Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo .:: Primeiro Cultivo - Casing de MEX ::.

Diário de cultivo completo.
Este é o meu primeiro cultivo, vou tentar colocar o máximo de detalhes possível

Strain: Mex
Fornecedor
: Um certo fornecedor de plantas enteógenas...
Substrato de colonização: Grãos de milho
Substrato de Casing: Pó de côco + Calcário de Conchas
Tempo de esterilização dos Grãos: 70 minutos
Tempo de esterilização do Casing: 120 min


Esterilização do ambiente:
*Essa esterilização foi usada para todos os processos (Preparo de seringa, inoculação, montagem de casing)*

Fechei todas as entradas de ar do quarto, para não haver corrente de ar.
Afastei os objetos que não utilizarei da área de trabalho.
Limpei a bancada de trabalho com Lysoform líquido, até ficar encharcada. Retirei o excesso, e em seguida envolvi a bancada com Plástico Filme (aqueles de comida). Depois de envolvida, limpei novamente por cima do plástico com lysoform e em seguida álcool absoluto.
Limpei todos os objetos que utilizarei com álcool absoluto, e os deixei na bancada.
Em seguida, joguei o spray de lysol por todo o quarto, e esperei 10 minutos antes de começar o trabalho.

Preparação da seringa:

No ambiente limpo, usando luvas, máscara descartável, e do jeito que vim ao mundo :p:, peguei um pote de coleta estéril (aqueles de exames laboratoriais) que já vem com uma pázinha de coleta, e coloquei 10 ml de água destilada. Com a pázinha raspei o carimbo na água destilada, e em seguida puxei com a seringa, e expulsei a água de volta. Esse processo se repetiu por algumas vezes, até os esporos ficarem bem soltos. Repeti esse processo com outra seringa, formando assim duas seringas de esporos de 5 ml cada.
Embalei em papel alumínio e deixei na geladeira por 24h para hidratar os esporos.

Preparo e esterilização do substrato:

Fervi o milho por 15 minutos em fogo baixo, e em seguida o deixei de molho em uma solução de água sanitária + água (proporção 1/90) por 24 horas.
Em seguida, lavei o milho por 10 minutos em água corrente.
Coloquei novamente o milho de molho, mas agora com uma solução de Bicarbonato de Sódio + Água (duas colheres de sopa de Bicarbonato), deixei por 6 horas e lavei novamente, durante 10 minutos.
Sequei os grãos com um pano limpo, e os deixei ao sol por cerca de 30 minutos para secarem mais (ainda estavam muito húmidos).
Os coloquei em dois potes pequenos com papel alumínio e vedados com fita isolante. Fiz um furo de ums 3 mm para saída de vapor. Coloquei então mais uma camada de papel alumínio por cima, sem vedar, apenas encaixado.
Em seguida levei para a panela de pressão por 70 minutos.

Inoculação e Colonização:

No ambiente limpo, foram feitos 4 pontos de inoculação em cada um dos dois potes, com cerca de 0,5 ml em cada furo.
Agulha flambada e limpa com álcool absoluto em cada ponto de inoculação, e em seguida os furos foram tampados com 3 camadas de Micropore.
Deixei então os potes em ambiente quente (27-29 Cº) e em escuridão total.
Os primeiros sinais de micélio apareceram 5 dias depois, e neste mesmo dia eu agitei os grãos gentilmente para o micélio se espalhar.
No total foram cerca de 1 mês para colonização total (durante uma semana tive que viajar, e os deixei na geladeira enquanto isso).

Preparo do casing:

Misturei o pó de côco com calcário (30g de calcário para cada KG de pó de côco), para evitar a acidez do casing e possíveis contaminações decorrentes da mesma.
Humidifiquei a mistura até saturar, apertei para tirar o excesso de água e em seguida coloquei em um pote, com a mesma vedação do pote de milho.
Deixei na panela de pressão por 1 hora, esperei 24horas e novamente esterilizei durante 1 hora na panela de pressão.
Os pratinhos de alumínio ficaram no forno durante 1 hora.

Quando tudo esfriou, em ambiente limpo, continuei o processo de preparação do casing.
Fiz uma camada inferior de 1 cm, e em seguida espalhei os grãos colonizados por toda a superfície. Tampei o pratinho de alumínio com a própria tampa dele, e deixei 24 horas assim, para recomeçar o crescimento do micélio (o coitado trocou de casa agora... merece um descanso :D).
Passadas as 24 horas, completei os casings com cerca de 0,5cm de pó de côco sobre os grãos colonizados. Em um dos casings fiz a técnica Casing Edging (para comparar a diferença entre o casing que utilizei a técnica e o casing padrão) Novamente fechei o casing e deixei durante 3 dias na escuridão total.
Depois disto, já aparecia sinais de micélio na superfície (hifas), mas esperei mais uns 2 dias para aniversariar-los.

Cultivo:

Utilizo sempre o foto período de 12 horas de luz e 12 de escuridão.
A humidade do terrário, segundo o higrômetro, é de cerca de 90-95% (creio que em algums momentos chegue à 100%, mas sabe como são esses higrômetros baratos
A bombinha de ar fica 24 horas ligada, com a saída de ar feita por dois caninhos preenchidos com Lã acrílica e uma camada de Micropore por fora.

A cada dia que passava, o micélio crescia bem, apesar de eu ter feito um erro enorme (borrifava água no terrário 2 vezes por dia). Foi só parar de borrifar, que o micélio cresceu 2x mais rápido que antes.

Quando percebi que já tinha bastante micélio na superfície, baixei a temperatura (com bolsas de gelo limpas com álcool) para cerca de 20-21Cº durante dois dias.
Passaram-se depois disso quatro dias (agora em temperatura normal, entre 25 à 28cº) e o primeiro PIN apareceu no casing que fiz a técnica de Casing Edging :D:D:D:D:D:D

Materiais utilizados (até agora):

2 “quentinhas” (pratinhos de alumínio)
1 kg de Pó de côco
40g de Calcário
2L de Água destilada
Um spray de Lysol, e dois Lysoforms “Bruto” (2L)
Um isopor 20L com tampa
Uma bomba de ar de aquário
Duas mangueiras de 1 m, com duas pedras porosas
Argila Expandida (1kg)
Um pote estéril de coleta
Um rolo de esparadrapo MicroPore.
Duas seringas estéreis
400 ml de Álcool Absoluto
400 ml de Álcool 70%
200ml de Água Oxigenada Volume 10
4 pares de luvas cirúrgicas
10 máscaras descartáveis
Duas embalagens de gases estéreis para limpeza
Termômetro + Higrômetro (daqueles bem simples... até relógio tem hahaha).
-- Daqui pra frente relatarei todo dia as mudanças (com fotos).
Amanhã coloco as fotos que deu pra tirar do cultivo.
Me desculpem caso esteja muito desorganizado, foi o que deu pra fazer. E me desculpem por qualquer erro!

Agradeço ao Alienardo, PapaCobweb, Swelen, MicélioCarioca e ao Shroomer por terem me ajudado a chegar até aqui! Se eu esquecí de alguém, me desculpe, não foi por mal! Agradeço da mesma forma de todo coração! :)

DSC00878.JPGDSC00186.JPGDSC00190.JPG
 
:!:posta fotos do Blue Honey quero fazer igual que mel vc usou :?:

Jhon Lock:cool:

Na verdade fiz dois potes, um com karo (que não é mel, mas também demora bastante para apodrecer) e com mel de abelha comum.

Os dois deram efeitos incríveis, mas infelizmente os perdi, pois jogaram fora ambos.

Houve um stress aqui em casa, e sobrou pros meus cogumelos. Perdi terrário, um invitro tek que estava frutificando lindamente e os coguzitos no mel.

Mas já estou recomeçando tudo, e desta vez eles estarão mais protegidos.
Já fiz a inoculação de 4 potes de milho com a strain BRAZILIAN.

Próxima semana começo o tópico.

Me desculpem pelo tempo ausente, estava com MUITOS problemas.


PAZ
 
fala Roland, qual foi o total da colheita do seu cultivo?
 
fala Roland, qual foi o total da colheita do seu cultivo?

Precisamente não sei, mas acho que deu no total em torno de uns 60-65 cogus de tamanhos variados, e vários abortos.
Em peso não faço idéia.
 
Precisamente não sei, mas acho que deu no total em torno de uns 60-65 cogus de tamanhos variados, e vários abortos.
Em peso não faço idéia.

Boa, Otimo trabalho amigo! parabéns pela boa colheita, mas principalmente dedicação!

Paz e luz para ti!
 
Back
Top