Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro Cultivo: Tazmanianos

Diário de cultivo completo.
Bom Dia!

Finalmente após alguns meses de preparação, dou incio o meu primeiro cultivo. Acabo de produzir minhas primeiras seringas.

Materiais Utilizados:
- Carimbo de esporos tazmanianos
- 5 seringas de 3 ml
- 6 agulhas 30x7
- 2 flaconetes de água destilada
- 1 pote de coleta de urina
- 1 Par de luvas estéreis
- 1 Pacote de gazes estéreis
- Clorexidine
- Lysol
- 1 Caixa plástica
- Película de PVC
- Papel Alumínio

Técnica:
Limpei bem a caixa plástica com um pano úmido e posteriormente apliquei o Lysol puro e deixei agir por 10 minutos com a caixa fechada. Após este tempo, removi a tampa e retirei o excesso do desinfetante. Retirei os materiais da embalagem e os colequei dentro da caixa. Finalmente utilizei a película de PVC para tampar a caixa. Fiz dois buracos na película e obtive uma glovebox rudimentar. :D
Lavei as mãos com clorexidine e calcei as luvas. Sentei numa cadeira e passei minhas mãos através dos furos da película. Preparei as seringas conforme o preconizado em outros posts aqui do forum.

Intercorrências:
Ao abrir o carimbo, percebi que havia muitos esporos soltos. Coloquei-os no pote sem precisar raspar o carimbo.
Também coloquei um pouco mais de água do que planejava, queria fazer 4 seringas, isto resultou na quinta seringa.

Após terminado o processo, embrulhei as seringas em papel alumínio e as coloque em local seguro, protegitas da luz. ;)
Photo_041107_002.jpgPhoto_041107_003.jpgPhoto_041107_004.jpgPhoto_041107_005.jpg

Engenhoca interessante!!!!
Estamos na torcida!!!
ABraço e boa sorte!!:pos:

Parabéns pela criatividade na construção da Glovebox! Ficou muito boa... Realmente a esterilização é tudo... vale a pena investir nela.

... também estou no meu primeiro cultivo... estou utilizando milho. Qual o substrato que você vai usar: Bolos PF ou milho?

Boa sorte Marmita!

Meu primeiro cultivo também foi com Tasmanianos.

Essa raça tem um crescimento rápido de micélio.

Quando os bolos (ou casings) forem p o terrário recomendo manter a temperatura por volta dos 22ºC. Notei que entre 21 e 23ºC há maior pinagem e crescimento acelerado dos cogumelos. Alguém me corrija se estiver errado.

Good vibes!

Seria mais eficiente se tivesse deixado o Lysol com um bico de spray do lado de dentro. Assim o ar do interior e tudo mais ficaria mais limpo, mas acho que seria difícil de manipular pelo tamanho da caixa.

Veleu pala força, rapaziada!

Vou utilizar a receita PF com sementes para pássaros.

Até mais!

Manda ver marmitraxxx!!!!

Tô contigo nessa pro que precisar!

Abração!

interessante a glovebox rudimentar ^^
me deu um brilho a mais nas minhas idéias de esterilazação

parabéns Marmitraxx

Fala XXX, o devorador de marmitas!!!!

Belo início de cultivo, deu pra perceber que vc estudou bastante, e aplica a técnica.

Prepare seu substrato para o bolo PF, enriquece a FAI com níguer e linhaça, acho que é isso que vc projeta.

Muito cuidado com a adição de água, melhor substrato mais seco, do que com umidade em excesso. Essa receita vai lhe render belos exemplares.

Muito cuidado tb durante a esterilização, pra não entrar água nos copos.

Estamos torcendo pelo cultivo!!!

paz e luz!

Boa tarde!

Hoje levantei cedo para começar a preparar o substrato! Comecei fervendo as sementes para pássaros enriquecidas com niger conforme orenta a receita disponível na biblioteca. Opós os 30 minutos de fervura, coloquei as semente no esocorredor de arroz. Lá elas permaneceram por mais 30 minutos, tempo que utilizei para moer o arroz integral. Juntei a farinha de arroz com a vermiculita e adicionei uma pequena quantidade da água que escorreu das sementes. Em seguida, adicionei as sementes à mistura.

Preparei os copos com 0,5 cm de vermiculita úmida no fundo e 1,0 cm de sele de vermiculita. Tampei com pedaços de papel alumínio e os colei com fita crepe para autoclave. Também fiz uma cruz com fita crepe na tampa para facilitar a inoculação. Levei os copos para a panela de pressão. O tempo de pressão foi de aproximadamente 30 minutos.

Montei novamente minha clovebox para fazer a inoculação. Limpei bem as tampas com sulução de água sanitária e troquei as agulhas das seringas. Tudo transcorreu sem nenhuma intercorrênicia.

Para encubadora escolhi um modelo semalhante ao simple mind apresentado no www.shroomery.org . Utilizei as ventosas do aquecedor totalmente submercível pra fixar as 2 bacias. Ajustei a temperatura par 28 graus.
Photo_041207_001.jpgPhoto_041207_003.jpgPhoto_041207_004.jpgPhoto_041207_005.jpgPhoto_041207_006.jpg

Conte conosco, estamos aki sempre mandando boas vibrações!

Que dê tudo certo! :)

Muito bom improviso:pos:, agora so falta acompanhar o crescimento.......made fotos

QUE BOM IRMAO... ESTAMOS JUNTOS COM VC.......:pos:

O difícil é segurar a ansiedade de olhar. Vou esperar pelo menos mais um dia pra dar a primeira olhadela.

Acabei ajustando o termostato para 30 graus, a incubadora está na área de serviço e hoje o tempo está um pouco frio. Quando ajustado em 28 graus, a água ficava com a temperatura um pouco mais baixa.

Vamos que vamos.

É isso aí cara. tudo feito dentro dos conformes. Esperamos resultados positivos. Aguarde pelo menos 4 dias depois da inoculação, quanto menos mexer melhor. Eu também sou bastante ancioso e perdi 2 cultivos por isso. Um abraço.

Bom dia!

Quatro dias após a inoculação não resisti, fui dar uma olhada nos potes. Fiquei um pouco decepcionado pois apenas 2 potes, eu acho, apresentavam sinais do crescimento do micélio - dois pontinhos bem pequenos.

Bem vou ter que ter mais paciência... como já dizia alguém aqui do fórum: O micélio não é seu escravo.

Tenham uma boa semana!
Photo_041607_001.jpgPhoto_041607_002.jpg

Boa tarde!

Hoje levantei cedo para começar a preparar o substrato! Comecei fervendo as sementes para pássaros enriquecidas com niger conforme orenta a receita disponível na biblioteca. Opós os 30 minutos de fervura, coloquei as semente no esocorredor de arroz. Lá elas permaneceram por mais 30 minutos, tempo que utilizei para moer o arroz integral. Juntei a farinha de arroz com a vermiculita e adicionei uma pequena quantidade da água que escorreu das sementes. Em seguida, adicionei as sementes à mistura.

Tudo transcorreu sem nenhuma intercorrênicia.

Fala Marmitraxxx

Vc cozinhou que sementes para pássaros? niguer, linhaça... ou algo mais? alpiste... painço??? Fervendo... isso não virou uma papa? como procedeu?

qual as quantidades, usadas na sua receita, de todos componentes... lembra?

segue firme!!!

Olá, Sir MuiLok

Muito bem, usei uma mistura para pássaros com várias sementes: painço, linnhaça, alpiste, etc e adicionei um pouco de niger. O tempo de fervura foi de aproximadamente 30 minutos. As sementes ficaram mais macias, porém não virou uma papa... longe disso. A água que escorreu era bem viscosa, sendo que eu a utilizei misturada com água mineral para umidecer a vermiculita e a farinha de arroz. Esta achei que ficou um pouco mais fina do que eu queria. A proporção da mistura foi de 1 mediada de farinha de arroz, 1 de vermiculita e 2 de semente para pássaros, sem nenhum outro aditivo. Colequei nos copos e coloquei o papel alumínio por cima (2 folhas) e fechei com fita crepe para auto-clave. Esterilizei na pressão por 40 minutos, sendo que a fita ficou marcada (esterilização OK)

O que vem acontecendo é que as vezes o termometro da água marca 31 graus (ajustei o termostato para 30). Se ajusto para 28, ele a água fica em 27. Não tem como colocar em 29. Como a temperatura está mais amena, principalmente á noite, optei por deixar em 30 graus.

É isso!

Obrigado pelo interesse e pela força.

Abraxxx!

Fala marmitraxxx

Não sei não, mas acho que seu bolo ficou compactado

As sementes fervidas geram uma gosma muito pegajosa.

A farinha de arroz muito fina é um problema também.

E a água que sobrou da fervura das sementes usada para umidecer a vermiculita vai fazer um grude.

Torço que não aconteça, mas esses bolos vão demorar a colonizar.

Se concluir a colonização melhor quebrá-los para fazer casing.

Se sobrou seringa com esporos, inocule um pote de milho, para acompanhar o desenvolvimento.

Sucesso

Back