Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo primeiro cultivo -PC south american e PC australia

Diário de cultivo completo.
Ola,peço desculpas se este diário esta extenso demais mas tentei deixar tudo mais explicado possível,ainda mais por que faltaram fotos da primeira etapa do processo.
Este foi meu primeiro cultivo e apesar de modestos fiquei muito feliz com os resultados, não tem nada igual a sensação de ver eles crescerem diante do seus olhos. Peço que se eu cometer algum erro por favor me avisem, pois é meu primeiro cultivo e espero fazer tudo certo.
Inoculei 3 copos com vermiculita, arroz integral e água de PC south american dia 4 de novembro, e 3 copos de PC australian uma semana depois (pura ansiedade ,pois mesmo sabendo que os esporos poderiam levar até duas semanas para germinar resolvi garantir, e como tinha dois carimbos a minha disposição preparei os outros 3 copos com esporos de outra strain).
Dia 20 os south american germinaram e depois dia 25 os australian germinaram.
Dia 5 de dezembro fiz dois furos em cada pote e tapei com micropore. Acho que exagerei no tamanho dos furos pois quatro dias depois, tinha dois potes ,um de cada strain ,infectados com um mofo verde.Pelo que li parecia trichoderma , enfim, descartei os dois potes e limpei tudo com álcool 70 .Havia um dos copos de S A que já havia formado pins, mas havia um círculo de mais ou menos um centímetro de diâmetro que ainda não havia sido colonizado.Retirei a parte não colonizada e aniversariei (agradeço os conselhos dos administradores da comunidade em especial Ecuador e Amaral ).
Este primeiro terrário era :um saco plástico com filtro e um marmitex com vermiculita úmida onde o bolo foi pousado.Para manter a umidade alta tinha um pouco de água destilada no fundo do saco e para troca de ar eu abanava umas 3 vezes por dia.
Dia 16 haviam dois potes que também haviam formado pins, um de cada strain. O South american eu coloquei num terrário de garrafa PET com perlita esterilizada e uma tampa com vermiculita úmida onde o bolo foi pousado,para troca de ar eu fiz 4 furos no fundo da garrafa e tapei com micropore e o de Australian eu tentei fazer uma transferência G2G para 4 outros copos só pra ver no que dava e o resto do bolo eu cortei em pedaços e tentei fazer um casing só com vermiculita úmida embaixo e em cima, acho que é cake to casing o nome.
Dia 19 o primeiro bolo pinou. Dia vinte o micélio dos potes que eu havia feito a transferência já estava visível.
Dia 23 o S A que estava no terrário de garrafa PET formou pins .Dia vinte e oito fiz um drunk and roll e aniversariei o único bolo (australian)que não pinou antes da colonização completa (terrario de garrafa PET) ,hoje apresentou pins .E o casing que foi montado dia 16 eu incubei 5 dias e aniversariei ,dia 28 começou a apresentar pins.
Vamos às fotos:
Esses foi o primeiro que aniversariei, tive que colher esses dois maiores para não perder os outros 8 pequenos que surgiram um poucos depois.
100_4078.JPG 100_4083.JPG 100_4084.JPG 100_4115.JPG
Esse foi o segundo: pergunta:apesar de ter frutificado legal este bolo apresentou uns 10 abortos.Isso é normal ou eu fiz algo errado ?
100_4134.JPG 100_4135.JPG 100_4141.JPG 100_4143.JPG 100_4146.JPG
os potes que inoculei por tranferência G2G:
100_4214.JPG 100_4213.JPG

O casing feito com o mesmo bolo da tranferência:
100_4205.JPG 100_4209.JPG
E este o último bolo aniversariado dia 28 ,tem um pin minúsculo que apareceu hoje :)
100_4221.JPG
 

Anexos

  • 100_4149.JPG
    100_4149.JPG
    79.3 KB · Visualizações: 99
  • 100_4168.JPG
    100_4168.JPG
    67.9 KB · Visualizações: 101
  • 100_4171.JPG
    100_4171.JPG
    105.3 KB · Visualizações: 106
  • 100_4179.JPG
    100_4179.JPG
    67.8 KB · Visualizações: 114
Isso ai amigo, pegou o jeito, agora só ir aprimorando! Trabalhou com que faixas de temperatura por ai?
 
Isso ai amigo, pegou o jeito, agora só ir aprimorando! Trabalhou com que faixas de temperatura por ai?

A temperatura durante a fase de incubação foi 28ºC constantes, e para a fase de frutificação eu ainda não preparei nenhum esquema para controle de temperatura, apenas monitoro com um termômetro, pois aqui em minha cidade ela está se mantendo estável. Durante o dia não faz mais de 28ºC e à noite não baixa de 20.
 
Esse é o PF de Australian -1º flush.
Obs: o primeiro pin surgiu rápido, apenas dois dias após o aniversário ,porém só tem mais dois nascendo :unsure:.

100_4306.JPG

E este é o 2º flush do bolo de South American que estava no saco c/ filtro.
Obs: como o bolo da mesma strain que estava no terrário de garrafa PET deu mais frutos, resolvi colocar este em um igual .Tem 6 cogumelos de um tamanho legal ,mas eles nasceram todos do mesmo lado do bolo ,um em cima do outro.

100_4302.JPG
 
Australian
100_4329.JPG
South american
100_4324.JPG
(O outro terrário de S A começou a formar pins agora e o casing de australian eu fiz o drunk /cold shock, refiz as camadas de casing e no momento está incubando)
 
Australian -O cogumelo maior nasceu esmagado contra a parede do terrário e deformou o chapéu.

100_4336.JPG
South american -Colhido hoje.
100_4332.JPG
 
Australian ontem (primeiro flush)
100_4339.JPG
South American bolo 2 (segundo flush)
100_4338.JPG 100_4344.JPG
Colheita (South American em cima, Australian em baixo)
100_4346.JPG
 
Australian PF (continuação do primeiro flush) -Obs :Eu colhi aqueles 7 da foto acima e ainda tinham alguns pins .Deixei-os e agora estão assim.
100_4353.JPG
Casing -Australian- (2º flush)
100_4352.JPG

South American bolo 1 (começando o terceiro flush)
100_4357.JPG
South American bolo 2 (começo do terceiro flush)
100_4369.JPG
 
olá amigos do CM. Hoje colhi o casing e o bolo 1 de South American.
Este é o bolo de S A antes da colheita.
100_4374.JPG
Mas estou preocupado com o casing e se possível gostaria de algumas opiniões.No primeiro flhush os cogumelos nasceram normais.Eu fiz um dunk and roll e botei nas mesmas condições de frutificação porém os cogumelos nasceram meio deformados e eu queria saber se eles estão contaminados ??(pensei em verticillium) :(as fotos:
100_4375.JPG 100_4377.JPG 100_4378.JPG 100_4379.JPG 100_4380.JPG 100_4384.JPG
Colheita (os do casing são os de baixo):
100_4386.JPG
Agradeço se puderem ajudar.Abraço !
 
Última edição:
Eu fiz um drunk an roll

Drunk :atrapalhado: and Roll :roflmao: <--- Me desculpe a brincadeira. O correto é "dunk"! :geek:

os cogumelos nasceram meio deformados e eu queria saber se eles estão contaminados ??(pensei em verticillium)

Não parece ser o caso de contaminação, mas sim uma falha genética. E mesmo que seja algum tipo de contaminação, como o Verticillium, os frutos ainda podem ser consumidos sem problemas.
 
:oops: Desculpa a ignorância.Não acredito que li vários tópicos sobre isso e não prestei atenção no nome:fumar:.hahaha.Valeu pelo toque e muito obrigado pela rapidez.Desculpa tomar o tempo de vocês mas fiquei com medo de que fosse uma contaminação e estragasse os outros bolos ,mas agora estou mais tranquilo.Torcer para o próximo fluch ...haha..brincadeira...Torcer para o próximo flush vim normal.Grande abraço amigo.E mais uma vez, obrigado!
 
Desculpa tomar o tempo de vocês mas fiquei com medo de que fosse uma contaminação e estragasse os outros bolos

Disponha. Dúvidas como essa são bem comuns e realmente causam preocupação para qualquer iniciante. Casos assim não hesite em perguntar, é para isso que também serve um diário de cultivo. :)
 
Boa noite.Depois da colheita do dia 15, apareceram mais dois cogumelos no casing, ainda pertencentes ao segundo flush, pareciam um pouco menos deformados que os outros.Colhi e deixei o casing dentro do terrário.
100_4406.JPG 100_4413.JPG
Passados alguns dias surgiram novos pins ,estou esperando se desenvolverem um pouco mais para colhê-los ,mas já deu pra ver que não estão deformados:), acho que era alguma falha genética como o amigo Cosmik falou. Hoje estão assim:
100_4450.JPG
O bolo 1 de South American quarto flush:
100_4437.JPG
O segundo bolo de S A não desenvolveu nenhum pin além daquele que postei a foto dia 15 .
100_4389.JPG
O PF de Australian, segundo flush:
100_4439.JPG 100_4442.JPG
Obs :colhi todos ,fiz o dunk/cold shock ,double casing e estou esperando pelo próximo flush.
 

Anexos

  • 100_4444.JPG
    100_4444.JPG
    114.2 KB · Visualizações: 47
parabéns pela dedicação @joca, cogumelos bem parrudos conseguisse ai, um belo casing por sinal. :)
 
obrigado amigo .Na verdade a maior parte disso devo a você e muitos outros membros da CM que além de disponibilizar um grande arsenal de guias para nossos cultivos ainda sanam nossas dúvidas com uma rapidez impressionante.
Deixei eles amadurecerem bem para tirar carimbos.Mas não sei se esperei muito tempo para colhê-los ou se cometi algum outro erro ,porque só consegui tirar carimbo de um chapéu.Até tentei uma segunda impressão desse mesmo chapéu, mas não rolou :(.Enfim, colhi ,fiz o dunk e agora vou fazer aquela técnica do bordeamento pra ver se consigo mais frutos.
 
Última edição:
Olá.Atualizando.
Colheita do terceiro flush do bolo 2 de South American. Obs: os cogumelos parecem meio úmidos, acho que umideci de mais a camada de vermiculita que fica por baixo e por cima do bolo.
100_4468.JPG 100_4470.JPG
Terceiro flush de Australian:
pré colheita:
100_4475.JPG 100_4478.JPG 100_4480.JPG
Colheita:
100_4487.JPG
 
ola .Faz um tempinho que não atualizo então vamos lá:
O bolo número 2 de South American eu fiz o dunk ,cortei em pedaços e montei um casing somente com vermiculita .Está na incubadora , pretendo tirar amanhâ ,se surgirem frutos ,eu posto.
Estes são Australian (quarto flush):
100_4575.JPG
Este é o bolo 1 de S A (quinto flush):
100_4578.JPG
Este é o casing de Australian (quarto flush):
100_4566.JPG 100_4567.JPG
(quinto flush do mesmo casing):
100_4584.JPG
Acho que estes dois bolos e o casing não vão mais dar frutos, estão escurecidos e os últimos flushes foram meio fraquinhos.Estão no terrário há uma semana e meia e nada ainda.Acho que o grande parte disso se deve ao fato de eu ter deixado os cogumelos esporularem muito em cima dos bolos.Mas eu não sabia ao certo qual era a melhor fase para se colher esporos e acabei esperando de mais ,além do que ,por ser meu primeiro cultivo , estava curioso para ver seu desenvolvimento completo,até o chapéu virar pra cima:rolleyes: .E mesmo quando planejava colhê-los quando estavam rompendo o véu ,isso acontecia num dia em que tinha que trabalhar e na volta já estavam esporulando.E para finalizar acho que o que mais influenciou no número de cogumelos que obtive foi no tipo de arroz que usei.Em todos esses cultivos utilizei arroz integral comercial .Naqueles frascos de G2G que citei no começo do diário usei arroz integral orgânico e olha a diferença:
Estas duas fotos são do PF de Australian (primeiro flush) obs :esse copo é bem maior que o de requeijão usado no G2G :
100_4339.JPG 100_4353.JPG
E este é um dos bolos de G2G em copo de requeijão com arroz integral orgânico:
100_4509.JPG 100_4515.JPG
Nasceu até um de ponta cabeça!!:alien:
100_4532.JPG 100_4533.JPG
 
Quer dizer que notasse uma diferença usando o arroz integral (orgânico)? Seria legal fazer mais uns cultivos, uns copos arroz integral normal e em outros o orgânico, pra ter certeza mesmo, ou se isso foi só ocasional.

Parabéns, foi um belo cultivo!
 
Back
Top