Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Primeiro cultivo, será? B+

Diário de cultivo problemático.
Fala galera do fórum, depois de meses de enrolação encontrei uma seringa de B+ em promoção e estou esperando chegar, abri o diário antes como recomendado para expor minha preparação e já ganhar umas dicas de antemão.

Vou usar 4 copos americanos, vermiculita (um pouco mais grossa que o normal, comprei em uma loja que vende para saches perfumados, e farinha de arroz integral (não orgânico, uma pena, tenho um liquidificador safado que moeu um copo americano com custo, mas aparentemente deixar a farinha um pouco mais grossa não é de todo ruim, certo?).

O time do selo de vermiculita me ganhou, como tenho em grande quantidade vou fazer, vai que melhora minhas chances.

Agora meu maior medo é na inoculação. Estava pensando em algum modelo mais simples de glovebox pra diminuir os riscos, ou usar um isqueiro perto de um lugar fechado (estava pensando numa estante de um armário que tenho) para o momento mais crítico do processo.

Para a incubação tenho um isopor que há muito tempo guardava um belo peixe no gelo, mas acho ele muito grande, estou pensando em deixar dentro de um isopor menorzinho em algum lugar quieto. Estou no interior paulista, perto do centro geográfico do estado, quem conhece sabe como a região é quente, acho que não vou ter maiores problemas.

Agora o último problema, hahahaha, o temido terrário.
Estou pensando em usar o método mais simples da garrafa PET, mas parece que é só uma gambiarra por pessoal que tá começando, como vai demorar, acho que podia investir mais tempo nele. Tenho acesso fácil a argila expandida, vai ser devidamente usada.

Se puderem me dar dicas, ficaria agradecido :D, torcendo pra tudo dê certo
 
Acompanhando o processo! É sempre bacana começar....

Porém agora enfrento outro problema, até meus controladores chineses do Arduíno chegarem (devem demorar uns meses) estou a mercê do tempo. E pensa numa época fria pra São Paulo (o estado), vou precisar dar um jeito de elevar a temperatura, já que a temperatura está variando de 14~24 ºC, o que mesmo na hora mais quente ainda é frio.

Fiz um sistema de aquecimento bem barato com uma controladora disponível no mercado livre, da uma olhada na postagem:
Reiniciando Cultivo MDK (Simplificado)
 
Oba!! :eba:

Vai que vai @Magafafo! Estarei acompanhando :ler:

Acredita que eu tinha achado que tinha um segundo papel alumínio no carimbo só para identificar, quando fui dar uma fuçada para desencargo de consciência encontrei o outro carimbo, quase fiz burrada hahahahaha.

Acompanhando o processo! É sempre bacana começar....



Fiz um sistema de aquecimento bem barato com uma controladora disponível no mercado livre, da uma olhada na postagem:
Reiniciando Cultivo MDK (Simplificado)

Vlw brovis :D. É que já tá comprado, vai vir da China, por isso vai demorar. Mas a ideia não é ruim não, inclusive deve ser o jeito automático mais barato de se fazer um aquecedor.


INOCULAÇÃO

06/05/2017

Peguei a seringa, que ficou algo perto de 36h na geladeira (a virando de vez em quando)

Fiz uma solução de água sanitária, que passei com um paninho em tudo possível. Panela de pressão, parte externa dos copos, lacre de alumínio. Tudo que consegui pensar.

Agora que estou pensando, talvez tenha dado uma vacilada em não apresentar a seringa para a chama antes de inocular, espero que esse vacilo não me comprometa.

Na frente do forno aberto, abri minha PP (apoiado na tampa mesmo, inoculei um pouco mais de 0,5 mL em cada furo na tampa (foram 4 para cada), que foram tampados com fita dupla face (juro que não encontrei nada melhor) logo em seguida.

Passei uma demão da solução de água sanitária em tudo antes de ir pra incubadora.

INCUBADORA
Usei uma caixa de isopor pequena que tinha aqui, que infelizmente a tampa foi levada pelo tempo. A caixa fica dentro de uma mala térmica que tem exatamente o tamanho para caber uma dentro da outra.

Montei da seguinte maneira, copos dentro do isopor, isopor fechado com plástico filme, e tudo dentro da mala térmica. Estão os dois em cima da geladeira, na esperança da temperatura aumentar um pouco.

Tudo recebei umas boas passadas de água sanitária antes, para não dar muita chance para os esporos.


Dúvidas
É mais seguro deixar molhado com a solução de água sanitária ou passar um pano para dar um secada? A solução é mágica assim mesmo como parece, do tipo, onde ela existir a contaminação não ocorre?

Preciso esperar alguns dias para poder dar alguma olhada, ou se eu caçar agora (mais tarde, mal fazem 12 horas hahahaha) consigo encontrar alguns pontos brancos?
 
@Magafafo depois queria saber mais sobre os detalhes do projeto, estou querendo montar um sistema com arduino tambem, mas pensei no terrario.
 
Agora vai em @Magafafo !!!! :):)

Dúvidas
É mais seguro deixar molhado com a solução de água sanitária ou passar um pano para dar um secada? A solução é mágica assim mesmo como parece, do tipo, onde ela existir a contaminação não ocorre?

Preciso esperar alguns dias para poder dar alguma olhada, ou se eu caçar agora (mais tarde, mal fazem 12 horas hahahaha) consigo encontrar alguns pontos brancos?

A solução de água sanitária já deve ter matado todos os possíveis contaminantes externos aos copos, agora é secar com algum pano limpo, ou melhor ainda com um papel toalha ou papel higiênico.

Agora que já inoculou e colocou na incubadora é só ter paciência parceiro, o tempo normal para que o micélio se desenvolva completamente e ocupe 100% do conteúdo do copo é de 3 a 4 semanas, lembrando que após estarem 100%, é sempre bom deixar mais alguns dias como período de consolidação, para ter um bolo forte e consistente, que não se quebre durante a manipulação e não dê chance a contaminantes.

Aconselho que deixe eles quietos por pelo menos uma semana, e então, comece a acompanhar seu crescimento a cada 3 ou 4 dias. Tente não ficar abrindo para ver toda hora, que isso pode vir a atrapalhar o desenvolvimento do micélio. :feliz::ler:
 
@Magafafo depois queria saber mais sobre os detalhes do projeto, estou querendo montar um sistema com arduino tambem, mas pensei no terrario.

Estamos todos juntos nessa! Já tenho uma arduino aqui pra isso, preciso começar o projeto e comprar as outras partes mas estou bem ocupado nos proximos meses, mas quero muito acompanhar as ideias de vocês @Brovis e @Magafafo

Essa ideia não sei quão próxima está de acontecer, mas talvez possa ser bem simples. Se avançar em algo eu aviso ambos

Agora vai em @Magafafo !!!! :):)



A solução de água sanitária já deve ter matado todos os possíveis contaminantes externos aos copos, agora é secar com algum pano limpo, ou melhor ainda com um papel toalha ou papel higiênico.

Agora que já inoculou e colocou na incubadora é só ter paciência parceiro, o tempo normal para que o micélio se desenvolva completamente e ocupe 100% do conteúdo do copo é de 3 a 4 semanas, lembrando que após estarem 100%, é sempre bom deixar mais alguns dias como período de consolidação, para ter um bolo forte e consistente, que não se quebre durante a manipulação e não dê chance a contaminantes.

Aconselho que deixe eles quietos por pelo menos uma semana, e então, comece a acompanhar seu crescimento a cada 3 ou 4 dias. Tente não ficar abrindo para ver toda hora, que isso pode vir a atrapalhar o desenvolvimento do micélio. :feliz::ler:

Vlw mesmo pelas respostas, vou me controlar ao máximo para olhar só depois do dia das mães. Estou passando em tudo que posso água sanitária.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Para tentar evitar meus vacilos de ficar olhando, encontrei um ambiente um pouco melhor para evitar contaminação.

Um banheiro pequeno, uns 3m². Fecho a janela e a porta, evitando correntes de ar.

Fiz um queimador com um pote de alumínio, um pouco de algodão e álcool (consegui fazer o 42 funcionar).

Passo uma demão boa de solução de água de lavadeira em tudo, antes e depois de fechar a mala térmica que fica a incubadora e limpo minhas mãos e braços com álcool gel.

Numa dessas olhadas dei conta de rachar um copo americano no meio, as chances de contaminar estão grandes.
 
Finalmente dou atualizações:

Segunda feira abri a incubadora para dar uma olhada no desenvolvimento. O copo trincado contaminou como previsto e foi destacado.

O micélio segue forte nos outros 3 copos. Tem um ponto preto no meio de um monte de micélio desenvolvido em um dos copos, e ele está me preocupando um pouco.

18554339_1088111847955302_632553110_n.jpg 18554713_1088111817955305_778884281_n.jpg
18578680_1088111874621966_972595185_n.jpg 18554506_1088111861288634_421860256_n.jpg
 
Dia 19/05

Abri a caixa de novo na quinta para dar uma olhada, o micélio em um dos copos tá avançando muito bem.

Em anexo fotos:

18622995_1090023481097472_1703261158_n.jpg

18601466_1090023397764147_253458859_n.jpg
18579046_1090023204430833_465883280_n.jpg

Minha suposta contaminação no copo americano ainda não pude descartar (última foto, em zoom dessa vez), a cor ainda é meio diferente.
 
Hoje, dia 25/05 fui dar outra olhada nos meus copos, fiquei bem feliz com o que vi. Um dos copos está com o micélio cobrindo quase toda parte superficial, mais alguns dias e ele vai estar pronto para o meu terrário de pet que planejo fazer.

Algo que me preocupa um pouco é o tanto de micélio grudado no copo, vai dar um trabalho tirar aquele negócio inteiro, imagino eu.

Em anexo as fotos dos meus 3 copos. Algumas dicas de como preparar o bolo para o terrário para render mais flushs? Ou melhor ainda, algumas dicas sobre o terrário.

Quando liberarem na galeria eu edito com as fotos.

Visualizar item de mídia 4373 Visualizar item de mídia 4372 Visualizar item de mídia 4371 Visualizar item de mídia 4370 Visualizar item de mídia 4369 Visualizar item de mídia 4368 Visualizar item de mídia 4367 Visualizar item de mídia 4365
 
Última edição:
Hoje, dia 25/05 fui dar outra olhada nos meus copos, fiquei bem feliz com o que vi. Um dos copos está com o micélio cobrindo quase toda parte superficial, mais alguns dias e ele vai estar pronto para o meu terrário de pet que planejo fazer.

Algo que me preocupa um pouco é o tanto de micélio grudado no copo, vai dar um trabalho tirar aquele negócio inteiro, imagino eu.

Em anexo as fotos dos meus 3 copos. Algumas dicas de como preparar o bolo para o terrário para render mais flushs? Ou melhor ainda, algumas dicas sobre o terrário.

Quando liberarem na galeria eu edito com as fotos.

Quando o micélio colonização 100% do substrato ele acaba diminuindo o bolo e cria água que facilita na retirada.

Já o terrário eu estou usando o pet que tive um flush de 40 gramas fresco, mas eu percebi que o problema é a temperatura, uma vez que em SP está fazendo muito frio mas mesmo assim eles crescem.

Em relação a qual terrário seria o mais eficiente, estou fazendo os testes nos pets, uns com poucos furos outros com muitos furos estilo o shotgun, e todos estão com quase o mesmo resultado. Pelo o que percebi a temperatura influência mais.
E sempre faça dunk nos bolos pois quando os cogumelos frutificam o bolo fica bem seco.
 
Back
Top