Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro cultivo começando

Diário de cultivo completo.
Olá pessoal, então... Eu estou no fórum a algum tempo já, só não interajo muito (já me apresentei). Podem me chamar de Igor.
(Ainda não tive experiência com enteógenos e afins, exceto Cann.)
Não lembro o que despertou o interesse nos cogus em mim, mas depois de um tempo tentando agora parece que estou tendo sucesso na técnica do bolo PF... Ja estava ficando frustrado por causa do investimento perdido. Da primeira vez não deu certo, depois inoculei de novo os mesmos copos e nada... Agora fiz novos copos e usei o resto do carimbo.
Tenho uma glovebox que fiz com caixa de isopor, mas ela me restringe os movimentos além de ter pouco espaço, (e sempre me deixa numa posição desconfortável) das próximas vezes acho que só vou usá-la para confeccionar a seringa.
Então, os copos começaram a dar sinal de vida uns 8 dias após inoculação, estou mantendo eles no meu guarda roupa, acredito que seja suficiente com o calor que faz aqui.

Copo 1
Visualizar item de mídia 1965Visualizar item de mídia 1967
Copo 2
Visualizar item de mídia 1968Visualizar item de mídia 1969
Copo 3
Visualizar item de mídia 1970
Estou preocupado com o terrário, em fornecer umidade e troca e ar sem contaminar tudo. Pensando em comprar uma bombinha de aquário, se conseguir aqui onde moro. O terrário provavelmente será em caixa de isopor, com uma tampa de material transparente e ficará no chão do meu quarto próximo à janela.
Tenho um amigo nesta empreitada comigo, estamos tentando levar com tranquilidade e planejar tudo direito. É isso, Abraço :)...
--Edit: A strain é Cambodian

Última edição:
@Paranoid Segui a receita básica, só não triturei o arroz muito.. Tenho dúvida se essa vermiculita é boa, pois além de ser bem grossa parece ter uns pedaços de um material diferente.. Mas não sei dizer pois nunca vi vermiculita pessoalmente antes haha.

Há um acúmulo de gotículas de água nas laterais e em alguns pontos do micélio.. talvez seja o calor e a tal da secreção micelial, mas nada de preocupante por enquanto.

12/04/15
Fotos de hoje
Já são 24 dias pelas minhas contas...
Visualizar item de mídia 2065Visualizar item de mídia 2066Visualizar item de mídia 2067
Detalhe do acúmulo de líquido... parece mais denso que água:
Visualizar item de mídia 2071
Arroz que parece ter ficado mais amarelo com o tempo
Visualizar item de mídia 2068
Micélio que parece saudável
Visualizar item de mídia 2069
Copo que estagnou, parece que o micélio está compactado, com aparência de seco, sei que não é esse o problema.
Visualizar item de mídia 2073Visualizar item de mídia 2072
Parte traseira deste mesmo copo, onde esta semana surgiu este novo crescimento de micélio
Visualizar item de mídia 2070
Estava querendo esterrar este ultimo copo, mas meu sócio na empreitada não concordou :meh:
Todos os copos tem 4 furos um pouco maiores que a agulha da seringa e estão tampados com micropore... Penso que talvez o problema seja muita água dentro dos copos (acho que coloquei um dedo a mais do que a receita padrão) e talvez o calor...
Any thoughts? Alguma ideia? :huh:

Este deve ser o update mais rápido que já fiz, e é também o pior.... Num acontecimento catastrófico os 2 copos mais desenvolvidos vieram ao chão se estilhaçaram... É triste ter tanto trabalho e acontecer uma coisa dessas..:cry:
Rapidamente emendei um copo e transferi o outro bolo de copo e coloquei vermiculita seca por cima... E agora o que faço?
Tiro a parte não colonizada e faço um casing com o resto?
:sick:

Penso que talvez o problema seja muita água dentro dos copos (acho que coloquei um dedo a mais do que a receita padrão) e talvez o calor...
Any thoughts? Alguma ideia?

Aumente as aberturas para troca de ar. Isso pode levar parte da água a evaporar.

Num acontecimento catastrófico os 2 copos mais desenvolvidos vieram ao chão se estilhaçaram... É triste ter tanto trabalho e acontecer uma coisa dessas..:cry:
Lamento!! Estavam bonitos nas fotos :c
To torcendo pra uma volta por cima dessa situação. ;)

Aqui quando eu tive isso, acabei tendo contaminação por bactéria.

Eu não me lembro de ter passado por essa situação de esverdeamento do arroz nos meus cultivos. Mas pode ser sim contaminação por bactérias.

Quando tive problemas com bactérias formou-se logo uma gosma meio líquida amarelada e nojenta.

Então, terça feira (14/04) coloquei os bolos em forma de casing, infelizmente um deles ficou com pouca vermiculita e eu estou com medo de contaminação desde então.. Mas eis que hoje tenho uma surpresa....
Dois pins apareceram em um dos casings, por baixo!:eek: Tão cedo... não fizeram nem 7 dias, o micélio está se recuperando;
Os casings estavam dentro do armário, mas não estavam isolados contra luz, não achei que seria necessário, talvez esse seja o problema...
Agora não sei o que fazer... Tenho medo deles apodrecerem e porem tudo a perder. Será que eles acham seu caminho pra cima? :confused:
IMG_5525.JPG IMG_5526.JPG IMG_5527.JPG IMG_5528.JPG IMG_5531.JPG
Pins na penúltima foto, em cima à esquerda!

Dois pins apareceram em um dos casings, por baixo!:eek: Tão cedo... não fizeram nem 7 dias, o micélio está se recuperando;

Também, recipiente transparente ...

Espere a evolução para ver o que acontece. Em último caso você retira eles com o auxílio de alguns instrumentos esterilizados.

Também, recipiente transparente ...

Espere a evolução para ver o que acontece. Em último caso você retira eles com o auxílio de alguns instrumentos esterilizados.
Então... após quanto tempo fica claro pra mim que tenho que fazer essa retirada? E como eu faço isso, 'cavando' o substrato e pegando com uma pinça?
Estou observando se 1 ou 2 conseguem sair do substrato pela lateral, já diminui o quanto pude a quantidade de vermiculita por cima deles. No momento eles estão cercados por EVA preto para evitar que aconteça outras vezes.
O pote que não tem os pins está com vários pontos com micélio (espero que não seja mofo) na superfície... espero até completar 7 dias para colocar os potes no terrário?

Então... após quanto tempo fica claro pra mim que tenho que fazer essa retirada? E como eu faço isso, 'cavando' o substrato e pegando com uma pinça?

Quando achar que eles pararam de crescer e podem começar a se decompor.

O método seria algo parecido com esse que você pensou.

Obrigado pela ajuda! Os 2 primeiros estão subindo devagar, mas infelizmente parece que vem mais pins por baixo, mesmo após eu cobrir com E.V.A preto. O que eu faço? Não posso retirar sequer 1 sem revirar o casing... Ta dando vontade de virar tudo de cabeça pra baixo logo :arghh::cabecada:

melhor virar de cabeça pra baixo em um ambiente limpo, retirar rapidamente os pins e retorna o casing pro pote novamente ;)!!!
Eu pretendia virar de cabeça pra baixo e deixar, como se fosse um bolo... Porque mesmo se fizesse isso que você indicou, acho que ainda podem aparecer mais pins do lado de baixo... Apareceram novos pins mesmo depois de eu cobrir com tecido preto! :facepalm:
~Aceito contra-argumentos.

(E lá se vai minha ideia de um tópico curto e simples :morto:)

Última edição:
Eu pretendia virar de cabeça pra baixo e deixar, como se fosse um bolo... Porque mesmo se fizesse isso que você indicou, acho que ainda podem aparecer mais pins do lado de baixo... Apareceram novos pins mesmo depois de eu cobrir com tecido preto! :facepalm:
~Aceito contra-argumentos.

(E lá se vai minha ideia de um tópico curto e simples :morto:)
Se colocar pra pina sem estar 100% ira contaminar sem duvidas, só nao deixa na luz direta, pode ter certeza que nao vai pina !:)

Se colocar pra pina sem estar 100% ira contaminar sem duvidas, só nao deixa na luz direta, pode ter certeza que nao vai pina !:)
A questão é que mesmo dentro do armário eles começaram a pinar, eu não tive escolha, hoje levei pro terrário, depois de 7 dias do casing pronto. Só que por causa dos pins (que continuavam) crescendo em baixo tive que virar de cabeça pra baixo..
Agora tenho 2 bolos/casing :confused: (detalhe: bolos->casing->bolos de novo... por causa de imprevistos no cultivo)
O negocio é esperar e torcer agora...

Última edição:
Ladies and Gentleman... é com orgulho que anuncio: O projeto é um sucesso! :cool::deolho:

Visualizar item de mídia 2146Visualizar item de mídia 2147
Esses foram os primeiros, deram 2 carimbos. Depois que eu sequei quase sumiram!

Fotos de sexta e de hoje...
24/04, 26/04
IMG_5585.JPG IMG_5586.JPG IMG_5587.JPG IMG_5592.JPG
Teve mais abortos que frutos, vou tentar melhorar a umidade e troca gasosa;

Agora o problema é conservar, ainda não tenho a sílica e quando fui no supermercado não tinha Cloreto de cálcio :facepalm:
Quanto ao túnel de vento, peguei o cooler da fonte do pc e conectei num carregador 5v, mas o cooler aparentemente é 12v então ficou fraco, vou ter que usar ventilador de chão, aproveitar pra secar enquanto durmo, rs.
Quanto ao dunk entre flushs, gostaria de saber qual é aprox o intervalo entre flushs?

Esse micélio é guerreiro, eu sei o que ele passou..:) :eek:

Bom hoje retirei 4 frutos que tinham nos bolos e queria a opinião de vocês pois talvez tenha algum problema aqui. Em dois deles, uma penugem branca subiu nos caules, ela diminuiu quando eu peguei neles mas ainda dá pra ver na imagem:
Outra coisa, é que os chapéus desses 2 estão enrugados, desde novos. Pouca umidade? Estão contaminados? :eek: Reparem que o véu parece um pouco esverdeado..

Visualizar item de mídia 2171Visualizar item de mídia 2172
Por último, os caules me parecem fracos, pois a maior parte dos frutos tomba. Será pouca iluminação? :unsure:
(Os dois bolos foram para um dunk+cold shock por umas 12h)

Back