Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático primeiro cultivo sementes de pássaro (pans MG e Vale do Chopim)

Diário de cultivo problemático.
salve galera!
vou postar aqui meu primeiro diário de cultivo e tentarei tirar algumas duvidas e estou inteiramente aberto a sugestões. Vamos lá:
vou começar com uma duvida, mais ou menos 2 semanas atrás inoculei vários sacos com multi-esporos de vale do chopim, MDK e um de pans MG em frente ao forno (admito que foi por preguiça de esterilizar a clove box :cry:) tive um serio problema de contaminação por mofo preto, mas o saco dos pans tinha um grande pedaço de micélio avançando rápido porem do outro lado o mofo tomava conta então em uma atitude desesperada de salvar o micélio fervi um pedaço de papelão e sem nem uma assepsia tirei um pedaço do micélio aparentemente saudável e coloquei em cima do papelão hidratado e ficou assim:DSC00773.JPG DSC00774.JPG
e aí o que acham? posso esperar ele tomar conta de todo o papelão e inocular substratos tranquilamente? (ele tem um cheirinho de álcool)
e agora minhas atuais aventuras kkkk:
desse ultimo cultivo que ouve um surto de contaminação se salvou um saco de FAI(1) e pó de coco(1) vale do chopim e alguns potes de MDK com substrato de sementes de pássaro(2), pó de coco(2), FAI(1) dos quais apenas 2 dos 5 potes deram sinal de micélio até agora mas não ouve contaminantes. Segue as imagens dos potes com sinal de micélio:
DSC00792.JPG DSC00793.JPG
com o saco de vale do chopim que não contaminou eu fiz uma "cirurgia" dentro da clove box esterilizada e tirei pequenos pedaços do bolo e usei para inocular outros 7 sacos de substrato de sementes de pássaro(2), pó de coco(2) e FAI(1) todos esterilizados na pp por 1H, fiz isso dia 12/11 e já estão todos assim:
DSC00775.JPG DSC00776.JPG DSC00779.JPG DSC00780.JPG DSC00785.JPG
Há 2 que eu suspeito de cowb web, segue os micélios suspeitos:
DSC00796.JPG DSC00797.JPG
e também fiz um bulk com esterco, palha de capim baqueara e um colher de gesso em um garrafa pet com spaw de vale do chopim em milho de pipoca que eu inoculei com multi-esporos há um tempo atras o substrato bulk foi pasteurizado por 2H em vapor quente fiz isso no dia 21/11 e ele tá assim: DSC00798.JPG DSC00799.JPG
obrigado a todos que tiveram paciência de ler todo o tópico e aos mesmos peço perdão pelo excesso de informação que se deu pelo acumulo das mesmas e pela minha preguiça que não fiz logo um diário. por ultimo uma foto de todos que estão na incubação há temperatura ambiente mesmo já que a temperatura aqui não varia muito e costuma está sempre entre 25º e 30º
DSC00795.JPG paz e luz!! :D
 
Micélio de Pans do papelão já pode ser utilizado para inoculação de grãos, e quanto antes melhor, aproveitando que esta saudável.
Mantenha o diário atualizado, se possível, e boa sorte com o cultivo :)
 
Micélio de Pans do papelão já pode ser utilizado para inoculação de grãos, e quanto antes melhor, aproveitando que esta saudável.
Mantenha o diário atualizado, se possível, e boa sorte com o cultivo :)
vlw cara! vou atualizar toda semana e irei usar esse micélio essa semana mesmo, tava com uma pulga atrás da orelha com ele mas vc me tranquilizou :D:D:D:D
 
Segue as imagens dos potes com sinal de micélio:

Esse micélio não está com o branco brilhante usual do micélio de cubensis, mas pode ser a foto.

Quanto aos sacos de substrato as fotos não ajudam mesmo.
 
Esse micélio não está com o branco brilhante usual do micélio de cubensis, mas pode ser a foto.

Quanto aos sacos de substrato as fotos não ajudam mesmo.
é realmente as fotos dos sacos não ajudam e eu tentei de todos os modos. E o micélio dos pots realmente achei estranho principalmente por que só teve eles com sinal de todos e por um deles está estagnado e o outro muito lento, mas me pareceu micélio algodoado de P.C mesmo, pra todo efeito tá em observação
 
legal @Astaroth, uma boa pedida de strains ! Pelo que percebi tivesse uns contratempos ai com contaminantes.
Aquela garrafa pet vai ter uma troca de ar, ou vai deixar assim mesmo?
Eu sempre penso que sementes de pássaros é um pouco mais "chatinho" pra pegar o micélio, mas vamos lá, acompanhando, boa sorte :)
 
legal @Astaroth, uma boa pedida de strains ! Pelo que percebi tivesse uns contratempos ai com contaminantes.
Aquela garrafa pet vai ter uma troca de ar, ou vai deixar assim mesmo?
Eu sempre penso que sementes de pássaros é um pouco mais "chatinho" pra pegar o micélio, mas vamos lá, acompanhando, boa sorte :)
sim irei fazer furos para troca de ar mas só depois do micélio pegar legal no bulk, acredito que o ar de dentro da garrafa já seja o suficiente por enquanto preferi fazer os furos depois por que percebi que o substrato ficou mais seco depois da pasteurização aí não queria perder umidade pro meio

Recomendo que tenha mais cuidado ao manusear os sacos, porque conforme você muda de posição, a rede micelial se quebra facilmente, requerendo mais tempo (e energia) para o micélio formar novas conexões.

Outra dica, se possível deixe os sacos assim: https://teonanacatl.org/attachments/2013-11-07-18-20-37-jpg.61635/
sim eu percebi que ao mexer nos sacos quebrava muito o micélio e agora estou pegando eles com mais cuidado e evitando revirar (coisa que eu fazia muito no inicio para ver se tinha textura de micélio de P.C:cabecada:) e vlw pela dica irei tentar depois, mas no momento meu espaço é pequeno para isso
 
Última edição por um moderador:
passando aqui para atualizar galera:
Então ouve uma incomum queda de temperatura aqui que deve está em torno de 21º.
o estado atual do micélio de pan MG no papelão é esse:
DSC00804.JPG DSC00805.JPG dá pra perceber que ele está com uma aparencia mais escura, porem aumentou o diâmetro e talvez eu só possa inocular substrato com ele semana que vem, será que devo me preocupar?
Os sacos:
esse parece estar bem:
DSC00806.JPG esse o micélio tem uma textura diferente e um branco mais opaco:DSC00815.JPG esses tb parecem bem:
DSC00820.JPG ,DSC00821.JPG ,DSC00833.JPG e esse que é o maior tá com um micélio não muito omogênio como os outros parece ter duas texturas mas ser o mesmo micélioDSC00824.JPG uma foto mais de perto do lugar onde o micélio muda de textura:DSC00828.JPG é normal?
e dos pots de MDK continua a mesma coisa só 2 com sinal de micélio um indo devagar e o outro quase parando:
o que vai devagar:DSC00837.JPG e o que tá quase parandoDSC00838.JPG esse mesmo tá com acumulo de liquido estranho meio leitoso no fundo do potDSC00839.JPG mas como não aumentou a quantidade suspeito que seja só sobra de água com amido da FAI.
O micélio do bulk da garrafa avança lento e algodoado para cima do esterco:DSC00841.JPG DSC00842.JPG
(e uma curiosidade sobre meu cultivo é que não usei sacos 100% polipropileno mas sim aquele misturados que vão no micro-ondas e no congelador são bem baratos e aguentaram 1H de pp)
paz e luz a todos! ( há e a foto sem descrição anexada é do saco de substrato pf tek que doou o micélio vivo e que ainda não tá 100% mas tá quase)
 

Anexos

  • DSC00835.JPG
    DSC00835.JPG
    132.2 KB · Visualizações: 48
uma foto mais de perto do lugar onde o micélio muda de textura: View attachment 75321 é normal?

Pode ocorrer do micélio alterar a textura, mas não podemos afirmar com tanta certeza assim se o seu caso é 100% micélio de cubensis ou algum contaminante. A qualidade das fotos continuam não ajudando muito. Só resta esperar e observar.

Pode ser apenas algum efeito da iluminação, mas esse tom meio acinzentado é pouco suspeito: View attachment 75338
 
bom dia galera do CM!! vou começar com um aviso: não estou mais trabalhando com o MDK por enquanto pois tive muitos problemas com ela desde contaminação até não germinação dos esporos, mas ainda tenho uma seringa e pretendo retomar os trabalhos com ela depois. Então acho melhor mudar o título do diário substituindo o "MDK" por: "pans MG". Agora a situação do cultivo:
fiz 4 repiques do isolamento de paneolus e inoculei 4 potes pp com substrato de palha(2), esterco(1) e grão de pássaros(1) e eles estão assim no momento:
DSC00942.JPG ,DSC00945.JPG ,DSC00943.JPG , DSC00948.JPG em todos é possivel perceber que o micélio tá com dois tons de branco distintos um bem branco e o outro mais transparente um branco mais fraco nesse aqui é bem mais evidente isso DSC00950.JPG , mas parece ser o mesmo micélio. Outro fato curioso é que alguns deles deram sinal de micélio não saindo do papelão mas de outro lugar mas ainda parece o mesmo micélio do papelão.
Quanto aos sacos de vale do chopim, tive alguns contratempos mas ainda há sobreviventes:
DSC00952.JPG esse saco já está 100% e saudável estou pensando em fazer um isolamento e inocular outros 2 potes de 1L usando uns 2 grãos colonizados desse saco e o que sobrar farei um bulk.
esse tá saudável e em 60~70% DSC00953.JPG, já esse outro tá bem lento mas sem contaminantes até agoraDSC00954.JPG, e por fim esse que contaminou com bactéria, mas eu to deixando pra ver se o micélio aumenta e eu faço um out DSC00957.JPG tá bem feio nessa parte, mas mais pra baixo tem um pedaço de micélio bem bonito que dá pena descartar DSC00958.JPG.
o saco maior tá na mesma e a garrafa eu esqueci de tirar foto,mas também não mudou muito eu fiz furos nela para ventilação e cobri com filtro de café pra ver se o micélio dá uma adiantada.
paz a todos!
 
galera me surgiu uma duvida, pretendo pasteurizar um substrato bulk de esterco e pó de coco para usar com o substrato que já está 100%, mas estou em duvida da tek sei que manter o substrato a 60~70º é o mais indicado mas não tenho meios de controle de temperatura aqui no momento, porem a quantidade de substrato bulk que vou pasteurizar é pouca e eu estava pensando em fazer o método da imersão em água quente como li na biblioteca (https://teonanacatl.org/wiki/pasteurizao/) então pretendo colocar a água pra ferver colocar o substrato em um pano e em seguida mergulhar o mesmo na água fervendo por uns 15min (não sei se é o tempo certo) e depois torcer o pano pra tirar a água e deixar esfriar em uma vasilha fechada.Por favor me respondam e me deem sugestões quanto a esse método de pasteurização
obrigado desde já!
 
Se você não tem como monitorar a temperatura a tek de imersão é a mais arriscada, as chances de você esterelizar esse substrato em vez de pasteurizar é grande.
 
Distribua em potes fechados, banho maria ate a água ferver, ápos ela ferver desligue o fogo e tampe a panela.
Ápos 20 minutos repita o processo, por 3 vezes sempre num intervalo de 20 minutos entre um aquecimento e outro.
(Sempre quando por para aquecer novamente, mantenha a panela sem tampar)
No ultimo aquecimento aguarda 30 minutos para resfriar, retire os potes com substrato e leve a geladeira, deixe lá por mais 30minutos.
Após retirar da geladeira está pronto para ser inoculado com o spawn.
 
enquanto lia no guia de raças um pouco mais sobre a strain vale do chopim achei uma informação que me preocupou muito e muito mesmo que foi a temperatura de frutificação baixa deles, por aqui é difícil ter temperaturas muito abaixo dos 30º e 21~23º acredito que nem no pior dos invernos vi temperaturas tão baixas aqui.
agora eu peço ajuda aos que já trabalharam com os vale do chopim para que digam-me, se dá pra frutificar eles em temperaturas mais elevadas de forma satisfatória?
 
Cubensis são cubensis, o cultivo se dá com as mesmas condições do microclima e os mesmos substratos para todas as strains.
Tente manter o mais proximo de 25 graus celsius :)
 
Tente manter o mais proximo de 25 graus celsius

Eu já cultivei Matias Romero no verão do Rio, sem usar nenhum método de controle de temperatura, simplesmente mantendo o terrário numa área mais fresca e protegida da luz. Mas não é a mesma coisa que cultivar em condições ideais.
 
pow galera tenho noticias não tão boa (pelo menos não pra min), achei focos de mofo preto em 3 dos 4 potes de pf teck dos pan´s aí eu peço conselho a vcs:
  • só descarto, mesmo tendo muito mais micélio que contaminante?
  • junto todos e faço um bulk só normalmente como faria se tivessem saudáveis?
  • junto os contaminados e faço um bulk com eles pra ver se consigo uns cogos e o aparentemente saudavel faço dulk e deixo o bolo pf mesmo?
 
Back
Top