Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro Cultivo: Tazmanianos

Diário de cultivo completo.
Bom Dia!

Finalmente após alguns meses de preparação, dou incio o meu primeiro cultivo. Acabo de produzir minhas primeiras seringas.

Materiais Utilizados:
- Carimbo de esporos tazmanianos
- 5 seringas de 3 ml
- 6 agulhas 30x7
- 2 flaconetes de água destilada
- 1 pote de coleta de urina
- 1 Par de luvas estéreis
- 1 Pacote de gazes estéreis
- Clorexidine
- Lysol
- 1 Caixa plástica
- Película de PVC
- Papel Alumínio

Técnica:
Limpei bem a caixa plástica com um pano úmido e posteriormente apliquei o Lysol puro e deixei agir por 10 minutos com a caixa fechada. Após este tempo, removi a tampa e retirei o excesso do desinfetante. Retirei os materiais da embalagem e os colequei dentro da caixa. Finalmente utilizei a película de PVC para tampar a caixa. Fiz dois buracos na película e obtive uma glovebox rudimentar. :D
Lavei as mãos com clorexidine e calcei as luvas. Sentei numa cadeira e passei minhas mãos através dos furos da película. Preparei as seringas conforme o preconizado em outros posts aqui do forum.

Intercorrências:
Ao abrir o carimbo, percebi que havia muitos esporos soltos. Coloquei-os no pote sem precisar raspar o carimbo.
Também coloquei um pouco mais de água do que planejava, queria fazer 4 seringas, isto resultou na quinta seringa.

Após terminado o processo, embrulhei as seringas em papel alumínio e as coloque em local seguro, protegitas da luz. ;)
Photo_041107_002.jpgPhoto_041107_003.jpgPhoto_041107_004.jpgPhoto_041107_005.jpg
 
Massa, Mauricio!

Sobraram 2 seringas, vou preparar uns copos com milho nesse semana.

Valeu pela dica!
 
É importante que os bolos fiquem mais secos (essa aprendi casa do Maurício).

Quando utilizo sementes de pássaros fervidas não uso arroz moído, no máximo dou uma leve triturada.

Para controlar a umidade misturo substrato para mudas*, até obter a textura ideal, ou seja, sem estar grudento ou muito molhado.

Tem dado certo!

*composição: vermiculita, cascas processadas e fibra de coco.
 
Valeu pela dica, TapyKala!

Hoje ajustei o termostato novamente. Parece que agora estou conseguindo manter a água de incubadora na temperatura ideal.

Vou começar a preparar o milho.

Até mais!
 
Bom dia!

Quatro dias após a inoculação não resisti, fui dar uma olhada nos potes. Fiquei um pouco decepcionado pois apenas 2 potes, eu acho, apresentavam sinais do crescimento do micélio - dois pontinhos bem pequenos.

Bem vou ter que ter mais paciência... como já dizia alguém aqui do fórum: O micélio não é seu escravo.

Tenham uma boa semana!


Olha só, vou te dizer uma coisa, pela receita que você fez, FAI + Sementes, demora muito pra colonizar tudo. Aqui foi cerca de dois meses até a colonização total. Segundo contra, com essa fórmula não é bom para se fazer casings, então pense nisso, nesse caso a melhor frutificação será mesmo em bolos. Um abraço.(Dizem que para bolos nascem muito mais cogumelos.)
 
Buenos dias!

Depois de mais 2 dias de incubação, não resisti e fui checar novamente o andamento da colonização. Retirei a blusa do vovô que fica sobre os potes na incubadora para manter o calor e... que bela surpresa! O micélio resolveu crescer, devagar, é claro! Mas cresceu! Principalmente no local onde foram feitas a inoculações.

Não sei, mas acho que aquele ajuste no termostato ajudou.

Seguem em anexo algumas fotos... ruinzinhas, mas é o que deu pra fazer.

Deixo um grande abraço à comunidade cogumelística.

PS: Também estou preparando o milho.
Photo_041807_001.jpgPhoto_041807_002.jpgPhoto_041807_003.jpg
 
marmitrax:
sua camera tem um ajuste chamado MACRO, utilize ele E UMA FOLHA DE PAPEL BRANCO ATRÀS DO POTE na hora que for bater suas fotos.
a resoluçao é ENORME e o foco nulo.
nao consigo ver nada ae no seu pote. só na thumbnail(miniatura).

se nao tiver conseguindo firmar o foco, use um mini tripé e espere a luz verdinha acender.
senao nao podemos ver e enviar good vibes pra matrix DIRECIONADAS.
 
Concordo com o Boca, se for tremedeira, só um pingão pra amenizar. kkkkkkk
Valeu mano, estou na torcida pelo seu cultivo.
 
Boa tarde!

Pois é, faz alguns dias que não apareço para postar o andamento do meu cultivo. As fotos novamente não ficaram boas apesar das dicas do Boca. Tomei até umazinha mas fica difícil porque as fotos são tiradas pela câmera do palm que não tem muitos recursos. Parece que a colonização dos bolos está indo bem. Alguns estão indo mais rápido. Só uma coisa me preocupou um pouco: algumas regiões ficaram um pouco amareladas, mas parece que essa cor vem de algumas sementes que são mais marrons.

Também inoculei dois potes com milho de pipoca que foram preparados da seguinte maneira:
- Molho em água fervida por cerca de 32 horas
- Retirada a primeira água e feita uma fervura de 10 minutos
- Escorrido o milho por 30 minutos e guardado por cerca de 40 horas
- Esterilização em panela de pressão por 1 hora.
- Inoculados 3 mL em cada pote (20/04/07)
- Incubados a uma temperatura de 30 graus

Hoje observei os primeiros sinais de crescimento nos potes de milho.

Inté!
Photo_042507_002.jpgPhoto_042507_003.jpgPhoto_042507_005.jpgPhoto_042507_007.jpg
 
Bela colonização meu amigo, o meu aqui com sementes me deu canseira. Legal, prepare o terrário que em breve teremos aniversariantes. Estude bastante, escolha as técnicas, aplique-as e então, terá sucesso. Good vibes for you man.
 
Bom dia, rapaziada!

Já vou começar a preparar o terrário.

Estou com 5 potes com FAI + sementes de pássaros em processo de colonização. Estava na dúvida entre fazer casing e aniversariar. Decidi que vou fazer os 2 e ver qual dará melhores resultados.

Pros bolos pretendo fazer um cold shock antes de mandá-los pro terrário. Agora pros casings ainda estou com um pouco de dúvida. Depois de preparado coloco direto no terrário? Deixo incubando até ver o micélio sobre o casing? Incubo e faço cold shock? Faço apenas cold shock? O que me parece é que o pessoal tem colocado a marmita direto no terrário. :confused:

Até a próxima e mais uma vez, obrigado pelos incentivos!

Abraxxx!
 
Boa tarde!

Muito bem, com os 2 bolos menores (em copinhos de geléia) completamente colonizado, resolvi preparar um casing.

Estrelezei uma marmita de alumínio no forno convencional junto com um garfo por cerca de 1h e 20 min... hehehe... esses 20 minutos a mais foram por eu esquecer o que eu estava fazendo. Para o substrato do casing usei apenas vermiculita esterelizada no microondas (7 minutos). Deixei tudo esfriando durante umas 6 horas.

Coloquei os bolos dentro de um ziplock e os quebrei. Coloquei a primeira camada de vermiculita (0,5 cm), o micélio cobri com a segunda camada (0,5 cm). Tampei com 2 folhas da papel alumínio e levei à encubadora por 36 horas. Retirei a marmita da encubadora e pus na geladeira, onde ela permaneceu por umas 8 horas. Retirei o papel alumínio, já havia micélio sobre o casinga... um pouco mais que eu esperava. Mandei a marmita pro terrário.

Terrário em composto por uma caixa plática com papel contact preto na lateral, argila espandida no fundo, um recepiente com água para o aquecedor e 2 bombas de ar.

Um abraxxx e até a próxima!
Photo_042907_002.jpgPhoto_042907_003.jpgPhoto_042907_004.jpgPhoto_050107_001.jpg
 
OTimo velhinho!!!
parece qeu tudo anda bem.
quando abriu os potes que tinham manchas amareladas sentiu um certo cheiro de CHULÈ?
esse "corrimento" amarelado eh MUITO enigmatico, tive ele em alguns copos tb, que acabaram desenvolvendo mais tarde VERTICULLUM, e em outros (principalmente quansdo utilizado graos inteiros no preparo) nao desenvolveram contaminante algum.
mantenha-nos informados e ae vvai uma coisa que eu nao mando faz TEMPO:
\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/:eek:OHHHHHHHHHMMMM:eek::(:eek::)
best pination acelerational vibes recreational clubs social com leite.:D
 
Vibrações recebidas e repassadas diretamente para o terrário! ;)

Quando abri os copos não senti nenhum cheiro de chulé, muito pelo contrário, o cheiro era suave, delicado... mágico... :eek:
 
Boa tarde!

Nenhum sinal de cogumelo no casing ainda... estou sossegado pois acho que eles andam meio pregriçosos. Não vi nenhum sinal de contaminação, o terrário está com bastante umidade, recebendo oxigenio de 2 bombas e luz ambiente.

Hoje aniversariei o primeiro bolo de FAI+sementes pois só agora ficou totalmente colonizado. Fiz um cold shock de umas 8 h antes de colocar no terrário.

Abraxxx e até a próxima!
 
Segue Firme Marmitex!!!!

Tudo certinho kara, parabéns!!! Em breve o gnomo da frutificação passa por aí!!!

Mantenha os parâmetros do terrário, de olho na umidade, e evita de abrir a toda hora.

Sucesso!! Para o alto e avante!!!:eek: :cool:
 
Excelente cultivo!

Cara ja se passaram quanto tempo desde a inoculação? Todos os bolos colonizaram uniformemente?


Não esqueça de postar quando os cogus frutificarem!

Abraço!
 
Back
Top