Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro cultivo. Selvagens de São Thomé(Homem Pássaro*)

Diário de cultivo completo.
Olá povo!!

Compartilhando aqui os resultados parciais da minha primeira incursão no "universo micelioso"!!!! Após algumas interações em conversas fora do fórum CM com o M3g4d3th, resolvi experimentar a experiencia com cogumelos e iniciar um cultivo!

A história começou numa expedição de coleta de selvagens em São Thomé das Letras, a primeira das tantas novas experiencias que eu viria a ter!! Lugar fantástico.

No dia 09/03, entre as 09 e 14 hs percorremos alguns pastos da região na busca dos Psilocybes, um dos amigos já conhecia o lugar e estava nos guiando, tinha uma capacidade incrível de ver um cogumelo a uns 50m de distancia, no meio da grama e de dentro do carro em movimento!!! Espantoso!!! :D
Tivemos muita dificuldade em encontrar os exemplares, quase não havia cogumelos no dia, este tempo todo foi suficiente apenas para encontrar em torno de 18 exemplares, a maioria de tamanho médio (uns 8 cm de altura), os chapéus com raio de 4 cm. destes, guardamos 8 para secagem e carimbos.

Estávamos quase sem estrutura para fazer a criação dos carimbos, apenas o básico, papel alumínio e uma bandeja para isola-los. Até este momento também a armazenagem aconteceu sem os cuidados necessários para evitar contaminações, em sacolas plásticas destas de feira onde se transportam legumes.

Se a etapa inicial careceu dos cuidados que eu li bastante por aqui, as demais aconteceram com muito mais atenção e presença. Confeccionei uma glovebox bem legal e adquiri todos os materiais necessários para a manipulação dos esporos, seringas, ingredientes do bolo e etc. A técnica escolhida foi a do bolo PF ensinada em um PDF Tutorial ilustrado de cultivo de Psilocybe Cubensis método simples - Bolo PF
2013-03-02 15.48.55.jpg2013-03-02 15.49.16.jpg2013-03-02 15.59.40.jpg2013-03-02 16.00.46.jpg2013-03-02 17.05.36.jpg2013-03-02 17.06.01.jpg2013-03-02 17.06.20.jpg2013-03-02 17.09.05.jpg2013-03-02 17.12.20.jpg2013-03-02 17.16.01.jpg
Fiz os bolos em copos de whiskey, esterilizei na panela de pressão.
As seringas, preparei na glovebox e depois coloquei os copos lá dentro e os inoculei por lá mesmo. Fiz quatro bolos nesta fornada!!

A falha desta parte foi eu ter prensado o bolo PF no copo, isto está impactando no desenvolvimento do micélio.

Coloquei tudo numa caixa de isopor para incubar, a temperatura estou mantendo com sacolas gel para contusões!! Fervo elas em água e coloco na incubadora, duas vezes ao dia!! Fica a dica pra quem ainda não comprou um termostato.

Tudo isso no dia 13/3, para hoje, dia 29/03(sexta-feira santa) o primeiro dos bolos estar pronto, sem nenhuma contaminação(para minha alegre e orgulhosa surpresa!!!) 96% colonizado. (tirei antes dos 100% pq já tem uns dois dias que o micélio não evolui, creio que por conta da prensagem, falta só o fundo do copo). Os outros bolos estão a 70% e fluindo!!

Apesar de eu não ter registrado o início do processo, segue algumas fotos do momento atual do meu cultivo.
ID do bolo: ipc130320131600x1mmbrd**; do carimbo: spc090320131800xmmbrd**
2013-03-29 12.11.26.jpg2013-03-29 12.11.44.jpg2013-03-29 12.13.17.jpg2013-03-29 12.13.32.jpg2013-03-29 12.14.20.jpg2013-03-29 12.14.38.jpg

As fotos da coleta posto em breve

*homem pássaro é uma homenagem a um rapaz que estava acampado na pousada onde estavamos, não o conhecemos pois a sua presença só foi notada lá pelas 3 da manhã quando ele passou correndo pelo nosso chalé gritando " hooooooooooomeeeeeeeeeeeeen páaaaaaaaaaaaaaaassaaaaarooooooooooo...", talvez ele estivesse mesmo voando!!!

** ID do bolo e do carimbo é uma codificação que propus neste tópico.2013-03-02 15.38.53.jpg2013-03-02 16.00.00.jpg
 
Mas o excremento micelial também pode ser causado por stress no micélio tentando combater alguma bactéria.

Eu esperaria um pouco mais nos bolos 2 e 4. Como você disse, pode ser a forma que o substrato foi feita que pode estar afetando o crescimento. De qualquer forma, o micélio pode levar mais de um mês para colonizar completamente, não vale o risco tirar antes da colonização completa. O 3 tem um pequeno espaço, o último bolo que aniversariei não estava 100% colonizado, haviam alguns espaços de 1-2 cm de substrato não colonizado, mas como o bolo estava quase completamente colonizado a introdução a ar fresco e borrifadas de água frequentes acabaram ajudando e muito o desenvolvimento do micélio (que já pinou uns 4 dias depois e já ta crescendo cogumelo pra todo o lado). Mas isso só aconteceu porque o espaço não-colonizado não era suficiente para ser colonizado por outras colônias, um bolo de micélio é forte e consegue se cuidar, mas enquanto o micélio ta crescendo não dá.

Se em alguns dias aquela parte não for colonizada, você pode aniversariar aquele. Se quer uma dica pessoal minha, não role em vermiculita, é desnecessário, tem poucas utilidades e é mais um fator para contaminação. Apenas faça o dunk, esta parte é MUITO importante no intervalo de todos os flushes, SEMPRE DUNKE mas na minha opinião, não role. :D
Boa dica Anão, mais aprendizado!!! certo que vou precizar fazer pro outro cultivo que estou tocando, alguns bolos estão com aspecto ressecado!! Valew!!
 
Se quer uma dica pessoal minha, não role em vermiculita, é desnecessário, tem poucas utilidades e é mais um fator para contaminação.


Os relatos de vários cultivadores são de que o ROLL é muito importante, e ajuda bastante a fornecer água para o bolo.

Eu diria que tem muita utilidade, ainda mais se você não tem um esquema bem eficiente de umidificação, tipo o que acontece em terrários mais simples. E só vai contribuir para contaminação se você fizer o ROLL com vermiculita lotada de contaminantes. Como você mesmo disse, o bolo totalmente colonizado é forte.
 
Eu apenas disse a minha opinião e ela também é fundamentada em cultivadores. Eu sempre procuro utilizar a informação dos grandes cultivadores comerciais americanos, pois eles trabalham com isso no dia-a-dia, tem mais informação do que um cultivador caseiro.
Eu destaquei a parte que disse que era a minha opinião.

Mas concordo, o roll tem bastante fundamento. Pode ser útil. Mas não vejo necessidade em um terrário bem umidificado. Não pensei pelo seu lado, em um terrário com poucas condições pode ser uma ótima alternativa. Retiro o que eu disse.
 
Última edição:
Sei que não seria o certo, mas me sinto na obrigação de me corrigir.
Como o Ecuador disse, tentei fazer o roll agora para o segundo flush do bolo. O flush teve cogumelos maiores, que cresceram mais rápido, com menos atenção envolvida (o terrário sofre de uma precariedade na forma de umidificação). Foi uma diferença significativa, não sei dizer se é por ter sido segundo flush ou algo assim.
O Roll é uma ótima técnica, pode usar. Só não quero disseminar falsas informações. Perdão.

A dica que eu deixaria é, de preferência rolar em vermiculita previamente esterilizada ou recém aberta do saco (foi o que eu fiz) e seca. Não há necessidade de esterilizar se o saco de vermiculita recém foi aberto. Se ele já estava aberto há muito tempo, em locais duvidosos, é melhor prevenir.
 
mais uma atualização

ipc130320131600x1mmbrd - bolo 1(terrário)
2013-04-10 14.44.02.jpg 2013-04-10 14.44.16.jpg


surgiu uma mancha azul escuro em cima do bolo. Segundo consultas por aqui e algumas dicas, é resultado de desidratação e é um evento relativamente normal. Se puderem me confirmar!!



ipc130320131600x2mmbrd - bolo 2
ipc130320131600x2mmbrd1.jpg ipc130320131600x2mmbrd2.jpg


ipc130320131600x3mmbrd - bolo 3
ipc130320131600x3mmbrd1.jpg

ipc130320131600x4mmbrd - bolo 4
ipc130320131600x4mmbrd1.jpg ipc130320131600x4mmbrd2.jpg

Os outros bolos que fiz 10 dias depois deste já alcançaram a taxa de colonização desses!! Bueno, esses foram meus primeiros e ainda estão inteiros!! To no lucro!!

Agradeço todo mundo que ta vindo e comenta e compartilha o conhecimento!!
 
Parabéns pelo cultivo irmão!!!!

Está indo muito bem, quero ver os frutos disso aí! :D

Abraços!
 
chegooou as fotos da origem!!!!

Psylocibe_cubensis_20111225_115250.JPG Psylocibe_cubensis_20111225_115356.JPG
 
Bolos aniversariados!! (11/04/2013)

abaixo: ipc130320131600x3mmbrd
meio: ipc130320131600x2mmbrd
acima: ipc23032013190201pfmmbrd (outro cultivo)
2013-04-11 11.34.39.jpg

Comecei a controlar a umidade com um umidificador de ar (destes de farmácia). Vi num outro post que o Ecuador disse que o fator ionizante destes umidificadores funciona como proteção contra contaminações!!
 
Beleza, morto, daqui a pouco teremos novos frutos sagrados. É isso aí!

Morto, não esquece de fazer carimbos quando rolarem os cogus. Eu amei esses bichinhos!
 
Uma coisa que esqueci de mencionar sobre os bolos que aniversariei. Eles tinham um cheiro mentolado, alguém sabe dizer se isto significa algo? Alguém já passou por isso?!!
 
Comecei a controlar a umidade com um umidificador de ar (destes de farmácia). Vi num outro post que o Ecuador disse que o fator ionizante destes umidificadores funciona como proteção contra contaminações!!

Tira algumas fotos do umidificador dentro do terrário? Grato.

Beleza, morto, daqui a pouco teremos novos frutos sagrados. É isso aí!

Morto, não esquece de fazer carimbos quando rolarem os cogus. Eu amei esses bichinhos!

STL tem uma aura muito boa, um selvagem nativo de lá que se deixa domar é uma achado inestimável!
 
Back
Top