Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro Cultivo : MDK

Diário de cultivo completo.
Falaí, galera

Esse será meu primeiro cultivo, e escolhi os MDK's pr começar, espero que tudo dê certo e vou atualizar sempre que puder.

Índice :
1ª Atualização ..... Logo abaixo - Preparo da Seringa
2ª Atualização .... Post #19 - Preparo do Substrato, Esterilização e Inoculação
3ª Atualização .... Post #22 - Primeiro sinal de micélio, 3 dias após a inoculação.

Vamos as informações básicas:

Strain: Mexican Dutch King
Carimbo : Pró Fungos
Inoculação : Seringa Multi-Esporos
Técnica : Casing direto no balde (recomendado pelo Anatman)
Substrato : 50% Vermiculita, 25% Farinha de Arroz Integral, 25% água
Camada de Casing : 50% Vermiculita, 50% pó de Côco


Bom, por enquanto só preparei a seringa, que neste momento está hidratando. O procedimento foi feito ontem de noite.

Usei uma Glove Box feita com uma caixa organizadora de 20L. Pena que tive alguns problemas na hora, porque aquela pringles cortada ficava saindo do lugar, e eu nao consegui prender com nada. Mas mesmo assim eu prossegui, já que fazer dentro da caixa, mesmo ela não estando completamente vedada, seria melhor do que fazer fora dela.

Procedimento:

Passei alcool 70 na caixa toda, deixei agir e comecei logo em seguida. Abri o potinho de coleta, que tava cheio de água destilada. Puxei com a seringa (10ml), deixando só um pouco d'água pros esporos não grudarem no fundo do potinho. Depois disso, abri o carimbo, que era bastante escuro e de um tamanho razoável (eu acho, primeira vez mexendo com isso) e raspei com a faca. Os esporos foram caindo na água e percebi que eles também grudaram um pouco na faca. Mexi a faca na água pra tentar tirar o excesso da faca. Depois joguei a água da seringa no potinho, e puxei. Repeti isso umas 4 vezes, pra misturar bem. No final das contas, eu consegui ver os esporos na água da seringa. Eu usei de 1/4 a 1/3 do carimbo, mais ou menos.
Fotos:
2013-01-18_21-28-24_344.jpg2013-01-18_21-29-41_151.jpg2013-01-18_21-30-58_639.jpg

PS: O processo foi mais complicado do que isso, porque eu nunca tinha mexido com isso, acabei me enrolando com algumas coisas, as foi mais ou menos isso.

Enrolei a seringa num alumínio previamente limpo com álcool 70 e coloquei na geladeira, numa gaveta perto do freezer.

To torcendo pra não ter contaminado nada!

Bom, foi isso aí, galera. A provável data de inoculação será no dia 21/01/13, e pretendo atualizar com o que rolar. Ah, e essa foi a primeira bateria. Pretendo fazer 5 ou 6 bolos com essa seringa, porque vou fazer mais com um carimbo que o nosso amigo Anatman ficou de me mandar... Agradeço também a ele, por ter me ajudado com bastante coisa! Valeu, Anatman!
 
Última edição:
Vai usar bolos PF Tek ou spawn para o inoculo do substrato?

se for de spawn eu te recomendaria um bulk em balde muuito produtivo e bem simples de trabalhar...

boa sorte!
 
Vai usar bolos PF Tek ou spawn para o inoculo do substrato?

se for de spawn eu te recomendaria um bulk em balde muuito produtivo e bem simples de trabalhar...

boa sorte!

Eu vou usar bolos PF mesmo, por ser o primeiro cultivo. Depois vou pegando as manhas e vou complicando mais!
 
boa sorte com os mdk, vou acompanhar o desenrolar da história . :)
 
Acompanhando a empreitada, boa sorte.
 
Bom galera, venho com uma atualização no mínimo curiosa...

Logo depois que comecei a ler sobre os nosso mágicos, os cogumelos começaram a me chamar atenção. Logo me peguei pensando: Será que existem cogumelos aqui onde eu vivo? Aqui tem muito mato, e resolvi andar prestando mais atenção...

Logo nesse mesmo dia, olhei no quintal da minha vizinha e tinham, aproximadamente, uns 8 cogumelos grandes, nascendo da grama. Não perdi tempo e colhi o maior deles (primeira foto).

Fiquei encantando com ele, tirei até um print dele, mesmo sem conhecer o cogumelo e sem ter motivo. E ai me perguntei: Minha casa tem um quintal grande, muita plantas e árvores. Será que tem cogumelo lá? Não demorei muito pra achar a resposta (segunda foto). Vi uns cogumelos bem pequenos nascendo nuns tocos de madeira. Colhi o melhor deles também.

E logo hoje de manhã tive uma surpresa. Meu quintal apresenta MUITOS cogumelos. Dezenas deles. Talvez até uma centena! Apreciei a cena e tirei algumas fotos para ilustrar esse meu tópico. Lembrando que esses cogus não tiveram intervenção humana nenhuma. São totalmente naturais, e por isso acho difícil serem mágicos, ainda mais nascendo direto da terra (posso estar errado?).

Bom, essas são as fotos:
2013-01-20_17-49-09_254.jpg2013-01-20_17-49-44_352.jpg2013-01-20_17-43-32_730.jpg2013-01-20_17-43-40_471.jpg2013-01-20_17-43-58_559.jpg2013-01-20_17-44-24_696.jpg2013-01-20_17-44-43_154.jpg

Alguém sabe que cogumelos são esses? Fiquei curioso...2013-01-20_17-49-53_960.jpg
 
Faz o teste de azulamento em um dos cogus das ultimas fotos, nao custa nada.
Lembram um pouco psilocybes mais raros como os zapotecorum.
 
Pior que eu olhei, e me lembrou psilocybe também, mas não parecia 100%. A estipe parecia um pouco diferente dos cubensis.
 
Bom, infelizmente nenhum azulou. Arranquei, quebrei, triturei e nada de azul. Arranquei um de cada "espécie", já que eles eram bem diferentes entre sí. Deixei eles lá quietinhos pois devem estar cuidando bem do meu quintal... Valeu a tentativa, pelo menos =P
 
Fala aí, galera. To preparando o substrato pra esterilização. Acabei ficando com uma dúvida e gostaria de perguntar: Fiz uma seringa de 10ml. Dá pra ver os esporos suspensos na água. Teria como inocular 10 copos de bar (140ml) só com essa seringa? No caso eu usaria 1ml pra cada, ou diluiria mais? Obrigado!
 
Pode inocular todos com ela, principalmente se os esporos ficaram visíveis.
 
Bom, a preparação do substrato e esterilização ocorreram ontem. Como fiquei com receio dos bolos ainda estarem quentes, deixei a penela esfriar até hoje. Logo de manhã fiz o procedimento de inoculação, e claro, tirei algumas fotos pra comunidade:

2013-01-21_17-02-03_286.jpg Preparo do Substrato: 50% vermiculita, 25% Farinha de Arroz Integral, 25% água.
2013-01-21_17-22-08_107.jpgEnchendo os copos com o substrato. São compos americanos, aqueles de boteco de 140ml.
2013-01-21_17-50-15_609.jpgTampando bem com o alumínio. 2 camadas. A primeira camada dupla, bem presa no copo, e a segunda é a tampa pra remover e colocar de novo depois de inocular. Essa eu deixei bem solta pro vapor passar na Panela de Pressão.
2013-01-21_18-03-40_115.jpgBolos prontos!
2013-01-21_18-03-52_26.jpgTentei tirar uma foto pra mostrar como o substrato estava aerado e solto. Pena que câmera de celular é uma bosta...
2013-01-22_09-28-55_160.jpg Bolos inoculados e prontos pra colonização.

Ah, acho que vou numerar os bolos, pra poder acompanhar o crescimento de cada um.. Esqueci de fazer isso!
 
Muito boa a organização desses PFs mermão, utilizo muito esses copos americaninhos tbem, colonizão rápidamente. Parabéns e boa sorte :)
 
Back
Top