Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Primeiro Cultivo de MDK

Diário de cultivo problemático.
- 2º DIÁRIO -
STRAIN:
MDK
SUBSTRATO DE CULTIVO: ARROZ + VERMICULITA
MÉTODO DE CULTIVO: -A definir-
PROPORÇÃO: 2:1:1

-
-
-

ETAPA 1 (ESTERILIZAÇÃO E CONFECÇÃO DA SERINGA):

Materiais utilizados:
-Espátula dupla de manicure INOX
-Álcool 70º
-7 copos de vidro de requeijão
-Folha de Alumínio
-Vermiculita
-Arroz integral
-Água Potável (Sem/Menos cloro)
-Seringa ESTÉRIL de 10mL com agulha
-2 Panelas de pressão
-Panela pequena
-Pote para microondas
-Carimbo de MDK (fornecido por @Malahov)
-3 Velas
-2 Panos para a panela de pressão

----------------
Iniciei esterilizando a vermiculita, pois acho que ela foi a fonte dos meus problemas no meu primeiro diário.

Hidratei bem a vermiculita e escorri o excesso de água e levei ao microondas dentro de um pote específico por 5 minutos. Enquanto isso limpei os copos com álcool 70º e triturei 1/5 do arroz por vez durante 3~5s. Acabei errando na proporção de água por conta de já ter hidratado a vermiculita, porém retirei o excesso, limpei as bordas dos copos e os cobri com duas folhas de papel alumínio, retirando as rebarbas da primeira folha.

Coloquei os panos dobrados e os copos dentro das panelas, colocando uns 3 dedos de água no fundo, levei-as em seguida ao fogo alto, quando começaram a liberar vapor contínuo abaixei o fogo e iniciei a contagem de 1h. Uma das panelas apresentou bolhas saindo por cima durante o processo, mas essa panela era emprestada e não me preocupei tanto (provável que encharcou todo o substrato).

Para preparar a seringa fervi 1 Litro de água por mais de 30min (esqueci no fogo). Acendi 3 velas formando um triângulo na área de confecção, abri a carta e deixei o carimbo semi-desdobrado para evitar problemas.
NO INICÍO EU TENTEI ESTERILIZAR A ESPÁTULA COM UMA DAS VELAS, MAS FORMOU-SE UMA CAMADA PRETA DE FULIGEM NA ESPÁTULA, LIMPEI COM ÁLCOOL 70º NOVAMENTE E UTILIZEI O GÁS DO FOGÃO PARA ESTERILIZAR ELA.
Realizei várias purgas (~5) com a seringa, sempre esterilizando a agulha, para esfriar a água até poder encostar no exterior da xícara e sentir nada mais do que uma leve quentura (temperatura entre 30~50ºC), então retirei a espátula do fogo (já estava quase derretendo) e a esfriei até conseguir colocar a mão (lavada e higienizada com álcool) perto da ponta, esperei mais um pouco para garantir e raspei 1/5 do carimbo. Mais 3 purgas para misturar bem.





ETAPA 2 (INOCULAÇÃO E INCUBAÇÃO):


Materiais utilizados:
-Seringa de Esporos
-Micropore
-Fita isolante
-Folha de Alumínio

Inoculei os 7 copos sem problemas, dois furos em cada encostando na lateral do vidro, mas não no substrato, utilizei cerca de 0,5mL em cada furo. Vedei o furo com micropore após injetar, esterilizando a agulha antes de injetar o próximo.

Os coloquei na incubadora com temperatura programada de 27ºC (Apesar de meu relógio marcar 30ºC durante o dia a temperatura no interior do isopor nunca ultrapassou 28ºC.



Algumas fotos:

Os copos na incubadora: IMG-20160223-WA0006.jpeg.jpg

Primeira leva de Inoculação: IMG-20160223-WA0000.jpeg.jpg

Seringa de esporos: IMG-20160223-WA0002.jpeg.jpg

Close in de alguns copos (Cozinhou muito?): P_20160223_013250_1_p.jpg P_20160223_013310_1_p.jpg


Final da Inoculação: IMG-20160223-WA0004.jpeg.jpg
 
Última edição:
43º Dia

Ainda fico impressionado que já se passaram 1 mês e meio desde que inoculei o primeiro copo que deu certo...

Estou tendo uma boa safra, 4 bolos me deram um total de ~120g frescos, ontem tive uma experiência que não vou relatar no fórum (sem bad trip)

Seguem algumas fotos do terceiro bolo a frutificar, hoje ainda tenho mais um frutificando, o legal é que eles estão seguidos, um dia cada está pronto.


P_20160405_083339_1_p.jpg P_20160405_161251_p.jpg Segundo bolo frutificando e 6h depois chapéus abertos sem esporulação.



P_20160405_161425_1_p.jpg Essa foto é uma pena que ficou fora de foco, foi um amigo que tirou porque tenho mão treme-treme e ele deve ter também:



Untitled.jpg
 
55º Dia:

Já estou no terceiro flush de alguns bolos, um apresentou duende verde e descartei, mas ainda assim colhi 25g dele. Todos estão pinando pouco porque a temperatura está por volta de 29ºC, sei que posso colocar um copo com gelo, porém quero diminuir a taxa de crescimento para deixá-los sozinhos nesse feriado.

Estou um pouco desmotivado com o cultivo porque já consegui o que queria, acho que depois de aniversariar os outros 2 que faltam vou terminar o cultivo.

Até o momento tive uma safra de ~300g frescos (~25g desidratados).

Sem fotos por enquanto (preguiça de passar para o computador agora :D )
 
No final eles foram contaminando um por um com duende verde, deixei tudo pronto para outra frutificação, dos 8 que inoculei outro dia só 1 brotou e está na metade da colonização, mas não irei mais colocar ele nesse diário nem em nenhum outro, comprei silica em gel para desidratar e foi a melhor coisa que já fiz (estão super dry).

Ainda assim restam 2 potes deste cultivo, eles já estão colonizados completamente por mais de 1 mês e meio, alguém sabe o máximo que posso deixar fechado? Temperatura atual de 22~25oC é uma ótima época, não?

Não irei mais postar neste diário (talvez crie outro diário para a frutificação dos potes).

Obtive ~20g secos. Ainda tenho 14g bem crocantes e guardados em ziplock, não tenho tido um dia totalmente livre para me entreter.



-FIM-
 
Ainda assim restam 2 potes deste cultivo, eles já estão colonizados completamente por mais de 1 mês e meio, alguém sabe o máximo que posso deixar fechado?
Você tem que pensar que o micélio está metabolizando o substrato para se manter vivo, dia após dia. Quanto mais tempo ele fica gastando as energias em estado vegetativo, menos sobrará para produzir frutos. Por isso eu considero importante guardar qualquer copo colonizado que não for utilizar num saquinho bem fechado na geladeira. A temperatura fria desacelera bastante o metabolismo do micélio. Em geladeira eu não sei o limite, mas é de alguns meses. Em temperatura ambiente eu já não sei.
 
Back
Top