esta no ponto de chacoalhar o pote?


Obrigado ;)

Paz e Luz!
 
E se tiver outro pote com um pouco de agua no fundo também? Eu tenho que tirar a água?
 
Acho que ele quis dizer que e se outro pote, que não tiver desenvolvido micélio ainda, estiver com água no fundo, o que ele faz...

A bom... :D

Não deve fazer nada também, vai contaminar, certeza. A unica solução viável é tomar mais cuidado da próxima, secando melhor os grãos, por exemplo.

Mas não há motivo para preocupação nenhuma, esse pouquinho de água não vai atrapalhar.
 
Ok, tomarei cuidado, o problema foi que entrou um pouco de aguá na hora que eu fui fazer a ultima esterilização. u.u
 
Raulzito salve,

Eu não sei aonde captei essa informação e nem se faz muito sentido, mas em cultivo em grãos coloquei um pequeno selo de vermiculita esterelizada no microondas em baixo do copo e éla reteve muito bem a água, deu certo no meu caso.

OBS: o selo de vermiculita em baixo do copo tem que ser bem pequeno, pois observei que a vermiculita por algum motivo não colonizou bem como o milho que foi o grão utilizado por mim nessa experiência.

Fiz isso após ter perdido alguns copos de milho por excesso de água dentro. o contaminante ganhou facil do amigo micélio, a água favoreceu em muito para os contaminantes.

é uma dica, deu certo no meu caso, não é uma receita pronta! espero ter ajudado, abração.:)
 
Back
Top