Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro Cultivo MDK

Diário de cultivo completo.
Salve galera, vou postar meu primeiro cultivo de MDK !
Depois de ler muuuuito aqui no CM e em muitos outros lugares eu enfim resolvi fazer o meu cultivo.
Comprei minha Strain pela neto e acabei recebendo duas por que a encomenda tinha demorado muito para chegar haha fiquei mó feliz. Enfim aí fiz uma globo box e fim minha seringa de esporos IMG-20160218-WA0001.jpeg
Usei vermiculita, água e FAI em potes de plástico para PP e tampei com papel alumínio uma vez com fita isolante e outra camada solta por cima. Eu perdi as fotos da glove box :( e depois que eu usei ela já descolou tudo as luvas...
Aí coloquei a panel para esfriar de um dia para o outro eu desinfetar todo meu banheiro com água sanitária e spray lisoform, e inoculei na frente de um forninho elétrico ainda... eu fiz 10 potes no total.. deixei todos em uma caixa de papelão com plástico em cima da geladeira.. no dia 28/02 apareceu sinal de micélio 20160228_133453.jpg
No dia 05/03 os 4 que sobreviveram sem contaminações estavam mais ou menos todos assim20160305_070035.jpg
Aí qnd estavam assim eu coloquei cada pote em latas de leite em pó e deixei em cima da geladeira... achei que depois disso o micélio cresceu mais rápido.. no dia 15/03 eu aniversariei 2 bolos20160315_070949.jpg 20160315_071206.jpg e deixei dois que ainda não estavam totalmente colonizados e coloquei no terra rio de caixa organizadora com argila expandida, água, aquecedor de aquario de 10W dentro de uma embalagem de shampoo com água, luz de Led (só usei no começo depois percebi que não fazia diferença no crescimento a não ser na direção que eles cresciam), um termômetro de ambiente e um higrômetro. 20160315_132356.jpg

20160317_112131.jpg

5 dias depois eles começaram a pinar bem ❤❤❤
20160320_111240.jpg

20160321_092821.jpg

20160321_092844.jpg

20160322_074215.jpg

20160322_220631.jpg
20160323_195221.jpg
Essa foi a primeira colheita
IMG-20160324-WA0000.jpeg
Essas são dos outros bolos
20160329_184054.jpg
IMG-20160330-WA0000.jpeg
IMG-20160403-WA0032.jpeg
Essa aqui eu tirei agora pouco e já estão secando no ventilador
20160411_064331.jpg
Ainda não fiz nenhum carinho mas pretendo fazer nos próximos cultivos... Nesse cultivo eu fiz todos de bolo PF mas no próximo cultivo eu vou tentar fazer casing. ..
E isso galera, muito obrigado a todo o CM por toda a informação que obtive aqui.
Paz a todos !

Salve galera ! Atualizando uma foto de um bolo que da primeira vez só deu 1 cogumelo e dessa vez deu 3 mas um deles foi um megamelo kkkk 20160412_110017.jpg
 

Anexos

  • 20160305_070105.jpg
    20160305_070105.jpg
    82.6 KB · Visualizações: 86
Última edição:
Realmente muito bom, nada como se dedicar nos estudos não de resultado hahaha

Uma sugestão nos próximo, seria diminuir um pouco a umidade do substrato antes de mandar para a panela de pressão, pra que não acumule água. Uma camada fina de vermiculita seca também ajuda nesse ponto, não sei se você já adicionou. (Edit: Apesar que a primeira foto do bolo não ficou com essa característica, apenas quando terminou de colonizar)

Mas enfim, você não teve problemas com isso, é só um toque..

Parabéns !! ;)
 
Muito obrigado pessoal ! Fiquei muito feliz de receber tantos elogios e de acertar de prima no cultivo e ter bons frutos

Caramba, excelente frutificação pra um bolo com volume tão pequeno. :coffee:

Parabéns. :)
Então, frutificou bastante mas os frutos foram a maioria não muito grandes e finos... isso devido a pouco volume do bolo como vc disse.
Da próxima vou fazer com copos maiores
 
Última edição por um moderador:
@Psilolike eu também estou cultivando MDK e tenho uma experiência a compartilhar. Você disse que os seus cogumelos estão finos, isso se deu por conta de você estar ventilando pouco, notei isso porque a base dos seus cogumelos estão um pouco algodoadas nas fotos. Em meu primeiro flush obtive cogumelos relativamente grossos e grandes, já no segundo flush eu retornei para a minha cidade e a ventilação foi feita por um amigo 3x ao dia, resultado: os cogumelos ficaram como os seus, finos e com a base algodoada, antes eu estava ventilando cerca de 6~10x ao dia.
 
Salve galera, vou postar meu primeiro cultivo de MDK !
Depois de ler muuuuito aqui no CM e em muitos outros lugares eu enfim resolvi fazer o meu cultivo.
Comprei minha Strain pela neto e acabei recebendo duas por que a encomenda tinha demorado muito para chegar haha fiquei mó feliz. Enfim aí fiz uma globo box e fim minha seringa de esporos View attachment 89643
Usei vermiculita, água e FAI em potes de plástico para PP e tampei com papel alumínio uma vez com fita isolante e outra camada solta por cima. Eu perdi as fotos da glove box :( e depois que eu usei ela já descolou tudo as luvas...
Aí coloquei a panel para esfriar de um dia para o outro eu desinfetar todo meu banheiro com água sanitária e spray lisoform, e inoculei na frente de um forninho elétrico ainda... eu fiz 10 potes no total.. deixei todos em uma caixa de papelão com plástico em cima da geladeira.. no dia 28/02 apareceu sinal de micélio View attachment 89644
No dia 05/03 os 4 que sobreviveram sem contaminações estavam mais ou menos todos assimView attachment 89646
Aí qnd estavam assim eu coloquei cada pote em latas de leite em pó e deixei em cima da geladeira... achei que depois disso o micélio cresceu mais rápido.. no dia 15/03 eu aniversariei 2 bolosView attachment 89647 View attachment 89648 e deixei dois que ainda não estavam totalmente colonizados e coloquei no terra rio de caixa organizadora com argila expandida, água, aquecedor de aquario de 10W dentro de uma embalagem de shampoo com água, luz de Led (só usei no começo depois percebi que não fazia diferença no crescimento a não ser na direção que eles cresciam), um termômetro de ambiente e um higrômetro. View attachment 89649

View attachment 89650

5 dias depois eles começaram a pinar bem ❤❤❤
View attachment 89651

View attachment 89652

View attachment 89653

View attachment 89654

View attachment 89655
View attachment 89656
Essa foi a primeira colheita
View attachment 89657
Essas são dos outros bolos
View attachment 89658
View attachment 89659
View attachment 89660
Essa aqui eu tirei agora pouco e já estão secando no ventilador
View attachment 89661
Ainda não fiz nenhum carinho mas pretendo fazer nos próximos cultivos... Nesse cultivo eu fiz todos de bolo PF mas no próximo cultivo eu vou tentar fazer casing. ..
E isso galera, muito obrigado a todo o CM por toda a informação que obtive aqui.
Paz a todos !

Salve galera ! Atualizando uma foto de um bolo que da primeira vez só deu 1 cogumelo e dessa vez deu 3 mas um deles foi um megamelo kkkk View attachment 89692
Essa vermiculita é muito boa!
 
@Psilolike eu também estou cultivando MDK e tenho uma experiência a compartilhar. Você disse que os seus cogumelos estão finos, isso se deu por conta de você estar ventilando pouco, notei isso porque a base dos seus cogumelos estão um pouco algodoadas nas fotos. Em meu primeiro flush obtive cogumelos relativamente grossos e grandes, já no segundo flush eu retornei para a minha cidade e a ventilação foi feita por um amigo 3x ao dia, resultado: os cogumelos ficaram como os seus, finos e com a base algodoada, antes eu estava ventilando cerca de 6~10x ao dia.

Realmente eu estou ventilando pouco... eu saio pra trampa e as vezes só volto pra casa no outro dia e eles ficam sem ventilar... valeu pela informação mano, no próximo cultivo vou colocar uma bomba de aquário ou um ventiladorzinho
 
Muitos Cogus!!! Parabéns.
Inspirador seu cultivo :ler:
 
Acompanhando aqui!
Parabéns pelo cultivo, lindos frutos e realmente melhor do que eu esperava de uma massa pequena. :D
 
Back
Top