Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro cultivo MEX, B+

Diário de cultivo completo.
Metodo: Técnica "Bolo PF"
Raça/Strain: MEX, B+
Fornecedor: amigo

:)olá mulkada da cm após a alegria contagiante de ser ver o micélio avançar e sentir o poder makro da natureza , achei que ja é hora de postar mew cultivo! (desculpem pq to sem máquina mas prometo postar as fotos depois em série.)

:seta:Ingredientes PF: FAI, NINGER, GRÃOS DE AVEIA INTEIROS, VERMICULITA
*tudo foi facilmente encontrado em avicultura, loja de produtos agronomos
e casa especializada em produtos naturais.

:seta:preparo:26/06/07 misturei dois copos de caipirinha grande de FAI para um de sementes de aveia com 10% de ninger + um copo de vermiculita.

Após ferver a aveia e o ninger por meia hora em fogo baixo escorri a água expremendo com as mãos, joguei a FAI em uma vasilha com a vermiculita e depois de mexer um poko adicionei a o cozido de sementes.
Mexi ate misturar bem e fui adicionando agua escorrida das sementes (rica em nutrientes) cada vez que parecia seca demais, por fim parei de por agua quando senti que tava bem úmida porem ao ser expremida naum chegava a pingar.
* consegui encher 3 copos grandes de caipora mais dois pqnos de whyskie e ainda joguei uma kota fora.

:seta:Esterelização: Panela de pressão por 60 mnts, meia hora fogo alto e o resto do tempo em fogo baixo (deixei esfriar ate o dia seguinte)

:seta:Inoculação: 27/06/07 de noite Após passar lysol em duas vasilhas de inox passei fogo nas danadas enquanto esfriavam 6 mls de agua em fervura por 5 mnts. Logo após raspei meio carimbo medio dos strains nas duas vasilhas (uma strain em cada).
Com pano na cara ,mãos lavadas com protex, chama acesa ao lado mais lysol no quarto com a porta fechada ,abri as seringas sem agulha chupei e soltei ate misturar bem o esporos na agua e, em seguida suguei todo esporo colocando as tampas nas seringas as deixei 24 hrs em repouso em gaveta em temp ambiente.
No dia seguinte peguei os bolos fiz tres furos de inoculação em cada somando um poko mais de 1ml pra cada copo, detalhe* um dos bolos eu fiz sem esterelização nenhuma e ainda peguei esporos raspados na hora misturei com sei la quanto de água abri um buraco no meio e takei tudo e fechei com aluminio e elastiko assim como os bolos esterelizados

:seta:Desenvolvimento:4 bolos fikaram em temperatura de 26º C ao lado de uma vasilha de hellmans com aquecedor de aquário umidade á 70% sem tomar luz direta, assim apresentaram pontos de micélio peqnos após 5 dias (02/07/07) porem com grande força e vigor.Agora o outro bolo inoculado sem esterilação na loucura eu diria haha! apresentou colonização de 90%:pos: ja no sexto dia porém o micélio ta clarinho ( acho que isso é uma compensação menos força= maior área colonizada pra depois se fortificar será:confused:)
Relativamente o crescimento foi bom de um dia para outro só que pra tirar a dúvida eu colokei todos os bolos juntos agora em temperatura de 20 graus que é ambiente aqui no mew quarto entaum veremos em 3 dias as mudanças positivas ow negativas das temperaturas sobre os bolos, concluida a melhor temperatura aplicarei sobre eles!

daqui alguns dias posto mais desenvolvimento e fotos vlw muchachos!
hare hare ao infinito huuuu!
 
Muito bem garoto !

Tudo parece estar indo de acordo, só achei sua temperatura de colonizãção baixa talvez teria resultados melhores usando a faixa de 28 a 29 C....

Agardamos a postagem de fotos......

Sucesso no cultivo........muita Paz e Luz.

Ps: colonização de 90% em tão pouco tempo? qual a mágica!!!
 
:seta:Desenvolvimento:4 bolos fikaram em temperatura de 26º C ao lado de uma vasilha de hellmans com aquecedor de aquário umidade á 70% sem tomar luz direta, assim apresentaram pontos de micélio peqnos após 5 dias (02/07/07) porem com grande força e vigor.Agora o outro bolo inoculado sem esterilação na loucura eu diria haha! apresentou colonização de 90%:pos: ja no sexto dia porém o micélio ta clarinho ( acho que isso é uma compensação menos força= maior área colonizada pra depois se fortificar será:confused:)
Relativamente o crescimento foi bom de um dia para outro só que pra tirar a dúvida eu colokei todos os bolos juntos agora em temperatura de 20 graus que é ambiente aqui no mew quarto entaum veremos em 3 dias as mudanças positivas ow negativas das temperaturas sobre os bolos, concluida a melhor temperatura aplicarei sobre eles!

daqui alguns dias posto mais desenvolvimento e fotos vlw muchachos!
hare hare ao infinito huuuu!
,

eae tantra

a temperatura ideal para incubação é de 27° á 29°

o que pode ter deixado o micélio "fraco", pode ter sido chock's de luz e temperatura, ou outros fatores

certamente será negativo, se deixar eles á essa temperatura de 20°

siga os passos do básico no começo, para que não perca tempo nem outras "coisas"


Sucesso aí no cultivo!!!
 
Muito bem garoto !

Tudo parece estar indo de acordo, só achei sua temperatura de colonizãção baixa talvez teria resultados melhores usando a faixa de 28 a 29 C....

Agardamos a postagem de fotos......

Sucesso no cultivo........muita Paz e Luz.

Ps: colonização de 90% em tão pouco tempo? qual a mágica!!!


Oregon acredito que seja a quantidade de esporos que eu joguei no copo foram 2 mls bom se isso naum for um cobweb naum digo nada. vlw!
 
Tá certo Amigo...

Puxa espero sinceramente que naum seja cobweb, queremos que todos nossos irmãos aqui do CM tenham sucesso em suas jornadas....

Paz e Luz, aqui mandamos vibrações super positivas no seu cultivo garoto!
 
Aee tantra, começou o cultivo,.
Agora é só tentar fazer tudo direitinho, muita pacîencia e pensamento positivo sempre...
Boa sorte amigo...oooooooyööööööööööööööööö good luck...;)
 
voltando a ativa, hj dia 09/07 pratikamente 12 dias após a inoculação o micélio ta lindo , nos primeiros 5 dias surgiu palido e claro depois do toque da temperatura eu voltei todos para temp de 26° o micélio ta crescendo en torno de 1cm por dia de maneira rizomorfica e agora bem mais branco e forte. O copo sem esterelização fiko na mesma com a pelugem cobrindo quase todo copo mesmo mas acho que deu game over pra ele, vou abrir e fuçar pq chaqualhei e tava compacto se pan pode ter micelio por dentro.
ontem domingo inoculei mais 3 vidros grandes com milho vermiculita e FAI.
Espero ate semana que vem ja aniversariar o primeiro bolo peqno
PAZ LUX!
 
voltando a ativa, hj dia 09/07 pratikamente 12 dias após a inoculação o micélio ta lindo , nos primeiros 5 dias surgiu palido e claro depois do toque da temperatura eu voltei todos para temp de 26° o micélio ta crescendo en torno de 1cm por dia de maneira rizoformica e agora bem mais branco e forte. O copo sem esterelização fiko na mesma com a pelugem cobrindo quase todo copo mesmo mas acho que deu game over pra ele, vou abrir e fuçar pq chaqualhei e tava compacto se pan pode ter micelio por dentro.
ontem domingo inoculei mais 3 vidros grandes com milho vermiculita e FAI.
Espero ate semana que vem ja aniversariar o primeiro bolo peqno
PAZ LUX!

Fala Tantra, parabéns por iniciar um diário de cultivo.

Retire o copo que colonizou sem esterilização de perto dos outros. O que colonizou ele tão rápido, eu julgo ser a trichoderma. Resultado da não-esterilização. Não percebeu a mudança de cor para verde? os esporos desta contaminação apresentam essa cor. Muito cuidado ao manusear ele, cortar pra ver se tem micélio, e etc. Máscara, luvas e tudo mais, sua saúde em primeiro lugar.

Se confirmar isso, descarte-o, urgentemente.

sucesso e good vibes a vc e seu cultivo.:pos:
 
:pos:Abre te Sézamo! hj sexta feira 13 mais um dia de shiva dou mais um passo no cultivo, como vc disse sir o bolo tava com duende verde mew retirei de perto limpei tudo e ja era, hj fazem 15 dias que inoculei e todos os bolos estão 95% colonizados to feliz pra valer, os potes estão suados será que isso da alguma coisa? agora o pote que eu inoculei domingo passado em 5 dias ta 100% colonizado o milho é realmente foda:D agora oque eu faço? o vidro é grande e ta pela metade to pensando em dexa esse invitro será que rola ow melhor fazer um casing? até aqui é isso tirei mais algumas fotos mas perdi a po**** do cabo do celular quando eu achar quem sabe posto pq to realmente chateado em so escrever quero muito por foto me desculpem galera da cm
daqui uns 5 dias vou aniversariar todos pq o micélio ja ta virando nuvem!
good vibes pra vcs!
 
:pos:Abre te Sézamo! hj sexta feira 13 mais um dia de shiva dou mais um passo no cultivo, como vc disse sir o bolo tava com duende verde mew retirei de perto limpei tudo e ja era, hj fazem 15 dias que inoculei e todos os bolos estão 95% colonizados to feliz pra valer, os potes estão suados será que isso da alguma coisa? agora o pote que eu inoculei domingo passado em 5 dias ta 100% colonizado o milho é realmente foda:D agora oque eu faço? o vidro é grande e ta pela metade to pensando em dexa esse invitro será que rola ow melhor fazer um casing? até aqui é isso tirei mais algumas fotos mas perdi a po**** do cabo do celular quando eu achar quem sabe posto pq to realmente chateado em so escrever quero muito por foto me desculpem galera da cm
daqui uns 5 dias vou aniversariar todos pq o micélio ja ta virando nuvem!
good vibes pra vcs!

Potes suados indicam micélio vivo, respirando, e expelindo líquido durante a colonização. Nada de anormal, fora todos nós aqui.

O Milho, vc estuda bem uma receita de camadas de casing no diário do Maurício, então parte para um casing. Esse milho é a semente (spawn) para montar o casing.

No mais, segue firme, com muita assepssia. Parabéns!!!:pos:
 
Muito bom tantra..
Que bom que os potes colonizarão direitinho, agora é partir pro proximo passo ..
Boa sorte pra vc amigo...

Eu estou a espera dos PINS...

Posta fotos aí porque po&%°§...sem foto não rola...
Beijão:)
 
Muito bom tantra..
Que bom que os potes colonizarão direitinho, agora é partir pro proximo passo ..
Boa sorte pra vc amigo...

Eu estou a espera dos PINS...

Posta fotos aí porque po&%°§...sem foto não rola...
Beijão:)

pode deixar swu pq o final será sensacional!!!
 
Opa!

Parabéns pelo primeiro cultivo. Você está indo mui bien... não perca o foco!

The best vibes!
 
postando finalmente alguma coisa, achei o cabo do cel e ae vão as primeiras fotos do cultivo.

Na primeira foto foi quando os bolos estavam com 5 dias observem que o primeiro da direita tava totalmente colonizado fikei surprezo mas depois de uns 5 dias oque parecia micélio sumiu do nada:( dae fui descobrir que aquilo era colonização de duende verde( este pote naum foi esterelizado) logo quando o duende coloniza pelo que eu observei ,ele some fika paia memo dae foi batata tava esporulando ja tinha uma mancha verde dentro e o cheiro de azedo tava fortíssimo, limpei tudo e joguei este fora.

A segunda foto da pra ver o micélio colonizando da hora depois de 10 dias e na terceira 80% do potes apos 19 dias, agora vou deixar mais uns 5 dias pra poder aniversariar.

Nas duas últimas foi minha tentativa de spawn com milho cozido vermiculita e FAI, o pote maior colonizou total em 5 dias ja o outro fikou em temperatura ambiente na casa da minha mina e chegou aqui fraquinho, mas depois de um dia na incubadora ja se sente bem melhor na casa do papai hehe!

Só uma dúvida: uns dos vidros de milho esta com um poco de água no fundo mas muito poko mesmo só que a água ta branca e pareçe seca isso pode ser sinal de contaminação ow é apenas o micélio que se desenvolveu nela?

vlw pelas vibes sucesso pra vcs!:D
03-07-07_1419.jpg10-07-07_1727.jpg16-07-07_1826.jpg16-07-07_1827.jpg
 
:rolleyes:QUALQUER SEMELHANÇA COM ALGUÉM DESTA CM É MERA COINCIDÊNCIA !!!
dot_transparent.gifprofessor-aloprado-63-01.jpg
 
Poxa, até que enfim fotos heim...:eek:k:
Muita sorte pra vc amigo...
Agora vai..
 
É isso ai garoto !

Vendo as fotos, percebemos o trabalho bem feito até o momento, cuidado, carinho e atenção, muito bom segue assim que vai ter futuro certo sua empreitada!

Com relação ao pote com água branca? já vimos isso por aqui na batcaverna, no pote de Transkei, mas não apareceu nenhum contaminante nele depois dessa agua loka, e o bolo está dando frutos saudáveis hj em dia.

Fica de olho nesse copo, caso aumente essa agua branca, ou quando for a hora de aniversariar ele você sentir um cheiro de azedo já era.....
Alguns potes cheiram azedo mto forte ainda com o tampão de aluminio, contaminação na certa, mas no seu caso a princípio naum parece ser isso ñ!

Bem como eu falei fica de olho aberto nele e qualquer alteração posta ai que o pessoal experiente sempre nos ajuda......

Sucesso no cultivo irmão, a dupla por aqui fica enviando as GOOD VIBES para ele ok? aaaaaaaaaaoooooooooooooooooommmmmmmmmmmmmmmmmmm!!!!

Paz e Luz garoto.
 
Back
Top