Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro cultivo - Chitwan Nepal / PF TEK

Diário de cultivo completo.
Raças
Psilocybe Cubensis, Chitwan Nepal.
Inoculação
29/09/2021
Inoculação via
Carimbo de esporos com seringa e água mineral
Assepsia (Inoculação)
Boca do forno do fogão
Aniversário
10/11/2021
Terrário
Caixa organizadora
Técnicas
PF TEK, Cold dunk
Substratos
Arroz integral triturado e vermiculita fina.
Boa tarde meus amigos, início hoje 24/11/2021 o meu diário sobre um cultivo que ja está em andamento a aproximadamente 2 meses, não fiz antes porque estava com preguiça de escrever tudo😅 , mas cá estou eu.

Comprei tudo o que precisava, gastei uma grana mas provavelmente compensará muito pelos resultados!!!

Fazendo o Substrato​

Começando todo o processo dia 28/09/21
Primeiramente, fiz o substrato com vermiculita e arroz integral (clássico PFTEK), triturei o arroz no liquidificador e misturei na dose certa para pelo menos 4 potes de polipropileno (Comprei um saco com + de 25 se n me engano em uma loja de festas). Minha ideia era basicamente utilizar esses potes maiores de 500ml pq como tem uma área maior, provavelmente cresceriam mais cogumelos em volta, e utilizei esses de polipropileno porque pelo que pesquisei, podem ser utilizados em altas temperaturas para a esterilização do substrato na panela de pressão. Usei a proporção de 1 de arroz integral, 2 de vermiculita e 1 de água se não me engano para fazer o substrato, no fim o importante é que deu tudo certo, quando espremi o substrato saiu 3 gotas de água. Deu pra fazer 4 potes grandes de 500ml e 2 pequenos de requeijão 180ml+-.

IMG-20210928-WA0006.jpgIMG-20210928-WA0017.jpg

Esterilização do substrato​


Coloquei 2 copos na panela de pressão mas infelizmente na primeira vez deu ruim, deixei por mais de 1h e 30min, acho que tinha lido não sei aonde que deveria deixar mt tempo e acabei cometendo esse erro, quando senti um cheiro de queimado fui ver, abri a penela e me deparo com um dos copos queimado em baixo e o pano de prato que tinha usado queimado e grudado 🙃. O outro copo estava OK. (minha mãe não sabe até hoje o que aconteceu com esse pano kkkk).
IMG-20210928-WA0012.jpg

Imediatamente peguei esse copo e passei pra outro pote que estava bom. Nesse até marquei que a chance de contaminação era alta logo que também não coloquei a camada de vermiculita em cima e tinha aberto na pia pra trocar de pote.

Coloquei na PP um total de 3 levas de copos a primeira esses 2 que citei acima, a segunda mais 2 grandes e 2 de requeijão pra caber o copo tive que deitar os 2 grandes... vi que não ia dar certo e coloquei só um mas mesmo assim coloquei muita água e o pote acabou flutuando. ( Iniciante só faz besteira). na ultima coloquei apenas um e fui dormir. Já eram 5 da manhã...
IMG-20210928-WA0005.jpg

Deixei os copos esterilizados na geladeira, tinha lido que poderia preservar eles na geladeira enquanto não utilizasse que não teria problemas, preferi fazer isso pra evitar contaminação fora.

Seringa de Esporos


No outro dia fui fazer minha seringa de esporos, fiz a feitura de minha seringa de esporos, usei um carimbo de esporos chitwan nepal, na primeira tentativa fervi minha água mineral como ensinado no tutorial do ExPoro, porém em vez de jogar a água com a seringa resfriada no pote com os esporos eu já joguei com ela quente sem resfriar ( Água fervendo praticamente), daí eu já tirei conclusão que tinha matado todo o esporo e refiz o procedimento utilizando mais 1/4 da seringa fiz tudo certo dessa vez. Como já tinha utilizado a seringa deixei ela estéril na agulha e puxei a água fervida, resfriei a água da seringa com agua corrente e depois com a água fria joguei nos esporos. ( Utilizei uma seringa de 20ml)
Nessa hora que estava misturando a água com os esporos a agulha caiu com a pressão dentro da água dos esporos e eu peguei com um dedo meu que eu tinha previamente limpado com álcool quando limpei a mão, puxei toda a seringa e deixei ela na geladeira.

IMG-20210928-WA0036.jpg

Fiz um post sobre o ocorrido, se teria risco de contaminação e o membro Texugo disse que provavelmente contaminou quando meti o dedo na água de esporos, fiquei o dia todo com essa nóia de ter contaminado o esporo na cabeça então no outro dia que iria fazer a inoculação, fiz outras 2 seringas de esporos de 10ml, mas, dessa vez fazendo todo o procedimento certo.
No fim sobrou só 1/4 do carimbo que tinha comprado pra contar história. Coloquei as 2 na geladeira para manter os esporos mais hidratados e no outro dia parti para fazer a inoculação.

Essa etapa da seringa é uma parte que devemos ter muita cautela e higienização, tudo o que fiz foi feito na boca do forno do fogão ligada, criando um ambiente estéril para assim evitar contaminantes e também estava passando álcool etílico em tudo que utilizava.

Inoculação​

Dia 29/09/21
Essa etapa eu me concentrei muito para evitar contaminação, fiz todo o processo na boca do forno para criar ambiente estéril em volta, deixei vários pedaços de micropore cortados colados no forno próximo a mim, usei máscara para evitar que a respiração soltasse alguma contaminação e foi isso. Eu esterilizava a agulha que usava no momento, sempre mudava de copo, colocava por buraco de 0,5ml a 1ml, fazendo em todos os copos/potes 4 furos, um em cada lado. Esse momento foi de muito nervosismo pois sabia que não podia moscar com nada se não iria dar ruim no meu cultivo.
No fim deu tudo certo.
IMG_20210929_231656068[1].jpg
Coloquei após o processo uma folha de papel alumínio em cima das tampas, para proteger mais e foi isso.

Incubação

Deixei todos os 6 copos dentro de uma caixa térmica de 16L com termostato de 100W para manter a temperatura de 27ºC e deixei lá. Dia 30/09/21
IMG_20210930_002837415[1].jpg

Passou duas semanas e ja estava bem evidente o micélio, estavam todos crescendo um pouco mas tirei só de 3 copos. 09/10/21
IMG-20211009-WA0007.jpg

O último de baixo estava com muita umidade, achei que iria contaminar, mas não ocorreu, ele foi um dos mais rápidos a colonizar.
Mas ai apareceu o problema, os dois copos pequenos de requeijão e um grande, contaminou, tinha um micélio meio acinzentado crescendo junto ao branco, estava muito estranho e isso nos mesmos três copos. Fiz um post aqui no grupo pra tirar essa dúvida e me falaram que parecia normal, mas eu via que estava bem diferente nesses 3 o micélio, só nos outros 3 estava com aparência saudável. Segue foto deles abaixo:
Data 16/10/21
IMG_20211016_000508482.jpgIMG_20211016_000536841.jpgIMG_20211016_001035981.jpg

Estavam aparentemente contaminados, com uma divisória clara entre 2 micélios, um fungo parasita e o do cubensis. então decidi jogar fora os 3 contaminados.

Dia 20/10/2021
Passou mais 4 dias e os 3 copos restantes ja estavam bem colonizados:
IMG_20211020_002027603.jpg

Dia 08/11/21
Depois de muito tempo na incubadora, cerca de 39 dias após começar a incubação o micélio tomou o pote todo de 2 dos 3 que estavam na incubadora, então só restava um lá para terminar a colonização.
Esses dois fiz um cold dunk de 24h.
IMG_20211108_230200862.jpgIMG_20211108_230212776.jpg


Aniversário​

Primeiramente, peguei minha caixa organizadora de 57L e com a furadeira e serras copo fiz um buraco maior na parte da frente com cerca de 5cm de diâmetro e nas duas laterais fiz 4 buracos menores com 4 cm de diâmetro aproximadamente, e na parte traseira da caixa fiz 2 buracos menores da mesma medida também.
Com um estilete removi o plástico que ficou em excesso em volta dos buracos, meio que "polindo" eles, higienizei a caixa toda, peguei a argila expandida que ja estava a uma noite na agua com um pouco de água sanitária limpei ela e despejei por toda a caixa com água até a metade. Coloquei o termostato no canto da caixa.
E então no dia 10/11/21 aniversariei meus cogumelos!!!
IMG_20211110_012327799.jpgIMG_20211110_012346369.jpg
Moro em São Paulo capital então em questão de clima não tive problemas, sempre bem equilibrado.

Depois disso havia tampado o furo com micropore, enquanto minha lã acrilica perlon não chegava nos correios, quando chegou fiz essa alteração
IMG_20211112_031626498.jpg

Depois de alguns dias adicionei um saco preto de lixo tampando o fundo e um pouco menos da metade da caixa, colando ele com Durex.

Dia 18/11/21
Começaram a surgir os primeiros pins
IMG_20211118_174823048.jpg

Dia 22/11/21

Começam a ficar maiores

IMG-20211122-WA0004.jpegIMG-20211122-WA0006.jpeg

Dia 24/11/21

Provavelmente amanhã ou depois já abrem o chapéu e consigo colher o primeiro flush.

IMG_20211124_130958776.jpgIMG_20211124_131027729.jpg

Detalhe: esse meu copo da direita provavelmente acumulou muita umidade, pois está algodoado, posso cortar esse micélio depois de retirar a primeira frutificação? Outra pergunta, Posso colher esses 3 cogumelos grandes quando abrirem o chapéu e deixar eles na geladeira até colher os outros que estão menores agora mais evoluídos e deixar pra secar eles todos juntos? Quanto tempo posso deixar o cogu fresco na geladeira sem chance dele estragar?

Vou seguir atualizando o diário com esse flush e os próximos!!

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________

FRUTIFICAÇÃO 1​


- 25/11/2021, logo de manhã acordei e colhi os cogumelos, fiz a colheita da primeira leva do 1º flush dos dois copos.
  • Como queria deixar os outros cogumelos se desenvolverem mais, não tirei o copo do terrário, apenas retirei os cogumelos grandes e com o chapéu aberto. ( a colheita foi de apenas 1 copo, o outro não tinha nenhum grande o suficiente)
Segue as fotos da colheita, foram 2 monstros!!! Que utilizei para fazer 2 carimbos.

IMG_20211125_082104388.jpgIMG_20211125_082553379.jpgIMG_20211125_083254321.jpg

Fiz a limpeza da vermiculita que estava em volta e cortei uma minúscula parte do talo também que estava com muita vermiculita grudada. Como podem ver, só esses dois monstrinhos ja foram 46,6g frescos. Após a colheita coloquei os cogumelos em uma sacola semelhante a tela de mosquiteiro, porém com buracos um pouco maiores e deixei na frente do ventilador para secar por 24h.

- 26/11/2021
Antes de dormir, no dia anterior já havia visto que a maioria dos cogus estavam rompendo o véu, então logo de manhã, por volta de umas 6:30 acordei e fui aos trabalhos, deixei o terrário na cozinha onde fiz a coleta de todos e retirei todos os cogumelos do bolo, colocando posteriormente os dois bolos em cold dunk. Nesse processo aproveitei para colocar o bolo que tinha finalizado a etapa de colonização para cold dunk também, deixando para a próxima frutificação 2 bolos no 2º Flush e 1 bolo no 1º flush.

Segue abaixo as fotos do fim desse 1º Flush que me rendeu 79,4g de cogus frescos. (Obs: eu coloquei a tara com o peso dos potes que usei pra pesagem nas duas pesagens, para q não tenham dúvidas.)
IMG_20211126_081446689.jpgIMG_20211126_082658841.jpgIMG_20211126_083332320.jpgIMG_20211126_083442423.jpgIMG_20211126_083527947.jpgIMG_20211126_083547765.jpg

Após isso coloquei para secagem no ventilador em um saco semelhante ao anterior e os outros cogus que estavam secando um dia antes, coloquei na sílica em gel atóxica para finalizar a secagem.

Pelas contas, o primeiro flush veio com 126g de cogus frescos.

Em relação aos carimbos de esporos, quando fui pegar eles hoje, estavam muito úmidos e os esporos um pouco molhados, não sabia o que fazer, já que era muito esporo em um dos chapéus que era muito grande como podem ver pela foto. Tive a brilhante ideia de secar a água presente no carimbo no forno aberto, fiz isso com os dois, porém o maior estava realmente com gotas de água de tanta umidade que havia. Fiquei preocupado de os esporos morrerem na temperatura do forno (deixei 180ºC), mas reforçando que o forno estava aberto, deixei os dois abertos no forno até secarem, retirei eles, fiz a dobra do alumínio e armazenei em um pote.
Alguém sabe me dizer se desse modo os esporos morreram? me respondam ai se puderem me ajudar por favor....

Coloquei mais 3 chapéus da segunda leva do 1º flush para fazer carimbos, mas acho que não vou seca-los dessa vez assim, irei utilizar sílica em ambiente fechado pra evitar isso.

Diário está completo, mas nos próximos flushes eu venho aqui atualizar de qualquer forma. Porém de forma mais breve e com menos detalhes, sei que escrevi demais me desculpem kkkkkkk.
Quero agradecer a todos que auxiliaram com conhecimentos para que fosse possível eu ter concluído minha primeira colheita, vi muito material do ExPoro referente a PFTEK e também do Bot Crânio. E a maior parte de tudo que aprendi foi no canal do youtube esporos no ar, explicou muitas coisas de forma detalhada, me ajudando muito e complementei o conhecimento com o conhecimento da comunidade. Próxima meta é fazer um casing ocupando minha caixa organizadora toda, vou estudar mais e daqui uns meses irei tentar.

Fiquem com Deus e boa viagem a todos!!!

(Obs: minha primeira viagem com cogumelos será com os que eu cultivei. :love::love:)
 

Anexos

  • IMG_20211125_083258795.jpg
    IMG_20211125_083258795.jpg
    3.4 MB · Visualizações: 7
Última edição:
Back
Top