Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático primeiro cultivo e ainda no inverno

Diário de cultivo problemático.
PRIMEIRA PARTE INOCULACAO

comecei meu cultivo logo quando recebi a encomenda da [EDITADO] estava trabalhando muito fazia muitos horas extras entao fiz meio que na pressa.
fiz o substrato com arroz integral triturado no liquidificador depois de triturar um copo e meio de arroz misturei com trez copos de vermiculita e um copo de agua mineral aqui vai uma foto dos ingredientes misturei tudo e coloquei no copo por cima coloquei um pouco de vermiculita seca, o copo tem 250 ml deixei na panela de pressao por 1hora e meia depois de uns 50 minutos esfriando inoculei fiz 2 furos em cada copo para colocar os esporos depois fiz uma incubadora em formato de casinha, com uma luz incadensente de 10 w no meio e duas paredes para proteger os bolos da luz ai vai uma foto da casinha quando a temperatura sobe eu abro o teto para refrescar mas mesmo assim e um pouco problematico deixar a temperatura estavel alguem tem ideias de como deixar a temperatura estavel ? entao continuando depois de uma semana o micelio comecou a coloniza

Photo-0070.jpgPhoto-0071.jpgPhoto-0061.jpgPhoto-0062.jpg

SEGUNDA PARTE novembro
com o passar dos dias o micelio colonizava o copo mas muito de vagar devido a temperatura comecar a cair aqui mas dentro da casinha o termometro indicava temperatura de 27 c eu nao sei porque tava tudo tao de vagar ja fazia 3 semanas e o micelio acredito que ainda nao tinha colonizado nem 50 % numa madrugada a temperatura deve ter chegardo a 0 graus dentro da minha cozinha tudo que tava dentro da geladeira congelo inclusive a seringa de esporos, sera que da pra inocular bolos ainda com os esporos que congelaram ?
a smart shop dizia que essa especie coloniza rapido (B+) e em temperaturas ate abaixo de 15 graus

TERCEIRA PARTE FRUTIFICACAO
hoje dia 28 de dezembro 1 mes e meio des da inoculacao eu fiz um terrario uzando paraito e uma luz florecente para esquentar e iluminar os bolos a temperatura dentro do terrario e de 19 c (eu tenho uma duvida quando eu for trampar a temperatura vai cair aqui devido nao ficar ligado o estobo 24 hrs a pergunta e ate quantos graus pode fazer no terrario porque 22 graus nao ta chegando nem agora com o estobo ligado ) outra duvida e preciso furar o terrario para ventilacao mas se eu furar a temperatura vai cair mais rapido o que devo fazer ? acho que vou comprar uma luz incandecente de 20 w porque a luz florecente e uma >>> para esquentar o terrario eu nao sei se meus bolos tao saldavel vou mandar um monte de foto ai gente aqui ta muuuuuito frio e essa semana vai esfriar mais devido a uma maca de ar frio siberiana ta dificil viu gente vou mandar uma fotos do meu bolo e algumas fotos daqui tem cada pico loco para uma esperada primeira trip alguem pode analizar se meu bolo ta saldavel valew gente falow how how

Photo-0058.jpgPhoto-0059.jpgtemperatura do terrario.jpgprevisao para essa semana.jpgpraia aqui perto de casa.jpgestacionamento de casa.jpg

mas algumas fotos a camera usada e do meu telefone celular e so te 2 pixel entao acho que fica meio dificil para vcs verem

Photo-0066.jpgPhoto-0056.jpgPhoto-0057.jpgPhoto-0007.jpgpenhascos numa tempestade.jpg
 
Dá uma borrifada de agua mineral esterelizada com algumas gotinhas de agua oxigenada 20

Acredito que seja mesmo um problema de hidratação mas deixo para alguém mais expert responder com mais certeza.
 
po gente to triste ja faz um mes que eu aniversariei os bolos e ate agora so nasceu um cogumelo e so em um bolo
eu botei trez bolos
isso ja aconteceu com alguem ?
depois eles nasceram?
nessa ultima semana eu dunkei e mudei meu terrario drasticamente em vez de ser esquentado por uma lampada grudada no topo da tampa do terrario eu colquei uma caixa embaixo com a lampada dentro da caixa de papelao e coloquei o terrario em sima da caixa resultado temperatura mais alta menor flutuacao de temperatura e a humidade passou de 87% para 99% devido o aquecimento vir de baixo e passar pela perlite humida.
Nao sei se isso vai ajudar o que vcs acham ?
em cima do meu guarda roupa eu coloquei uma lampada florescente e um desses relojinhos de tomada que desliga conforme a hora que vc que eu coloquei 8 hrs de claridade e o resto de escuridao. sera que e melhor doze doze ou umas 4 hrs ja e o suficiente ?
 
oi jah, que pena que nasceram tao poucos, jah era pra ter nascido mais :(
O azulamento eh normal no bolo. Vc disse q a humidade passou de 87 pra 99%???? Na verdade, as condicoes para o florescimento dos cogus sao 24,5 graus, e 99%-100% de humidade pro cubensis. Ou seja, foi somente agora q vc comecou a ter humidade de 99%? se for, isso pode ter sido um fator na minha opiniao. Da de vez em quando uma borrifada de agua no teu terrario (mas nao borrifa os bolos diretamente nao), e tenta manter essa humidade em 99%. Com o perlita, isso vai ser bem facil, pq perlita eh OTIMO pra manter a humidade.

Outra coisa importante q eh levada pouca atencao: co2! O ambiente dentro do terrario tem q ser bem ventilado, ter uns buraquinhos sempre eh bom. o melhor q vc pode fazer eh abri o terrario 2 vezes por dia, e com alguma tampa ou pedaco de papelao, sei lah, vc ventila o terrario. Aih o ar se renova, e diminui a concentracao de co2 no seu terrario.

Eu comecei o meu cultivo, tb da [EDITADO], esse fim de semana, na quinta ou sexta vou abrir o pacote pra ver se eles comecaram a nascer, estou tb tao ansioso :)

Olha, eu descobri um metodo de inoculacao, sem fazer os bolos: eh com uma maquina de vácuo: vc coloca o substrato dentro de um saco, e tira todo o ar dele com uma maquina de vacuo (aqui na alemanha custa 15 euros uma maquina dessa). Aih vc inocula o saco. Eh massa pq eh muito mais esteril, e depois vc pode deixar os shrooms crescer ali dentro mesmo, soh abrir o saco e ficar borrifando. Eu deixei 2 ml de esporos da minha seringa pra fazer isso, caso meu cultivo n der certo.

Sucesso!

sim jah, pra responder a sua pergunta:
O ideal seria vc comprar um "tapete aquecedor" em loja q vende coisas pra animais ou no ebay. (em alemao isso se chama "Heizmatte", dah uma olhada no google.de pra ver o q eu kero dizer). Pq aih vc nao precisaria da lampada pra akecimento. Custa uns 12 euros.

e SIM: shrooms precisam de um ciclo de 12 horas de luz e 12 horas de escuridao para florescerem! (Eh, eu aprendi alguma coisa na uni de biologia :p). Ou seja, utilizando a lampada, stenta deixar ela ligada apenas 12 horas.

E uma dica: pq vc nao bota os shrooms atras da geladeira? Eh um lugar perfeito, pq atras da geladeira a temperatura pra florescimento eh ideal.

E vc mora num lugar frio: isso quer dizer, vc tem aquecedor em casa: pq tb nao deixar eles perto do aquecedor, em vez de usar a lampada?

Temperatura, humidade, e ventilacao (retirada do co2): esses sao os 3 pontos mais importante. Temperatura boa sozinha, com má condicoes de humidade e co2 nao ajudam. Veh aih uma alternativa.

Sucesso e abraco.

Quando o "veu" da parte de baixo da cabeca do cogumelo cair, vc jah pode fazer a coleta dos esporos desse seu "unico" cogu, e recomecar o processo de novo.


Soh por curiosidade: o metodo do saco q te falei eh esse aqui oh:
http://www.shroomery.org/8398/Preparing-spawn-bags

E um video de cultivo (em ingles) bom pra iniciantes eh esse aqui:

ou:

http://www.youtube.com/watch?v=ZHJQrsZFQdE
(PF-Tek)
 
Última edição por um moderador:
po maggermany muito obrigado pela informacao vou tentar arranjar um tapete eletrico, nossa cara vc mora na alemanha ai deve ser muito frio nao, valew mwsmo e sorte ai no seu cultivo !!!

hehe e aquele cogu que nasceu eu ja comi rs tava bom me rendeu algumas gargalhadas.

nossa que metodo interessante cara, e paresce que deu bastante cogus !!!
 
hehe e aquele cogu que nasceu eu ja comi rs tava bom me rendeu algumas gargalhadas.

ahuahauh guloso!

oh, comigo aconteceu o mesmo. eu só tinha dois bolos no terrario, um comecou a azular ai eu me desesperei pensando que era contaminacao e joguei no lixo..depois de umas horas o outro ficou azul tambem ai pra nao jogar fora fui pesquisar aqui e nao achei nada. ate que alguem me disse que era umidade. quase fui buscar o outro bolo no lixo hauahuah :(

enfim, borrifa agua na parede e vê se a perlita nao ta muito seca.

ou entao pode ter sido na hora que voce foi pegar o bolo e apertou um pouco demais.
 
rs pode crer entao quer dizer que quando fical azulados pode ser contaminantes ?
 
rs pode crer entao quer dizer que quando fical azulados pode ser contaminantes ?

Nao veio, o azulado e muito POUCO provavel ser devido à contaminacao. Os bolos jah estao com o micelio desenvolvido, ou seja, o risco de contaminacao eh muito pequeno... o maior risco de contaminacao jah passou, que eh nas primeiras semanas depois da inoculacao, quando os deiferentes microorganismos lutam pelo substrato.

Os cogumelos tem alguns componentes quimicos que reagem com o ar, e se azulam. O primeiro teste que se faz com um cogu pra ver se eh psicodelico eh apertar o talo, pra ver se azula mesmo.

Relaxa aih: o azulamento quer dizer q eles estao saudaveis :)
 
o brow valew pelo esclarecimento !

entao gente nasceu mais um cogu, mas ele nasceu em sima da vermiculita que tava no papel aluminiu isso e normal, ele quase nasceu direto no aluminiu paresce nao ter contato nenhum com o bolo, sera que ele vai crescer mesmo assim, eu devo jogar borrifar agua no aluminiu ?
 
Nao veio, o azulado e muito POUCO provavel ser devido à contaminacao. Os bolos jah estao com o micelio desenvolvido, ou seja, o risco de contaminacao eh muito pequeno... o maior risco de contaminacao jah passou, que eh nas primeiras semanas depois da inoculacao, quando os deiferentes microorganismos lutam pelo substrato.

Os cogumelos tem alguns componentes quimicos que reagem com o ar, e se azulam. O primeiro teste que se faz com um cogu pra ver se eh psicodelico eh apertar o talo, pra ver se azula mesmo.

Relaxa aih: o azulamento quer dizer q eles estao saudaveis :)

Ja ouviu falar em penicillium sp?
aqui no brasil eh muito comum tambem.
 
Ja ouviu falar em penicillium sp?
aqui no brasil eh muito comum tambem.


Sou formado em Biologia pela UFPE. Acho que jah ouvi falar sim... por acaso ele eh ateh verdinho, mas esses peniciliums alienigenas azus ainda nao conheco nao!

veio, algumas substancias quimicas do cogumelo reagem quimicamente com o ar provocando o azulado (meio violeta ateh as vezes), o que inclusive eh um criterio de identificacao dos basidiomicetos com psilocibina :)

Se for de outra cor pode ser bronca, mas na fase em q vc se encontra, o micelio jah estah bastane estavel com pouco risco de contaminacao.

A humidade, e troca do ar eh importante, mas NAO borrifa a agua direto no micelio, mas na paredes e na tampa de onde os cogumelos estao, pq se vc borrifar direto pode machucar o micelio.

A humidade tem q estar entre 99-100 %.

Bos sorte aih ;)
 
ola pessoal eu tou com uma duvida, o bolo que eu dunkei, esta com uma coisas parescida com algodao em algumas partes vou mandar algumas fotos para que alguem me ajude sera algum tipo de contaminacao?
 
ola pessoal eu tou com uma duvida, o bolo que eu dunkei, esta com uma coisas parescida com algodao em algumas partes vou mandar algumas fotos para que alguem me ajude sera algum tipo de contaminacao?

é tipo um algodão doce? saindo do bolo?
aqui os bolos ficam assim quando estao bastante umidos.
 
ola pessoal eu tou com uma duvida, o bolo que eu dunkei, esta com uma coisas parescida com algodao em algumas partes vou mandar algumas fotos para que alguem me ajude sera algum tipo de contaminacao?

Pode ser cobweb (contaminação) coloque fotos para termos certeza.
 
kkkk valew mano

eu sei que nao tem nada a ver mais ta a maior nevasca vou colocar fotos amanha
 
Back
Top