Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro cultivo de P. Cubensis

Diário de cultivo completo.
Recentemente adquiri alguns carimbos de esporos de um conhecido vendedor da internet , ele me enviou 5 carimbos por um preço justo 100$ reais , eu achei o preço razoável ele me enviou 5 tipos de carimbos diferentes com frete grátis . Entre eles australian , TPB , B+ , A+ albino e um tal de ecuador . Eu sei que todos são P. cubensis . Pesquisei sobre e vi na internet que cada variedade tem uma certa diferença na hora de incubar e frutificar e então decidi qual eu usaria para tentar meu primeiro cultivo \o/

O tal escolhido foi o B+ que pelo que vi na internet é um colonizador agressivo e de fácil frutificação hahaha espero que espanque o substrato xD . Como é minha primeira experiencia tentando cultivar eu fui bem de leve , fiz uma glove box com uma caixa de papelão e limpei bem com alcool e cloro ativo .
Dentro da glove box introduzi os materiais que utilizaria tudo esterilizado com alcool gel 70%
Preparei uma seringa de esporos de 15ML com menos de 1/3 do esporo que era bem escuro e denso !
Com essa seringa eu inoculei 4 vidros de nescafé cada um com 200Ml de água com dextrose previamente esterilizados . Creio que eu economizei demais na hora de inocular as culturas liquidas , eu coloquei apenas 1 ml da minha seringa de esporos em cada vidro desses . Com o restante da seringa de esporos eu inoculei cerca de 12 bolos PF TEK ( aproximadamente 1kg de substrato ) 1kg de arroz integral mais vermiculita e água mineral .

Se passaram 10 dias desde que preparei as culturas liquidas e elas estão totalmente transparentes e o micélio parece bem vigoroso mas ele não desenvolveu como eu imaginava . infelizmente não tirei fotos para compartilhar com vocês . Mas enfim eu usei apenas 4 ML da seringa de esporos e consegui multiplicar isso para 15 ml de cultura liquida de boa aparência .
guardei as seringas na geladeira em um pote previamente limpo com alcool .
Eu segui o tutorial da cultura liquida do tupy aqui do fórum .

Alguns dias depois eu tomei iniciativa e fui para minha primeira tentativa de inocular o milho ,o famoso spawn que falam por aqui e pelos fóruns da internet . Segui a risca o processo de tindalização do milho como dizia em um tutorial baixado na internet , durante 3 dias dei uma fervida no milho e após coloquei o milho em um escorredor e coloquei no freezer por 24h .
Após acomodar o milho em seus devidos potes eu coloquei na pressão por 40 minutos e depois de frio foi inoculado cerca de 1,5 ml de cultura liquida em cada pote .

já se passaram cerca de 3 dias , eu cometi o erro de não fazer anotações do meu cultivo mas sei mais ou menos de cabeça que se passaram 10 dias que preparei o pf tek .
Dei uma olhada nos bolos e estavam bonitos com teias brancas bem grossas .

vou abrir para olhar o milho daqui a 12 dias , espero que meus bolos pf tek estejam prontos para frutificar até lá .
Eu percebi que o milho ficou bem úmido e espero que isso não traga problemas , eu usei cerca de 1kg de milho pipoca que triplicou de tamanho após todos os processos .

Uma boa noite para todos membros do fórum ! e por favor não reparem na minha ortografia , estou aqui apenas para compartilhar minha breve experiencia com vocês !
Um grande abraço para todos e muita luz .
 

Anexos

  • 20190208_161408.jpg
    20190208_161408.jpg
    3.3 MB · Visualizações: 89
Aguardei até a noite e coloquei para frutificar um casing que fiz com um copinho de milho . Usei apenas vermiculita molhada e esterilizada na pp . Espero ter sorte e que alguma coisa dê certo ! Me desejem sorte? ??????
 

Anexos

  • 20190823_000331.jpg
    20190823_000331.jpg
    1.5 MB · Visualizações: 22
  • 20190823_000549.jpg
    20190823_000549.jpg
    1.1 MB · Visualizações: 23
  • 20190823_000700.jpg
    20190823_000700.jpg
    982.6 KB · Visualizações: 19
Preparei 500gramas de milho para esterilizar na pp . Estou usando copos descartáveis de polipropileno 400ml e esta funcionando, ele já vem esterilizado e custa 10 reais 100 unidades , é meio ruim de vedar com alumínio mas eu já peguei o jeito , não passo alcool apenas tiro do plástico e tampo com alumínio . . . apenas limpo a glovebox com spray de alcool 70 sem miséria ! To usando alcool anidro diluído com água destilada e funciona perfeitamente.
Com 5 reais faço mais de 1,5litros de alcool 70 . Fica a dica ! As vezes quando bate a neura eu passo um pano com cloro no quarto e finalizo com alcool e fica com cheiro de laboratório hahaha ⤵?❤


To usando uma panela de pressão de 10 litros que foi encontrada no lixo , quando foi encontrada tava toda queimada a cor dela era marrom escuro e toda zoada , fiquei esfregando ela por muitas horas e ficou novinha \o/ Coloquei Borracha e arrumei a valvula e bola pra frente ! Cultivo de pobre é isso ! Ao menos não preciso pedir nada p ninguém ?
 

Anexos

  • 20190823_161755.jpg
    20190823_161755.jpg
    2.6 MB · Visualizações: 9
  • 20190823_161805.jpg
    20190823_161805.jpg
    894.3 KB · Visualizações: 10
  • 20190823_164116.jpg
    20190823_164116.jpg
    1,009.5 KB · Visualizações: 10
  • 20190823_171559.jpg
    20190823_171559.jpg
    958.1 KB · Visualizações: 10
  • 20190823_171642.jpg
    20190823_171642.jpg
    1.2 MB · Visualizações: 11
Última edição:
Como assim o selo pra baixo? você abriu o bolo e pôs mais vermiculita?
não coloquei vermiculita , apenas deixei a parte estranha virada pra baixo .... Aquela coisa estranha ta na parte de cima do copo que ficou ao contrário quando foi frutificar . Esse cultivo foi uma decepção enorme ! Kkk

Meu par de bolo problemático que não me dão um sinal de vida kkk
To esperando contaminar para descartar mas parece que vão ficar nesse vai não vai por mais um bom tempo .
 

Anexos

  • 20190823_200052.jpg
    20190823_200052.jpg
    1.1 MB · Visualizações: 18
Última edição:
não coloquei vermiculita , apenas deixei a parte estranha virada pra baixo .... Aquela coisa estranha ta na parte de cima do copo que ficou ao contrário quando foi frutificar . Esse cultivo foi uma decepção enorme ! Kkk

Meu par de bolo problemático que não me dão um sinal de vida kkk
To esperando contaminar para descartar mas parece que vão ficar nesse vai não vai por mais um bom tempo .

Eles tão com aparência seca, quanto tempo faz que estão no terrário? Se passar ali de uns 15/20 dias sem pinar eu faria um dunk.
Também é importante abanar mesmo com a bombinha. De preferência umas 3x pelo menos, se for possível. Principalmente porque são poucos furos.
O melhor modo de iniciar a pinagem é uma boa troca de ar (deixar o mínimo de CO2 sempre).

Como fica a umidade do terrário?
Eu utilizo 5cm de perlita no meu e mesmo assim tenho que borrifar as vezes.
Não dá pra ver pela foto se tem condensação nas laterais.
 
Eles tão com aparência seca, quanto tempo faz que estão no terrário? Se passar ali de uns 15/20 dias sem pinar eu faria um dunk.
Também é importante abanar mesmo com a bombinha. De preferência umas 3x pelo menos, se for possível. Principalmente porque são poucos furos.
O melhor modo de iniciar a pinagem é uma boa troca de ar (deixar o mínimo de CO2 sempre).

Como fica a umidade do terrário?
Eu utilizo 5cm de perlita no meu e mesmo assim tenho que borrifar as vezes.
Não dá pra ver pela foto se tem condensação nas laterais.
São 4 furos grandes , eu deixo a bombinha ligada 30 minutos por dia , ela é 3L por minuto e to borrifando um dia sim e outro não e to usando argila expandida novinha .
Inoculei com esporo meu milho , usei esporo Tpb , TKSS e Australian .
Raspei os esporos previamente e coloquei em tubos de ensaio limpos , apliquei apenas uma pitada de esporo em cada copo e coloquei um alumínio novo.
Um dos copos misturei uma pitada de tks e tpb .
Caixa ta bem cheia e meus pf tek bem perto de frutificar .
Algumas vezes eu deixei o aquecedor passar dos 32 graus e acho que isso ta ressecando meu micelio e por esse motivo a dificuldade de formar pins .
Vou fazer dunk como o texugo indicou .

 

Anexos

  • 20190823_224638.jpg
    20190823_224638.jpg
    964.3 KB · Visualizações: 9
  • 20190823_235005.jpg
    20190823_235005.jpg
    3.6 MB · Visualizações: 10
  • 20190823_224729.jpg
    20190823_224729.jpg
    1,021.7 KB · Visualizações: 9
Última edição:
Boa Madrugada..!
A temperatura para fructificar e um pouco mais abaixo para dar inicio
23 Graus e um otimo començo.

Se a isso sumas boa umidade ambiente e consegues boa troca de ar ... e que os bolos na sua superficie estejam umidos.. e de 12 em 12 hs.. vai perdendo umidade (Abanando).. e de 12 em 12 hs deixas umidos de novo.

Se o micelio nao tem mais substrato do qual conseguer energia...

Si todos esses passos se cumplem vc tera pins surgindo.

Abç
 
Preparei um borrifador novo com 10ml de agua oxigenada 10volumes em um litro de água . Não consigo lembrar a fonte mas dizia que ajudaria a matar os esporos invasores no terrario , acredito que não faça mal ao micelio nessa proporção .
Procurei muitas vezes e não achei a fonte mas mesmo assim vou experimentar.
 

Anexos

  • 20190824_143840.jpg
    20190824_143840.jpg
    924.1 KB · Visualizações: 6
Fiz dunk nos dois bolos por 12horas deixando eles na geladeira . Usei água da torneira , fervi e deixei voltar a temperatura ambiente com o recipiente tampado . Se contaminar paciência ... Tinha uma espécie de raiz azulada na parte de baixo de um dos bolos , achei bizonho demais .
 

Anexos

  • 20190824_210933.jpg
    20190824_210933.jpg
    2.4 MB · Visualizações: 9
A frutificação não é um processo estéril, é difícil bolos 100 colonizados contaminarem.
Apenas não borrife diretamente nos bolos, ou respingos.
Também li diarios que o pessoal utilizava, mas pelo que me lembro eram posts mais antigos.
Mas ta bem diluído, então tá tranquilo.

Imaginando a raiz azul que você falou, eu suponho que seja consequência da secura, uma vez que não tem um pouco de vermiculita embaixo.
Como é azul, chutaria que não é contaminação, mas é bom ficar de olho.
Vamos torcer pelos pins agora :cool:
 
Muito legal ver tua disposição pra acertar o cultivo . Talvez tu esteja ainda deixando passar alguns detalhes, até a gente entender a lógica por trás do processo é bom sempre se ater a técnica o mais precisamente possível.
A cultura líquida por exemplo, você precisa começar ela com um pedaço de micelio, com esporos dificilmente você vai ter sucesso. Geralmente se clona um cogumelo ou se usa um micelio selecionado em algum meio tipo uma placa de petri pra dar início a cultura .

Vai indo, vai pesquisando, vai fazendo que tu vai acertar. O lance é insistir e levar tudo como aprendizado .

Bons cultivos!
 
Muito legal ver tua disposição pra acertar o cultivo . Talvez tu esteja ainda deixando passar alguns detalhes, até a gente entender a lógica por trás do processo é bom sempre se ater a técnica o mais precisamente possível.
A cultura líquida por exemplo, você precisa começar ela com um pedaço de micelio, com esporos dificilmente você vai ter sucesso. Geralmente se clona um cogumelo ou se usa um micelio selecionado em algum meio tipo uma placa de petri pra dar início a cultura .

Vai indo, vai pesquisando, vai fazendo que tu vai acertar. O lance é insistir e levar tudo como aprendizado .

Bons cultivos!
Olá boa noite ! Eu estou sempre absorvendo informação e técnicas dos veteranos aqui do fórum . Eu tenho um caderno que estou guardando todo conhecimento de cultivo e receitas promissoras do fórum e do shroomery .
Eu já consegui preparar micelio com seringa de esporos hidratada mas nunca tive sucesso em frutificar nada ...
O esporo que lancei no milho eu acredito que vingue pois ficou com uma umidade considerável , só não usei os esporos hidratados pq tava sem água mineral e seringas ?
Eu vou trabalhar duro quando virar a estação, aqui no sul é difícil o cultivo com poucos equipamentos nesse frio ❄ .
Grande abraço e obrigado pelas dicas ! Minha meta é fazer um monotub de sucesso quando o clima jogar ao meu favor. ???????
 
Dei uma olhada nos bolos que fiz dunk e percebi que eles estão com uma testura e aparência muito melhor que antes . Sem dúvida os bolos estão saindo ressecados da incubadora , vou cuidar melhor a temperatura ... O aquecedor é muito forte , deixo ligado até atingir 29graus e desligo . Mas já esqueci ligado e chegou ate 35 graus 2vezes . Isso diminuiu o ritmo do micelio mas não matou ele . Percebi que a água do bolo condensa nas paredes do copo ... E o bolo sai ressecado ?
Vou fazer dunk nos bolos antes de aniversariar e resolver esses problemas de temperatura .
 
Prova de usar temperaturas de 24 25 graus para crescimento do micelio e logo comenta aqui se os tempos de colonizacao disminui.
Abz
 
Prova de usar temperaturas de 24 25 graus para crescimento do micelio e logo comenta aqui se os tempos de colonizacao disminui.
Abz
Eu pesquisei aqui no forum e achei esse post Temperatura para incubação
Eu já tinha notado que dps de alcançar alta temperatura o micelio fica lento e seco , eu tava acompanhando o desenvolvimento circulando com caneta a parte que o micelio parou ... A Temperatura top é 27 ou mais perto do 30 , alguns dizem que 29 é o número ?
Essa foto é de um bolo circulado com caneta, ele levou uma semana para ficar 100% mas 2 bolos estagnaram e acredito ser por estar seco demais , eu pensei em injetar água, mas não parece sensato. Tava pensando em cortar com faca a parte com micelio e mandar pro dunk antes de aniversariar . Cerca de 10 bolos pf vão sair da incubadora essa semana e mais 5 para semana que vem pelas minhas previsões . os copos menores são mais afetados pela alta temperatura enquanto os grandes continuam crescendo forte .
Grande abraço gteach!
 

Anexos

  • 20190823_000331.jpg
    20190823_000331.jpg
    1.5 MB · Visualizações: 13
Última edição:
O melhor jeito de aprender sobre cultivo e na experiencia propria.

Tal vez perto dos 29 seja otimo nos casos de usar placas de petri onde o crescimento e lineal.

Alem de 29 graus ter mais facilidade para desarrollar bacterial e mais numa incubadora umida.

Temperaruras entre 23 e 18 graus denoram muito mais tempo mais o micelio cresce.

Entre 23 26 graus pode observar um crescimento razoavel e com pouco indice de bacterial no micelio.

Sempre que aparecem post respeito de temperatura agrego minha contribucao
e como sempre falo.. falo na base da minha experiencia.no sendo uma unica verdade...
Abz
 
Dei uma olhada no milho que inoculei com uma seringa hidratada de tpb e notei uma formação de micelio algodoado em todos os 7 copos e isso não parece bom . Se passaram 7 dias desde a inoculação e o crescimento parece normal .
Eu tenho muitos bolos pf tek 100% colonizados e vou presentear um amigo com 5 deles . Esse cara me deu o primeiro cogumelo desidratado que eu consumi . Ele fez um cultivo a muito tempo atrás e tem as coisas necessárias para frutificar, mas nunca mais fez pq comprava kits de cultivo de um site e eles não vendem mais isso a uns 5 anos kkk
 
Última edição:
Fui dar uma olhada nos bolos tinha feito dunk e estavam com uma coisa branca em cima e dos lados , igualzinho os bolos que contaminaram com duende verde ... Dei uma borrifada de água oxigenada e aquele negócio borbulhou e sumiu . Vou separar eles em garrafas pet e preparar o terrario para novos bolos ??⚫
 

Anexos

  • 20190828_173613.jpg
    20190828_173613.jpg
    946.3 KB · Visualizações: 18
Fui dar uma olhada nos bolos tinha feito dunk e estavam com uma coisa branca em cima e dos lados , igualzinho os bolos que contaminaram com duende verde ... Dei uma borrifada de água oxigenada e aquele negócio borbulhou e sumiu . Vou separar eles em garrafas pet e preparar o terrario para novos bolos ??⚫

Pela foto não consegui ver sinal de trichoderma.
Ele é um branco mais "grosso", depois que vê a primeira vez não tem como errar.
Tenho um casing que estou mantendo com trichoderma para colher o ultimo flush, quando ele for crescendo tiro fotos para comparar.
O ideal seria o roll pra ajudar o bolo com a umidade, tá sem?

-----------------------------------

Se cubensis crescesse tão rapido quanto tricho, estaria com estoque de cogumelos.
WhatsApp Image 2019-08-28 at 19.29.21.jpeg
 
Última edição:
Back
Top