Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro Cultivo - Golden Teacher

Diário de cultivo completo.
Última edição por um moderador:
Os alienígenas são sempre bem vindos entre nós. :blackalien::greyalien:

Algumas perguntas e recomendações:

Selo de vermiculita, sim ou não? Ele é mais importante do que parece, principalmente caso o micélio venha a estagnar, abrir os furos sem um selo é complicado.
PF tek normal?
Se pudesse detalhar um pouco mais os procedimentos. Apenas para informação.

Para copos com a boca menor do que o corpo, eu recomendo tentar grãos... A pipoca de preferência, que é mais simples. Nem que seja só para experimentar algumas vezes. Nada contra a receita PF, mas de acordo com os próprios textos do Professor Fanaticus, o certo da PF tek são os copos de 1/2 pint, com a boca maior ou do mesmo tamanho que o corpo, etc.

Mas vamos lá, torcendo por este cultivo! Apenas tome minhas dicas para os próximos.

Bem vindo e boa sorte.

1/2 pint = 250 ml
1 pint = 500 ml

Acompanhando. Era bom fazer o que o @Anão falou e detalhar um pouco mais esse cultivo para podermos acompanhar melhor. De resto, desejo boa sorte e boas vibrações! Ah, outra pergunta: vai ser casing ou bulk?

Passei uma leve camada de vermiculita por cima p/ dificultar a entrada de microorganismos, PF tek normal.
Tive uma dificuldade só, a receita nao preencheu o pote inteiro, depois de esterelizar por 2h e 30 minutos, tive que fazer um pequeno rasgo no papel aluminio p/ injetar os esporos, fiz o procedimento em uma sala pequena sem corrente de ar, esterelizei a sala com pinho sol e hipercloreto.
Teria como eu quebrar o bolo e coloca-lo em uma tapoer p/ ele ficar no estilo de um kit?
vlw

Passei uma leve camada de vermiculita por cima p/ dificultar a entrada de microorganismos, PF tek normal.

Nos vidros postados na foto acima?

Tive uma dificuldade só, a receita nao preencheu o pote inteiro, depois de esterelizar por 2h e 30 minutos, tive que fazer um pequeno rasgo no papel aluminio p/ injetar os esporos, fiz o procedimento em uma sala pequena sem corrente de ar, esterelizei a sala com pinho sol e hipercloreto.

O que uma coisa tem a ver com a outra? Você preencheu os vidros com substrato, faltou, e você mandou para a PP?

Você injetou os esporos com uma seringa? Então, qual o motivo do rasgo?

Teria como eu quebrar o bolo e coloca-lo em uma tapoer p/ ele ficar no estilo de um kit?

Com os vidros que você utilizou, essa é a única maneira, pois os bolos não vão conseguir sair completos através da boca estreita.

Tive uma dificuldade só, a receita nao preencheu o pote inteiro, depois de esterelizar por 2h e 30 minutos, tive que fazer um pequeno rasgo no papel aluminio p/ injetar os esporos,
:eek: você quase derreteu tudo com tanto tempo assim!!! 1 horinha já basta na pressão...

Uma dica para as próximas inoculações: Cole um pequeno pedaço de fita crepe onde irá furar com a agulha, deixe de ante mão um pedaço de micropore já pronto pra uso, fure na fita crepe (ela protege o alumínio e evita de rasgar) assim que retirar a agulha já tampe com o micropore.

Outra coisa, assim que retirar os potes da panela já vede com fita adesiva as laterais.

Se ainda quiser ver os frutos nascendo em um Bolo, terá que quebrar esse vidro quando o micélio estiver 100%, faça isso com muito cuidado...

... Caso opte por casing ou bulk também sugiro quebrar o vidro o_O... por que? o bolo vai estar duro, vai ser maior trabalhoso tirar esse micélio dai, se você quebrar e já colocar o bolo numa sacola BEM LIMPA e quebrar tudo com as mãos e já passa ele quebrado para o casing ou pote pro bulk... assim fica o processo mais ágil e com menos chances de fazer bagunça....é uma dica...

boa sorte!

RainSpirit, a receita que coloquei nos potes não chegou até a altura da tampa, coloquei uma camada de vermiculita e vedei os potes com papel aluminio.
Mesmo assim a agulha da seringa não alcançou o substrato que eu tive que fazer um pequeno rasgo no papel p/ poder alcançar o substrato, mais a sala é bem esterelizada, acho que nao teve contaminação.

F.J.P., quero fazer casing, gostei da ideia :)

a agulha da seringa não alcançou o substrato que eu tive que fazer um pequeno rasgo no papel p/ poder alcançar o substrato,
desculpa me meter na conversa ai :) mas acho que não é necessário alcançar o substrato, eu sempre coloco só a ponta da agulha e injeto o líquido nas paredes laterais e a água escorre perfeitamente até o fundo...

Os potes estão desse jeito, como na foto acima, na incubadora? Passe uma fita isolante envolta do papel alumínio e lacre direito esses potes.

Recomendo que na próxima faça a inoculação dentro de uma glovebox. Não importa se no ambiente aberto não tem corrente de ar. No ambiente aberto, contém milhares de esporos/endósporos.

Sucesso! :)

Trago boas novas, já é possivel ver o micélio surgindo, passou de uma teia de aranha para uma especie de pasta de dente branca. (kkkkk)
Vi este cultivo e achei muito bem organizado mais não achei nada a respeito no site. Gostaria da opinião de vocês o que acham desta ideia, estava querendo fazer igual.

aoi44.tinypic.com_wqt3pg.jpg

Gostaria da opinião de vocês o que acham desta ideia, estava querendo fazer igual.

Parece ser interessante, mas por experiência própria, recomendo que troque a perlita (no fundo do terrário) por argila expandida. A perlita se degrada com mais facilidade, então terá muito trabalho na hora de limpar o terrário. O encanamento da minha casa quase entupiu. :eek:h:

11/11/2013
aoi39.tinypic.com_2ifcx.jpgaoi42.tinypic.com_et5lvk.jpgaoi39.tinypic.com_14ujf35.jpgaoi43.tinypic.com_331lw8i.jpgaoi42.tinypic.com_2ahs9ko.jpg
30 c / 31 c na incubadora.

Pessoal, estava pensando bem no terrario e hoje acho que tive a ideia, queria fazer um terrario bem natural.
Hoje entendiado estava jogando e no cenario do jogo vi um laboratorio que cultivava varias plantas, inclusive cogumelos!
Queria montar um terrario neste esquema! Alguem acha que seria possivel? Segue os prints:

aoi42.tinypic.com_34eopc5.jpgaoi44.tinypic.com_290q8lx.jpgaoi43.tinypic.com_10mk3yd.jpg

Olá amigos de outra dimensão ;)
trago novidades sobre o avanço do micélio. 16/11/2013

aoi42.tinypic.com_ta1q35.jpgaoi44.tinypic.com_zso521.jpgaoi41.tinypic.com_2eduj5x.jpg aoi39.tinypic.com_2wcr3t0.jpg aoi41.tinypic.com_1z5uqyr.jpg
O segundo pote tá com esse problema de só ter inoculado metade, devo ter moskado na hora de ter injetado os sporos ._.

tô pensando em enrolar um pano sobre o pote e dar uma martelada num ponto certo do vidro pra ele quebrar inteiro de uma vez sem afetar o bolo.

@kinney você acha que este processo vai ter diferença na estimativa de cogus?
tava querendo dar uma dunkada nele qndo ele tiver 100% colonizado pra ficar supimpa.

tava querendo dar uma dunkada nele qndo ele tiver 100% colonizado pra ficar supimpa.

Só faça o dunk no bolo colonizado se pretende seguir o PF Tek. Caso contrário - se pretende fazer casing/bulk - não é necessário. Só se estiver muito seco quando for aniversariar.

Back