Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro cultivo/ Diário / Cubensis

Diário de cultivo completo.
Raças
Psilocybe Cubensis / Thai Pink Buffalo
Inoculação
21/06/2021
Inoculação via
Carimbo de esporo, por inoculação via seringa
Assepsia (Inoculação)
Banheiro de casa, com velas, limpeza prévia, e álcool 70% em spray
Terrário
Caixa de isopor para fertilização
Técnicas
PFTEK
Substratos
Arroz integral moído (1/4)
Vermiculita expandida (2/4)
Água (1/4)
Ano passado tinha ganhado um carimbo de esporos, e este ano resolvi tentar o cultivo de cogumelos, por morar em uma região mais fria aproveitei a oportunidade de tentar o cultivo com ajuda de uma caixa de isopor e termômetro já que são difíceis as temperaturas acima de 28º. Recentemente descobri o fórum e decidi compartilhar aqui as fases do cultivo, com materiais que já tinha em casa (caixa de isopor, potes de requeijão...), e outros que tiveram de ser comprados (vermiculita, termômetro...)

21/06/2021
Preparo do pftek para incubação, utilizei essa caixa de isopor de proporções de uns 40x25x25cm (gente eu estou chutando estes números, pq é o que me parecem, e não tenho nenhuma fita métrica em casa), junto com aquecedor de aquário de 25W ajustado em 28º, com 500ml de água (fervida previamente, esperei esfriar um pouco para não umedecer muito a incubadora). Os potes usados foram de requeijão de 200ml, contendo o símbolo de um triângulo de setas com um 5 indicando plástico polipropileno, significando aguentar a pressão da esterilização dos potes em panela de pressão. A composição do pftek que utilizei foram 2:1:1 de vermiculita, arroz integral e água respectivamente (o arroz integral eu comprei um pacote, e processei os grãos até virarem uma farinha), e no dia anterior (20/06) esterilizados em panela de pressão com um pano de prato no fundo e água até a metade dos copos, 50 minutos depois de pegar pressão em fogo baixo, e retirado 12 horas depois de dentro da panela direto pra incubadora.
Os esporos foram obtidos por carimbo, no qual fiz duas semanas antes para hidratação dos esporos, pois havia se passado um ano que eu já tinha o carimbo.20210621_103512.jpg20210621_103512.jpg20210621_103512.jpg20210707_120922.jpg



20210621_103512.jpg20210707_120922.jpg20210621_103512.jpg20210707_120922.jpg
 
... não sei como editar por aqui, então vou continuar o post como resposta (?)...

O primeiro bolo com 4 dias já era visível o micélio (25/06)

07/07/2021
O terceiro bolo parece ter fertilizado, o último que não tinha apresentado nada, enquanto é possível observar dois bolos, no qual um começou a apresentar uma coloração amarela
20210707_120938.jpg20210707_120933.jpg20210707_120947.jpg
20210707_121029.jpg20210707_121032.jpg20210707_121102.jpg
 
opa, boa noite @miguelbventura.

coloração amarela pode ser muitas coisas, a principio nao e necessariamente alarmante pq pode ser xixi de esporo como muitos chamam, seria alguma especia de dejeto q eles produzem ou tbm pode ser alguma micro-organismo q ele lutou.
 
Preocupações passadas durante a incubação, e depois de um mês no isopor aquecidos a 28º no termostato os bolos deram certo...

21/07/2021
Montagem do terrário e das casings
2107.jpgdsd.jpg2107 3.jpg2107 4.jpg

Aqui eu esterizei toda a vermiculita antes em potes de plástico na pressão 12 horas antes, seguindo a proporção 2:1:1 de vermiculita, água e arroz integral, quebrei os bolos um cada casing com camadas duplas alternadas de substrato e do bolo dichavado, sem nenhuma contaminação aparente. Utilizei argila expandida que esterelizei deixando de molho em água com água sanitária, trocando por dois dias e lavando em água corrente, no dia da montagem do terrário utilizei água quente.

26/07
Por morar em uma região fria decidi deixar a incubadora nessa mesa, a fim de evitar perda de calor, tenho deixado a 28º e coloquei uns bolos novos, feitos no dia da montagem do terrário em que um já vem apresentando propagação micelial. Retirei a água do fundo também por não estar esquentando, no mais tem seguido assim o terrário:
26 7.jpg26 07.jpg
 
Que romântico. Com essas velas nesse climinha gostoso na banheira, seus cogus vão crescer apaixonados por você. :p

E bolo "dichavado" foi otimo kkkkkk "pala" pouca é bobagem kkm

Brincadeiras à parte, só elogio. Parabéns pelo Diário e cultivo, estão indo muito bem.
 
Após a contaminação (Post no fórum) que aconteceu em agosto, reiniciei o processo de inoculação e incubação com os métodos que utilizei no início do post, no dia 11 de agosto e agora em setembro os bolos estão assim:

20210903_091855.jpg20210903_091933.jpg20210903_091938.jpg

Parecem que inocularam sem contaminações, contudo com muita umidade, acabei viajando por uns dias e não foi aberto o isopor durante este período.
Sigo tentando pela segunda vez, e opte pela técnica de aniversariar o bolo em breve, invés de casing onde ouve a contaminação da última tentativa.
 
[07/11 - Atualização de emergência]

Indo conferir como estava o estado de propagação do micélio nas PFTEK, tive uma surpresa meio urgente com um bolo que começaram a crescer alguns pins
20210907_170047.jpg20210907_170112.jpg

A umidade excessiva talvez tenha contribuído por pinarem tão cedo, não sei bem ao certo se essas seriam as causas, e agora me resta um grande trabalho de até amanhã esterilizar a incubadora para aniversariar os demais bolos.

A técnica de frutificação que pretendo utilizar é do aniversário do bolo PFTEK em pratos com vermiculita umedecida
 
Dos cinco bolos feitos dois contaminaram, o que é uma pena pq já estão desenvolvendo os cogumelos dentro do terrario

[Atualização 12/09]
20210912_083306.jpg

Durante o desenvolvimento notei uma colocação azul no no bolo mais desenvolvido, e procurando pelo fórum fiquei em dúvida se há uma nova contaminação, ou seria o caso do bolo estar seco demais no terrario:

20210912_083335.jpg

Observando com cuidado nos próximos dias se alguma alteração acontece, e por enquanto borrifando duas vezes ao dia água no terrario
 
Isso não é contaminação. É azulamento do bolo devido a ressecamento ou dano físico.

Após colher esses cogumelos faça um dunk&roll para o segundo flush.
 
engraçado os pins no copo heheheh, nunca me aconteceu!
continue atualizando pra gente acompanhar
 
14/09/21

Após montagem do terrário os pins do copo cresceram e os que eu acreditava ter sido contaminados deixei de experiência tampados com alguma vasilha e mantendo umido, aparentemente e como também respondido aqui os azuis que apareceram no bolo não se tratavam de contaminação, o que voltam a ser aproveitados os cinco bolos que tinha feito para a incubadora.

image.jpg20210914_095724.jpg

20210914_095741.jpg20210914_095808.jpg20210914_095815.jpg


Tenho tido problemas com o que pelas minhas leigas pesquisas pelo fórum me parecem um coweb, alguns pins parecem tomados como os da incubadora, outros com parte do estipe tomado pelo aspecto espumado, tanto na incubadora, quanto naqueles que estou mantendo do lado de fora, e se alguém puder dar este salve ai pra ajudar no crescimento dos cogus fico gradecido.

Estou borrifando de duas a três vezes por dia água no terrário e nos que estão fora da caixa organizadora, e desligando o termômetro durante o dia pois a temperatura tem ficado em torno dos 28º durante a tarde, as trocas gasosas ocorrem nessas aberturas para aplicar água nas bordas.

Muito feliz que estão dando certo, e continuo atualizando a medida que mais modificações apareçam.
 
Não é cobweb.

Seus bolos estão bem secos, os cogumelos também estão crescendo com essa aparência escamada por causa dessa falta de água.

Não adianta borrifar mais, ok?
É diferente a umidade relativa do ar e a umidade do substrato.
Nesse caso é só esperar a colheita, dunk and roll como o Ecuador falou antes.

Você tá abanando quando abre pra borrifar?

Só abrir não é suficiente.
 
Não é cobweb.

Seus bolos estão bem secos, os cogumelos também estão crescendo com essa aparência escamada por causa dessa falta de água.

Não adianta borrifar mais, ok?
É diferente a umidade relativa do ar e a umidade do substrato.
Nesse caso é só esperar a colheita, dunk and roll como o Ecuador falou antes.

Você tá abanando quando abre pra borrifar?

Só abrir não é suficiente.

Pode ser pouca vermiculita nos pratos?

Quando fui fazer a montagem do terrario e aniversário do bolo, o copo se abriu na pressão e acabei fazendo os aniversários em pouca superfície coberta pela vermiculita.

E valeu pelas dicas, não estive abanando, vou passar a levantar a tampa e fazer circular um ar, logo atualizo após a colheita e o dunk feito.
 
Pode ser pouca vermiculita nos pratos?

Quando fui fazer a montagem do terrario e aniversário do bolo, o copo se abriu na pressão e acabei fazendo os aniversários em pouca superfície coberta pela vermiculita.

E valeu pelas dicas, não estive abanando, vou passar a levantar a tampa e fazer circular um ar, logo atualizo após a colheita e o dunk feito.

Não, vermiculita no prato não é muito benefico.
Precisa ser o roll com vermiculita no bolo.
 
15/09

Colheita feita do primeiro bolo, e o dunk feito por 12 horas, porém fazendo o roll hoje não sei se o bolo ficou submerso pois parte da água que deixei no recipiente tinha vazado de ontem para hoje e a fixação da vermiculita não foi das melhores
20210915_091436.jpg

A secagem dos primeiros cogus estão sendo feitas em um forno solar caseiro, dentro de uma panela para não haver contato com o sol

20210915_090824.jpg20210915_090920.jpg

Os demais bolos postados ontem continuam crescendo fora do terrario, pretendo fazer carimbo quando estes tiverem prontos para a colheita
 
A secagem dos primeiros cogus estão sendo feitas em um forno solar caseiro, dentro de uma panela para não haver contato com o sol

View attachment 201545View attachment 201546

Os demais bolos postados ontem continuam crescendo fora do terrario, pretendo fazer carimbo quando estes tiverem prontos para a colheita
Os cogumelos depois de passar o dia todo no forno já secaram, adquirindo um aspecto de quebradiço
20210915_172732.jpg

Estou me preparando para conservar nesse ziplock que está com álcool para garantir um local mais limpo pro armazenamento, junto com uma sacolinha de sílica para diminuir a umidade.
 
Atualização 22/09/21

Primeira colheita quase terminada, o último bolo a frutificar está quase pronto e logo se encerra junto com a primavera os primeiros cogus
20210922_140601.jpg

Logo após a colheita irei fazer o mergulho (dunk) do bolo e seguirei empanando (roll) para sair a segunda leva da frutificação, na caixa três bolos já tiveram suas colheitas feitas, seguidas do dunk entre 12 a 15 horas cada, em dias diferentes, por isso o primeiro bolo feita a técnica já da sinais de pin

20210922_140647.jpg

Resolvi passar um dos bolos que estavam fora da caixa, em vista das baixas temperaturas previstas pra essa semana, mantendo como experiência um bolo sendo cultivado sem ajuda do termômetro
20210922_140539.jpg

A colheita dos primeiros cogumelos de três bolos (no caso os que tinha postado aqui que já estavam frutificando), renderam cerca de 6 a 8g quando desidratados (não tenho balança em casa, medida feita por olho da quantidade seca), e armazenados no mel para a conservação, cortei em pequenos pedaços e tenho mantido em recipiente vedado
20210917_090720.jpg20210922_140758.jpg

Terminando o ciclo de primeiro cultivo, deixo os registros do processo, a secagem foi feita do mesmo modo pelo uso do forno solar, e em breve volto com notícias sobre uma segunda colheita, acredito não ter conseguido fazer bem o dunk inicialmente, mas pelo resultado já de pinagem observarei como irão romper os novos cogumelos em uma segunda colheita.
 
Back
Top