Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro cultivo de P. Cubensis

Diário de cultivo completo.
Recentemente adquiri alguns carimbos de esporos de um conhecido vendedor da internet , ele me enviou 5 carimbos por um preço justo 100$ reais , eu achei o preço razoável ele me enviou 5 tipos de carimbos diferentes com frete grátis . Entre eles australian , TPB , B+ , A+ albino e um tal de ecuador . Eu sei que todos são P. cubensis . Pesquisei sobre e vi na internet que cada variedade tem uma certa diferença na hora de incubar e frutificar e então decidi qual eu usaria para tentar meu primeiro cultivo \o/

O tal escolhido foi o B+ que pelo que vi na internet é um colonizador agressivo e de fácil frutificação hahaha espero que espanque o substrato xD . Como é minha primeira experiencia tentando cultivar eu fui bem de leve , fiz uma glove box com uma caixa de papelão e limpei bem com alcool e cloro ativo .
Dentro da glove box introduzi os materiais que utilizaria tudo esterilizado com alcool gel 70%
Preparei uma seringa de esporos de 15ML com menos de 1/3 do esporo que era bem escuro e denso !
Com essa seringa eu inoculei 4 vidros de nescafé cada um com 200Ml de água com dextrose previamente esterilizados . Creio que eu economizei demais na hora de inocular as culturas liquidas , eu coloquei apenas 1 ml da minha seringa de esporos em cada vidro desses . Com o restante da seringa de esporos eu inoculei cerca de 12 bolos PF TEK ( aproximadamente 1kg de substrato ) 1kg de arroz integral mais vermiculita e água mineral .

Se passaram 10 dias desde que preparei as culturas liquidas e elas estão totalmente transparentes e o micélio parece bem vigoroso mas ele não desenvolveu como eu imaginava . infelizmente não tirei fotos para compartilhar com vocês . Mas enfim eu usei apenas 4 ML da seringa de esporos e consegui multiplicar isso para 15 ml de cultura liquida de boa aparência .
guardei as seringas na geladeira em um pote previamente limpo com alcool .
Eu segui o tutorial da cultura liquida do tupy aqui do fórum .

Alguns dias depois eu tomei iniciativa e fui para minha primeira tentativa de inocular o milho ,o famoso spawn que falam por aqui e pelos fóruns da internet . Segui a risca o processo de tindalização do milho como dizia em um tutorial baixado na internet , durante 3 dias dei uma fervida no milho e após coloquei o milho em um escorredor e coloquei no freezer por 24h .
Após acomodar o milho em seus devidos potes eu coloquei na pressão por 40 minutos e depois de frio foi inoculado cerca de 1,5 ml de cultura liquida em cada pote .

já se passaram cerca de 3 dias , eu cometi o erro de não fazer anotações do meu cultivo mas sei mais ou menos de cabeça que se passaram 10 dias que preparei o pf tek .
Dei uma olhada nos bolos e estavam bonitos com teias brancas bem grossas .

vou abrir para olhar o milho daqui a 12 dias , espero que meus bolos pf tek estejam prontos para frutificar até lá .
Eu percebi que o milho ficou bem úmido e espero que isso não traga problemas , eu usei cerca de 1kg de milho pipoca que triplicou de tamanho após todos os processos .

Uma boa noite para todos membros do fórum ! e por favor não reparem na minha ortografia , estou aqui apenas para compartilhar minha breve experiencia com vocês !
Um grande abraço para todos e muita luz .
 

Anexos

  • 20190208_161408.jpg
    20190208_161408.jpg
    3.3 MB · Visualizações: 89
Essa semana dei uma breve olhada no milho que inoculei e após 5 dias de incubação estava 30% de todos os potes , fiquei maravilhado com a rapidez da colonização . Ontem preparei outras culturas liquidas mas cometi o erro de usar as tampas de ferro e quando saiu da panela de pressão a água estava amarelada . alguém já passou por isso ? Eu decidi inocular um pouquinho de esporo para tentar a sorte . Mas hoje vou preparar uma cultura liquida nova e transparente kkkk é errando que se aprende !
Os bolos Pf tek parecem estagnados já se passaram muitos dias e parece que o spawn esta ganhando a corrida micelial hahaha
Hoje mostro fotos da situação .
To ansioso para aniversariar algo mas to vendo que vai demorar ainda ...

Um salve pra geral !
 
Essa semana dei uma breve olhada no milho que inoculei e após 5 dias de incubação estava 30% de todos os potes , fiquei maravilhado com a rapidez da colonização . Ontem preparei outras culturas liquidas mas cometi o erro de usar as tampas de ferro e quando saiu da panela de pressão a água estava amarelada . alguém já passou por isso ? Eu decidi inocular um pouquinho de esporo para tentar a sorte . Mas hoje vou preparar uma cultura liquida nova e transparente kkkk é errando que se aprende !
Os bolos Pf tek parecem estagnados já se passaram muitos dias e parece que o spawn esta ganhando a corrida micelial hahaha
Hoje mostro fotos da situação .
To ansioso para aniversariar algo mas to vendo que vai demorar ainda ...

Um salve pra geral !
Em que temperatura tem mantido os bolos ? Esta controlando ou estão sujeitos a variação de temperatura ? Pode ser este um dos fatores da stagnaçao da colonizaçao micrliar !
 
Em que temperatura tem mantido os bolos ? Esta controlando ou estão sujeitos a variação de temperatura ? Pode ser este um dos fatores da stagnaçao da colonizaçao micrliar !
Cara vou te dizer que isso pode ser um fator pq eu estou usando apenas uma velha freezer para incubar a temperatura aqui anda muito quente para colocar um aquecedor de aquário .
 
Hoje foi um dia de muito trabalho por aqui , quem vê um belo cogumelo desidratado não imagina o trabalho que envolve a cultura .

Comecei a arrumar as coisa e decidi fazer bolos pf tek com algumas variedades de arroz integral gourmet que estavam atiradas no armário , se tratava de arroz velho que estava esquecido por ali . Acomodei a mistura do pf tek em potes de sorvete copos de vidro e tudo que encontrei de PP-5 . Decidi tentar novamente a cultura liquida e segui todos os passos certinho e acabou acontecendo de novo! a água da cultura liquida ficou amarela com cor de mel após tirar da panela de pressão . Alguém sabe me dizer algo sobre esse fenômeno ? na primeira cultura liquida a água ficou transparente . Eu imaginava que isso era causado por algum metal das tampas de aço dos potinhos das CLs .
Eu acredito que a dextrose ta queimando e tonalizando a água , eu deduzi isso pq quando queimamos açúcar em uma panela o açúcar fica amarelado .

As medidas que usei para fazer hoje foi cerca de 1 kg de arroz misto com vermiculita e água mineral - proporção foi de 2 de arroz 3 de vermiculita e 1,3 de água mineral . Eu utilizei minha glove box de pobre para fazer a seringa de esporos que inoculou os bolos e as culturas liquidas que preparei . Espero que minhas culturas liquidas amareladas rendam alguma coisa , espero que a tonalidade não seja um problema no desenvolvimento do micélio .

Dei uma olhada nos bolos e no spawn que preparei .olhem as fotos .
Um pequeno bolo de spawn contaminou com o duende verde mas fiquei tranquilizado pq era um potinho , os grandes potes estão lindos e quase completando seus 100% já os pf tek de b+ parecem avançar vagarosamente alguns já estão quase 100% mas alguns bem estagnados.

Uma boa noite a todos do grupo ! se alguém souber algo sobre o amarelo da cultura liquida por favor me avisar .
 

Anexos

  • 20190219_170736.jpg
    20190219_170736.jpg
    1.2 MB · Visualizações: 47
  • 20190219_162832.jpg
    20190219_162832.jpg
    1.3 MB · Visualizações: 48
  • 20190219_162834.jpg
    20190219_162834.jpg
    1.5 MB · Visualizações: 50
  • 20190219_162843.jpg
    20190219_162843.jpg
    1.1 MB · Visualizações: 48
  • 20190219_162849.jpg
    20190219_162849.jpg
    1.1 MB · Visualizações: 47
  • 20190220_003959.jpg
    20190220_003959.jpg
    1 MB · Visualizações: 57
  • 20190219_150531.jpg
    20190219_150531.jpg
    1 MB · Visualizações: 60
  • 20190219_150537.jpg
    20190219_150537.jpg
    1 MB · Visualizações: 57
  • 20190219_150550.jpg
    20190219_150550.jpg
    1 MB · Visualizações: 52
  • 20190219_150553.jpg
    20190219_150553.jpg
    1,016.6 KB · Visualizações: 49
  • 20190219_150609.jpg
    20190219_150609.jpg
    1.1 MB · Visualizações: 52
  • 20190219_150928.jpg
    20190219_150928.jpg
    1.3 MB · Visualizações: 59
  • 20190219_150934.jpg
    20190219_150934.jpg
    973.1 KB · Visualizações: 58
  • 20190219_150940.jpg
    20190219_150940.jpg
    1 MB · Visualizações: 55
  • 20190219_171103.jpg
    20190219_171103.jpg
    3.2 MB · Visualizações: 52
  • 20190219_174252.jpg
    20190219_174252.jpg
    948.5 KB · Visualizações: 45
  • 20190220_003000.jpg
    20190220_003000.jpg
    1.2 MB · Visualizações: 44
  • 20190220_003006.jpg
    20190220_003006.jpg
    1.1 MB · Visualizações: 44
Hoje foi um dia de muito trabalho por aqui , quem vê um belo cogumelo desidratado não imagina o trabalho que envolve a cultura .

Comecei a arrumar as coisa e decidi fazer bolos pf tek com algumas variedades de arroz integral gourmet que estavam atiradas no armário , se tratava de arroz velho que estava esquecido por ali . Acomodei a mistura do pf tek em potes de sorvete copos de vidro e tudo que encontrei de PP-5 . Decidi tentar novamente a cultura liquida e segui todos os passos certinho e acabou acontecendo de novo! a água da cultura liquida ficou amarela com cor de mel após tirar da panela de pressão . Alguém sabe me dizer algo sobre esse fenômeno ? na primeira cultura liquida a água ficou transparente . Eu imaginava que isso era causado por algum metal das tampas de aço dos potinhos das CLs .
Eu acredito que a dextrose ta queimando e tonalizando a água , eu deduzi isso pq quando queimamos açúcar em uma panela o açúcar fica amarelado .

As medidas que usei para fazer hoje foi cerca de 1 kg de arroz misto com vermiculita e água mineral - proporção foi de 2 de arroz 3 de vermiculita e 1,3 de água mineral . Eu utilizei minha glove box de pobre para fazer a seringa de esporos que inoculou os bolos e as culturas liquidas que preparei . Espero que minhas culturas liquidas amareladas rendam alguma coisa , espero que a tonalidade não seja um problema no desenvolvimento do micélio .

Dei uma olhada nos bolos e no spawn que preparei .olhem as fotos .
Um pequeno bolo de spawn contaminou com o duende verde mas fiquei tranquilizado pq era um potinho , os grandes potes estão lindos e quase completando seus 100% já os pf tek de b+ parecem avançar vagarosamente alguns já estão quase 100% mas alguns bem estagnados.

Uma boa noite a todos do grupo ! se alguém souber algo sobre o amarelo da cultura liquida por favor me avisar .

Então meu amigo, seu substrato para a cultura líquida está caramelizando, a princípio só se torna menos nutritivo (o que não afeta muito, pois o micélio usa bem pouco) e afeta a visibilidade da cultura.

Provavelmente estas deixando muito tempo na panela de pressão.

Temos um bom tutorial aqui no fórum não sei se chegastes a ler:
https://teonanacatl.org/biblioteca/tutorial-cultura-líquida.103/
 
Uma boa noite para todos do fórum !

Finalmente depois de muitos dias de trabalho árduo meu spawn esta 100% colonizado , estou estudando técnicas de como prosseguir para ter sucesso na frutificação . Eu acredito que tive sorte pois no meu primeiro cultivo consegui preparar uma boa quantidade de spawn com apenas uma pequena quantidade de contaminação . Finalmente meus bolos pf tek estão colonizados e prontos para o famoso e tão aguardado aniversário , apenas alguns vidros do pf tek estão 100% colonizados .

To muito feliz por ter conseguido tirar de letra os processos para conseguir produzir um spawn saudável .

Quero agradecer a todos os membros que um dia Contribuíram para criar esse imenso e maravilhoso fórum ! Sem duvida já ajudou muitos iniciantes como eu que chegaram aqui sem saber nada sobre o assunto . Aqui fica o meu muito obrigado de coração ! < 3 <3 <3 <3 < 3 <3 <3 <3 < 3 <3 <3 <3 < 3 <3 <3 <3 < 3 <3 <3 <3 < 3 <3 <3 <3 < 3 <3 <3 <3 < 3 <3 <3 <3 < 3 <3 <3 <3 < 3 <3 <3 <3 < 3 <3 <3 <3 < 3 <3 <3 <3
 
Boa noite a todo do fórum ! Hoje preparei bolos PF Tek com 2kg de arroz integral usando as medidas tradicionais da receita .

Vou deixar fotos da produção , também preparei um casing apenas com vermiculita utilizando um pequeno pote de milho que já estava 100%.

Inoculei os bolos com cultura liquida de B+ e alguns bolos fiz com seringa de esporo de albino . 2kg de arroz rendeu 40 copinhos de plastico descartáveis de 300 ml .
 

Anexos

  • 20190225_145940.jpg
    20190225_145940.jpg
    522.8 KB · Visualizações: 35
  • 20190225_174356.jpg
    20190225_174356.jpg
    795.1 KB · Visualizações: 40
  • 20190225_224529.jpg
    20190225_224529.jpg
    814.5 KB · Visualizações: 41
  • 20190225_230549.jpg
    20190225_230549.jpg
    1.4 MB · Visualizações: 48
  • 20190225_234041.jpg
    20190225_234041.jpg
    2.5 MB · Visualizações: 57
  • 20190225_235618.jpg
    20190225_235618.jpg
    904.4 KB · Visualizações: 55
Última edição por um moderador:
Esse aspirante tá inspirado demais!! :roflmao::roflmao:

Que produção pra um iniciante! Mandou bala! Tá top esse cultivo, vai dar tudo certo, micélio tá bonitão :brincalhao:

Vou acompanhar por aqui, quero ver a frutificação desses bbs :unhas:

Todo trabalho há de ser recompensado :LOL:
 
Última edição por um moderador:
Boa noite a todos primeiramente ! As coisas estavam boas demais pra ser verdade por aqui . Hoje cedo fui ver como estava o desenvolvimento dos bolos pf tek e tive uma surpresa desagradável , cerca de 15 copos inoculados com a cultura liquida estavam com manchas pretas muito estranhas ! tudo foi descartado e enterrado na beira de um tronco . Foi perdido aproximadamente 800gramas de arroz integral + vermiculita .

Não to muito animado com isso não entendi pq aconteceu essa contaminação , acredito que a cultura liquida tava ruim com boa aparência .
Essa semana não vou fazer nada , mas na próxima vou preparar 1kg de milho pipoca que comprei faz algum tempo . Vou utiliza a técnica grão para grão e espero ser feliz na minha primeira tentativa !

Uma grande a braço a todos ---- tenho fotos do primeiro aniversario e da contaminação .

ah esqueci de mencionar , borrifei água com cloro nos bolos pensando que era água mineral :eek::eek::eek:
lavei tudo com água e bola pra frente . :atrapalhado::atrapalhado::atrapalhado:

Alguma informação sobre o invasor me informem !

infelizmente o site mudou e não esta carregando minhas imagens ! espero que isso não continue assim .
 
Ontem preparei 1 kg de milho e colonizei com grãos do meu primeiro spawn . To abandonando essa de cultivador de cogumelo hahaha aniversariei cerca de 7 bolos pf tek e já ta faltando espaço no terrário , eu improvisei alguma coisa com garrafas pet de 5 e 10 litros tudo bem por enquanto . O único problema é que tem mais uns 20 bolos em fase de colonização + os casings que eu preparei e ta quase na hora de frutificar tudo isso .

To apavorado pq fiz coisa que não vou ter onde frutificar ! espero ter sorte !

Ontem tmb preparei dois baldes bem simples com alguns bolos pf tek , só joguei vermiculita e pó de coco esterilizados e fiz uma caminha e cobri com papel filme e botei pra encubar . tal de pf casing que chamam se não me engano !

uma boa noite/dia pra quem estiver lendo u.u :):):):oque:
 
Última edição por um moderador:
Ontem preparei 1 kg de milho e colonizei com grãos do meu primeiro spawn . To abandonando essa de cultivador de cogumelo hahaha aniversariei cerca de 7 bolos pf tek e já ta faltando espaço no terrário , eu improvisei alguma coisa com garrafas pet de 5 e 10 litros tudo bem por enquanto . O único problema é que tem mais uns 20 bolos em fase de colonização + os casings que eu preparei e ta quase na hora de frutificar tudo isso .
To apavorado pq fiz coisa que não vou ter onde frutificar ! espero ter sorte !
Ontem tmb preparei dois baldes bem simples com alguns bolos pf tek , só joguei vermiculita e pó de coco esterilizados e fiz uma caminha e cobri com papel filme e botei pra encubar . tal de pf casing que chamam se não me engano !

uma boa noite/dia pra quem estiver lendo u.u :):):):oque:

Enquanto eu lia o diário, fiquei imaginando como você iria aniversariar tantos bolos :D
Acompanhando o diário, Parabéns.

Good Vibes
 
Para de cultivar não má, com essa determinação logo logo você vai ser um cogumeleiro de mão cheia :)

É normal apresentar umas falhas no cultivo, ainda mais pra quem não tem todo material apropriado e faz de maneira amadora como a maioria de nós. No meu primeiro cultivo só se salvou 1 bolo saudável e pra frutificar foi um perrengue da bixiga :roflmao: Depois eu colhi várias safras muito boas, tive ótimas experiências e voltei a ter problemas com o cultivo, acontece...

Tô ansioso pra vê essa frutificação, faz uns casing bem recheado de micélio, sem dó, quando frutificar você vai ser muito bem recompensado, só as chapelota de se f#$%...:ler:

Tamo aqui pra auxiliar no que precisar, tmj :brincalhao:
 
Última edição por um moderador:
No tal casing bem recheado de micélio faz alguma diferença no substrato se for só vermiculita e borra de café ou eh necessario fibra de coco?

Vamo lá, casing é quando você quebra o micélio em pedaços pequenos pra fazer a camada e faz a cobertura com algo sem valor nutritivo, EX vermiculita, famosa.

Quando a camada é feita por algo que forneça valor nutricional extra para o micélio, já é um bulk, no caso da borra de café que você mencionou e até mesmo se fizer somente com a fibra de coco que deve ter valor nutricional também.

O papel da vermiculita é segurar umidade pra favorecer a frutificação do micélio nas condições mais favoráveis possível, a fibra de coco pode substituir muito bem a vermiculita e ainda da um upzinho nos cogumelos. Borra de café é algo que contamina muito fácil, tipo esterco, se for usar cuida de esterilizar bem :)
 
Última edição por um moderador:
Vamo lá, casing é quando você quebra o micélio em pedaços pequenos pra fazer a camada e faz a cobertura com algo sem valor nutritivo, EX vermiculita, famosa.
Quando a camada é feita por algo que forneça valor nutricional extra para o micélio, já é um bulk, no caso da borra de café que você mencionou e até mesmo se fizer somente com a fibra de coco que deve ter valor nutricional também.

O papel da vermiculita é segurar umidade pra favorecer a frutificação do micélio nas condições mais favoráveis possível, a fibra de coco pode substituir muito bem a vermiculita e ainda da um upzinho nos cogumelos. Borra de café é algo que contamina muito fácil, tipo esterco, se for usar cuida de esterilizar bem :)

tenho 3 Bolos pf padrão no meu terrario e mais dois na incubadora, acho que esses dois vou tentar um casing ...
agradeço pela informação, esse fórum é muito rico de informação, assim como nosso amiguinhos coguss , booaaaa
 
Boa noite a todos ! hoje notei um corpo estranho em um bolos pf tek que esta no terrário ! uma coisa branca esta crescendo , tirei umas fotos bem ampliadas é um treco branco bem diferentão na parte de baixo do bolinho . Hoje aniversariei um pequeno casing mas não sei se ele estava vigoroso , espero opinião de alguém sobre isso . estou tentando diminuir o tamanho das fotos para conseguir compartilhar aqui no fórum ! sempre diz que o arquivo é muito grande ....

Essa foi a produção de milho que não consegui postar fotos antes ; 1kg de milho pipoca preparado usando grãos já colonizados de b+ .

Os bolos pf tek que estão em um freezer em potes variados foram feitos com arroz especial gourmet , tem foto do arroz mais pra cima xD
 

Anexos

  • 20190307_192321_Easy-Resize.com.jpg
    20190307_192321_Easy-Resize.com.jpg
    242.5 KB · Visualizações: 57
  • 20190307_192330_Easy-Resize.com.jpg
    20190307_192330_Easy-Resize.com.jpg
    240.6 KB · Visualizações: 58
  • 20190307_192351_Easy-Resize.com.jpg
    20190307_192351_Easy-Resize.com.jpg
    241.6 KB · Visualizações: 54
  • 20190307_192401_Easy-Resize.com.jpg
    20190307_192401_Easy-Resize.com.jpg
    231.7 KB · Visualizações: 58
  • 20190307_201124_Easy-Resize.com.jpg
    20190307_201124_Easy-Resize.com.jpg
    241.6 KB · Visualizações: 55
  • 20190307_201135_Easy-Resize.com.jpg
    20190307_201135_Easy-Resize.com.jpg
    236.7 KB · Visualizações: 56
  • 20190307_201515_Easy-Resize.com.jpg
    20190307_201515_Easy-Resize.com.jpg
    239.1 KB · Visualizações: 52
  • 20190304_200737_Easy-Resize.com.jpg
    20190304_200737_Easy-Resize.com.jpg
    237.6 KB · Visualizações: 52
  • 20190304_201027_Easy-Resize.com (1).jpg
    20190304_201027_Easy-Resize.com (1).jpg
    215.4 KB · Visualizações: 48
  • 20190304_201442_Easy-Resize.com.jpg
    20190304_201442_Easy-Resize.com.jpg
    230.7 KB · Visualizações: 48
  • 20190304_201448_Easy-Resize.com.jpg
    20190304_201448_Easy-Resize.com.jpg
    238.5 KB · Visualizações: 43
  • 20190305_170034_Easy-Resize.com.jpg
    20190305_170034_Easy-Resize.com.jpg
    234.6 KB · Visualizações: 42
  • 20190305_170040_Easy-Resize.com.jpg
    20190305_170040_Easy-Resize.com.jpg
    232.2 KB · Visualizações: 41
  • 20190305_170110_Easy-Resize.com.jpg
    20190305_170110_Easy-Resize.com.jpg
    205.2 KB · Visualizações: 51
  • 20190305_210344_Easy-Resize.com.jpg
    20190305_210344_Easy-Resize.com.jpg
    229 KB · Visualizações: 50
  • 20190305_210351_Easy-Resize.com.jpg
    20190305_210351_Easy-Resize.com.jpg
    214.9 KB · Visualizações: 47
Última edição por um moderador:
Boa noite a todos ! hoje notei um corpo estranho em um bolos pf tek que esta no terrário ! uma coisa branca esta crescendo , tirei umas fotos bem ampliadas é um treco branco bem diferentão na parte de baixo do bolinho . Hoje aniversariei um pequeno casing mas não sei se ele estava vigoroso , espero opinião de alguém sobre isso . estou tentando diminuir o tamanho das fotos para conseguir compartilhar aqui no fórum ! sempre diz que o arquivo é muito grande ....

Essa foi a produção de milho que não consegui postar fotos antes ; 1kg de milho pipoca preparado usando grãos já colonizados de b+ .

Os bolos pf tek que estão em um freezer em potes variados foram feitos com arroz especial gourmet , tem foto do arroz mais pra cima xD

Que curioso esse "treco branco".

Parece um bolor limoso, ou quem sabe uma trichoderma em estágios iniciais excretando metabólitos, mas o micélio parece muito escuro para ser trichoderma.

Com o tempo vamos saber o que é.
 
Que curioso esse "treco branco".

Parece um bolor limoso, ou quem sabe uma trichoderma em estágios iniciais excretando metabólitos, mas o micélio parece muito escuro para ser trichoderma.

Com o tempo vamos saber o que é.
Cara essa coisa branca ta saindo bem aonde tinha o selo de vermiculita do bolo , o selo tinha sido coberto pelo micélio e eu coloquei pro lado de baixo ... to pensando que pode ser por isso essa coisa branca
 
Back
Top