Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Primeiro cultivo, será? B+

Diário de cultivo problemático.
Fala galera do fórum, depois de meses de enrolação encontrei uma seringa de B+ em promoção e estou esperando chegar, abri o diário antes como recomendado para expor minha preparação e já ganhar umas dicas de antemão.

Vou usar 4 copos americanos, vermiculita (um pouco mais grossa que o normal, comprei em uma loja que vende para saches perfumados, e farinha de arroz integral (não orgânico, uma pena, tenho um liquidificador safado que moeu um copo americano com custo, mas aparentemente deixar a farinha um pouco mais grossa não é de todo ruim, certo?).

O time do selo de vermiculita me ganhou, como tenho em grande quantidade vou fazer, vai que melhora minhas chances.

Agora meu maior medo é na inoculação. Estava pensando em algum modelo mais simples de glovebox pra diminuir os riscos, ou usar um isqueiro perto de um lugar fechado (estava pensando numa estante de um armário que tenho) para o momento mais crítico do processo.

Para a incubação tenho um isopor que há muito tempo guardava um belo peixe no gelo, mas acho ele muito grande, estou pensando em deixar dentro de um isopor menorzinho em algum lugar quieto. Estou no interior paulista, perto do centro geográfico do estado, quem conhece sabe como a região é quente, acho que não vou ter maiores problemas.

Agora o último problema, hahahaha, o temido terrário.
Estou pensando em usar o método mais simples da garrafa PET, mas parece que é só uma gambiarra por pessoal que tá começando, como vai demorar, acho que podia investir mais tempo nele. Tenho acesso fácil a argila expandida, vai ser devidamente usada.

Se puderem me dar dicas, ficaria agradecido :D, torcendo pra tudo dê certo

Fala galera do fórum, depois de meses de enrolação encontrei uma seringa de B+ em promoção e estou esperando chegar, abri o diário antes como recomendado para expor minha preparação e já ganhar umas dicas de antemão.

Vou usar 4 copos americanos, vermiculita (um pouco mais grossa que o normal, comprei em uma loja que vende para saches perfumados, e farinha de arroz integral (não orgânico, uma pena, tenho um liquidificador safado que moeu um copo americano com custo, mas aparentemente deixar a farinha um pouco mais grossa não é de todo ruim, certo?).

O time do selo de vermiculita me ganhou, como tenho em grande quantidade vou fazer, vai que melhora minhas chances.

Agora meu maior medo é na inoculação. Estava pensando em algum modelo mais simples de glovebox pra diminuir os riscos, ou usar um isqueiro perto de um lugar fechado (estava pensando numa estante de um armário que tenho) para o momento mais crítico do processo.

Para a incubação tenho um isopor que há muito tempo guardava um belo peixe no gelo, mas acho ele muito grande, estou pensando em deixar dentro de um isopor menorzinho em algum lugar quieto. Estou no interior paulista, perto do centro geográfico do estado, quem conhece sabe como a região é quente, acho que não vou ter maiores problemas.

Agora o último problema, hahahaha, o temido terrário.
Estou pensando em usar o método mais simples da garrafa PET, mas parece que é só uma gambiarra por pessoal que tá começando, como vai demorar, acho que podia investir mais tempo nele. Tenho acesso fácil a argila expandida, vai ser devidamente usada.

Se puderem me dar dicas, ficaria agradecido :D, torcendo pra tudo dê certo

Eu prefiro fazer a inoculação em cima de bocas acesas de fogão ou na frente de um forno elétrico ligado, a caixa querendo ou não, dificulta um pouco a movimentação do cara .

Gostei da SAB/Glovebox para fazer as seringas, mas se tu vais comprar uma seringa eu acho a SAB dispensável.

Se quiser compre uma caixa pra usar de terrário (Não precisa fazer furos pra usar de terrário) e faça como o link abaixo:

Tutorial - Glovebox sem trucidar uma caixa novinha e preparação da minha área de trabalho

São dois coelhos com uma machadada só.

tenho um liquidificador safado que moeu um copo americano com custo, mas aparentemente deixar a farinha um pouco mais grossa não é de todo ruim, certo?

Não. O ideal é o mais perto de farinha possível, mas até mesmo grãos inteiros dão bons cultivos. Mas quanto mais farinhado, mais fácil pro micélio absorver os nutrientes. No entanto, na hora da PP de qualquer forma o arroz é cozinho lá dentro dos copos. :coffee:

Estava pensando em algum modelo mais simples de glovebox pra diminuir os riscos, ou usar um isqueiro perto de um lugar fechado (estava pensando numa estante de um armário que tenho) para o momento mais crítico do processo

Ao invés de um isqueiro, usa então a boca do fogão :teo_seta_direita: Diário Completo #1 - Ciclo de Vida Cool Bensis - TKSSS em PF Tek - 9º Cultivo (vide primeira postagem).

Estou pensando em usar o método mais simples da garrafa PET, mas parece que é só uma gambiarra por pessoal que tá começando, como vai demorar, acho que podia investir mais tempo nele.

Bem, parece com um dos meus cultivos então. :p Dá uma olhada no meu Diário Completo #1 na etapa sobre preparo e montagem dos terrários de Pet como faço, pode lhe ajudar, além do tutorial básico das Pets (Terrário de Garrafa Pet!). (:

Uma coisa que estou aprendendo no cultivo de cubenses é a paciência, uma coisa de cada vez. Nesse mundo frenético é difícil, 40 minutos pra chegar uma pizza é um absurdo.
Os cogus irão lhe mostrar que o tempo deve ser apreciado aos poucos pois se tudo der errado a experiência será adquirida. Agora se vc pediu sua seringa de esporos no CMS, pode entrar no modo hibernar.

Eu prefiro fazer a inoculação em cima de bocas acesas de fogão ou na frente de um forno elétrico ligado, a caixa querendo ou não, dificulta um pouco a movimentação do cara .

Gostei da SAB/Glovebox para fazer as seringas, mas se tu vais comprar uma seringa eu acho a SAB dispensável.

Se quiser compre uma caixa pra usar de terrário (Não precisa fazer furos pra usar de terrário) e faça como o link abaixo:

Tutorial - Glovebox sem trucidar uma caixa novinha e preparação da minha área de trabalho

São dois coelhos com uma machadada só.
~

É verdade, achei a ideia do fogão bem interessante, acho que vou fazer desse jeito.

Não. O ideal é o mais perto de farinha possível, mas até mesmo grãos inteiros dão bons cultivos. Mas quanto mais farinhado, mais fácil pro micélio absorver os nutrientes. No entanto, na hora da PP de qualquer forma o arroz é cozinho lá dentro dos copos. :coffee:

Ao invés de um isqueiro, usa então a boca do fogão :teo_seta_direita: Diário Completo #1 - Ciclo de Vida Cool Bensis - TKSSS em PF Tek - 9º Cultivo (vide primeira postagem).

Bem, parece com um dos meus cultivos então. :p Dá uma olhada no meu Diário Completo #1 na etapa sobre preparo e montagem dos terrários de Pet como faço, pode lhe ajudar, além do tutorial básico das Pets (Terrário de Garrafa Pet!). (:

Acho que compensa dar mais uma moída pra garantir o crescimento mais rápido do micélio então. Inclusive, alguma vez alguém já testou a velocidade de crescimento do micélio em função do tamanho dos grãos de arroz? Parece uma análise interessante. Vou fazer na boca do fogão, a ideia é boa mesmo. Vou dar uma lida, parece um diário bem completo.

Uma coisa que estou aprendendo no cultivo de cubenses é a paciência, uma coisa de cada vez. Nesse mundo frenético é difícil, 40 minutos pra chegar uma pizza é um absurdo.
Os cogus irão lhe mostrar que o tempo deve ser apreciado aos poucos pois se tudo der errado a experiência será adquirida. Agora se vc pediu sua seringa de esporos no CMS, pode entrar no modo hibernar.

Acertou em cheio, achei que ia ser rápida a entrega, parece que estou enganado hahahahaha

Vlw pelas dicas galera, acho a ideia do fórum sensacional, e essa comunidade forte é muito boa.
To aqui pra aprender, to aceitando sugestões :D

Inclusive, alguma vez alguém já testou a velocidade de crescimento do micélio em função do tamanho dos grãos de arroz?

Acho que é a observação prática mesmo da galera e também com base na receita original, em que os testes devem ter sido melhor feitos pelo professor PF. :)

Puxando o banco e acompanhando daqui. Acho que @Magafafo já está em boa companhia sobre as dúvidas.

Já que terá tempo até o aniversário dos bolos, poderia investir em uma caixa de isopor como terrário. Seria uma solução ideal para o fator calor por ser um isolante térmico.

O meu primeiro eu pedi no CMS um strain de de MDK no dia 23/03/17, e até agora nada. Mas pelo o que eu vi no face, o cara é enrolado mas entrega, esperamos.
Puts, esperemos juntos então. O pagamento já foi confirmado no dia 07/04, torcendo pra chegar logo.

Acho que é a observação prática mesmo da galera e também com base na receita original, em que os testes devem ter sido melhor feitos pelo professor PF. :)
Sou um fã de carteirinha do método científico, inclusive esses tipos específicos de pesquisa são um ganho imenso pro nosso conhecimento. Uma das minhas pesquisas na faculdade diz respeito a germinação de grãos variando condições como temperatura e umidade, a diferença que essas condições trazem ao processo são enormes. Mas claro que não é uma das minhas preocupações imediatas, estou só começando, talvez num próximo diário eu faça alguns testes :D.

Puxando o banco e acompanhando daqui. Acho que @Magafafo já está em boa companhia sobre as dúvidas.

Já que terá tempo até o aniversário dos bolos, poderia investir em uma caixa de isopor como terrário. Seria uma solução ideal para o fator calor por ser um isolante térmico.
Também achei o apoio da galera sensacional parceiro.
Sobre o terrário, eu tenho um isopor que acho excessivamente grande para o serviço (a altura são 18cm, o que acho que vai ser pouco, a largura é 80 cm, o que acho muito). Inclusive eu precisaria dar um jeito de inserir iluminação no isopor e uma maneira de troca gasosa.
Mas claro, não é algo muito absurdo, nada que um cooler velho e uns leds não resolvam. Será que esse tamanho de caixa funciona? É bem tampado, mas acho a altura um grande empecilho.

Estou pensando em deixar durante o período de incubação em uma geladeira velha que tenho, é bem fechada e tal. Será que não vou aumentar o risco de contaminação? Ela está sempre desligada. Se aumentar os riscos, deixarei no isopor que é mais fácil dar uma higienizada.

Eaii colega @Magafafo , cara, acho que esse isopor não vai ser muito eficiente por causa dessa altura, primeiro, por causa da troca de ar, normalmente são feitos sequencias de furos, alguns mais abaixo, na altura dos bolos, e outros, mais no topo da caixa, a diferença entre a altura dos furos incentiva a troca dos gases, pois o gás carbônico é ligeiramente mais pesado que o oxigênio, então, não ter um terrário com altura apropriada dificulta um pouco as tais trocas gasosas, muito importantes para o crescimento dos cogus; segundo, que uma caixa tão baixa vai impedir o crescimento dos cogumelos maiores que poderão se formar em seus bolos, pois começarão a tocar o teto da caixa. Uma boa opção de baixo custo é fazer o terrário em um balde!! Vários diários de cultivos se utilizaram deste tipo de terrário e foram muito bem sucedidos!!

Acredito que não tenha muitos problemas em coloca-los para incubação nessa geladeira, desde que estejam dentro de outro recipiente, pode ser de plastico, para reduzir o contato com o ambiente externo.

Que essa seringa chegue logo pra começar seus cultivos, abraços!

Eaii colega @Magafafo , cara, acho que esse isopor não vai ser muito eficiente por causa dessa altura, primeiro, por causa da troca de ar, normalmente são feitos sequencias de furos, alguns mais abaixo, na altura dos bolos, e outros, mais no topo da caixa, a diferença entre a altura dos furos incentiva a troca dos gases, pois o gás carbônico é ligeiramente mais pesado que o oxigênio, então, não ter um terrário com altura apropriada dificulta um pouco as tais trocas gasosas, muito importantes para o crescimento dos cogus; segundo, que uma caixa tão baixa vai impedir o crescimento dos cogumelos maiores que poderão se formar em seus bolos, pois começarão a tocar o teto da caixa. Uma boa opção de baixo custo é fazer o terrário em um balde!! Vários diários de cultivos se utilizaram deste tipo de terrário e foram muito bem sucedidos!!

Acredito que não tenha muitos problemas em coloca-los para incubação nessa geladeira, desde que estejam dentro de outro recipiente, pode ser de plastico, para reduzir o contato com o ambiente externo.

Que essa seringa chegue logo pra começar seus cultivos, abraços!
Acho que um balde vai dar conta do recado então, vi recentemente um vídeo que de um cara montando um.
Uma coisa que eu não esperava é que talvez eu possa controlar as condições de umidade e temperatura do cultivo, um amigo comprou alguns sensores e controladores e está disposto a ajudar. Será que vou ter uma produtividade boa desse jeito? Parece que tenho tudo pra fazer um bom primeiro cultivo. Tem algumas dicas de como usar?

Acerca da troca gasosa, gostaria de indicar a leitura do salutar e fundamental tópico O CO2 se acumula no fundo do terrário? E no terrário em geral? E outras questões sobre a troca de ar. :coffee:
Pelo que entendi os furos são fundamentais, mas não dispensam uma boa abanada pra tirar o CO2, anotado.

Eu fiquei receoso agora que percebi que o último contato da loja no facebook foi há 4 meses. Será que parou de funcionar? Alguém recebeu uma encomenda deles esse ano? Tava todo empolgado em começar antes da Páscoa, inocência minha hahahahaha

Eu fiquei receoso agora que percebi que o último contato da loja no facebook foi há 4 meses. Será que parou de funcionar? Alguém recebeu uma encomenda deles esse ano? Tava todo empolgado em começar antes da Páscoa, inocência minha hahahahaha

Fiz pagamento pelo pagseguro porém perdi o prazo de reembolso, o email foi pra pasta de spam, mas entrei com disputa pra ver se pelo menos recebo o produto.

Fiz pagamento pelo pagseguro porém perdi o prazo de reembolso, o email foi pra pasta de spam, mas entrei com disputa pra ver se pelo menos recebo o produto.[/QUOTE]

Depois de tanto drama pra conseguir encontrar parece que me ferrei então, já dei um toque no mercadopago pra pegar de volta pelo menos a grana.

Então eu volto pra história dos esporos, puts, tava tão empolgado achando que ia chegar logo hahahahaha

Última edição por um moderador:
Agora que estou cheio de postagens nesse fórum (finalmente :D) o meu problema dos esporos está resolvido e o hiatus de um mês vai ser quebrado.

Porém agora enfrento outro problema, até meus controladores chineses do Arduíno chegarem (devem demorar uns meses) estou a mercê do tempo. E pensa numa época fria pra São Paulo (o estado), vou precisar dar um jeito de elevar a temperatura, já que a temperatura está variando de 14~24 ºC, o que mesmo na hora mais quente ainda é frio.

Será que em cima da geladeira a temperatura é alta o suficiente? Ou tenho outra forma barata de resolver esse problema?

Hoje tá fazendo 18ºC em SP e encima da geladeira está marcando 24ºC. Pra mim está salvando, os meus bolos estão quase 100% colonizados após 30 dias. E não estressa os micélios.

Agora que vou ter que confeccionar as seringa estava pensando numa glovebox. Será que com uma caixa de papelão, luvas, umas fitas e plástico filme não dou conta?

Agora que vou ter que confeccionar as seringa estava pensando numa glovebox. Será que com uma caixa de papelão, luvas, umas fitas e plástico filme não dou conta?

Eu já vi cultivos que usaram caixa de papelão como glove box, eu prefiro a manipulação em frente a boca do forno por questões de mobilidade, até agora não tive problemas de contaminação.

Finalmente meu cultivo começou, meus carimbos acabaram de chegar.

Strain: Puerto Rican
Procedência: @sheroomeroon me mandou carimbos lindos :D

Substrato
2 de vermiculita ( grossa demais, uma que é usada em sachês)
1 de água mineral
1 de arroz em uma farinha mais grossa

O selo foi feito com uma camada bem fina de vermiculita seca (o suficiente para não aparecer mais vermiculita molhada).

Duas camadas de papel alumínio foram aplicadas nos copos, presas com pressão.

Seringas
Limpei a tampa de alumínio com uma solução de cloro e puxei duas vezes uma seringa de 20 mLs. Coloquei os 40mL num potinho estéril para exames onde raspei um quarto do carimbo com a pazinha que vinha dentro.

Todo o procedimento foi feito na frente do forno aceso, como recomendado.

Com uma das seringas puxei a solução e devolvi várias 3 vezes, para homogenizar bem. Puxei as duas seringas, tampei e enrolei em papel alumínio. Estão na geladeira, e vão ficar até amanhã.

Algumas foto, inclusive a da agulha que entortei. (Uma das que inoculei dei conta de me furar, coloquei na boca do fogão e continue fazendo)

18360443_1078925365540617_1409237551_n.jpg

18360416_1078925382207282_274292480_n.jpg

18336716_1078925325540621_552260101_n.jpg

18302470_1078925342207286_755781772_n.jpg
18308860_1078925402207280_1525684448_n.jpg

Back