Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Primeiro cultivo - Arroz integral + casca de pinus. Strain TKSSS

Diário de cultivo problemático.
Boa noite senhores, acompanho o fórum a alguns meses, desde que tomei conhecimento deles, cubensis, tenho vontade de passar por uma experiência com o uso dos mesmos. As características de onde eu moro não são favoráveis para cultivo e nem tanto para caça, a temperatura é muito alta varia em torno de 28°c a 38°c, podendo chegar aos 40 graus celsius nos dias mais quentes. Após bastante leitura, me sinto pronto para iniciar um cultivo, mas, desde que adquiri meu primeiro carimbo, não encontro vermiculita na minha cidade, sai em busca da fibra de côco em pó, me venderam casca de pinus no lugar. Vamos começar:
Strain: Thailand-Koh Samui Super Strain
Inoculação: 2 X seringas 20 ml
Substrato: 4 bolos de Arroz integral + FAI + casca pinus + água, nas proporções recomendadas.
Frutificação : Terrarios de garrafa de água mineral 5L.


Preparo das seringas:
24/09/15 às 3h
Confeccionei 2 seringas de 20 ml cada, hoje à noite. Não tenho nenhuma caixa organizadora então fiz tudo no fogão da cozinha, limpei o fogão com o produto próprio, depois passei água sanitária + água na tampa e partes externas, borrifei a mesma solução, perdi meu pinhosol. Cobri a tampa do fogão com papel alumínio e limpei com papel higiênico embebido em água sanitária, liguei o forno. Peguei todos os materiais(seringas, carimbo, uma gilete esterilizada em água sanitária e depois flambada, papel higiênico e papel alumínio), enquanto a água, que coloquei por 8 minutos dentro no microondas em uma chicara (antes limpa com água sanitária e água corrente), esfriava no congelador, enrolado em papel alumínio, após esfriar, limpei a superfície e embalagens dos produtos com água sanitária + água, coloquei a xícara e raspei esporos dentro da mesma, misturei com a seringa, a primeira ficou mais escura, a segunda mais transparente, mais acho que não é nenhum problema. Enrolei em papel alumínio(limpo com água sanitária tb rsrs), e coloquei em uma sacola de supermercado. Tá na geladeira até sexta, ansioso. :)


Preparo do Substrato :
Em uma bacia, coloquei 2 copos de casca de pinus( escorrida em água várias vezes para tirar o barro/terra), 1 copo de arroz integral + FAI, 1 copo de água. Misturei primeiro o pinus com a água, depois coloquei o alimento do micélio. Fiz 4 copos, todos com camada de pinus. 2 camadas de papel alumínio colocadas sobre a tampa, e devidamente amassadas no formato da boca do copo, levei tudo para a panela de pressão durante 1h 10 minutos, pela manhã inoculei os 4 copos com aproximadamente 4 ml em cada, mandei pra uma encubadora de garrafa Pet 5L, com uma garrafa de gelo ao lado no guarda+roupas.
Até agora é isso, em 5 dias verei o progresso do micélio, trocando a garrafa gelada constantemente.
Algumas fotos em anexo.
 

Anexos

  • 20150923_233328.jpg
    20150923_233328.jpg
    97.2 KB · Visualizações: 41
  • 20150923_233409.jpg
    20150923_233409.jpg
    98 KB · Visualizações: 40
  • 20150926_005658.jpg
    20150926_005658.jpg
    127.5 KB · Visualizações: 46
  • 20150926_133039.jpg
    20150926_133039.jpg
    81.7 KB · Visualizações: 38
Será que não dá pra esterilizar dentro de um copo de polipropileno com agua na panela de pressão?Mas por algum motivo isso me soa...perigoso_Ou talvez enxarcar o papel toalha de água oxigenada (peróxido de hidrogênio 3%) ,como esse tutorial manda fazer com a perlita https://teonanacatl.org/threads/terrário-de-garrafa-pet.5854/.Pra ser sincero nunca usei água oxigenada pra molhar a perlita, pois esterilizo no forno,mas acho que nesse caso seria um opção .
 
Me confiei na esterilização no microondas por saber o quão resistente a strain é contra contaminantes, pelo menos tem se mostrado assim pra mim, não fui nem de longe o mais asséptico possível, e não obtive contaminações, pelo menos na fase de incubação. Amanhã vou acrescentar 5 ml de água oxigenada, a quantidade parece boa?
 
Não sei dizer ao certo,pois não sei a quantidade de papel que você está usando,mas acho que o ideal é encharcar o papel toalha com ela,sem deixar que os bolos entrem em contato com a mesma.
 
Tava observando hoje, o micélio ficou bem mais denso, com micélio crescendo em formato de protuberâncias. Será que ta dentro dos parâmetros? Depois posto fotos. To na universidade :morto:
 
Algumas diferenças na consistência do micélio são normais ,e variam tanto de strain pra strain como pode ser um fator genético,mas sem fotos é difícil dar uma opinião consistente.
 
Como prometido, aqui vão as fotos. (Difícil esse jogo de flash e foco pra tirar foto através da garrafa (n)). Na primeira foto o micélio parece ficar sólido em um ponto, será que será um futuro pin? :rolleyes:
Obrigado pessoal, a presença de vocês aqui no diário ajudou bastante no decorrer do cultivo até agora, não vejo a hora de iniciar o próximo para colocar as melhorias em prática!
 

Anexos

  • 20151022_230245.jpg
    20151022_230245.jpg
    63.2 KB · Visualizações: 30
  • 20151022_230446.jpg
    20151022_230446.jpg
    52.3 KB · Visualizações: 30
Pra mim parece normal.Por sinal ,muito bonito o micélio. Ja tive bolos que ficaram com a mesma aparência e frutificaram normalmente.Acho que principalmente duas coisas influenciam nisso:Como está a temperatura ?Há condensação nas paredes no terrário ?Se a resposta for não, pode ser umidade baixa.
 
Temperatura de 32~38 graus no decorrer do dia. Coloco garrafas de gelo ao lado do terrário pet frequentemente, chega a ficar condensado apenas do lado que coloco a garrafa, então hoje resolvi molhar as paredes do terrário com água esterilizada, usando uma seringa 20 ml c/ agulha fina. Deu pra molhar legal, repetirei o processo amanhã 11 hrs.
@edit: Gostaria de salientar que molhei de leve as partes do bolo cobertas por casca de pinus.
 
A temperatura esta meio alta para a frutificação.Mesmo com a garrafa de gelo a temperatura não baixa de 32 °?
 
Infelizmente não tenho como medir mais creio que sim. São duas garrafas 500 ml que ficam encostadas ao terrário até descongelar. Também coloco uma camisa cobrindo o terrário e garrafas, deixando apenas o topo à mostra para orientar o crescimento dos cogumelos.
 
O ideal seria conseguir um termômetro de aquário.É barato e você pode monitorar a temperatura com mais precisão.Se mesmo com as duas garrafas de gelo a temperatura não baixa de 32°C,talvez seja melhor colocar mais garrafas geladas ,pois acho que essa temperatura alta pode prejudicar a frutificação dos seu bolos.
 
Realmente deu pra perceber que sem o termômetro vai ser difícil. Queria aumentar meu cultivo e implantar sistema de refrigeração e etc, mais tem o problema família x cultivo. Então vamos nos adaptar as garrafas pet primeiro. Em breve atualizo com informações do bolo, e já estou pensando o que fazer com os outros 2.
 
Também tive problema com relação a temperatura no meu último cultivo, alguns bolos ficaram um pouco fofos como o seu, um deles nem pinou outros pinaram pobremente. Quando a temperatura fica acima dos 30° é bem difícil mesmo. E chegando a 38° então, nem se fala.
 
Realmente, quando a temperatura alcança esses picos fica bem complicado. Ainda mais se é necessário ficar controlando a temperatura com garrafas de gelo você vai ter bastante oscilações, hora quente, hora baixando quase 10 graus, depois subindo de novo. O micélio não aceita muito bem essas nuances de temperatura e não consegue produzir frutos de maneira satisfatória.
 
Estou "descobrindo" isso da pior maneira. Tentando pensar em uma alternativa para frutificar os dois bolos que ainda estão nos copos.
 
Boa tarde pessoal, venho trazer-lhes uma triste notícia, não consegui fornecer ao micélio condições adequadas de frutificação, como se já não bastasse o "erro no substrato", ta muito difícil manter uma temperatura constante com as ferramentas que disponho, contaminantes apareceram por conta da demora em aniversariar os bolos restantes, então, fica encerrado este diário. Apesar da "decepção", me sinto bem mais apto para cultivar! Será um cultivo de PC Peru, desta vez vou procurar investir mais dinheiro, e estudar bem meu sistema para impedir eventuais acidentes, nos últimos dois dias está uma temperatura constante de 27~30 graus, sinal que a estação mais fria está próxima, mas, sem equipamentos de medição precisa não terei como prosseguir bem. Até breve.
 
A natureza faz tudo no seu tempo, isso agora eu sei, e como sei. Fui bem precipitado, sabe o primeiro bolinho, aquele menorzinho do início do cultivo, que eu descartei no outdoor? Pois é, estão nascendo pequenos cogumelos no jarro da minha mãe, nessa temperatura de 32°. Pode não se desenvolver bem, mais estou feliz em que tenham frutificado. Tem uns 8 cogumelinhos espalhados pelo jarro :rolleyes:
 

Anexos

  • 20151102_130141.jpg
    20151102_130141.jpg
    152.9 KB · Visualizações: 23
  • 20151102_130126.jpg
    20151102_130126.jpg
    88 KB · Visualizações: 23
  • 20151102_130111.jpg
    20151102_130111.jpg
    142.5 KB · Visualizações: 26
Back
Top