Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo primeiro cultivo -PC south american e PC australia

Diário de cultivo completo.
Ola,peço desculpas se este diário esta extenso demais mas tentei deixar tudo mais explicado possível,ainda mais por que faltaram fotos da primeira etapa do processo.
Este foi meu primeiro cultivo e apesar de modestos fiquei muito feliz com os resultados, não tem nada igual a sensação de ver eles crescerem diante do seus olhos. Peço que se eu cometer algum erro por favor me avisem, pois é meu primeiro cultivo e espero fazer tudo certo.
Inoculei 3 copos com vermiculita, arroz integral e água de PC south american dia 4 de novembro, e 3 copos de PC australian uma semana depois (pura ansiedade ,pois mesmo sabendo que os esporos poderiam levar até duas semanas para germinar resolvi garantir, e como tinha dois carimbos a minha disposição preparei os outros 3 copos com esporos de outra strain).
Dia 20 os south american germinaram e depois dia 25 os australian germinaram.
Dia 5 de dezembro fiz dois furos em cada pote e tapei com micropore. Acho que exagerei no tamanho dos furos pois quatro dias depois, tinha dois potes ,um de cada strain ,infectados com um mofo verde.Pelo que li parecia trichoderma , enfim, descartei os dois potes e limpei tudo com álcool 70 .Havia um dos copos de S A que já havia formado pins, mas havia um círculo de mais ou menos um centímetro de diâmetro que ainda não havia sido colonizado.Retirei a parte não colonizada e aniversariei (agradeço os conselhos dos administradores da comunidade em especial Ecuador e Amaral ).
Este primeiro terrário era :um saco plástico com filtro e um marmitex com vermiculita úmida onde o bolo foi pousado.Para manter a umidade alta tinha um pouco de água destilada no fundo do saco e para troca de ar eu abanava umas 3 vezes por dia.
Dia 16 haviam dois potes que também haviam formado pins, um de cada strain. O South american eu coloquei num terrário de garrafa PET com perlita esterilizada e uma tampa com vermiculita úmida onde o bolo foi pousado,para troca de ar eu fiz 4 furos no fundo da garrafa e tapei com micropore e o de Australian eu tentei fazer uma transferência G2G para 4 outros copos só pra ver no que dava e o resto do bolo eu cortei em pedaços e tentei fazer um casing só com vermiculita úmida embaixo e em cima, acho que é cake to casing o nome.
Dia 19 o primeiro bolo pinou. Dia vinte o micélio dos potes que eu havia feito a transferência já estava visível.
Dia 23 o S A que estava no terrário de garrafa PET formou pins .Dia vinte e oito fiz um drunk and roll e aniversariei o único bolo (australian)que não pinou antes da colonização completa (terrario de garrafa PET) ,hoje apresentou pins .E o casing que foi montado dia 16 eu incubei 5 dias e aniversariei ,dia 28 começou a apresentar pins.
Vamos às fotos:
Esses foi o primeiro que aniversariei, tive que colher esses dois maiores para não perder os outros 8 pequenos que surgiram um poucos depois.
100_4078.JPG 100_4083.JPG 100_4084.JPG 100_4115.JPG
Esse foi o segundo: pergunta:apesar de ter frutificado legal este bolo apresentou uns 10 abortos.Isso é normal ou eu fiz algo errado ?
100_4134.JPG 100_4135.JPG 100_4141.JPG 100_4143.JPG 100_4146.JPG
os potes que inoculei por tranferência G2G:
100_4214.JPG 100_4213.JPG

O casing feito com o mesmo bolo da tranferência:
100_4205.JPG 100_4209.JPG
E este o último bolo aniversariado dia 28 ,tem um pin minúsculo que apareceu hoje :)
100_4221.JPG

Anexos

• 100_4149.JPG
    100_4149.JPG
    79.3 KB · Visualizações: 99
  • 100_4168.JPG
    100_4168.JPG
    67.9 KB · Visualizações: 101
  • 100_4171.JPG
    100_4171.JPG
    105.3 KB · Visualizações: 106
  • 100_4179.JPG
    100_4179.JPG
    67.8 KB · Visualizações: 114
Obrigado amigo tupy !Parece que deu diferença sim .Os com arroz integral comercial levaram 15 dias só para germinar.Inoculei um de Australian mês passado com o arroz orgânico e em menos de 5 dias germinou e em menos de um mês estava todo colonizado.Além do que, o micélio ficou muito mais rizomórfico e uniforme com o arroz orgânico ,nos outros haviam alguns pontos rizomórficos e outros algodoados.Mas gostei da idéia da comparação.Vou preparar pelo menos mais 2 com cada tipo de arroz, inoculá-los no mesmo dia,com a mesma seringa e pesar as colheitas para tirar uma conclusão mais certa.Daí abro mais um diário de cultivo pra relatar a experiência.Minha balança só pesa por gramas, mas acho que se pesá-los frescos as medidas serão mais precisas.

Também sou adepto dos grãos orgânicos, mas não posso confirmar as diferenças porque nunca usei grãos comuns. Só sei que não tenho nada a reclamar, o professores disseram que adoram. :contente: São um pouco mais caros, mas acho que vale o investimento. Afinal, ninguém aqui está cultivando em larga escala.

Experimentem! :)

Obrigado amigo tupy !Parece que deu diferença sim .Os com arroz integral comercial levaram 15 dias só para germinar.Inoculei um de Australian mês passado com o arroz orgânico e em menos de 5 dias germinou e em menos de um mês estava todo colonizado.Além do que, o micélio ficou muito mais rizomórfico e uniforme com o arroz orgânico ,nos outros haviam alguns pontos rizomórficos e outros algodoados.Mas gostei da idéia da comparação.Vou preparar pelo menos mais 2 com cada tipo de arroz, inoculá-los no mesmo dia,com a mesma seringa e pesar as colheitas para tirar uma conclusão mais certa.Daí abro mais um diário de cultivo pra relatar a experiência.Minha balança só pesa por gramas, mas acho que se pesá-los frescos as medidas serão mais precisas.

interessante, pergunto porque, são comparações e testes como esses, que podem ser feitos nos cultivos, mesmo que de forma amadora, de início, que podem contribuir em muito para futuros cultivos e cultivadores. Obrigado.

interessante, pergunto porque, são comparações e testes como esses, que podem ser feitos nos cultivos, mesmo que de forma amadora, de início, que podem contribuir em muito para futuros cultivos e cultivadores. Obrigado.
Obrigado a você por me fazer sentir útil!hahah.Farei o máximo para que o estudo traga resultados mais conclusivos possíveis.Desta vez, vou comprar um termostato para o controle de temperatura depois da incubação, e tentar deixar a temperatura em 24 graus ,que , pelo que li, é a melhor temperatura para frutificação.Tentarei deixar os bolos nas mesmas condições de temperatura e umidade.Se alguém souber de mais alguma coisa que eu possa fazer para tornar mais eficaz esse teste é só falar.abraço

Belíssimos frutos,amigo. Também estou cultivando a strain South American. É meu primeiro cultivo hehe. Depois dá uma olhadinha no meu diário :feliz: abraço.
Obrigado pelo elogio.Somos dois no primeiro cultivo .O seu está bonito também .Comparando com os Australian, que cultivei simultaneamente, essa strain dá frutos enormes ! Eu adorei e acho que você também não irá se arrepender.Abraço amigo.Torcendo pelo seu cultivo!

Última edição por um moderador:
Boa tarde amigos.O bolo PF de Autralian deu mais um fruto.Tão pequeno que nem me animei a fotografar.Como já falei anteriormente os bolos estavam ressecados e produzindo quase nada, por isso ,optei por doá-los a natureza.Não que eu acredite que ainda vão dar frutos ,mas não achei digno jogá-los no lixo .Obrigado a todos pela recepção,pela ajuda e pelo excelente material disponibilizado.Espero poder postar mais um diário em breve.Um abraço !

Legal!Pelas fotos a colheita vai ser farta!Quanto ao outro bolo , já já aparecem os pins.Isso foi engraçado no meu cultivo ,porque um bolo sempre frutificava antes do outro, e eu morrendo de ansiedade ficava pensando :Será que não vai frutificar? Será que contaminou?E toda a vez que passava pelo terrário analisava o bolo.À procura de pins ou contaminações .Por sorte meus terrários (garrafas PET) são transparentes , e não precisava ficar abrindo ,aumentando o risco de contaminar.Mas algumas vezes, os que demoraram mais, produziram mais.

Legal!Pelas fotos a colheita vai ser farta!Quanto ao outro bolo , já já aparecem os pins.Isso foi engraçado no meu cultivo ,porque um bolo sempre frutificava antes do outro, e eu morrendo de ansiedade ficava pensando :Será que não vai frutificar? Será que contaminou?E toda a vez que passava pelo terrário analisava o bolo.À procura de pins ou contaminações .Por sorte meus terrários (garrafas PET) são transparentes , e não precisava ficar abrindo ,aumentando o risco de contaminar.Mas algumas vezes, os que demoraram mais, produziram mais.

Que os santos meninos te ouçam! rsrs.

Alguns pins bem pequenos estão começando a surgir no segundo bolo. Engraçado isso... no primeiro flush foi o contrário.

O meu também tem uma tampa de vidro,bom que posso ficar acompanhando sempre sem precisar abrí-lo :)

Na minha opinião ,uma das melhores partes do cultivo são essas surpresas e diferenças de comportamento entre um bolo e outro, mesmo por exemplo no G2G ,onde são originados do mesmo micélio, eles se comportam de forma diferente.Aproveite inclusive essa ansiedadezinha, que torna algumas dessas surpresas ainda melhores.Tipo bolo demora umas duas semanas pra pinar ,aí quando você ta tentando descobrir o que fez de errado, dá de cara com isso:
100_4133.JPG
sem frescura,mas pra mim ,essa é verdadeira magia dos cogumelos!
Estarei acompanhando seu diário e torcendo.Aquele casing tá prometendo !!Abraço e boa sorte!

Belos frutos joca :) Um primeiro cultivo muito bem feito pelo visto. Pena pra mim que aqui onde moro não deve ter o arroz integral orgânico.. mas fazer o que né!? haha

obrigado amigo.Quanto ao arroz integral organico, tenta dar uma olhada no mercado junto com o arroz comum.No meu caso achei assim .Estava escondo no canto da prateleira e era o último! Mas os cultivos que eu apresentei no diário, fora esse grain to grain de australian que postei só agora no final , foram todos com arroz integral comercial e eu fiquei satisfeito com os resultados, principalmente por ser a primeira vez que tento, e acho que até podia ter um rendimento maior se tivesse algumas informações sobre cuidados com o bolo que eu não tinha na época.Borrifar água diariamente na vermiculita que cobre o bolo , por exemplo.

Back