Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Primeiro cultivo - Dutch King e Golden Teacher

Diário de cultivo problemático.
Olá a todos!

Bom, aqui vou descrever o meu dia-a-dia do primeiro cultivo das raças mexican dutch king e golden teacher.
Desde o dia 10 de maio eu venho fazendo meu próprio guia de cultivo em um documento word. Decido agora postar o dia a dia como está acontecendo, para facilitar e ou pedir ajuda dos companheiros.
Vou colocar abaixo tudo o que escrevi até hoje (bem resumido), para depois inserir dia a dia quão anda minhas preparações. Boa leitura.

10 de maio de 2009 – sem hora – Depois de uma triste experiência com os amanitas que nasceram aqui do lado de casa (super-aqueci no forno e perdi o princípio ativo), decidi começar meu primeiro cultivo. Já li muito sobre o assunto, mas sei que ainda tenho muito o que aprender. Vamos lá.
11 de maio de 2009 – dia todo – leitura do cogumelosmagicos para começar a preparar meu cultivo.
12 de maio de 2009 – 11:00 – Passando no mercado, vi o desumidificador NEUTRO da marca Hippo por menos de R$5,00. Decidi comprar pois futuramente posso precisá-lo. Composição: Cloreto de Cálcio 150g. Peso líquido: 150g.
13 de maio de 2009 – 15:00 – Retirei um cooler DC12v 0.23A preto da marca Zalman modelo RDH9025B Two Ball Bearing de um computador antigo. Achei mas minhas tralhas um transformador (fonte) de energia de um antigo telefone sem fio da marca BellSouth, Modelo U120020D com INPUT 120VAC 60Hz 6.4W MAX e OUTPUT 12vDC 200mA. Liguei os fios pretos e os vermelhos com uma gota de solda e encapados. Funcionou perfeitamente com plena autonomia.
14 de maio de 2009: 16:45 – Pedido para a Pró-fungos um print de Mexican Dutch King, porém, na falta, Ecuador. Importante lembrar que eu esqueci de colocar na carta do pedido que eram springs de Psilocybes Cubensis. Lacrei o envelope e mandei via carta registrada, para que eu pudesse rastrear pela internet. A moça dos correios me falou que minha carta chegaria lá em aproximadamente 5 dias úteis, falou também que não pode mandar dinheiro por correspondência, mas que iria abrir uma exceção. Aquilo me deixou um pouco aflito, pois fiquei com medo de extraviar em função do dinheiro. Enrolei o dinheiro para que não ficasse visível.
15 de maio de 2009 – 13:00 – Depois de dois dias procurando, achei alguém que pudesse me ceder um cano de PVC da marca tigre modelo D100, exatamente do tamanho do cooler. Até procurei em casas de materiais de construção, mas a melhor oferta que achei foi de R$16,00 por 3 metros de cano. O que eu iria fazer com 3 metros de cano se eu somente preciso de 30 cm? Por esse motivo comecei a procurar pessoas que pudessem tê-lo e me ceder. Consegui.
15 de maio de 2009 – noite – Para comemorar meu aniversario (véspera), minha noiva montou uma pizzada. Não pensei em nada relativo ao cultivo.
16 de maio – Meu aniversario – Não fiz nada relativo ao meu cultivo. Parabens pra mim. Rave.
17 de maio – Dia pós meu aniversario – Não fiz nada relativo ao meu cultivo. Estou mais velho. SACO!!!
18 de maio de 2009 – 17:00 – Limpei o cano com palha de aço (interna e externamente). Agora vou deixá-lo na água sanitária por pelo menos 48 horas, para que não haja forma alguma de contaminação.
18 de maio de 2009 – 17:00 – Estou pensando seriamente em como vou arrumar todo o material: perlita, vermiculita, bomba de aquário, umidificador de ambiente, etc. Desânimo. Pelas minhas contas, entre Cobasi, Petcenter Marginal e Jardins Urbanos, meus gastos já beiram R$217,00. Vou pensar em como fazer a primeira estufa. Eu e minha noiva vamos abrir um Cabernet Sauvignon reserva 2006 que ganhei de aniversário agora para pensar sobre o assunto.
19 de maio de 2009 – 06:13 – Dormi muito mal esta noite, pensei muito e acho que achei a solução para as estufas. Digo “as” porque uma é para a incubadora, outra para o terrário. Ou seja, preciso de um circulador de ar, umidificador e aquecedor com termostato em ambas as construções, além de dois termo higrômetros. Acredito ainda ter um umidificador em casa, portanto é somente colocar um timer e está resolvido. O problema vai ser o aquecedor e o circulador. Esse último eu nem imagino como começar. Eu sei que na garagem tem manta térmica, isso vai ajudar muito na incubadora. Preciso também de um conector de tubo de PVC para firmar e trabalhar melhor com o cooler, esqueci de ver isso antes.
19 de maio de 2009 – 14:39 – Comprei a conexão para o túnel de vento (cotovelo como eles chamam na telhanorte). Paguei R$3,75. Dando uma olhada nos termostatos na Petcenter Marginal, aproveitei e comprei a lã acrílica. Assim q cheguei em casa, cortei a um pedaço da conexão para fixar o cooler, já a outra, reservei para fazer saída de ar da incubadora. Achei um inalador velho, acho que vai me servir para alguma coisa. O motor que faz ar na Petcenter Marginal estava em R$42, portanto, economizei 42 reais, mas perdi E MUITO no espaço. O inalador além de fazer MUITO mais barulho, ainda ocupa um espaço muito maior. Ainda pensando em como fazer a incubadora. Preciso passar na farmácia para comprar luvas, máscaras e micropore.
19 de maio de 2009 – 17:00 – Hora de comprar. Fui à uma vidraçaria e comprei o teto da glovebox de isopor. Vidro de 2mm de 35 por 45. Coube quase perfeito. Fiz um corte por onde pudesse passar o vidro e a mesma coisa do outro lado. O vidro ficou preso por um pedaço bem pequeno de isopor. Corte a tampa. Como o isopor está muito fino, decidi comprar durepoxxi para grudar o isopor no vidro ou vice-versa, sem q algum material químico como silicone pudesse afetar as paredes do isopor. Usei as duas massinhas inteiras. Paguei no durepoxxi R$2,98. Comprei também lona preta, 4 metros para amanha iniciar a incubadora. Fiz o pedido na internet de 1 kg de vermiculita, 1 kg de perlita e 800g argila expandida. Ao todo, com o frete, ficou em R$65,00. Vou pagar somente amanha, e me deram o prazo de 9 dias úteis para a entrega. Estou com medo de ter pedido pouco. Deixei a glovebox num canto para secar a solda fria e grudei com silvertape (R$8,50) o cooler no pedaço cortado do cotovelo de PVC. Está perfeito. Testei e tudo funcionando perfeitamente. Tive algumas idéias para fazer a incubadora, mas vou concretiza-la somente amanha. Amanha quero também montar a lamparina. E também comprar as coisas básicas de farmácia: luvas, máscaras e seringas. Tudo esterilizado para evitar que eu mesmo tenha que esterilizar.
20 de maio de 2009 – 23:11 – O túnel de vento está quase pronto. Desmontei um antigo telescópio e peguei suas hastes para segurar o túnel. Fiz uma base para dificultar contaminantes de ataduras de farmácia, mas não gostei. Amanha vou atrás de uma telinha mosquiteira. O durepoxxi da GB já está bem rígido, portanto só repassei Silvertape para evitar qualquer outro problema. Tive umas idéias para grudar a tampa, mas só vou executá-la amanha. Comprei na farmácia luvas (100), máscaras (100), seringas (4 de 5ml) e algumas gases bem grandes. Gastei hoje R$45,00. Está ficando cara a brincadeira. Acredito que pelo tempo que os correios me deram, meu pedido de esporos chega amanha. Perfeito. Não efetuei o pagamento da perlita e vermiculita. Sem falta fica para amanha. Preciso muito desse material, mas ainda nem pensei no terrário. Cotei alguns preços de higrômetros, nossa, muito caro. Estimo meus gastos ainda superiores a R$300,00, entre termo-higrometro (R$100,00), termostato (R$104,00), bomba de ar (R$42,00), a bomba terei que comprar, pois a mangueira do inalador está soltando um cheiro de mofo pelo tempo que ficou guardada. Portanto, fácil para contaminantes. Nossa. Como eu disse, a brincadeira está ficando cara, cara até demais. Entretanto, se comecei, vou até o final.

21 de maio de 2009 –Hoje ganhei um presente de dia dos namorados antecipado do meu amor. Ganhei um kit de cultivo de PC Golden Teacher. Isso eh mto bom, porque mesmo sendo um cogumelo fraco, eu terei mais carimbos para futuras inoculações. Finalmente a perlita e a vermiculita estão compradas. Hoje pretendo comprar 1 termostato e 2 termômetros, ainda não sei como será o decorrer da coisa. A maldita dúvida de como fazer o terrário e a incubadora ainda não saem da minha cabeça...ideias que seria bom, NADA.
21 de maio de 2009 – Minhas tralhas estão aumentando. Não sei onde vou colocar tudo. Passando hoje na C&C, achei vermiculita. Mesmo não precisando, comprei um pacote de 250g e 1kg de argila expandida. Ah, comprei também a mosquiteira e um saco com zíper muito bacana para colocar incrementar o túnel de vento. A coisa ta ficando profissional...kkkkkkk
A natureza divina confirmou o pagamento do kit. Em uns 3 dias deve estar em casa. Muito bom, esporos de Golden Teacher!!!!
23 de maio – 2:40 – Pois eh, de madrugada tenho boas notícias!!! Eu não somente finalizei meu túnel de vento como está funcionando. Colhi um amanita aqui do lado de casa e ele já está secando a aproximadamente 20 minutos. Vou deixar por 24 horas e depois ziplock com sílica. Aí entra a merda. Eu ainda não comprei a sílica (www.cacaumidade.com.br). Estou com o boleto nas mãos mas não tenho dinheiro...kkkk Enfim, além de terminar meu túnel de vento com mosquiteira e saquinho interno, tentei fumar a casca do amanita. Não consigo. Preciso de um pipe, um cachimbo, um bong...Não tenho nada disso. Vou esperar minha noiva chegar amanha e vamos procurar mais uns 2. Depois que acharmos, vamos fazer um cachimbo com durepoxxi e vamos fumar esse querido cogumelo. To bêbado, preciso dormir. Hoje fizemos um fondue com amigos e não consegui pensar em nada. Dúvida cruel: Como vou fazer a encubadeira e o terrário??? Ainda não comprei o termostato nem o higrômetro. Pedi para o pai de uma amiga que está nos EUA para trazer 2 pra mim. Não sei se ele vai conseguir, mas sei que vai se empenhar.

A partir de amanha (ou hoje como preferirem), eu coloco aqui meu dia a dia. Peço boas vibrações para que tudo chegue direitinho, meus Dutch Kings, meus Golden Teacher, Vermiculita, Perlita, Argila expandida e, futuramente: termostato e termo-higrômetro.

Paz e luz a todos.
Abraços

Bom, hoje, dia 24 de maio de 2009, foi um dia de compras.
Sinceramente, estou me sentindo uma menina fútil que sai para ir ao shopping comprar roupa.
Hoje passei na COBASI, comprei mais 250g de vermiculita (enquanto nâo chega meu 1kg de vermiculita e 1kg de perlita), comprei um organizador de plástico mais ou menos do tamanho que o cara do (let's growling mushrooms) usa no filme. Comprei também 3 termômetros. Ainda vendo possibilidades de higrometro...mas está tudo muito caro. Pensando nisso, pedi para os pais de uma amiga que comprasse nos EUA pra mim, pelo metade do preço (no mínimo).
Comprei 2 termometros normais e um para repteis. vamos ver o que acontece.
Hoje de manha chegou o kit da natureza divina. Agradeci muito minha noiva e estudei atentamente o passo-a-passo explicativo que vem no kit. Sério, primeira pra nunca mais. Sempre defendi todos que não compravam o kit. Agora mais ainda. Que roubo. R$50,00 por: 1 pote inoculado, 6 clips, 2 sacos (tortos) com micropore, 100g de terra esterilizada e 2 marmitex (mini). Fiz todos os procedimentos básicos de esterilização mas preferi deixar os substratos no meu próprio terrário. Visto que: agora tenho termostato (até 32 graus celcius), termometros, mangueira nova de inalador junto com novos potes e soro fisiológico, lampada fluorescente com suporte, timmer de programação variada e argila expandida. Claro que o terrário em organizador de plástico de 60 litros. Perfeito.
Vejo que agora falta pouco para suprir meus luxos. Preciso de outro cooler para renovar o ar interno do terrário, umidificador ultra-sonico e outro timmer. Finalmente meu investimento está acabando.
Quero deixar claro que com R$30,00 vc consegue fazer todo o processo sem o kit (obvio), de uma qualidade igual ou melhor do que o meu processo. Entretanto, eu quero gastar tudo isso, portanto estou feliz com minhas aquisições.
O terrário está agora em 24 celcius, aumentado a cada 20 minutos. A luz vai ficar ligada e programada 12 horas por dia...
Agora vamos ver e esperar o kit dar frutos para fornecer carimbos. Enquanto isso, aguardo os carimbos da pró-fungos e a perlita e vermiculita do jardinsurbanos. Creio que chegue terça ou quarta feira, pois não tinham confirmado o pagamento até sexta.
Desejem sorteeeee....kkkk
Abraços...

Ah, vale lembrar que o amanita muscaria (médio) que eu deixei no túnel de vento já fez mais de 24 horas e ainda continua mais ou menos. Nada de cracker-dry. Porquqe eu só me ferro com esses??? kkkkkkkk
Se não der certo, os próximos serão atrás da geladeira.
Outro ponto importante: Já comprei a sílica. R$38,00 por 300 sachês de sílica azul em 2g cada embalagem, micro pontilhada.

Pow, que saco, ninguem comenta meu início...huHUhuUH
Abraços.....

Olá, creative

Boa sorte no cultivo.

Não acho uma boa comprar silica gel em sachê, pois vai ficar mais difícil secar para reaproveitar. Creio que o invólucro do sachê não aguenta um forno muito quente. E você também vai ter dificuldade em ver a mudança de cor, se essa sílica gel for daquelas que mudam de cor.

E o sachê tende a ser mais caro que a silica gel solta.

Talvez o pessoal esteja tendo a mesma dificuldade que eu tenho ao ler os seus posts. A fonte que você está usando é pequena e sem serifa.

Opa, fala Ecuador!!!
Suas dicas são de grande valia pra mim!!! Pensei na Sílica já em sachê pois eles já mandam com o plastiquinho furado e tudo mais, só que, com todos os contras que vc colocou, vou então pegar à granel e monto meus kits. Quanto a letra e fonte, é porque "eu" tenho dificuldade em ler essa padrão do CM, pois se camufla com o template. Portanto pensei em outra com mais destaque (verdana), cor (preta) e fonte (1) para evitar que meus posts fiquei quilometricos...uhauha...mas c vc tbm diz que estão ruim de ler, mantemos o normal!!!:D
Obrigado pelas dicas!!!
Paz e luz...
Abraços....;)

A cor preta não atrapalha.

Talvez uma fonte maior e com serifa também não se confunda com o template.

eu nao consigo ler!
trabalho em resoluçao altissima aparece tudo borrado!(e a minah vista ja nao ajuda tb!)

eu nao consigo ler!
trabalho em resoluçao altissima aparece tudo borrado!(e a minah vista ja nao ajuda tb!)

Desculpa Morta, desisti de mudar...vou continuar igual mesmo...jahuahuauha
Agora so escrevo assim!!!;)
Abraços

aew a editada na primeira ficou legal!
agora deu pra ler!
acabei de descobrir no OSX que se eu virar a rosquinha do mouse com o command apertado dá zoom entao firmeza :)
ah e boa sorte no cultivo - best colonization vibes rizomorfic fade to withe.
/'/'/'/'/'/'/'/?"?"?"?"?"?"?"??"?"/'/'/';;/;/';'/;';/';?:::>>

e ae creative beleza?

cara, gastaste uma $ considerável até agora... aí vão algumas dicas:

incubadora não precisa de troca de ar nem umidade, então já corta o cooler e umidificador dela

massas epoxi, tirando a propria durepoxi, têm amianto. não use outra marca pra fazer o cachimbo ou partes do terrário, pode ser perigoso pra você...

boas vibs nesse cultivo, estamos acompanhando :pos:

Obrigado pelas vibraçoes gente!!!!
Estou meio ausente pois estou focado em um projeto com tempo correndo contra, portanto não consegui entrar antes!!!
De qualquer forma, vamos lá ao que importa mesmo:

Do último post até hoje, eu já fiz o terrário bonitinho, enquanto tomo um GRANDE calote da jardins urbanos, o fundo está com argila expandida, termostato em 32 graus levando o terrário a uma temperatura média de 25-28 graus. A iluminação superior com luz branca (forte) também ajuda na temperatura. Não passa de forma alguma dos 29, está ótimo assim, pois já vi fortalecimento no micélio. Não quero comentar muito do kit aqui, mas os esporos da profungos ainda não chegaram. Está no tempo previsto, sem pressa.

Vinicius: realmente estou gastando um bom dinheiro com isso (e tbm percebendo meu orçamento ficar mais apretado kkkk), mas de qualquer forma, prefiro gastar com esse cultivo que está me trazendo uma paz interior enorme do que com qualquer outra coisa no momento. De qualquer forma, digo e repito novamente o que todos aqui estão cansados de ler e escrever: Dá pra cultivar gastando menos de R$30,00, eu que sou cabeção e prefiro dessa forma!!!:rolleyes:

Continuando... No dia que chegou o kit, sobrou residuos de micélio no fundo do pote. Peguei esses resíduos e inoculei 2 bolos com VERM+FAI, já estão descançando em temperatura 24-26, em uma estufa (completamente pitoresca) de caixa de sapato, termômetro, lona preta e cobertor. Tudo isso enquanto não arrumo agora um tempo hábil pra fazer a estufinha bonitinha...

Bom, por enquanto é isso. Não tenho muito o que falar, agora é só esperar e continuar com uma assídua manutenção. Continuem vibrando!!!

Morta: Eu vi num post seu antigo que sua avó te sugeriu para colocar pimentas para expelir mau olhado. Em cima da "estufa" coloquei algumas tbm...kkkkk

Paz e luz pra tds...

Abraços

Ah, detalhe importante...
Vinicius: Suas dicas são sempre de enorme importância pra mim...

Obrigado!!

olá creative

cara, não estava de forma alguma criticando sua escolha de gastar mais - pelo contrário, quanto mais material, melhor você adapta o cultivo, e maior chance de sucesso tanto nesse como em outros cultivos... Assim que estiver estabelecido novamente, também pretendo investir mais

a incubadora improvisada já está ótima, escuro e quentinho, quase todo fungo adoraria uma casinha dessas hehe

vamo que vamo :pos:

olá creative

cara, não estava de forma alguma criticando sua escolha de gastar mais - pelo contrário, quanto mais material, melhor você adapta o cultivo, e maior chance de sucesso tanto nesse como em outros cultivos... Assim que estiver estabelecido novamente, também pretendo investir mais

a incubadora improvisada já está ótima, escuro e quentinho, quase todo fungo adoraria uma casinha dessas hehe

vamo que vamo :pos:

Logico, com certeza!! Eu entendi o seu ponto, só estou deixando claro (principalmente aos novos como eu) que se pode fazer tudo isso - identico ou melhor - gastando quase nada, mas o meu caso é diferente, pois quero gastar esse montante em prol de estudos e uma perfeita qualidade de frutificação. Assim sendo, reitero plenamente o que disse na msg a cima: suas dicas são sempre de grande valia. Aprendo muito com vc e com todos os membros desse forum!!!
Abraços a todos!!!!

Novidades: Torrei meu termostato:mad:...

Eu estou indo agora mesmo na cobasi para trocar, já falei com o SAC (muito bom por sinal)...
Agora uma coisa, foi defeito de fabricação ou erro meu???
Eu deixei o termostato modelo Elite submersible 50w (diz-se apropriado para 50 litros) dentro de uma panela de metal com uns 3 litros de agua, enrolei essa tampa com papel aluminio e deixei um espaço para que o calor suba até a tampa e a tampa esquente a base dos marmitex. Fui ver hoje a situação da temperatura (em função do frio em sao paulo) e me deparei com o termostato, ainda funcionando mas com a base derretida, até o vidro rachado. Vou tirar uma foto nesse momento para vocês darem uma olhada!!

Acho que até agora é meu primeiro inconveniente...estava demorando.....:D
Abraços

Primeiro: Boa sorte no seu cultivo creativehck:pos:

Quanto ao termostato, quando você comprar tem que deixá-lo 30 min submerso na água DESLIGADO. Só depois ligá-lo.
Seu esquema, pelo que descreveu, pareceu-me meio gambiarra, sei não, pode ter dado curto mesmo, ou derretido a base, motivo do calor ter ficado retido no papel alumínio.

Fala tupynambá...
Quanto ao termostato, quando você comprar tem que deixá-lo 30 min submerso na água DESLIGADO. Só depois ligá-lo.

Primeiro erro: Não deixei 30 min desligado...
.
Seu esquema, pelo que descreveu, pareceu-me meio gambiarra, sei não, pode ter dado curto mesmo, ou derretido a base, motivo do calor ter ficado retido no papel alumínio.

Segundo erro: Foi exatamente a base que derreteu, chegando a rachar o vidro de proteção.

Então, quanto ao meu terrário ser "meio gambiarra", realmente, eu sei que essa parte eu pequei, mas estou fazendo de tudo para que fique o mais apropriado possível. Entretanto, simplesmente não sei o que fazer com esse termostato. Com o novo que peguei no lugar do antigo (termostato 50w VigoAr), coloquei ontem em uma garrafa de vidro até onde mandava o nível mínimo de água. Conclusão: O terrário não passava de 20 graus. Hoje, vendo essa temperatura, voltei ao esquema antigo. Peguei uma forma de bolo rasa (aluminio) supri até "quase" o nível mínimo de água, mas dessa vez sem papel alumínio. Coloquei uma grelha de metal (de churrasqueira elétrica) e encaixei os sacos em cima dela. Conclusão: temperatura do terrário: 22 a 24, mas com certeza o calor das estufinhas está maior.

Agradeço imensamente sugestões, de como eu faço para deixar menos "gambiarra" possível. Vale lembrar que esse termostato tem um nível máximo de nível d'agua, portanto não posso deixa-lo completamente submerso. Outro detalhe importante: Ele deve ter aproximadamente entre 30-35 centímetros, fica difícil de colocar numa superfície cilíndrica em pé, pois meu terrário está em uma caixa de plástico de 60 litros, o que deve dar uma média de 40-45 centímetros (ou menos).

Abraços a todos.

Bixo, não consegui entender muito bem o esquema que descreves ai!
(sem uma foto não consigo criar a imagem na minha cabeça!)
Mas faz assim que nem na foto que funciona.
:pos:

Anexos

• incubacao01.jpg
    incubacao01.jpg
    20.4 KB · Visualizações: 42
fala tupynambá;

É, eu sei que sem foto fica complicado. Eu fico falando falando que v ou colocar e acabo nunca inserindo. Farei i sso hoje, sem falta. Entendi o seu esquema, interessante, só fica uma dúvida: Deese jeito que vc colocou (galão de agua), o termostato fica flutuando ou encosta no fundo???
Acho que se a base do termostato ficar encostando em alguma parte de plástico do galão, ele pode derreter!!!
Vou enviar fotos ainda hoje.

Abraços

Não derrete não.
Não teria como derreter o plástico ali com 30-35ºC não.
Uso esse mesmo esquema a mais de um ano.
Nunca tive problemas, sempre consigo estabelecer as temperaturas desejadas.
A caixa de isopor fica fechada e mantem a sua temperatura no interior.

Good Newwsssss!!!

Bom gente, estou com um problema sério com imagens no meu computador. Aqui não é tópico, muito menos fórum pra isso, mas meu photoshop está seriamente danificado, portanto não consigo descer as imagens para o tamanho exigido pelo fórum. Preciso formatar minha máquina urgente, farei isso em breve. Enquanto isso, segue FANTÁSTICAS novidades.

Lá no começo do tópico eu disse que no dia que chegou meu shkit, eu peguei um restinho de micélio que tinha no copo e joguei em uma floreira de casa, só para ver o que acontecia. Não sei se disse também que fiz uma mistura de FAI + VERM e coloquei junto a esse pedacinho coitadinho de micelio, cubri com terra e deixei. Hoje faz 9 dias. Onde moro é muito frio, não é a toa que nascem amanitas a 20 mts de casa. Esses dias choveu muito, chuvas torrenciais. Fiquei imaginando como estaria aquele micélio coitadinho no frio, na chuva, interrado em um pouco de substrato e uns 5 cm debaixo da terra, a mercê de todas as contaminações possíveis. Hoje decide dar uma passadinha lá para ver se existiam insetos, qualquer coisa, menos micélio. Percebi só de olhas que tinha algo estranho onde eu tinha colocado esse micélio pródigo, olhei de perto e, para não me enganar, achei que fosse teias de aranha. Olhei de perto e era MICÉLIO. Poxa, será que ele conseguiu sobreviver e expandir desse jeito no frio???
Peguei as luvas e aparelhagem de jardinagem e finquei a pá perto desse micélio aparente. Estava duro feito pedra. Imaginei de fato que fosse pedra. Fui batendo a pá até onde tivesse apenas terra. Fui contornando até formar um círculo em volta dessa "pedra". Fui cavando de leve até achar o que tinha por baixo. Quando vi, fiquei abismado. O micélio se formou firme e forte, com mais ou menos uns 20 centímetros de largura e uns 10 cm de altura. Branco forte, completamente uniforme. Não pensei 2 vezes. Corri e comprei um substrato da Biomix (R$10,00 = 20kg) a partir de vermiculita expandida, casca de pinus e outros nutrientes. PH regulado e boa umidade. Cheguei em casa, coloquei um pouco desse substrato em um vaso de barro enorme, peguei o micélio e transferi para o vaso. Fiz mais ou menos 500g de FAI+VERM e coloquei em cima do micélio. Cubri novamente com substrato. Meu primeiro cultivo OUTDOOR está mais empolgante que o INDOOR...kkkkkkkkkk
Sério, estou feliz demais com tudo isso. Amanha vou comprar um balde e colocar uma lâmpada UV no seu fundo, soquete grudado e uma longa extensão, praticamente uma estufa, mas fazendo com que o calor ajude na proliferação. Eu poderia deixar a mãe natureza cuidar de tudo, mas como agora o micélio vai passar por outra colonização, vou dar uma mãozinha. Ah, apareceu também o micélio nos 2 bolos que eu fiz também a 9 dias. Fortes e bonitos até onde dá para ver. Sério, que isso fiquei pra todo mundo: Não tem coisa mais gostosa do que cultivar seus próprios cogumelos. :D

Abraços

Back