Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Primeiro Cultivo - Thai Pink Buffalo - PF TEK

Diário de cultivo problemático.
Saudações!

Venho com muita honra compartilhar meu primeiro cultivo, finalmente estou tendo a possibilidade e o amparo necessário para boas condições de cultivo, conforme desejo há um certo tempo.
É meu primeiro cultivo, seguindo instruções e informações coletadas aqui no fórum e no youtube (canal Esporos no Ar) que me auxiliou na visualização da técnica.

Gratidão a todos aqui presente, muito conhecimento e aprendizado, já consumo cogumelos há certo tempo, mas cultivar meus próprios está sendo mágico, desafiador, mas tenho certeza que muito recompensador! Então só agradeço a toda informação disponível por aqui! Aho!

==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================

STRAIN: Thai Pink Buffalo
PROCEDÊNCIA: carimbo de esporos comprado em loja online

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
(x ) PF TEK (2V + 1FAI + 1A)

Selo com Vermiculita
(x) Sim ( ) Não

GRÃOS:
( ) Milho
( ) Centeio
( ) Trigo
(x) Outro: Arroz Cateto Integral Orgânico

Método de preparação e esterilização do substrato:

Iniciei preparando o ambiente, limpeza intensa e desinfecção da bancada de trabalho com álcool 70.
Separei 6 copos de vidro com a boca mais larga que a base, lavados com clorexidine degermante (detergente hospitalar) e álcool 70.

Triturei 1 + 1/2 copo de arroz cateto integral, optei por realizar o substrato com arroz cateto pois foi a única opção orgânica que encontrei no supermercado onde eu moro, antes de comprar dei uma pesquisada no grupo do Facebook e me deparei com um relato positivo sobre o uso desse arroz, portanto me deixou "segura" de utilizá-lo.

Misturei a farinha de arroz com 2 copos de água filtrada + 4 copos de vermiculita expandida, comprada em casa de jardinagem, obtendo uma mistura não tão úmida mas de forma alguma seca.
Preenchi os copos com a mistura, deixando uma borda de aproximadamente 1cm para realizar o selo de vermiculita. Limpei essa borda com álcool 70 e preenchi com a vermiculita seca.
Cobri com um pedaço de alumínio e vedei com duas camas de fita isolante. Após, cobri com mais duas camadas de alumínio (não vedadas) e coloquei na panela de pressão.

Como minha panela de pressão é pequena, realizei em duas etapas, cada uma com 3 copos. Preenchi o fundo da panela com um pano de prato e coloquei água até a metade da altura dos copos. Após pegar pressão, mantive por 40 minutos cronometrados, em fogo baixo, e desliguei. Verifiquei que foi realizada a esterilização pois coloquei um pedaço de fita crepe usada em esterilização de hospitais, que indica quando a temperatura e pressão adequadas foram atingidas.

Após, armazenei os copos em caixas de isopor, previamente desinfectadas com álcool 70, e deixei esfriar por 24 horas.

Nesse meio tempo, preparei as seringas de esporos, utilizando água destilada esterilizada em copo de vidro, lacrado com papel alumínio e fita isolante, seguindo o mesmo processo dos copos com substrato - 40 minutos na panela de pressão após pegar pressão. Preparei 25ml de água destilada.

As seringas preparei com metade do carimbo de esporos que adquiri (fiquei na dúvida quanto a utilizar metade ou 1/4 do carimbo, mas optei por metade) diluída na água destilada estéril. O carimbo de esporos raspei com lâmina de bisturi estéril, todo ambiente também previamente desinfectado com álcool 70, utilizei luvas cirúrgicas estéreis, diluí bem o conteúdo do carimbo e completei as seringas (duas seringas estéreis de 10ml cada uma) totalizando 20ml.

Mantive essas seringas em geladeira, cobertas com papel alumínio, por 24 horas, para hidratação.

Durante todo procedimento estava com luvas e máscara cirúrgica para evitar contaminação!


-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO: Data 10 / 08 / 20
-------------------------------------------------
(x) Seringa Multiesporos
( ) Cultura Líquida
( ) Outro: _________________

GloverBox?
( ) Sim (x) Não

Para inoculação, tirei as seringas da geladeira e deixei ficar em temperatura ambiente por um tempo, enquanto preparei o ambiente para inoculação, desinfectando com álcool 70 e lisoform.

Peguei os copos de subtrato, retirei as duas camas de papel aluminio que deixei soltas e limpei a superfície com álcool 70.
Limpei minhas mãos e braços com clorexidine degermante e após borrifei álcool 70. Limpei as seringas com álcool 70 por fora

Coloquei luva estéril e máscara e iniciei a inoculação de 0,8ml em cada furo, em quatro furos equidistantes, totalizando 3,2ml por copo. A cada troca de copo eu trocava a agulha, utilizando uma nova agulha estéril, para evitar contaminação cruzada entre os copos.
Após realizar a inoculação em cada copo eu já ia tampando os buracos com fita micropore e colocando novamente as duas camadas de papel alumínio. Fiquei na dúvida se deveria deixar essas duas camadas, ou se deixava apenas na camada com micropore, optei por fazer assim seguindo as instruções do canal Esporos no Ar.

Coloquei os copos incubados em caixa de isopor previamente desinfectada com álcool 70. Montei o circuito com aquecedor de aquário e garrafa de vidro, todos interligados em uma rede que depois posso explicar melhor, pois não fui eu quem montou, mas que conecta ao meu computador e consegue transferir os dados de temperatura e umidade em tempo real para acompanhamento!

Por enquanto está mantendo na faixa de 28-29 graus. Na data que coloquei eles na caixa, a umidade estava em 70%, porém agora está na faixa de 39-40%. Como cobri os copos com mais duas camadas de aluminio, acredito que não estão tendo troca gasosa. porém alguém sabe me informar se devo aumenta a umidade? deixar os copos com o micropore exposto para que haja troca? estou indagada com essa questão.

Não abri mais a caixa! Devo manter fechada por mais vinte dias? estão no escuro total.

Vou postar foto de como distribui eles dentro dela, e de como está por fora, o circuito que capta as informações para mim.

Por enquanto é isso! Na expectativa!

Paz e luz!
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2020-08-12 at 17.48.56.jpeg
    WhatsApp Image 2020-08-12 at 17.48.56.jpeg
    97.3 KB · Visualizações: 36
  • WhatsApp Image 2020-08-12 at 17.48.14.jpeg
    WhatsApp Image 2020-08-12 at 17.48.14.jpeg
    82.8 KB · Visualizações: 34
ANIVERSÁRIO - 04/09/20

Hoje decidi aniversariar meus bolos! :D

Terminei a montagem do terrário, coloquei argila expandida no fundo e cobri com um pouco de água destilada, realizei alguns furos nas laterais da caixa cobertos com micropore na parte interna e externa, além de furos na tampa também.

Mantive o mesmo esquema de termômetro da incubadora, e coloquei um copo com água destilada para o borbulhador.

Limpei uma bandeja plástica com álcool 70 e cobri o fundo com vermiculita hidratada esterilizada por 5 minutos em microondas.

Retirei bolo por bolo e rolei na mesma vermiculita, após distribui os mesmos na bandeja, borrifei água filtrada e salpiquei mais um pouco de vermiculita neles!
Manuseei tudo com luva estéril e com o ambiente limpo e desinfectado também.

O terrário estou deixando em cima de um isopor com Gelotek para abaixar a temperatura, pois aqui na minha cidade beira os 35 graus diariamente.

Mesmo com o gelotek e um cooler dentro, estou tendo certa dificuldade de temperatura, hoje (primeiro dia) se manteve na faixa de 26 graus. Alguém tem alguma dica sobre como posso baixar mais essa temperatura? A umidade está mantendo sem problemas na faixa dos 95%. Estou com receio de ficar colocando gelotek dentro do terrário, pois teria que trocar diversas vezes por dia.

Eu devo abanar para realizar troca gasosa, ou somente o borbulhador já é suficiente?

E outra dúvida que surgiu, eu deveria ter feito dunk já nesse momento, ou somente depois da primeira colheita?

No mais, sigo positiva, aparentemente não há sinais de contaminação! <3
Tudo muito lindo aí cara, estou só no aguardo dos cabeçudos que estão por vir... o dunk antes do aniversário é opcional ao meu ver... contanto que seu bolo nao esteja com uma aparência ressecada, neste caso seria necessário.
Mas tá com uma aparencia bonita aí, pode dar umas 3 abanadas por dia que vai ajudar.
Agora é só aguardar
Parabéns
 
Mesmo com o gelotek e um cooler dentro, estou tendo certa dificuldade de temperatura, hoje (primeiro dia) se manteve na faixa de 26 graus. Alguém tem alguma dica sobre como posso baixar mais essa temperatura?

Alguém deve saber, mas está numa ótima temperatura pra frutificação. Então pode ficar tranquila com esse parâmetro, se não quiser chegar a um número específico.

Eu devo abanar para realizar troca gasosa, ou somente o borbulhador já é suficiente?

Tá aí um lance que eu também queria saber.

O @Salaam`aleik, que fazia uso dos borbulhadores, já manifestou em outro tópico:

Eu mesmo aboli o uso contínuo de compressor de ar, mesmo borbulhando em água, porque deixou meu terrário escorrendo água, porém com o ar seco. Prefiro abanar manualmente, ou deixar o compressor ligado num timer 2x ao dia, quando não estou em casa.

Mas me pergunto se alguém conseguiu achar um set up ideal para borbulhadores.

eu deveria ter feito dunk já nesse momento, ou somente depois da primeira colheita?

Nos últimos 2 anos, eu nunca mais fiz dunk depois de aniversariar, nem com o bolo todo ressecado. Acho que fazer um roll irá ser mais eficaz.

Mas fazer dunk com bolo seco no aniversário é comum e, sim, recomendado. E depois finalize com um roll pra ficar filé. kkk
 
Mesmo com o gelotek e um cooler dentro, estou tendo certa dificuldade de temperatura, hoje (primeiro dia) se manteve na faixa de 26 graus. Alguém tem alguma dica sobre como posso baixar mais essa temperatura?

Como o amigo @ExPoro disse, nessa temperatura frutifica tranquilo. Porém, se você quiser abaixar e manter a temperatura ainda mais fria, pode desenvolver uma base de isopor com papel alumínio e gelo artificial. Da uma olhada na parte TERRÁRIO. Segue o link abaixo.

1° Cultivo - Thai Pink Buffalo - PF TEK
 
Última edição:
ATUALIZAÇÃO

Hoje fazem 06 dias que aniversariei meus bolos, o terrário está se mantendo na temperatura de 25-26 graus, não consegui baixar mais do que isso mesmo fazendo a técnica descrita pelo colega de colocar um isopor abaixo com Gelotek (gelo artificial) e umidade em torno de 95%

Estou abanando duas vezes por dia para troca gasosa, e o borbulhador de ar tenho deixado ligado durante todo período (na dúvida ainda se isso está correto)

Porém agora fui abanar e me deparei com dois bolos potencialmente contaminados, vou acrescentar imagens aqui e vocês podem me dizer se devo descartá-los?
Está um pouco azul, estou com dificuldade para identificar o contaminante, talvez seja cobweb?

Estou com medo de que possa contaminar o terrário inteiro. Alguém pode me dar uma luz quanto ao descarte ou não? Fiquei muito triste!

Obrigada!
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2020-09-10 at 09.06.55.jpeg
    WhatsApp Image 2020-09-10 at 09.06.55.jpeg
    209.3 KB · Visualizações: 34
  • WhatsApp Image 2020-09-10 at 09.06.54 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2020-09-10 at 09.06.54 (1).jpeg
    225.5 KB · Visualizações: 34
  • WhatsApp Image 2020-09-10 at 09.06.54.jpeg
    WhatsApp Image 2020-09-10 at 09.06.54.jpeg
    184.7 KB · Visualizações: 33
ATUALIZAÇÃO

Hoje fazem 06 dias que aniversariei meus bolos, o terrário está se mantendo na temperatura de 25-26 graus, não consegui baixar mais do que isso mesmo fazendo a técnica descrita pelo colega de colocar um isopor abaixo com Gelotek (gelo artificial) e umidade em torno de 95%

Estou abanando duas vezes por dia para troca gasosa, e o borbulhador de ar tenho deixado ligado durante todo período (na dúvida ainda se isso está correto)

Porém agora fui abanar e me deparei com dois bolos potencialmente contaminados, vou acrescentar imagens aqui e vocês podem me dizer se devo descartá-los?
Está um pouco azul, estou com dificuldade para identificar o contaminante, talvez seja cobweb?

Estou com medo de que possa contaminar o terrário inteiro. Alguém pode me dar uma luz quanto ao descarte ou não? Fiquei muito triste!

Obrigada!
Me parece apenas azulamento normal de danos/ressecamento, eu tive problemas com calor aqui também, não usei o isopor e o gelo apesar te achar bem útil ainda pretendo usar no futuro, o que consegui foi trocar o lugar do terrário para um lugar com mais sombra e em contato com uma superfície gelada (granito) durante a tarde, em dois dias que considerei extremos (37°) coloquei alguns gelos de água mineral no fundo do terrário.
 
@absolen_ uma dica é: O borrifador que você borrifa água no terrário deixa ele na geladeira.

O isopor ajuda a conservar a temperatura da água do terrário, porém a água já deve estar gelada. Eu coloco 1 garrafa de 1,5l congelada dentro. Coloco 12:00 mais ou menos e troco por outra quando vejo necessidade. Ontem 1 garrafa aguentou o dia todo e segurou a temperatura entre 23~26 por todo o tempo.
 
Me parece apenas azulamento normal de danos/ressecamento, eu tive problemas com calor aqui também, não usei o isopor e o gelo apesar te achar bem útil ainda pretendo usar no futuro, o que consegui foi trocar o lugar do terrário para um lugar com mais sombra e em contato com uma superfície gelada (granito) durante a tarde, em dois dias que considerei extremos (37°) coloquei alguns gelos de água mineral no fundo do terrário.


Pesquisei o dia inteiro e agora para mim também parece azul normal de danos! Optei por manter no terrário e hoje ainda está com o mesmo aspecto, acredito que não seja contaminação não.

A dificuldade é a temperatura mesmo, mas estou colocando Gelotek e está segurando em 25-26 graus.

Grata pela troca!
@absolen_ uma dica é: O borrifador que você borrifa água no terrário deixa ele na geladeira.

O isopor ajuda a conservar a temperatura da água do terrário, porém a água já deve estar gelada. Eu coloco 1 garrafa de 1,5l congelada dentro. Coloco 12:00 mais ou menos e troco por outra quando vejo necessidade. Ontem 1 garrafa aguentou o dia todo e segurou a temperatura entre 23~26 por todo o tempo.


Genial essa idéia! Gratidão demais mano! Lutando contra a temperatura que chega aos 37 graus fácil aqui! Hahahaha.

Mas acredito que esteja caminhando! Obrigada pela dica!
 
DÚVIDA

Bom dia! Hoje faz 11 dias que eu aniversariei a galera e esse mancha azul que eu citei no ultimo post cresceu um pouco e apareceu nos demais bolos.

A temperatura da cidade chegou a beirar os 37 graus nessa semana, no terrário bateu os 29.5 em alguns dias, tenho colocado gelo artificial em uma base com isopor, fiz um sistema de refrigeração com pastilha e cooler, porém tá muito dificil manter os valores mais baixos do que 26 graus.

Tenho mantido o borbulhador ligado o tempo inteiro. Abro o terrário 3x por dia para abanar para troca gasosa e desde ontem comecei a borrifar água filtrada gelada nos bolos, pois imaginei que esse azulado seria por desidratação e não contaminação.

Alguém consegue me dar alguma luz ou dica? Será que vale a pena eu tirar os bolos do terrário e fazer um dunk?

Lembrando que não saiu nem o primeiro flush ainda...estou pensando em como recuperar os bolos!

Agradeço muito!
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2020-09-15 at 09.52.46 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2020-09-15 at 09.52.46 (1).jpeg
    206.3 KB · Visualizações: 30
  • WhatsApp Image 2020-09-15 at 09.52.43.jpeg
    WhatsApp Image 2020-09-15 at 09.52.43.jpeg
    223 KB · Visualizações: 32
  • WhatsApp Image 2020-09-15 at 09.52.46.jpeg
    WhatsApp Image 2020-09-15 at 09.52.46.jpeg
    223.8 KB · Visualizações: 28
A temperatura da cidade chegou a beirar os 37 graus nessa semana, no terrário bateu os 29.5 em alguns dias, tenho colocado gelo artificial em uma base com isopor, fiz um sistema de refrigeração com pastilha e cooler, porém tá muito dificil manter os valores mais baixos do que 26 graus.

Olá, absolen_,

Tenho uma dica que apliquei em meu terrário para abaixar a temperatura - e funcionou. Borrife água muito gelada nas paredes externas do terrário (do lado, em cima) de meia em meia hora - a partir do momento que a temperatura esteja elevada - que a temperatura irá abaixar. Toma muito o tempo, mas para essa fase de pinagem uma temperatura mais baixa é importante (acredito).

No mais, não se preoucupe. O tempo médio de pinagem é de 14 dias. Vai dar tudo certo!

Abraços!
 
Olá, absolen_,

Tenho uma dica que apliquei em meu terrário para abaixar a temperatura - e funcionou. Borrife água muito gelada nas paredes externas do terrário (do lado, em cima) de meia em meia hora - a partir do momento que a temperatura esteja elevada - que a temperatura irá abaixar. Toma muito o tempo, mas para essa fase de pinagem uma temperatura mais baixa é importante (acredito).

No mais, não se preoucupe. O tempo médio de pinagem é de 14 dias. Vai dar tudo certo!

Abraços!

Irmão, quero agradecer imensamente essa dica de borrifar a água gelada pelo terrário, chegou a baixar para 23 graus, coisa que eu não tinha conseguido até então! Realmente toma tempo, mas funciona, ajudou demais aqui, agora senti que vai!

Vamos ver, li em vários locais que o TPB demora bastante pra sair mesmo, principalmente o primeiro flush, vou atualizando por aqui, mas fico muito grata pela ajuda!
 
Irmão, quero agradecer imensamente essa dica de borrifar a água gelada pelo terrário, chegou a baixar para 23 graus, coisa que eu não tinha conseguido até então! Realmente toma tempo, mas funciona, ajudou demais aqui, agora senti que vai!

Vamos ver, li em vários locais que o TPB demora bastante pra sair mesmo, principalmente o primeiro flush, vou atualizando por aqui, mas fico muito grata pela ajuda!

Por nada, absolen_!

Fico feliz em saber que deu certo! :)
 
Ainda não tinha visto a ideia da água gelada nas paredes dos terrários.

Ideias originais... a área de Diários é realmente o topo das revoluções nos cultivos.

Aliás, por todo o fórum só essa semana foram 3 insights sobre fases diferentes do cultivo feitos por diferentes membros novos.

Cultivadores com anos de experiência podem se beneficiar muito só por acompanharem esses tópicos. É uma constate atualização. E quem já sabe, ainda sempre vai ter o que aprender.
 
Com 2 garrafas de água congelada consigo manter 21°C tranquilo.
Mantenho elas suspendidas no terrário (40x40x160) pra que o ar frio (que é mais denso) não fique só no fundo, resfriando todo o ambiente de cima pra baixo. Essa semana bateu 33°C em SP e dentro da estufa 35°C
1 garrafa de 2L foi pra 25°C
2 garrafas estabilizou (por 4/5 horas) em 21°C (meu parâmetro de fase pré pin)
 
Última edição:
Back
Top