Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro cultivo. Selvagens de São Thomé(Homem Pássaro*)

Diário de cultivo completo.
Olá povo!!

Compartilhando aqui os resultados parciais da minha primeira incursão no "universo micelioso"!!!! Após algumas interações em conversas fora do fórum CM com o M3g4d3th, resolvi experimentar a experiencia com cogumelos e iniciar um cultivo!

A história começou numa expedição de coleta de selvagens em São Thomé das Letras, a primeira das tantas novas experiencias que eu viria a ter!! Lugar fantástico.

No dia 09/03, entre as 09 e 14 hs percorremos alguns pastos da região na busca dos Psilocybes, um dos amigos já conhecia o lugar e estava nos guiando, tinha uma capacidade incrível de ver um cogumelo a uns 50m de distancia, no meio da grama e de dentro do carro em movimento!!! Espantoso!!! :D
Tivemos muita dificuldade em encontrar os exemplares, quase não havia cogumelos no dia, este tempo todo foi suficiente apenas para encontrar em torno de 18 exemplares, a maioria de tamanho médio (uns 8 cm de altura), os chapéus com raio de 4 cm. destes, guardamos 8 para secagem e carimbos.

Estávamos quase sem estrutura para fazer a criação dos carimbos, apenas o básico, papel alumínio e uma bandeja para isola-los. Até este momento também a armazenagem aconteceu sem os cuidados necessários para evitar contaminações, em sacolas plásticas destas de feira onde se transportam legumes.

Se a etapa inicial careceu dos cuidados que eu li bastante por aqui, as demais aconteceram com muito mais atenção e presença. Confeccionei uma glovebox bem legal e adquiri todos os materiais necessários para a manipulação dos esporos, seringas, ingredientes do bolo e etc. A técnica escolhida foi a do bolo PF ensinada em um PDF Tutorial ilustrado de cultivo de Psilocybe Cubensis método simples - Bolo PF
2013-03-02 15.48.55.jpg2013-03-02 15.49.16.jpg2013-03-02 15.59.40.jpg2013-03-02 16.00.46.jpg2013-03-02 17.05.36.jpg2013-03-02 17.06.01.jpg2013-03-02 17.06.20.jpg2013-03-02 17.09.05.jpg2013-03-02 17.12.20.jpg2013-03-02 17.16.01.jpg
Fiz os bolos em copos de whiskey, esterilizei na panela de pressão.
As seringas, preparei na glovebox e depois coloquei os copos lá dentro e os inoculei por lá mesmo. Fiz quatro bolos nesta fornada!!

A falha desta parte foi eu ter prensado o bolo PF no copo, isto está impactando no desenvolvimento do micélio.

Coloquei tudo numa caixa de isopor para incubar, a temperatura estou mantendo com sacolas gel para contusões!! Fervo elas em água e coloco na incubadora, duas vezes ao dia!! Fica a dica pra quem ainda não comprou um termostato.

Tudo isso no dia 13/3, para hoje, dia 29/03(sexta-feira santa) o primeiro dos bolos estar pronto, sem nenhuma contaminação(para minha alegre e orgulhosa surpresa!!!) 96% colonizado. (tirei antes dos 100% pq já tem uns dois dias que o micélio não evolui, creio que por conta da prensagem, falta só o fundo do copo). Os outros bolos estão a 70% e fluindo!!

Apesar de eu não ter registrado o início do processo, segue algumas fotos do momento atual do meu cultivo.
ID do bolo: ipc130320131600x1mmbrd**; do carimbo: spc090320131800xmmbrd**
2013-03-29 12.11.26.jpg2013-03-29 12.11.44.jpg2013-03-29 12.13.17.jpg2013-03-29 12.13.32.jpg2013-03-29 12.14.20.jpg2013-03-29 12.14.38.jpg

As fotos da coleta posto em breve

*homem pássaro é uma homenagem a um rapaz que estava acampado na pousada onde estavamos, não o conhecemos pois a sua presença só foi notada lá pelas 3 da manhã quando ele passou correndo pelo nosso chalé gritando " hooooooooooomeeeeeeeeeeeeen páaaaaaaaaaaaaaaassaaaaarooooooooooo...", talvez ele estivesse mesmo voando!!!

** ID do bolo e do carimbo é uma codificação que propus neste tópico.2013-03-02 15.38.53.jpg2013-03-02 16.00.00.jpg
 
Povo, andei meio sumido, tá uma correria por aqui e estou sem muito tempo para registrar e atualizar o diário. Passando pra informar que o primeiro pin despontou hj pela manhã!!
Assim que der atualizo o que rolou nestas semanas!!

Abraço a todos!!
 
Meus queridos!!! Salve salve!!
Correndo, ainda sem tempo, venho dar-lhes notícias do tão esperado Homem Pássaro!!!
Esta sendo uma relação bem complexa, ele está resistente em dar as caras mas, após todo este tempo, parece que ele está me aceitando como cultivador. De todos os bolos(seis no total), apenas um deu cogumelos porém, nenhum deles foi alem de 2 cm... um havia superado mas ele se enrolou e esmagou o píleo...
Agora parece que ele está mais "tranquilo", e vem seguindo um crescimento resistente, com aproximadamente 5 cm, tem 5 dias que ele vem crescendo mas, de forma mais consistente, não dá sinais de vai se envergar ou algo do tipo, talvez não renda para um consumo mas, um carimbo domesticado já é um passo para cultivos mais promissores!!
2013-05-13 13.32.57.jpg
acima tem um dos que "abaixaram a cabeça" e não evoluirão, neste mesmo bolo tem mais dois que estão surgindo e tem o mesmo aspecto do maior.

E vamos seguindo!!!
 
Esta sendo uma relação bem complexa, ele está resistente em dar as caras mas, após todo este tempo, parece que ele está me aceitando como cultivador.


Eu já li nos fóruns estrangeiros sobre alguns processos de domesticação difíceis, onde levaram várias gerações para conseguir uma cultura viável para cultivo doméstico.

Se você puder persista. Qualquer um desses que abrir o chapéu e produzir esporos você carimba e vai em frente.
 
Back
Top