Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Primeiro Cultivo, TKSSS em milho de pipoca.

Diário de cultivo problemático.
Olá pessoal, depois de muito ler, estudar e pesquisar, vou começar meu primeiro cultivo de Cubensis, mais especificamente a strain Thai Koh Samui - Super Strain, vulgo TKSSS. O cultivo será feito com milho de pipoca como substrato e 2 copos com cultura liquida, que usei mel de abelha. Hoje 31/05, vamos dar início a minha jornada, espero que todos acompanhem e enviem suas boas vibrações, se tiver algo a acrescentar, criticar, concordar, ou seja lá o que for... vocês são bem vindos.
Tio Bob cuidando do cultivo.. :fumar: 9.png "Quem não tem colírio, usa óculos escuros."

Preparação da Seringa:

:teo_seta_direita: Esterilizei os itens utilizados com alcool e o local por meio de borrifador com aguá sanitária.
:teo_seta_direita: Abri o carimbo, abri o pote, raspei os esporos para dentro do pote, fechei o carimbo, fechei o pote. (tive dificuldade em separar as 2 pontas do alumínio para abrir o carimbo, a luva atrapalha)
:teo_seta_direita: Puxei a aguá com seringa descartável, do copo de agua mineral. Abri o pote, misturei bem a agua com os esporos, voltei pra seringa até ficar homogêneo.
:teo_seta_direita: Bolei a seringa no papel aluminio guardei no ziplock e coloquei na geladeira por 2 dias.

Preparação do Substrato:

:teo_seta_direita:Fervi o milho durante 30 minutos, deixei de molho na panela por 24hrs.
:teo_seta_direita:Lavei o milho em aguá corrente, coloquei o milho em uma bacia com aguá misturado a 2 colheres de agua sanitária por 24hrs.
:teo_seta_direita:Lavei em aguá corrente, coloquei o milho de molho em água com 2 colheres bicarbonato de sódio por mais 24hrs.
:teo_seta_direita:Lavei em aguá corrente, sequei com fralda de pano até não deixar umidade aparente.
:teo_seta_direita:Distribui o milho em potes.
:teo_seta_direita:Esterilizei em panela de pressão por 1 hora. (não encha muito a panela para não entrar água nos potes)
:teo_seta_direita:Depois de fria, abri a panela, retirei os potes, apertei o tampão de papel alumínio na boca do pote.(limpei os potes com pano e o papel alumínio com algodão e álcool)
:teo_seta_direita:Passei fita crepe para prender o tampão na boca do copo. (deve ficar bem lacrado)

Inoculação:

:teo_seta_direita:Passei papel toalha com álcool em todos os potes.
:teo_seta_direita:Flambei a agulha da seringa.
:teo_seta_direita:Fiz 4 furos equidistantes, rente a parede do pote.
:teo_seta_direita: Vedei os furos com fita crepe. (deve ser feito na hora)
:teo_seta_direita:Cobri com mais papel alumínio, coloquei 3 folhas, para não rasgar quando sacudir, passei fita crepe para prender o tampões na boca do copo.
:teo_seta_direita:Guardei os potes dentro de uma caixa térmica com uma garrafa de 2lts e um termômetro indicando 28°C

Cultura Líquida:

:teo_seta_direita:Esterilizei os itens que eu iria usar. (copos e colher)
:teo_seta_direita:Enchi 1/3 do copo com aguá mineral.
:teo_seta_direita:Fervi a aguá antes de misturar com o mel. (mistura melhor com a aguá quente)
:teo_seta_direita:Depositei um pedaço de vidro no fundo copo a fim de facilitar o trabalho quando eu for sugar o micélio com a seringa.
:teo_seta_direita:Esterilizei o copo por fora, e o alumínio usado pra fechar o pote, com álcool.
:teo_seta_direita:Inoculei com uma seringa de esporos.

Bom, esta tudo guardado dentro da caixa térmica(limpa com aguá sanitária e ácool), agora é só deixar a natureza fazer o seu trabalho.:)

Segue algumas fotos:

1.png 2.png 3.png 4.png
5.png 6.png 7.png 8.png
 
Última edição:
Normal Raul

Sorte pra voçê no próximo diário

Vai na luz!
 
É triste, mas acontece.

Já tem mais experiência pro próximo, só não desanimar.

Cheers :alien:
 
Primeiro cultivo é dificil mesmo! Mas posso te dar umas dicas de como eu fiz e deu certo. Na hora de secar os grãos de milho, eu coloco no escorredor de macarrão e seco com secador de cabelos, heheheeh. Dentro do vidro antes de por o milho, ponho uma colher de sopa de vermiculita. Vai parecer bem seco, mas na hora de esterilizar na panela de pressão, vc vai reparar que depois o vidro fica suado por dentro. e na hora de injetar os esporos com a seringa , coloque bem pouco mesmo, para evitar umidade demais depois. Muita umidade acaba criando bacterias inves de fungos e ai começa a sair um cheiro azedo:huh:
 
Galera, olha o que encontrei ontem!!! Para a minha surpresa me deparei com 2 cogumelos onde enterrei o pote contaminado o/

DSCF7392.JPG DSCF7396.JPG DSCF7397.JPG

Pena que eu não estava esperando por isso, quando vi já estavam sequinhos, agora vou ficar de butuca ;D.. se nascer mais eu posto as fotos pra vocês.. abras

Primeiro cultivo é dificil mesmo! Mas posso te dar umas dicas de como eu fiz e deu certo. Na hora de secar os grãos de milho, eu coloco no escorredor de macarrão e seco com secador de cabelos, heheheeh. Dentro do vidro antes de por o milho, ponho uma colher de sopa de vermiculita. Vai parecer bem seco, mas na hora de esterilizar na panela de pressão, vc vai reparar que depois o vidro fica suado por dentro. e na hora de injetar os esporos com a seringa , coloque bem pouco mesmo, para evitar umidade demais depois. Muita umidade acaba criando bacterias inves de fungos e ai começa a sair um cheiro azedo:huh:
Então SILVIOX, ta saindo bem molhado da panela de pressão, posso abrir pra tentar remover a água? tem alguma técnica pra fazer isso? Menos tempo na panela? fecho a boca do pote com alumínio e fita crep? ou só o alumínio mesmo?

Paz e Luz!
 
Última edição:
Não dá pra ficar trabalhando com o milho depois que esse sai da PP.
O segredo é antes de colocar ele nos vidros, secá-los muito bem mesmo, além do escorredor de macarrão, enrolar o milho em uma toalha de cozinha (pano de copa) limpo e com a força do braço, jogar gravidade nele, vai perceber que vai sair um monte de água ainda. E mesmo assim, na hora da panela de pressão pode entrar água sim nos copos. É uma questão de como está sendo arrumado os copos dentro da panela. Há alguns cultivadores colocando um selo de vermiculita no fundo dos potes, para sugar esse excesso de água.
Secador de cabelo é uma dica nova para mim, nunca testei. Mas, volta a questão da água que entra dentro da panela de pressão.
 
Pois é tupy, os milhos estavam completamente secos, usei um secador de cabelo profissional(by namorada) + fraudas de pano. Ficou impecável, mas quando tirei da panela de pressão, começou a condensar a água dentro do vidro. Não tenho vermiculita, não vende por aqui, já procurei em tudo. É realmente necessário esse ultimo processo de esterilização? Não da pra ser feito de outra maneira? O alumínio na boca do pote deve ficar sem fita?

Qualquer dica/sugestão é bem vinda. Obrigado desde já.
 
Tente então vedar o alumínio com fita ou barbante. E faça somente um futo no tampão, talvez assim, evite de molhar tanto o milho. Talvez você esteja colocando muita água na panela de pressão, assim quanto entra em fervura a água pode entrar pela lateral do copo para dentro dele.
Pular esse processo é perda de tempo, é certo que vai contaminar.
 
O tampão deve estar apenas apertado na boca do pote, isso permite que o vapor gerado circule no interior dos copos com mais facilidade e esterilize os grãos.
É o vapor quente em contato com o grãos que esteriliza.
A dica que você pede é: deixe esfriar totalmente a panela.
Se você abrir a panela ainda quente todo vapor condensa no interior dos copos.
Se depois disso ficar um pouco d'água não tem problema.
Eu uso geladeira frost para secar o milho antes de entrar na panela.:teo_ninja:
 
tupy, obrigado pela dica, mas estou colocando pouca água, o mínimo para não acabar no meio do processo.

Mauricio, faz sentido deixar a panela esfriar totalmente. :bigode: Vou tentar seguir essa dica na próxima.

Thanks! :D
 
tupy, obrigado pela dica, mas estou colocando pouca água, o mínimo para não acabar no meio do processo.

Se quiser por mais água na panela, basta por uma tampa plana ou fora de pizza, dentro da panela de pressão assim os potes ficam num nivel superior.
 
Dae galera, nasceu mais um cogumelinho, alguém sabe me dizer o motivo de estar nascendo tão pequeno? Tem uma garrafa de 2 litros com água enfiada na terra, eu devo jogar mais água será? Alguém poderia me dizer os possíveis motivos para vim desse tamanho? Eu nem vi o chapéu abrir, quando notei que era um cogumelo já estava aberto.

DSCF7410.JPG Sem título.png
 
todas as condições climáticas + a morfologia dele sendo tratada por fungos/bactérias competidores
 
Aqui não chove já faz muito tempo, mais de mês, temperatura bem alta, umidade bem baixa, mas estou aguando praticamente todos os dias, além de por a garrafa de aguá, to pensando que o problema pode ser o local, eu fiz uma mistura de esterco 70% + 20% folhas secas de uma floresta + 10% de terra preta, bem fértil, de floresta também. Fiz tipo de um canteiro com tijolos, mas coloquei a mistura sobre o concreto, pois não há nenhum local com terra no terreno da minha casa. Será que o problema é esse? A falta de contato com o solo? Ou posso continuar tendo esperanças que em breve virá algum fruto maior? Alguma recomendação? Abras e obrigado.
 
Quando se faz um outdoor é a Mãe Natureza quem manda, vai ser muito difícil, por mais que se altere os meios ai, tipo de solo, etc, conseguir o resultado que se espera.
 
Back
Top