Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro Cultivo - Psilocybe Cubensis B+

Diário de cultivo completo.
Olá pessoal, tudo bem?

Acompanho o fórum há alguns meses desde que iniciei meus estudos para o primeiro grow de Cubensis. Decidi optar pelo PF Tek e abaixo vou descrever os passos para o cultivo.

Produtos:
  • 2 seringas de 10ml, preparadas com meio carimbo e hidratadas por 24h
  • 12 copos de 250ml
  • Substrato BRF (2 partes de vermiculita / 1 parte de farinha de arroz integral / 1 parte de agua
  • Papel alumínio
  • Glove box improvisada de papelão
  • Caixa incubadora
  • Aquedecor de aquario (100w + termostato)
Esterelização:
  • O ambiente (quarto pequeno de empregada) foi lavado com lysoforme 2 vezes antes de qualquer processo de inoculação ou preparação das seringas
  • Alcool 90 para limpeza dos utensilios e seringas
  • Copos com substrato esterelizados por 50 minutos dentro da panela de pressão
  • Isqueiro convencional para flambagem da agulha para inoculação entre cada copo
Inoculação:
  • Cada copo foi inoculado em 4 pontos (extremidades formando um "+")
  • Acabei utilizando pouco mais de 1.5ml para cada copo (em uma média, 1,6ml para cada copo) por falta de habilidade com a seringa
Colonização:
  • Todos os copos foram mantidos em uma incubadora improvisada, feita com isolante termico e um aquecedor de aquario. Mantive a temperatura por volta dos 26~27 graus.
  • O micélio só deu as caras após a instalação do aquecedor de aquario, por volta de uma semana depois da inoculação.

Agora começa a parte interessante e pela qual pedirei ajuda dos mais experientes.

Infelizmente, mesmo depois de muito estudo e descoberta de diversos mitos e falsas verdades que circulam pela internet sobre o cultivo de cubensis, cometi o erro de tampar com fita os buracos após realizar a inoculação dos bolos. Creio que em decorrencia disto, meus bolos (sem a troca gasosa necessária) demoraram para evoluir. Hoje, por volta de 4 semanas após a inoculação, a grande maioria aparenta estar entre 90% e 100% colonizados.

Algumas de minhas dúvidas são:
  • Os bolos podem "gerar" contaminação por ficarem muito tempo colozinando? (visto que 1 mês é bem mais do que a média de tempo de colonização que vêmos por ai)
  • Caso eu abra os buracos de inoculação novamente para que haja troca gasosa, eles irão terminar a colonização com sucesso?
Estas dúvidas surgiram basicamente quando identifiquei a contaminação de um dos doze bolos...

Desde a segunda semana de colonização, percebi um ponto preto em um dos copos, mantive ele separado dos demais e durante duas semanas este ponto preto não mostrou mudança, o micélio por outro lado evoluiu normalmente. Ontem decidi aniversariar este bolo contaminado para garantir minha decepção. Dito e feito, apesar de não aparentar, metade do bolo estava preto por dentro.

Mesmo assim o bolo não exalava nenhum odor, cortei a metade contaminada e após hidratar o bolo por 16 horas o coloquei em um terrário separado do que espera os bolos saudaveis.

Fazer este teste, em prol do conhecimento (pois não pretendo consumir nenhum fruto deste bolo), me levantou outras dúvidas:
  • O bolo contaminado, por mais que estivesse colonizado por fora, ainda estava marrom (vermiculita) por dentro. Como posso garantir que os bolos saudaveis estejam de fato colonizados por dentro? Devo cortalos para ter certeza?
  • Quais seriam as consequencias de aniversarias um bolo que ainda não foi completamente colonizado internamente?
  • Após um dia no terrário o bolo contaminado criou uma camada de "algodão" em volta, ainda sem exalar odores, isto é normal? Devo esperar o mesmo dos bolos saudaveis? (a camada de "algodão" parece com a primeira foto anexa a este post)
Agradeço pela leitura e compreensão de todos! Seguem agora algumas fotos do pequeno bolo "preto".

IMG_3047.JPG IMG_3056.JPG IMG_3063.JPG IMG_3065.JPG IMG_3052.JPG IMG_3053.JPG IMG_3054.JPG IMG_3064.JPG

--------------------------------
ATUALIZAÇÃO:

Pessoal, abaixo deixo uma foto de cada bolo:
1: IMG_3090.JPG 2: IMG_3092.JPG 3: IMG_3094.JPG
4: IMG_3096.JPG 5: IMG_3098.JPG 6: IMG_3100.JPG
7: IMG_3102.JPG 8: IMG_3104.JPG 9: IMG_3118.JPG
10: IMG_3120.JPG 11: IMG_3123.JPG

Bônus - O bolo infectado que deixei isolado em um terrário improvisado:
IMG_3129.JPG

Última edição:
Manoo! Ce disse que ta sem grana pra montar um tunel de vento, mas poxa, sera que vc não tem um ventilador ou uma amigo que possa emprestar?
Até fazer um túnel bonitinho eu usava um ventilador com uma telinha e funcionava muito bem.
E depois se não tiver grana pra sílica, vc pode usar daqueles anti umidade que usa no guarda-roupa, mas compre um que seja neutro, pois o cheiro fica. Claro que isso não é o ideal, mas vai salvar teus cogu :)

É fácil de fazer, da pra usar um carregador de celular velho (que ainda funcione) pra ligar o cooler direto na tomada.

Nossa, bem legal esse esquema do tupy! Prático e eficiente!
O do cooler da certo também mas da um pouco mais de trabalho pra montar eu acho.

Eu fiz o esquema do túnel de vento, tem um monte de tutoriais bem práticos ai nessa mesma sessão da Biblioteca.

Vale muito a pena o túnel de vento. Mas, se você realmente quer algo mais simples ainda, creio que ventilador + touca cirúrgica pendurada na frente com cogumelos dentro seja a mais simples de todas.

Back