Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro cultivo de P. Cubensis

Diário de cultivo completo.
Recentemente adquiri alguns carimbos de esporos de um conhecido vendedor da internet , ele me enviou 5 carimbos por um preço justo 100$ reais , eu achei o preço razoável ele me enviou 5 tipos de carimbos diferentes com frete grátis . Entre eles australian , TPB , B+ , A+ albino e um tal de ecuador . Eu sei que todos são P. cubensis . Pesquisei sobre e vi na internet que cada variedade tem uma certa diferença na hora de incubar e frutificar e então decidi qual eu usaria para tentar meu primeiro cultivo \o/

O tal escolhido foi o B+ que pelo que vi na internet é um colonizador agressivo e de fácil frutificação hahaha espero que espanque o substrato xD . Como é minha primeira experiencia tentando cultivar eu fui bem de leve , fiz uma glove box com uma caixa de papelão e limpei bem com alcool e cloro ativo .
Dentro da glove box introduzi os materiais que utilizaria tudo esterilizado com alcool gel 70%
Preparei uma seringa de esporos de 15ML com menos de 1/3 do esporo que era bem escuro e denso !
Com essa seringa eu inoculei 4 vidros de nescafé cada um com 200Ml de água com dextrose previamente esterilizados . Creio que eu economizei demais na hora de inocular as culturas liquidas , eu coloquei apenas 1 ml da minha seringa de esporos em cada vidro desses . Com o restante da seringa de esporos eu inoculei cerca de 12 bolos PF TEK ( aproximadamente 1kg de substrato ) 1kg de arroz integral mais vermiculita e água mineral .

Se passaram 10 dias desde que preparei as culturas liquidas e elas estão totalmente transparentes e o micélio parece bem vigoroso mas ele não desenvolveu como eu imaginava . infelizmente não tirei fotos para compartilhar com vocês . Mas enfim eu usei apenas 4 ML da seringa de esporos e consegui multiplicar isso para 15 ml de cultura liquida de boa aparência .
guardei as seringas na geladeira em um pote previamente limpo com alcool .
Eu segui o tutorial da cultura liquida do tupy aqui do fórum .

Alguns dias depois eu tomei iniciativa e fui para minha primeira tentativa de inocular o milho ,o famoso spawn que falam por aqui e pelos fóruns da internet . Segui a risca o processo de tindalização do milho como dizia em um tutorial baixado na internet , durante 3 dias dei uma fervida no milho e após coloquei o milho em um escorredor e coloquei no freezer por 24h .
Após acomodar o milho em seus devidos potes eu coloquei na pressão por 40 minutos e depois de frio foi inoculado cerca de 1,5 ml de cultura liquida em cada pote .

já se passaram cerca de 3 dias , eu cometi o erro de não fazer anotações do meu cultivo mas sei mais ou menos de cabeça que se passaram 10 dias que preparei o pf tek .
Dei uma olhada nos bolos e estavam bonitos com teias brancas bem grossas .

vou abrir para olhar o milho daqui a 12 dias , espero que meus bolos pf tek estejam prontos para frutificar até lá .
Eu percebi que o milho ficou bem úmido e espero que isso não traga problemas , eu usei cerca de 1kg de milho pipoca que triplicou de tamanho após todos os processos .

Uma boa noite para todos membros do fórum ! e por favor não reparem na minha ortografia , estou aqui apenas para compartilhar minha breve experiencia com vocês !
Um grande abraço para todos e muita luz .
 

Anexos

  • 20190208_161408.jpg
    20190208_161408.jpg
    3.3 MB · Visualizações: 89
Pow mano, desculpa mesmo, eu to chegando agora e no meu caso eu ainda to meio noob nesse forum 😂
Mas vou tentando acertar 🙈

Mas e sua mãe, já tá pegando leve contigo ☺
Sim ta de boa , eu cheguei a desistir por um tempo mas dps tentei dnv e não tive mais problemas . 🎉
 
O primeiro flush me pareceu pouca quantidade mas depois de seco rendeu 20 lindas gramas 😍
Ta começando a segunda pinagem e to bem feliz com o resultado . Vai me render microdoses pra uns 4 meses só desse primeiro flush 🌈
Eu tava querendo preparar mais uns 2kg de substrato até o fim do ano mas percebi que não tem necessidade .
Vou comer essa pipoca e esse arroz integral kakaka 😂

No verão vou retornar com um novo diário de cultivo dando continuidade ao clone que eu tava tentando e também com a domesticação de um cubensis selvagem que coletei . Um grande abraço pra todos que acompanharam e me ajudaram nessa empreitada !

Fim de diário 🌈
 
No começo não foi fácil mas o importante é não desistir da cultura.
Tirando o fato de não ter investido quase NADA em equipamento pra frutificar tenho apresentado bons resultados.
Tenho tirado belos flush dos meus bulks e estou chegando no quarto flush , cada flush me rendeu cerca 20g secos crack dry.
To com um estoque mágico maravilhoso ! Cogumelos pra estocar pra mais de ano haha , fiz MUITAS microdoses e ainda me restou 60g 😍🌈🎉
Vou deixar fotos de alguns flush que registrei .

*Vou abrir novo diário com tentativa de domesticação .

A vida é uma gangorra 🎵

🌈 🌈🌈
Fim
 

Anexos

  • 20191030_202920.jpg
    20191030_202920.jpg
    1.6 MB · Visualizações: 31
  • 20191030_202859.jpg
    20191030_202859.jpg
    1.6 MB · Visualizações: 29
  • 20191030_202847.jpg
    20191030_202847.jpg
    3.3 MB · Visualizações: 33
  • 20191023_184243.jpg
    20191023_184243.jpg
    832.7 KB · Visualizações: 34
  • 20191023_111614.jpg
    20191023_111614.jpg
    962.2 KB · Visualizações: 35
  • 20191016_093459.jpg
    20191016_093459.jpg
    814.8 KB · Visualizações: 30
  • 20191016_093333.jpg
    20191016_093333.jpg
    631.5 KB · Visualizações: 27
  • 20191012_153431.jpg
    20191012_153431.jpg
    1,000.3 KB · Visualizações: 25
  • EFFECTS.jpg
    EFFECTS.jpg
    1.1 MB · Visualizações: 26
  • 20191030_202920.jpg
    20191030_202920.jpg
    1.6 MB · Visualizações: 22
  • 20191030_202859.jpg
    20191030_202859.jpg
    1.6 MB · Visualizações: 18
  • 20191030_202847.jpg
    20191030_202847.jpg
    3.3 MB · Visualizações: 17
  • 20191023_184243.jpg
    20191023_184243.jpg
    832.7 KB · Visualizações: 16
  • 20191023_181136.jpg
    20191023_181136.jpg
    1.2 MB · Visualizações: 16
  • 20191023_111614.jpg
    20191023_111614.jpg
    962.2 KB · Visualizações: 14
  • 20191016_093454.jpg
    20191016_093454.jpg
    945.7 KB · Visualizações: 14
  • 20191016_093333.jpg
    20191016_093333.jpg
    631.5 KB · Visualizações: 10
  • IMG-20191030-WA0017.jpeg
    IMG-20191030-WA0017.jpeg
    743.7 KB · Visualizações: 11
No começo não foi fácil mas o importante é não desistir da cultura.
Tirando o fato de não ter investido quase NADA em equipamento pra frutificar tenho apresentado bons resultados.
Tenho tirado belos flush dos meus bulks e estou chegando no quarto flush , cada flush me rendeu cerca 20g secos crack dry.
To com um estoque mágico maravilhoso ! Cogumelos pra estocar pra mais de ano haha , fiz MUITAS microdoses e ainda me restou 60g 😍🌈🎉
Vou deixar fotos de alguns flush que registrei .

*Vou abrir novo diário com tentativa de domesticação .

A vida é uma gangorra 🎵

🌈 🌈🌈
Fim
OIII, , sou nova aqui e tambem to pesquisando um monte antes de me aventurar com os cubes. Não queria comprar seco porque cultivar é outra parada. O que você me recomenda para inicar sem muitos gasto... eu pretendo fazer adaptações, mas não quero cometer cagadas e matar toda a cultura. Moro no Rj e acredito que termostato nesse calor é desnecessário, por exemplo.. tipo um kit Mc Giver kkkkk abraços!
 
OIII, , sou nova aqui e tambem to pesquisando um monte antes de me aventurar com os cubes. Não queria comprar seco porque cultivar é outra parada. O que você me recomenda para inicar sem muitos gasto... eu pretendo fazer adaptações, mas não quero cometer cagadas e matar toda a cultura. Moro no Rj e acredito que termostato nesse calor é desnecessário, por exemplo.. tipo um kit Mc Giver kkkkk abraços!
Oi boa noite , seja bem vinda !
Eu recomendo tu iniciar com o cultivo padrão pf tek , tanto pelo custo quanto pela facilidade de preparar o substrato .
O arroz integral custa 4 reais o kilo e a vermiculita se encontra em ferragens ou agropecuária e quase sempre é possível comprar avulso , eu sempre compro 10 reais e rende 900 gramas que rendem muitoss cultivos .
O mais caro é montar o terrario com caixa organizadora que não é barato mas pode substituir por um balde ou algo similar que dê pra tampar em cima tipo os meus .
Acredito que com 40 reais da pra comprar arroz/vermiculita/argilaexpandida/borrifador
Vou deixar um pdf explicando o pf tek .
Boa sorte ! Estuda bastante antes de iniciar pra não ter problemas . 🍀🌵🍄🌈🍄🌵🍀
Quando surgir alguma duvida sempre pesquisa no fórum que encontrará as respostas 🎉

Grande abraço ! Qualquer coisa estamos por aqui .
 

Anexos

  • guia de cultivo basico ilustrado 2012 PF TEK-2.pdf
    4.9 MB · Visualizações: 27
Lobo, parabéns pelo cultivo.
òtimos resultados você teve, e boa sórte quanto a domesticação.

Minha pergunta é referente ao metodo que você usou para a secagem, tunel de vento ou secou no forno?
perdi os frutos do meu primeiro flush por causa de mofo na armazenagem :/
 
Lobo, parabéns pelo cultivo.
òtimos resultados você teve, e boa sórte quanto a domesticação.

Minha pergunta é referente ao metodo que você usou para a secagem, tunel de vento ou secou no forno?
perdi os frutos do meu primeiro flush por causa de mofo na armazenagem :/
Oi boa noite 🌙
Eu to usando tunel de vento por 24 e dps deixo mais 24h no antimofo e pra finalizar deixo 48h na silica laranja , fica 100% seco parece um salgadinho hahaha 😍
Dps de seco deixo em um pote bem vedado com um pouquinho de silica no fundo , coloco um filtro de café entre silica e os cogu pra não ter contato direto com o dessecante .
 
Oi boa noite , seja bem vinda !
Eu recomendo tu iniciar com o cultivo padrão pf tek , tanto pelo custo quanto pela facilidade de preparar o substrato .
O arroz integral custa 4 reais o kilo e a vermiculita se encontra em ferragens ou agropecuária e quase sempre é possível comprar avulso , eu sempre compro 10 reais e rende 900 gramas que rendem muitoss cultivos .
O mais caro é montar o terrario com caixa organizadora que não é barato mas pode substituir por um balde ou algo similar que dê pra tampar em cima tipo os meus .
Acredito que com 40 reais da pra comprar arroz/vermiculita/argilaexpandida/borrifador
Vou deixar um pdf explicando o pf tek .
Boa sorte ! Estuda bastante antes de iniciar pra não ter problemas . 🍀🌵🍄🌈🍄🌵🍀
Quando surgir alguma duvida sempre pesquisa no fórum que encontrará as respostas 🎉

Grande abraço ! Qualquer coisa estamos por aqui .
Obrigada! nossa, amei a ideia do balde! pois é...to lendo bastante e sem pressa para entender e captar qual é o melhor jeito para cultivá-los. Ano que vem vou ver se acontece :)
 
OIII, , sou nova aqui e tambem to pesquisando um monte antes de me aventurar com os cubes. Não queria comprar seco porque cultivar é outra parada. O que você me recomenda para inicar sem muitos gasto... eu pretendo fazer adaptações, mas não quero cometer cagadas e matar toda a cultura. Moro no Rj e acredito que termostato nesse calor é desnecessário, por exemplo.. tipo um kit Mc Giver kkkkk abraços!

Boa noite queridos. Estou cultivando e hoje foi a noite da colheita. os chapéus abriram bem, mas talvez por um dia a mais de espera os esporos pintaram tudo de preto. Alguma informação sobre como limpar os chapéus antes de desidratar?
E sobre essa foto abaixo com o bolo com uma ponta esverdeada? contaminou?

Obrigado pela informações!!
Boa noite queridos,
Fizemos nossa colheita agora e alguns cogumelos estão com a base meio algodoada, não filamentosa e foi fácil de limpar.
Devemos descartar?
 

Anexos

  • IMG_20191209_191757605.jpg
    IMG_20191209_191757605.jpg
    1.4 MB · Visualizações: 24
  • IMG_20191209_191747313.jpg
    IMG_20191209_191747313.jpg
    1.6 MB · Visualizações: 25
  • IMG_20191209_055004269.jpg
    IMG_20191209_055004269.jpg
    3.7 MB · Visualizações: 22
  • WhatsApp Image 2019-12-09 at 20.00.28.jpeg
    WhatsApp Image 2019-12-09 at 20.00.28.jpeg
    58.7 KB · Visualizações: 21
Última edição:
Boa noite queridos. Estou cultivando e hoje foi a noite da colheita. os chapéus abriram bem, mas talvez por um dia a mais de espera os esporos pintaram tudo de preto. Alguma informação sobre como limpar os chapéus antes de desidratar?
E sobre essa foto abaixo com o bolo com uma ponta esverdeada? contaminou?

Obrigado pela informações!!
Boa noite queridos,
Fizemos nossa colheita agora e alguns cogumelos estão com a base meio algodoada, não filamentosa e foi fácil de limpar.
Devemos descartar?

Boa noite, só to vendo aquele azulado que é causado pela oxidação da psilocibina, em inglês o pessoal chama de bruising, não sei que nome deram pra isso aqui no Brasil, mas ocorre quando o micélio está "machucado".
Se estiver falando de outra mancha acho melhor tirar uma foto mais de perto e colocar ela no centro ou apontar.

Já ouvi dizerem que essa base algodoada é que causa maior parte da nausea, ela surge quando não há troca de ar o suficiente ou baixa humidade.
 
Última edição:
Boa noite queridos. Estou cultivando e hoje foi a noite da colheita. os chapéus abriram bem, mas talvez por um dia a mais de espera os esporos pintaram tudo de preto. Alguma informação sobre como limpar os chapéus antes de desidratar?
E sobre essa foto abaixo com o bolo com uma ponta esverdeada? contaminou?

Obrigado pela informações!!
Boa noite queridos,
Fizemos nossa colheita agora e alguns cogumelos estão com a base meio algodoada, não filamentosa e foi fácil de limpar.
Devemos descartar?
Olá boa noite.
Não vi nada contaminado , sobre os cogumelos sujos de esporo sugiro que passr um papel toalha e tire o excesso ... Grande abraço!
 
Boa noite @Piranho
Tal vez seria melhor vc abrir um topico exclusivo para suas duvidas..

Abç
 
Última edição:
Back
Top