Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro cultivo: PF Tek perdeu água na incubadora.

Diário de cultivo completo.
Raças
psilocybe cubensis
Inoculação
19/02/2023
Inoculação via
Seringa de esporos
Assepsia (Inoculação)
Sala fechada
Terrário
Caixa organizadora
Técnicas
PF Tek
Substratos
Vermiculita expandida fina e Farinha de Arroz Integral.
Olá, pessoal! Já acompanho o fórum há alguns meses mas essa é minha primeira interação. Comecei esse mês meu primeiro cultivo. Com sucesso inoculei 4 bolos, digo isso porque hoje, após quasae três dias, vi os primeiros sinais de micélio nos pontos de inoculação.

O problema é que acredito a umidade dos bolos pode ter "vazado" durante esses (quase) três dias que deixei na incubadora. Os recipientes foram lacrados com fita marrom (semelhante à durex), só que durante a montagem acabei extendendo a fita por grande parte da superfície, para garantir que estivesse lacrado durante a esterelização. Após inocular notei que dessa forma não conseguiria acompanhar o desenvolvimento do micélio, então precisei cortar uma parte da fita, mas parecia ainda estar vedado (um erro bem iniciante).

Deixei quieto e hoje abri a incubadora, porém notei que o fundo da caixa estava um pouco úmido e que quase não há gotículas de água nas paredes dos recipientes (Existia em abundância quando estava inoculando). Se for o caso do bolo ter perdido umidade, há uma forma de repor para não perder os bolos?

Edit: Adicionando fotos do desenvolvimento dos copos. De hoje (23/02/23), cerca de 4 dias após a inoculação (19/02/23):

incubadora_4_dias.jpg incubadora_4_dias_1.jpg
  • PF Tek: vermiculita expandida fina + farinha de arroz integral + água (2:1:1).
  • Recipiente: copo americano coberto com duas camadas de papel alumínio.
  • Incubadora: caixa organizadora guardada em um saco preto (aparentemente é bem vedada, a umidade não sai facilmente).
 
Última edição:
Seja bem vindo @milho, gostei do avatar é de alguma HQ?

Olha, não é comum a umidade escapar ao ponto de deixar o fundo da caixa molhado.
Talvez a água seja restante da limpeza que você fez previamente na incubadora ou pode ser apenas o resultado da condensação de umidade do ar.

Mas se você realmente estiver convencido que ela escorreu de dentro dos bolos e achar que estão muito secos, dá pra injetar água sim.
Uma forma possível é a seguinte:

Bota a quantidade de água desejada dentro de um copo americano (bem vedado) ou então em um recipiente de plástico PP com lacre (ex: de bolo de pote), em ambos os casos faz um furo na tampa ou no papel alumínio e fecha ele com micropore. Daí leva pra esterilizar na panela de pressão por 30 minutos. Depois de esfriar é só perfurar e puxar o líquido com uma seringa e injetar no centro do bolo como se fosse uma inoculação.

Espero que dê tudo certo por aí e nas atualizações não esquece de postar foto, até mais!
 
Seja bem vindo @milho, gostei do avatar é de alguma HQ?
Obrigada, @MarceloHirosse! O avatar foi criado pelo DALL-E 2 um tempo atrás.

Talvez a água seja restante da limpeza que você fez previamente na incubadora ou pode ser apenas o resultado da condensação de umidade do ar.
A incubadora estava seca, mas tinha alguns vestígios de água em cima das coberturas de alumínio, não sei se pode ter sido disso.

Bota a quantidade de água desejada dentro de um copo americano (bem vedado) ou então em um recipiente de plástico PP com lacre (ex: de bolo de pote), em ambos os casos faz um furo na tampa ou no papel alumínio e fecha ele com micropore. Daí leva pra esterilizar na panela de pressão por 30 minutos. Depois de esfriar é só perfurar e puxar o líquido com uma seringa e injetar no centro do bolo como se fosse uma inoculação.
Vou tentar observar o desenvolvimento do micélio para, se notar alguma anormalidade, fazer dessa forma que você indicou. Só vai ser complicado detectar se está faltando umidade porque não tenho experiência. Acha que teria o risco de injetar água e ficar úmido demais no recipiente?
 
Vou tentar observar o desenvolvimento do micélio para, se notar alguma anormalidade, fazer dessa forma que você indicou. Só vai ser complicado detectar se está faltando umidade porque não tenho experiência. Acha que teria o risco de injetar água e ficar úmido demais no recipiente?
Com certeza.
O excesso facilita a contaminação e a própria injeção de água abre margem pra novos invasores pegarem carona.
Daí tem que decidir se vale o risco kkkk
 
Bom dia, pessoal! 7 dias desde a inoculação e vim trazer um status do crescimento do mi nos 4 copos.

Copos 1, 2 e 3:
IMG_20230226_082554.jpg

Copos 2, 3 e 4:
IMG_20230226_082600.jpg
O copo 3 está com um padrão diferenciado em comparação com os outros, vocês acham que pode ser cobweb ou outro contaminante? Algumas fotos mais de perto:

IMG_20230226_082644.jpg IMG_20230226_082638.jpg IMG_20230226_082525.jpg
Obs.: @MarceloHirosse, como ainda estou vendo desenvolvimento resolvi não hidratar, mas estou de olho 👀
 
Última edição:
Mais um status do desenvolvimento, agora 14 dias desde a inoculação:

Copos 1, 2, 3 e 4, respectivamente:

copos_1_e_2.jpgcopos_3_e_4.jpg

Copos 1 e 2 já pegaram parte do fundo.

Em relação ao copo 3, que estava com uma padrão diferenciado, não acho mais que possa ser cobweb (observando a velocidade de crescimento), mas também não parece rizomórfico. É um crescimento normal? Algumas fotos do estado atual:

copo_3_close_1.jpgcopo_3_close_2.jpgcopo_3_close_3.jpg
 
Hoje completaram 20 dias e os quatro copos estão assim:

copo_1.jpg copo_2.jpg copo_3.jpg copo_4.jpg
Achei o crescimento mais lento essa semana, ainda vai alguns dias para poder aniversariar, se não uma semana. Vi em alguns posts por aqui uma galera recomendando esperar 5 dias depois do micélio cobrir totalmente a superfície (para "consolidar o centro"), aguém saberia algo sobre isso?

Outro ponto é que em alguns copos apareceram algumas manchas amareladas, como essa do copo um (nas fotos ficaram um pouco mais claras):

copo_1_amarelado_1.jpg copo_1_amarelado_2.jpg

Não tenho idéia se pode ser excreção micelial ou contaminante... Se alguém tiver algum palpite agradeço.
 
Fala @milho, blz?

A dica dos 5 dias é válida sim, mas não esquenta tanto com isso.
Se o exterior tiver bem colonizado, o substrato vai estar bem protegido no interior e será colonizado de uma forma ou outra.

Sobre as manchas, pela foto é difícil te garantir algo.
Excreção micelial é comum, mas se esse aspecto gelatinoso continuar se expandindo pode ser indício de colonização por bactéria.
 
Passaram-se mais 5 dias, agora com 25 dias desde a inoculação. Estava curiosa do porque da possível contaminação do copo 1. Arrumei com um amigo um medidor de temperatura com o arduíno, e o quarto aparentemente estava bem quente e eu não percebi :D

Estou deixado as janelas abertas, e o climatizador ligado nos períodos mais quentes do dia, já sinto o ambiente mais fresco.

Status dos copos:

Copo 1, que estava com manchas, continua com esse aspecto estranho, mas está quase terminando de colonizar (acho que em 1 dia já fecha). Estou em dúvida se coloco para frutificar :/

copo_1.jpg copo_1_aspecto_2.jpg copo_1_aspecto_1.jpg

Obs.: @MarceloHirosse , acha que se fosse uma colonização por bactéria o crescimento do micélio continuaria normalmente?

Copo 2 e 3: Colonizados por completo, inclusive o copo 3 pinou dentro do copo, não sei se tem a ver com a temperatura do ambiente que desceu :0

copo_2.jpg copo_3.jpg

Copo 4: Esse continua na batalha, mas falta pouco:

copo_4.jpg

Queria esperar todos colonizarem para aniversariarem juntos, mas como o copo 3 pinou e o 4 ainda faltam alguns dias, acho que vou anivervariar os que já estão completos. (O copo que já pinou precisa/pode ir pro dunk?)
 
@milho frequentemente o micélio não só continua a trabalhar como também acelera a colonização e a pinagem quando tá lutando contra uma contaminação.

Mas no geral me parecem normais, você pode aguardar a colonização completa de todos os copos se preferir.
Alguns dias a mais na incubadora não vão ter impacto negativo se estiverem de fato saudáveis.

E o copo que pinou, quando decidir aniversariar, pode ir pro dunk sim. É bom remover o(s) pin(s) antes.
 
Como sempre, obrigada pela ajuda @MarceloHirosse, acabei colocando os três copos para frutificar (1, 2 e 3).

19/03: montagem do terrário e aniversário
Terráreo
: Utilizei uma caixa organizadora, com dois furos em cada lateral mais comprida (na parte de baixo) e um furo em cada lateral mais estreita (na parte de cima). Coloquei fita marrom no fundo e sanitizei a caixa com álcool 70% e coloquei a argila expandida (ela ficou de molho na água com 1 colher de sopa de água sanitária por 12h, enquanto os bolos estavam no dunk). Adicionei uma fina camada de água no fundo e borrifei água nas laterais.
Aniversário: tirei os três bolos dos copos e raspei o selo de vermiculita. Em seguida coloquei no dunk, mas o bolo 1, por eu ainda está com o pé atrás, coloquei no dunk separadamente. Ficaram cerca de 12h submersos durante a noite, e pela manhã fiz o roll com vermiculita seca. Coloquei todos no terráreo e estou abanando cerca de 3 vezes ao dia e checando a água. A temperatura aqui na cidade diminuiu nos últimos dias, então por hora não preciso resfriar de outra forma :D

photo_2023-03-21_15-21-57.jpg photo_2023-03-21_15-22-22.jpg

20/03: Sugimento dos primeiros pins no bolo 3.
Esse bolo é o que havia pinado dentro do copo (retirei os pins antes do dunk). Um dia depois de estar no terrário já mostrou os primeiros pins na lateral, hoje (21/03), já estão mais visíveis (na foto é difícil notar) e apareceram outros. Os copos 1 e 2 provavelmente vão demorar um bocadinho para pinar.

photo_2023-03-21_15-20-38.jpg photo_2023-03-21_15-21-44.jpg
 
Ooi @milho o processo está indo muito bem, mas sugiro que acompanhe a textura do micélio nos próximos dias.
Pela foto não dá pra ver com certeza mas parece que há poucos furos no terrário, daí se os bolos estiverem sufocando vão ficar "felpudos" em breve.

Pra prevenir sem que seja necessário abrir novos ou aumentar os existentes, você pode tentar abanar com mais frequência.

Boa sorte e daqui a alguns dias teremos fotos dos cogus!
 
De fato, @MarceloHirosse, um dia depois esse aspecto já tinha aparecido. Comecei a abanar com mais frequência e acho que agora está ok, pelo menos não notei uma evolução disso.

Os frutos do bolo 3 se desenvolveram bastante já, acho que hoje chegaram no tamanho final, porque o primeiro chapéu abriu. Vou esperar mais um pouco porque quero tentar fazer um carimbo com o maior. Não sei se é impressão minha, mas eles não me parecem no seu melhor aspecto, talvez porque pequei no controle de algumas condições.

4 dias no terrário (3 dias desde que vi os pins):

terrario.jpg terrario_3.jpg

5 dias no terrário (4 desde os pins):

photo_2023-03-24_08-13-28.jpg photo_2023-03-24_08-13-47.jpg photo_2023-03-24_08-13-51.jpg
 
Ainda no 5º dia desde que foram para o terrário, colhi os frutos e levei o bolo para um novo dunk (pouco mais de 12h), depois fiz o roll e ele voltou ao terrário. Os 4 cogumelos colhidos, juntos, tinham cerca de 27g. Com o maior fiz 2 carimbos.

photo_2023-03-28_17-11-28.jpg photo_2023-03-28_17-09-13.jpg

Todos já foram consumidos. Pelo efeito, acredito que tinham mais de 90% de água na composição, o que reforça que a rapidez no crescimento pode ter sido por alguma contaminação.

Ontem e hoje (9º dia no terrário) surgiram os primeiros pins do bolo 2 e 1. Mais numerosos no bolo 2, crescendo no topo e alguns na base:

photo_2023-03-28_17-12-06.jpg
 
Pelo tom, presumo que a trip foi fraca @milho kkkkk

Para o próximo, além de observar as possíveis falhas na assepsia, recomendo a ampliação das entradas de ar e a remoção da argila expandida.
Quem sabe também seja divertido encontrar um novo carimbo de uma outra cepa. Algumas vezes, mesmo duas amostras da mesma strain podem carregar genéticas com qualidades bem distintas.

Por aqui levei pelo menos uns 4 ciclos pra encontrar uma que fosse boa e bem adaptada às nuances do clima local.

De qualquer forma, parabéns pelo cultivo!
 
Back
Top