Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático primeiro cultivo sementes de pássaro (pans MG e Vale do Chopim)

Diário de cultivo problemático.
salve galera!
vou postar aqui meu primeiro diário de cultivo e tentarei tirar algumas duvidas e estou inteiramente aberto a sugestões. Vamos lá:
vou começar com uma duvida, mais ou menos 2 semanas atrás inoculei vários sacos com multi-esporos de vale do chopim, MDK e um de pans MG em frente ao forno (admito que foi por preguiça de esterilizar a clove box :cry:) tive um serio problema de contaminação por mofo preto, mas o saco dos pans tinha um grande pedaço de micélio avançando rápido porem do outro lado o mofo tomava conta então em uma atitude desesperada de salvar o micélio fervi um pedaço de papelão e sem nem uma assepsia tirei um pedaço do micélio aparentemente saudável e coloquei em cima do papelão hidratado e ficou assim:DSC00773.JPG DSC00774.JPG
e aí o que acham? posso esperar ele tomar conta de todo o papelão e inocular substratos tranquilamente? (ele tem um cheirinho de álcool)
e agora minhas atuais aventuras kkkk:
desse ultimo cultivo que ouve um surto de contaminação se salvou um saco de FAI(1) e pó de coco(1) vale do chopim e alguns potes de MDK com substrato de sementes de pássaro(2), pó de coco(2), FAI(1) dos quais apenas 2 dos 5 potes deram sinal de micélio até agora mas não ouve contaminantes. Segue as imagens dos potes com sinal de micélio:
DSC00792.JPG DSC00793.JPG
com o saco de vale do chopim que não contaminou eu fiz uma "cirurgia" dentro da clove box esterilizada e tirei pequenos pedaços do bolo e usei para inocular outros 7 sacos de substrato de sementes de pássaro(2), pó de coco(2) e FAI(1) todos esterilizados na pp por 1H, fiz isso dia 12/11 e já estão todos assim:
DSC00775.JPG DSC00776.JPG DSC00779.JPG DSC00780.JPG DSC00785.JPG
Há 2 que eu suspeito de cowb web, segue os micélios suspeitos:
DSC00796.JPG DSC00797.JPG
e também fiz um bulk com esterco, palha de capim baqueara e um colher de gesso em um garrafa pet com spaw de vale do chopim em milho de pipoca que eu inoculei com multi-esporos há um tempo atras o substrato bulk foi pasteurizado por 2H em vapor quente fiz isso no dia 21/11 e ele tá assim: DSC00798.JPG DSC00799.JPG
obrigado a todos que tiveram paciência de ler todo o tópico e aos mesmos peço perdão pelo excesso de informação que se deu pelo acumulo das mesmas e pela minha preguiça que não fiz logo um diário. por ultimo uma foto de todos que estão na incubação há temperatura ambiente mesmo já que a temperatura aqui não varia muito e costuma está sempre entre 25º e 30º
DSC00795.JPG paz e luz!! :D
 
mas eu pretendia fazer um bulk em um balde ou uma vasilha de sorvete isolado do resto

O que o histórico de tentativas daqui mostra é que bulks com material contaminado são rapidamente colonizados ... pelo contaminante.

A única chance é colocá-lo no solo, ou em um canteiro ou vaso onde outras bactérias e fungos podem, algumas vezes, interagir de tal forma com o micélio de cubensis e o contaminante que algumas vezes se obtêm alguns frutos.

Mas se você quiser tirar a prova real disso vá em frente com o seu plano original.
 
é gente essa semana foi só frustração... :(:cry::cry:
os potes de pans que já avia sinais de bolor preto foram tomados totalmente pelo maldito e todos os sacos que estavam quase totalmente colonizados apresentaram contaminação no final da colonização inclusive o que estava totalmente colonizado pra minha surpresa contaminou com bactérias mas nem tudo está perdido. (eu acho)
Fiz uns repiques de micélio de vale do chopim saudáveis e comecei de novo mais uma vez afinal desistir não rola. Fiz mudanças no método atras de corrigir o erro:
estou usando potes de 1L e de 250ml de plastico tipo 5 nos quais eu faço um furo meio que do diâmetro de uma tampinha de garrafa na tampa e cubro com uma dupla camada de filtro de café, coloco o substrato que é o mesmo de semente de pássaros e em seguida vai para a pp por 1H tampado com a tampa furada com filtro.
Para inocular eu uso o forno quente e mantenho ele ligado durante o processo e uso uma caixa de isopor deitada como capela e esterilizo todos os potes externamente usando água sanitária, H2O2 e álcool, uso uma faca que antes eu passo no fogo para cortar um pedaço do micélio abro rapidamente o pote e coloco o pedaço dentro depois vedo com fita adesiva.

fiz isso na ultima segunda feira com 2 potes de 1L e 2 de 250ml e esse é o resultado:
DSC01005.JPG esse é de 250ml e só coloquei até a metade de substrato pretendo usar ele para inocular outros amanhã já está praticamente 100%;
DSC01006.JPG esse de 250ml já tá 50% DSC01007.JPG e parece bem;
agora vem o drama...
os potes de 1L, neles eu coloquei dois pedaços de micélio pra adiantar a colonização e parecia tudo bem até o substrato começar a parecer estar encharcado com muita água sobrado e me lembra uma contaminação por bactéria mais precisamente Bacillus, mas curiosamente o micélio parece não tem parado de avançar. Os potes:
DSC01010.JPG, DSC01011.JPG esse parece está menos critico;
DSC01012.JPG ,DSC01014.JPG já esse... por favor me diz que é só excesso de água descartada pelo micélio na colonização! meu coração não suportar mais uma contaminação! :morto: (ah sim, ainda tenho 10ml de uma seringa de pans MG aqui vou tentar de novo com eles tb)
 
Última edição:
Sinto muito mas não é. É contaminação por bactérias.
é a vida né? as vezes eu me pergunto como eles sobrevivem a 1H de pp, mas da próxima vou deixar os grãos de molho por 12H a temperatura ambiente pra germinar todos os esporos deles e depois eu fervo e coloco na pp acredito que assim eles morram mais fácil
 
Podem estar entrando junto com os esporos inoculados.
nem tem como eu estou usando micélio vivo para inocular justamente por ter tido esse suspeita na primeira tentativa, e a contaminação está se dando geralmente no fim da colonização ou no meio da colonização o que me deixa mais intrigado ainda
 
nem tem como eu estou usando micélio vivo para inocular justamente por ter tido esse suspeita na primeira tentativa

Então faça uma PFTek clássica para tirar as dúvidas.

Se um substrato clássico de PFTek contaminar com bactérias ou elas estão no micélio vivo, ou a sua esterilização não é tão boa como você pensa, ou os seus procedimentos de inoculação têm algum ponto falho.
 
Então faça uma PFTek clássica para tirar as dúvidas.

Se um substrato clássico de PFTek contaminar com bactérias ou elas estão no micélio vivo, ou a sua esterilização não é tão boa como você pensa, ou os seus procedimentos de inoculação têm algum ponto falho.
na próxima eu vou fazer pelo menos um de pf tek clássica só que com pó de coco no lugar da vermiculita pq eu não achei ela em minha cidade
 
@Astaroth , que sacos e potes são esses que você usa? Tava pensando em usa-los num próximo cultivo. São aqueles sacos plásticos que vem em rolo, que são utilizados em mercados para colocar cenoura, batata, cebola e etc? E os potes, são aqueles polipropileno apenas? Tipo aqueles onde servem azeitonas, champion e etc no mercado?
 
@Astaroth , que sacos e potes são esses que você usa? Tava pensando em usa-los num próximo cultivo. São aqueles sacos plásticos que vem em rolo, que são utilizados em mercados para colocar cenoura, batata, cebola e etc? E os potes, são aqueles polipropileno apenas? Tipo aqueles onde servem azeitonas, champion e etc no mercado?
sim os sacos são daqueles que vai no micro-ondas e freezer, e os postes é só vc olhar se é de plastico tipo 5 se for já serve
 
então, peguei o bolo saudável que já estava 100%, fiz duk/coll shot de 15 horas e fiz um esquema em uma garrafa pet pra substituir o terrário que eu ainda não fiz. Ficou assim depois do rollDSC01042.JPGDSC01043.JPG
e agora tá assim com essa bolinhas que não tenho certeza se são nós por que elas apareceram no outro dia depois do aniversario do bolo e o micélio continua colonizando o pó de coco DSC01046.JPG,
visto de cima:DSC01048.JPG
microclima: DSC01047.JPG
já faz 4 dias desde o aniversario será que deve pinar daqui a quantos dias? e será que as bolinhas são nós ou só micélio mesmo?
 
então galera, até hj nada de pins o bolo aumentou bem de tamanho e eu fiz um novo roll em pó de coco e a umidade continua no 99% porem a temperatura costuma ficar no 26 pra 27º eu abaixo com gelo sempre que posso. O micélio anda minado muito metabolito em alguns pontos será isso a causa da ausência de pins? nunca ví nada sobre metabolito impedir pinagem, mas é a única coisa estranha que eu observei
 
até hj nada de pins o bolo aumentou bem de tamanho e eu fiz um novo roll em pó de coco


Para quê esse novo roll em pó de coco? Nova técnica? Se você não controlar a ansiedade vai começar a querer inventar coisas que podem fazer o cultivo dar para trás.

Hoje em dia já se pensa que após a colonização completa a troca de ar, que causa perda de água do substrato, é o principal gatilho de pinagem. Como está a troca de ar no seu caso?
 
Para quê esse novo roll em pó de coco? Nova técnica? Se você não controlar a ansiedade vai começar a querer inventar coisas que podem fazer o cultivo dar para trás.

Hoje em dia já se pensa que após a colonização completa a troca de ar, que causa perda de água do substrato, é o principal gatilho de pinagem. Como está a troca de ar no seu caso?
vlw pelo aviso, a troca de ar estou fazendo 2 vezes ao dia abrindo a garrafa e tem 2 furos tapados com filtro de café no nível do bolo porem um eu tapei por que o micélio colonizou o filtro de café e fiquei com medo de o micélio exposto atrair contaminantes
 
Você parece muito ansioso. Do dia que aniversariou os bolos até o dia que rolou ele no tal pó de coco passaram só 5 dias. Seja paciente e pare de tocar no seu bolo sem necessidade. Tem gente que espera mais de 10 dias pela pinagem.
 
Você parece muito ansioso. Do dia que aniversariou os bolos até o dia que rolou ele no tal pó de coco passaram só 5 dias. Seja paciente e pare de tocar no seu bolo sem necessidade. Tem gente que espera mais de 10 dias pela pinagem.
é eu admito minha ansiedade costuma fazer as coisas darem errado ou não sair como o esperado inclusive foi pra tentar controlar esse meu problema que eu decidi cultivar e com o cultivo não foi diferente... vou inocular mais uma leva com multi esporos e com isolamentos que eu fiz com o micélio do bolo saudável e dessa vez vou se mais paciente e o bolo que eu fiz a merda de fazer outro roll está com muito metabolito com uma aparência de bolo velho só que antes mesmo de dar o primeiro flushe
 
Back
Top