Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro cultivo-GT-Substrato de farinha de kibe + pó de coco

Diário de cultivo completo.

mariafernnanda2

Hifa
Membro Ativo
03/06/2020
95
6
Rio de Janeiro
==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================

STRAIN: Golden Teacher
PROCEDÊNCIA: Carimbo adquirido na Internet.

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------

Método: Farinha de Kibe e Fibra de coco
Proporção:
2 copos de 355ml da farinha de kibe + 2 copos de 355ml de fibra de coco + 1/5 copos de 355ml de água. Selei com 1cm de fibra de coco

Grãos:
( ) Milho
( ) Centeio
( ) Trigo
(X) Outro: Farinha para Kibe

Glove Box?
( ) Sim ( X ) Não

Método de preparação e esterilização do substrato:
Numa bacia esterilizada com Alcool 70, botei toda a mistura e misturei até ficar uniforme
Em seguida, fiz a limpeza dos copos com álcool 70 e joguei a mistura sem compactar selando com a fibra de coco
Tapei com papel alumínio, lacrei com fita isolante e levei à panela de pressão por 1h


INOCULAÇÃO: Data 26/06/2020
-------------------------------------------------
(X) Seringa com esporos.
( ) Cultura Líquida
( ) Outro: _________________

Dia da inoculação - 26 de junho de 2020
Com os copos já resfriados, fiz a inoculação com 1,5ml em cada furo ( 4 furos em cada canto do copo ) e tapei os furos com 2 camadas de micropore
Eu inoculei 3 copos ao todo.
E depois botei em uma caixa de papel (pois ainda não tenho uma caixa térmica) e passei nela 2 camadas de papel aluminio deixando as laterais sem ele para que entre um pouco de ar
Guardei dentro do meu armário na parte da frente, o sol bate parcialmente no meu quarto então fica quentinho kkk Mas ultimamente não tem passado dos 27/28 graus aqui...
Isso é bom para incubação, me confirmem?


Gente, por enquanto é isso. Espero que me ajudem e me corrijam pois sou amadora nesse tema, mas estou me apaixonando por tudo isso.
Em breve farei o método PF TEK, estou esperando chegar a vermiculita :)
 

Anexos

  • DSC03316.JPG
    DSC03316.JPG
    112.4 KB · Visualizações: 47
  • DSC03318.JPG
    DSC03318.JPG
    121 KB · Visualizações: 47
  • DSC03321.JPG
    DSC03321.JPG
    117.6 KB · Visualizações: 49
  • DSC03325.JPG
    DSC03325.JPG
    110.8 KB · Visualizações: 48
  • DSC03326.JPG
    DSC03326.JPG
    109.8 KB · Visualizações: 47
Não sabia dessa utilização da farinha de kibe @mariafernnanda2 . Espero que tudo se encaminhe bem :D
Sobre a caixa térmica que você montou, não seria melhor deixar ela completamente fechada pelo papel alumínio não? Normalmente as encubadoras de isopor mesmo são totalmente fechadas pra manter a estabilidade da temperatura interna ^^
Estou aqui na torcida e acompanhando!

Boas safras! 🍃 🍄
 
Belo diário!
É um tanto diferente do que já vi, fiquei curioso pra acompanhar essa sua experiência!
Pelas fotos parece que você tomou todos os cuidados necessários direitinho, até os papéis alumínio que cobrem os copos estão bem cortadinhos, rsrs.

Parabéns pela dedicação e boas safras! 🍄🍄🍄
 
Oi, gente!! Espero que vcs estejam bem! Por aqui está.
Hoje, 3 dias depois de colocar os bebês pra incubar eu cheguei de viagem e resolvi dar uma olhada para ver como estava o andamento e registrar aqui para vocês também acompanharem :)

Então, os 3 copos apresentam sinal do micélio em desenvolvimento, o que me deixou animada...
E a caixa que havia comentado antes é essa, parece está dando certo por enquanto, e deixei ela dentro de uma caixa organizadora que limpei com alcool 70 aerosol...

Em breve volto com mais notícias...
Paz a todos :idea:😊
 

Anexos

  • IMG_20200629_212215923.jpg
    IMG_20200629_212215923.jpg
    3.1 MB · Visualizações: 50
  • IMG_20200629_212235346.jpg
    IMG_20200629_212235346.jpg
    3.1 MB · Visualizações: 47
  • IMG_20200629_212109554.jpg
    IMG_20200629_212109554.jpg
    2.8 MB · Visualizações: 46
Oi, gente!! Espero que vcs estejam bem! Por aqui está.
Hoje, 3 dias depois de colocar os bebês pra incubar eu cheguei de viagem e resolvi dar uma olhada para ver como estava o andamento e registrar aqui para vocês também acompanharem :)

Então, os 3 copos apresentam sinal do micélio em desenvolvimento, o que me deixou animada...
E a caixa que havia comentado antes é essa, parece está dando certo por enquanto, e deixei ela dentro de uma caixa organizadora que limpei com alcool 70 aerosol...

Em breve volto com mais notícias...
Paz a todos :idea:😊

Parece que eles gostaram do trigo pra kibe, três dias após a inoculação e já estão assim. Parabéns pela ideia, @mariafernnanda2 . Estou acompanhando e torcendo aqui!

Bom cultivo e boas safras!
 
Oi gente, voltando aqui 10 dias depois da incubação pra vcs verem como desenvolveu bem o micélio.

Parece que eles gostaram mesmo desse substrato rsrs

Só a minha câmera q não tem um foco muito bom de perto, mas espero que consigam observar bem... Mas esta tudo lindo por aqui gad

Em breve volto com eles 100% colonizados para aniversariar junto com vcs..
Abraços e Paz a todos!😃
 

Anexos

  • DSC03401.JPG
    DSC03401.JPG
    115.6 KB · Visualizações: 53
  • DSC03402.JPG
    DSC03402.JPG
    110.3 KB · Visualizações: 52
  • DSC03403.JPG
    DSC03403.JPG
    119.3 KB · Visualizações: 50
E aii!
Gente, voltei aqui hoje pra mostrar o bolo I indo pro terrário.

Eu notei que ele tava 100% colonizado até onde dava pra ver, mas quando abri vi que a parte de cima não estava ainda e a parte de baixo apresentou umas pintinhas escuras...
Será que pode ser falta de umidade por isso ficou com essas manchinhas?

Mas mesmo assim, eu umedeci a vermiculita e esterelizei no microondas
Pra deixar o bolo mais úmido eu injetei água destilada com seringa e depois fiz o roll na vermiculyta

Tive que mudar a forma de umidificar meu terrário de última hora pq estraguei o umidificador menor em formato de lâmpada
E tive que colocar esse maior, se n me engano é ultrassônico... Aí tive que fazer outro tamanho de furo e depois dei um jeito ali... Amanhã vou ver se consigo levar pra consertar o outro.

Mas enfim, tá assim agora
Tive que botar gelo dentro da água pq aqui no RJ ta quente
 

Anexos

  • DSC03417.JPG
    DSC03417.JPG
    113.9 KB · Visualizações: 52
  • DSC03418.JPG
    DSC03418.JPG
    110.7 KB · Visualizações: 54
  • DSC03422.JPG
    DSC03422.JPG
    109.5 KB · Visualizações: 52
  • DSC03419.JPG
    DSC03419.JPG
    115.9 KB · Visualizações: 49
  • DSC03411.JPG
    DSC03411.JPG
    117.5 KB · Visualizações: 50
  • DSC03425.JPG
    DSC03425.JPG
    112.7 KB · Visualizações: 49
  • DSC03421.JPG
    DSC03421.JPG
    107.8 KB · Visualizações: 47
  • DSC03424.JPG
    DSC03424.JPG
    106.4 KB · Visualizações: 40
Última edição:
E aii!
Gente, voltei aqui hoje pra mostrar o bolo I indo pro terrário.

Eu notei que ele tava 100% colonizado até onde dava pra ver, mas quando abri vi que a parte de cima não estava ainda e a parte de baixo apresentou umas pintinhas escuras...
Será que pode ser falta de umidade por isso ficou com essas manchinhas?

Mas mesmo assim, eu umedeci a vermiculita e esterelizei no microondas
Pra deixar o bolo mais úmido eu injetei água destilada com seringa e depois fiz o roll na vermiculyta

Tive que mudar a forma de umidificar meu terrário de última hora pq estraguei o umidificador menor em formato de lâmpada
E tive que colocar esse maior, se n me engano é ultrassônico... Aí tive que fazer outro tamanho de furo e depois dei um jeito ali... Amanhã vou ver se consigo levar pra consertar o outro.

Mas enfim, tá assim agora
Tive que botar gelo dentro da água pq aqui no RJ ta quente

Depois que ele coloniza 100%, o ideal é deixar mais uns dias pra ele consolidar. Aquela parte que não colonizou é substrato ou o selo de fibra de coco? Se for substrato há o risco de contaminar. As pintinhas pretas parecem ser pedaços de fibra de coco, não parece ser contaminação.

Boa sorte aí @mariafernnanda2 , espero que eles pinem logo, vou continuar acompanhando daqui!!! 🍄 🍄 🍄 🍄
 
Depois que ele coloniza 100%, o ideal é deixar mais uns dias pra ele consolidar. Aquela parte que não colonizou é substrato ou o selo de fibra de coco? Se for substrato há o risco de contaminar. As pintinhas pretas parecem ser pedaços de fibra de coco, não parece ser contaminação.

Boa sorte aí @mariafernnanda2 , espero que eles pinem logo, vou continuar acompanhando daqui!!! 🍄 🍄 🍄 🍄

Eu deixei 3 dias consolidando. A parte que não colonizou é o selo sim!
Obrigada pela força, Wesker!
 
Deixa quanto tempo ligado por dia? Aqui eu ligo o meu algumas vezes por dia deixo de 15 a 20 min ligado

Eu tinha deixado a noite inteira no médio e de dia tb, viajei kkk
Agora esfriou aqui no RJ, então liguei agora de noite e abanando bastante, ainda n botei um ventiladorzinho então ta sendo manual.
É ansiedade que se fala ? hehe
Agr o bolo tá crescendo em cima da vermiculita tipo uma espuminha
 
Hoje o tempo tá bom! ehehe

21° por aqui.

Tenho abanado esse terrário umas 4x ou 5x ao dia e ligado o umidificador por uns 20min como o @fff disse ali em cima.

A umidade eu n consigo medir ainda, mas o terrário ta bem úmido, da pra ver pelas paredes...


O que acham, gente? Alguma dica? Conselho?

Tô doida pra ver os primeiros pins aparecendo, encantada com esses funguinhos 🤱
 

Anexos

  • DSC03456.JPG
    DSC03456.JPG
    115.3 KB · Visualizações: 30
  • DSC03457.JPG
    DSC03457.JPG
    115.6 KB · Visualizações: 29
  • DSC03458.JPG
    DSC03458.JPG
    116.1 KB · Visualizações: 31
  • DSC03459.JPG
    DSC03459.JPG
    119.9 KB · Visualizações: 29
Oi gente, voltando aqui 10 dias depois da incubação pra vcs verem como desenvolveu bem o micélio.

Parece que eles gostaram mesmo desse substrato rsrs

Só a minha câmera q não tem um foco muito bom de perto, mas espero que consigam observar bem... Mas esta tudo lindo por aqui gad

Em breve volto com eles 100% colonizados para aniversariar junto com vcs..
Abraços e Paz a todos!😃
Que lindezas! Vou querer testar esse substrato tbm😀
Só tem 1 bolo no terrário? Pq? Os demais ainda estão na caixa incubadora?
 
Última edição:
Back
Top