Em Andamento Primeiro cultivo de P. Cubensis

Texugo

Hifa
Membro Ativo
Fui dar uma olhada nos bolos tinha feito dunk e estavam com uma coisa branca em cima e dos lados , igualzinho os bolos que contaminaram com duende verde ... Dei uma borrifada de água oxigenada e aquele negócio borbulhou e sumiu . Vou separar eles em garrafas pet e preparar o terrario para novos bolos ??⚫
Pela foto não consegui ver sinal de trichoderma.
Ele é um branco mais "grosso", depois que vê a primeira vez não tem como errar.
Tenho um casing que estou mantendo com trichoderma para colher o ultimo flush, quando ele for crescendo tiro fotos para comparar.
O ideal seria o roll pra ajudar o bolo com a umidade, tá sem?

-----------------------------------

Se cubensis crescesse tão rapido quanto tricho, estaria com estoque de cogumelos.
WhatsApp Image 2019-08-28 at 19.29.21.jpeg

Última edição:

Lobo-cinzento

Esporo
Membro Ativo
Cara essa coisa branca é agressiva e vem de um dia pro outro, tava dando na parte debaixo do ? . Mergulhei eles em uma solução de água com água oxigenada por um tempo e dps mandei pra um balde .
Tenho vermiculita , vou limpar e mandar mais alguns pra lá logo menos , vou fazer dunk neles pois tão ressecados da incubadora. Vou usar água mineral dessa vez e rolar em vermiculita ... Grande abraço o/
Se não tirar nenhum cogumelo dessa incubadora vou me aposentar por invalidez hahahaha misericórdia !

Lobo-cinzento

Esporo
Membro Ativo
Hoje abri a incubadora para olhar a desgraça que eu chamo de cultivo hahaha e tinha inícios de trich em dois potes de milho . mas eu ja imaginava pq fui relaxado naqueles dois potes e sabia com certeza que contaminaram.

Meu milho que inoculei com seringa hidratada ta quase 100% mas tem um algodoado na parte de cima que me preocupam , parece coweb . aqui ficam fotos ... Os bolos pf não colonizam nunca , parece que tem uma mancha marrom na parte debaixo , desconfiei de ter apodrecido mas o micelio contínua a lutar ... Eu descofiei ser bacilus mas não sei ao certo . eles aos poucos estão indo , não como o esperado mas estão indo...
Preciso de uma receita para tentar um bulk com esse milho , algo simples e fácil , tava pensando em 50/50 turfa e vermiculita . alguém sabe me dizer se posso usar esse produto para ajustar o ph ? Tal de lama de cal . deixei foto da composição do produto.

Os dois bolinhos 100% vão pra um dunk em água mineral por 12h pq estão com aspecto ressecados devido a incubadora malvadona . Atingiu quase 40 graus esses dias pois esqueci ligada ... ?
Se eu não conseguir nenhum exemplar vou desistir disso.
quase não tenho esporos . Tenho só mais um esporo lacrado de australian , eu aprendi um monte de coisa sobre cogumelos nesse meio tempo mas parece que não sou um bom agricultor .
Tenho um esporo selvagem que tirei de um campo de vacas leiteiras no começo do ano . Talves eu tente isso uma hora dessas .

Anexos

Última edição:

Texugo

Hifa
Membro Ativo
Até hoje eu só fiz um bulk.
Utilizei 40% húmus e 60% pó de coco e vermiculita.
Achei bem fácil mexer com eles e não precisa corrigir o ph igual com turfa.
Utilizando menos húmus fica mais aerado, mas se apertar muito ele compacta.
Segui o tutorial do Tupy.
Vai de gosto, o difícil é acertar a umidade, principalmente se pasteurizar no microondas igual eu fiz.
Deixou o tempo de consolidação? É importante evitar contaminações internas.

Não sei o que é o algodoado, não sei se é micélio, se é contaminação, ainda estou aprendendo com o milho. Mas parece que ficou umidade no fundo, estou utilizando um pouco de vermiculita no meu cultivo pra corrigir isso.

O local mais fácil de compactar é o fundo do copo, pode ser por isso essa demora. Pode virar o copo de ponta cabeça para soltar. Cuidado pra não rasgar o alumínio ou o copo.

Tenta fazer o roll depois do dunk nesses.

Lobo-cinzento

Esporo
Membro Ativo
Até hoje eu só fiz um bulk.
Utilizei 40% húmus e 60% pó de coco e vermiculita.
Achei bem fácil mexer com eles e não precisa corrigir o ph igual com turfa.
Utilizando menos húmus fica mais aerado, mas se apertar muito ele compacta.
Segui o tutorial do Tupy.
Vai de gosto, o difícil é acertar a umidade, principalmente se pasteurizar no microondas igual eu fiz.
Deixou o tempo de consolidação? É importante evitar contaminações internas.

Não sei o que é o algodoado, não sei se é micélio, se é contaminação, ainda estou aprendendo com o milho. Mas parece que ficou umidade no fundo, estou utilizando um pouco de vermiculita no meu cultivo pra corrigir isso.

O local mais fácil de compactar é o fundo do copo, pode ser por isso essa demora. Pode virar o copo de ponta cabeça para soltar. Cuidado pra não rasgar o alumínio ou o copo.

Tenta fazer o roll depois do dunk nesses.
Olá boa noite ?
Sim nesses bolos vou fazer o roll e fazer uma pequena caminha de vermiculita em cima da tampa que acomodar ele .
Cara eu encontrei um tutorial de bulk muito bom e explicativo do gteach . Vou tentar o milho nessa mistura ->humus+ esterco + pó de coco + bosta de frango, vermiculita e corretor de ph . apenas um dos frascos de milho ta com aquele algodoado o resto ta normal . Eu percebi que o milho é mais fácil de preparar em 15 dias fica quase 100% .
Essa semana vai ou racha o/
Olá boa noite ?
Sim nesses bolos vou fazer o roll e fazer uma pequena caminha de vermiculita em cima da tampa que acomodar ele .
Cara eu encontrei um tutorial de bulk muito bom e explicativo do gteach . Vou tentar o milho nessa mistura ->humus+ esterco + pó de coco + bosta de frango, vermiculita e corretor de ph . apenas um dos frascos de milho ta com aquele algodoado o resto ta normal . Eu percebi que o milho é mais fácil de preparar em 15 dias fica quase 100% .
Essa semana vai ou racha o/
O Link do tutorial do gteach

Eu já anotei em meu caderno de receitas \o/ máximo respeito por esses cara que ensina os mais novo . Tem uns usuário que tem mais tempo de cultivo do que eu tenho de vida ?
Salve salve o/

Última edição:

Lobo-cinzento

Esporo
Membro Ativo
Tirei os bolos do dunk e fiz um suco de limão com a água micelar kkkkk bem gelado é bom . usei vermiculita esterilizada no microondas , molhei bem e quando saiu do micro tava sequinha foi uns 7 minutos mexendo ela na metade do tempo . quando tirei cobri com papel filme e quase me queimei ?

Anexos

Lobo-cinzento

Esporo
Membro Ativo
Nesses últimos dias fez um calorzinho e os casing de vermiculita tão dando sinal de vida , um deles tem alguns pins e o outro ta começando a formar .
Os bolo pf tek parece promissor dessa vez .
O terrario que ventilo abrindo e abanando ta com alguns pins e saiu um cogumelo torcido meio mutante hahaha
A tão desejada estação ta chegando 😌
Tenho 1kg de spawn pronto para preparar bulk e alguns bolos que tmb vou usar para bulks .
Os bolos pf tek estão ressecados , eu devo fazer dunk antes de quebralos e preparar o bulk? Eu acredito que sim mas espero uma opinião . Grande abraço pra todos o/

Anexos

Texugo

Hifa
Membro Ativo
Fico feliz que apareceu um cogumelo e está promissor.
Não tem necessidade de fazer o dunk antes, o bulk é suficiente pra hidratar eles, mas se você acha necessário é sua decisão.
Apenas tome cuidado para não errar o ponto de umidade final. Sempre lembrando que mais seco é melhor que mais úmido.
Com 1kg de spawn você tem uma boa margem de erro.
Bons cultivos!

Lobo-cinzento

Esporo
Membro Ativo
Fico feliz que apareceu um cogumelo e está promissor.
Não tem necessidade de fazer o dunk antes, o bulk é suficiente pra hidratar eles, mas se você acha necessário é sua decisão.
Apenas tome cuidado para não errar o ponto de umidade final. Sempre lembrando que mais seco é melhor que mais úmido.
Com 1kg de spawn você tem uma boa margem de erro.
Bons cultivos!
Eu vou fazer tudo no capricho dessa vez e aproveitar o tempo bom para cultivar pois a temporada no sul começa no fim desse mês e vai até março.
Vou prepara mais spawn e tentar um monotub tek nesse fim de mês🏁 🌈🏁

Lobo-cinzento

Esporo
Membro Ativo
Fiz um experimento com algumas placas de petri e papelão.
Esterilizei o papelão e passei para glove box e dps de esfriar inoculei 1 ml de uma cultura liquida que estava na geladeira.
Semana que vêm vou fazer algo desse gênero mas vou usar um pouco de micelio e separar um corte rizomorfico para preparar um spawn promissor .
Isso que fiz hoje foi apenas uma brincadeira , quase não tive cuidados com assepsia.

Anexos

Lobo-cinzento

Esporo
Membro Ativo
Hoje colhi o cogu sem cabeça hahaha tem uns 5 crescendo no casing e os pf tek estão começando a pinar ! 🌈
O cogu mutante quase não tinha chapéu , apenas caule que ficou super azul quando quebrou .ele tava enterrado e saiu lá de baixo quando puxei . tem 13 gramas de caule puro hahaha to faceiro aqui 😌

Anexos

Última edição:

Lobo-cinzento

Esporo
Membro Ativo
Ta vindo uns quantos pin em um dos casing mas o outro não vêm nada por enquanto .
Contei uns 10 pin minúsculos .
O pf tek ta saindo umas coisa estranha , ta com uma cara boa mas ta saindo uns treco diferente , vou tentar mostrar em foto .

Parece umas ramificação saindo do bolo , mudou de aspecto depois de borrifar água.

Anexos

Última edição:

Gteach

Cogumelo maduro
Membro Ativo
O esterco para usar tem que estar bem curtido... sem nehum cheiro de amonha (amoniaco).
Do cavalo e mais arejado.. do boi mais compato.
Sempre hidrate qualquer spawn por 15 minutos antes de fazer um bulk.
Proporcoes de 2.5 x 1 geram boa cantidad se frutos.
Quanto maos spawn mais rapido colonoza.. menos contaminaçao ma vista e mais frutos chegando...
Voi dar uma voltinha.. la por saturno e volto... Cambio....

Lobo-cinzento

Esporo
Membro Ativo
Infelizmente o tempo não colaborou e não consegui ir buscar esterco mas preparei um pouco de substrato .
Usei 2 porções de húmus para 3 de pó de coco e coloquei o mesmo volume de vermiculita. Deixei a umidade no ponto certo , quando apertava caía poucas gotas .
Bem úmido mas não encharcado a ponto de escorrer.
Coloquei duas colheres de chá de corretor de ph e tmb coloquei 2 colheres de gesso .
Infelizmente não tive a oportunidade de fazer pasteurização por motivo do gás estar acabando . Então deixei na PP por 50 minutos em fogo baixo , eu vi no fórum que não é o processo mais indicado para preparar o substrato bulk mas paciência ...
Preparei cerca de 10 copos de substrato e nessa semana vou preparar mais usando o esterco na mistura.
Vou usar a proporção 2 de substrato para 1 de spawn .
esse texto me deixou mais tranquilizado em relação a esterilizar o substrato -> Casing - Casing para Mentes simples

Infelizmente o tempo não colaborou e não consegui ir buscar esterco mas preparei um pouco de substrato .
Usei 2 porções de húmus para 3 de pó de coco e coloquei o mesmo volume de vermiculita. Deixei a umidade no ponto certo , quando apertava caía poucas gotas .
Bem úmido mas não encharcado a ponto de escorrer.
Coloquei duas colheres de chá de corretor de ph e tmb coloquei 2 colheres de gesso .
Infelizmente não tive a oportunidade de fazer pasteurização por motivo do gás estar acabando . Então deixei na PP por 50 minutos em fogo baixo , eu vi no fórum que não é o processo mais indicado para preparar o substrato bulk mas paciência ...
Preparei cerca de 10 copos de substrato e nessa semana vou preparar mais usando o esterco na mistura.
Vou usar a proporção 2 de substrato para 1 de spawn .
esse texto me deixou mais tranquilizado em relação a esterilizar o substrato -> Casing - Casing para Mentes simples

Anexos

Última edição:

Lobo-cinzento

Esporo
Membro Ativo
Abri a incubadora para tirar uma água que acumulou no fundo e tirei uma foto da produção . Miceliudo que falam ne hahaha \o/
Dei uma olhada no casing e me apavorei hahaha pensa em um crescimento rápido . 😘🍄❤
Percebi que tenho mais facilidade em colonizar milho , vou usar apenas isso .
Os pf tek demoram muito tempo para colonizar e não deram resultado até hoje .
Vou preparar mais 1 kg de pipoca usando um pedaço de papelão com um setor rizomorfico . Até o fim de Outubro quero estar com o monotub pronto para incubar pois o verão ta chegando. 😌🍄 🌞🌵🌊🌈

Anexos

Última edição:
Superior