Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Primeiro cultivo - Arroz integral + casca de pinus. Strain TKSSS

Diário de cultivo problemático.
Boa noite senhores, acompanho o fórum a alguns meses, desde que tomei conhecimento deles, cubensis, tenho vontade de passar por uma experiência com o uso dos mesmos. As características de onde eu moro não são favoráveis para cultivo e nem tanto para caça, a temperatura é muito alta varia em torno de 28°c a 38°c, podendo chegar aos 40 graus celsius nos dias mais quentes. Após bastante leitura, me sinto pronto para iniciar um cultivo, mas, desde que adquiri meu primeiro carimbo, não encontro vermiculita na minha cidade, sai em busca da fibra de côco em pó, me venderam casca de pinus no lugar. Vamos começar:
Strain: Thailand-Koh Samui Super Strain
Inoculação: 2 X seringas 20 ml
Substrato: 4 bolos de Arroz integral + FAI + casca pinus + água, nas proporções recomendadas.
Frutificação : Terrarios de garrafa de água mineral 5L.


Preparo das seringas:
24/09/15 às 3h
Confeccionei 2 seringas de 20 ml cada, hoje à noite. Não tenho nenhuma caixa organizadora então fiz tudo no fogão da cozinha, limpei o fogão com o produto próprio, depois passei água sanitária + água na tampa e partes externas, borrifei a mesma solução, perdi meu pinhosol. Cobri a tampa do fogão com papel alumínio e limpei com papel higiênico embebido em água sanitária, liguei o forno. Peguei todos os materiais(seringas, carimbo, uma gilete esterilizada em água sanitária e depois flambada, papel higiênico e papel alumínio), enquanto a água, que coloquei por 8 minutos dentro no microondas em uma chicara (antes limpa com água sanitária e água corrente), esfriava no congelador, enrolado em papel alumínio, após esfriar, limpei a superfície e embalagens dos produtos com água sanitária + água, coloquei a xícara e raspei esporos dentro da mesma, misturei com a seringa, a primeira ficou mais escura, a segunda mais transparente, mais acho que não é nenhum problema. Enrolei em papel alumínio(limpo com água sanitária tb rsrs), e coloquei em uma sacola de supermercado. Tá na geladeira até sexta, ansioso. :)


Preparo do Substrato :
Em uma bacia, coloquei 2 copos de casca de pinus( escorrida em água várias vezes para tirar o barro/terra), 1 copo de arroz integral + FAI, 1 copo de água. Misturei primeiro o pinus com a água, depois coloquei o alimento do micélio. Fiz 4 copos, todos com camada de pinus. 2 camadas de papel alumínio colocadas sobre a tampa, e devidamente amassadas no formato da boca do copo, levei tudo para a panela de pressão durante 1h 10 minutos, pela manhã inoculei os 4 copos com aproximadamente 4 ml em cada, mandei pra uma encubadora de garrafa Pet 5L, com uma garrafa de gelo ao lado no guarda+roupas.
Até agora é isso, em 5 dias verei o progresso do micélio, trocando a garrafa gelada constantemente.
Algumas fotos em anexo.
 

Anexos

  • 20150923_233328.jpg
    20150923_233328.jpg
    97.2 KB · Visualizações: 41
  • 20150923_233409.jpg
    20150923_233409.jpg
    98 KB · Visualizações: 40
  • 20150926_005658.jpg
    20150926_005658.jpg
    127.5 KB · Visualizações: 46
  • 20150926_133039.jpg
    20150926_133039.jpg
    81.7 KB · Visualizações: 38
Muito bom cara, tudo parece correr bem e espero que possamos ver o Micélo crescendo saudavel em alguns dias. Estou acompanhando e torçendo. Boa sorte.

Paz e luz.
 
Obrigado pelas positivas vibrações, ainda tenho uma seringa 20 ml para inocular milhos essa semana, vou me esforçar ao máximo para obter êxito com os cultivos. Gostaria também, de contar à vocês que o destino colocou a fibra de côco ao meu alcance hoje, a alguns kilo metros de onde moro tem um vendedor de peixe, que possui cestas de fibra de côco, se eu picotar creio que funcionará tão bem quanto o próprio pó de côco. Abraços!
 
Não contive a curiosidade e hoje, no quarto dia de encubação, dei uma olhada nos copos, já apresenta pequenos pontos de colonização.
 

Anexos

  • 20150929_084918.jpg
    20150929_084918.jpg
    94.8 KB · Visualizações: 37
  • 20150929_084936.jpg
    20150929_084936.jpg
    102.6 KB · Visualizações: 34
Oi, Boa Sorte no seu cultivo!
Fiquei curioso para ver essa casca de pinus, não lembro de ter visto a casca do pinus como substrato para os p. cubensis, somente em camadas de casing (pó da casca) e nos amantes de madeira já vi alguns usarem. Quando há dificuldade em encontrar vermiculita uma boa pedida é a fibra de pó de coco.
 
Fui à uma loja de materiais agrícolas, pedi a fibra de côco e me venderam a casca de pinus no lugar, eu ainda não tinha visto receitas de bolo Pf usando pinus como ingrediente também, mas resolvi arriscar. Agora já sei onde encontro cestos de fibra de côco, vou picotar e usar no próximo cultivo. Agradeço as dicas @tupy.
 
Fui à uma loja de materiais agrícolas, pedi a fibra de côco e me venderam a casca de pinus no lugar, eu ainda não tinha visto receitas de bolo Pf usando pinus como ingrediente também, mas resolvi arriscar. Agora já sei onde encontro cestos de fibra de côco, vou picotar e usar no próximo cultivo. Agradeço as dicas @tupy.
Fique atento que vendem uns pacotes de "Pó" da fibra do coco, logo, você não precisa passar pelo trabalho de picotar e macerar a fibra. E o preço é o mesmo.

PS: Cuidado com o acento circunflexo no "coco" ;)
 
Não comprei o pó pelo receio de vir misturado com outros adicionais como veio a casca de pinus, tive que usar uma peneira para separar a casca da terra, fora a quantidade de barro eliminada em água corrente, vou entrar em contato com alguns vendedores de materiais agrícolas para me informar, quem sabe dessa vez consigo a própria vermiculita.
 
Boa noite senhores, após 1 semana da inoculação a taxa de colonização parece variar entre 15~20% em quase todos os 4 copos, ao meu ver parecem bem saudáveis, gostaria de confirmar com os mais experientes até. Tentarei a frutificação em bolos, caso não dê certo vou quebrar o micélio e fazer casing com fibra de côco.
 

Anexos

  • 20151002_230105.jpg
    20151002_230105.jpg
    119.1 KB · Visualizações: 38
  • 20151002_230113.jpg
    20151002_230113.jpg
    98.3 KB · Visualizações: 32
  • 20151002_230024.jpg
    20151002_230024.jpg
    101.7 KB · Visualizações: 35
  • 20151002_230105.jpg
    20151002_230105.jpg
    119.1 KB · Visualizações: 37
  • 20151002_230037.jpg
    20151002_230037.jpg
    123.6 KB · Visualizações: 33
Boa noite senhores, após 1 semana da inoculação a taxa de colonização parece variar entre 15~20% em quase todos os 4 copos, ao meu ver parecem bem saudáveis, gostaria de confirmar com os mais experientes até. Tentarei a frutificação em bolos, caso não dê certo vou quebrar o micélio e fazer casing com fibra de côco.

Sim, você inoculou bem lá no fundo mesmo? O micélio está vindo por baixo.
A princípio está tudo certo, o micélio aparenta normal.
 
Inoculei com seringa ME, vi o líquido escorrer ao fundo próximo às paredes do copo, em 2 copos eles estão crescendo espalhado por toda a altura, só que um deles somente de um lado. Acho que tá tudo correndo bem mesmo, :). Obrigado mais uma vez pela presença aqui no meu diário, @tup
 
3 copos permanecem colonizando( e um no terrário experimental). Desde o princípio eu temia em como frutificar os frutos, sem manter a umidade com argila expandida oh perlita, não encontrei nenhuma das duas também. O copo menor eu fiz na intenção de aniversariar primeiro. Meu terrário é uma garrafa pet 5l , coloquei esponjas úmidas no fundo para tentar manter a umidade e após 2 dias, a umidade não parece elevada dentro do terrário(as paredes não soam). Ontem li bastante o fórum, até achar alguém que tenha frutificado usando papelão para manter a umidade, com um resultado satisfatório. Hoje vou fazer dunk e cold shock no bolo que ta no terrário. Vou aproveitar pra fazer uns ajustes no terrário. Vou colocar aquelas bobinas que giram o DVD, com um papelão em formato de hélice acoplado para ventilar o terrário. Por enquanto é isso, seguem algumas fotos dos 3 bolos que ainda estão colonizando, 2 fotos para cada.
 

Anexos

  • 20151015_110759.jpg
    20151015_110759.jpg
    93.4 KB · Visualizações: 23
  • 20151015_110808.jpg
    20151015_110808.jpg
    88.8 KB · Visualizações: 22
  • 20151015_110841.jpg
    20151015_110841.jpg
    101.1 KB · Visualizações: 22
  • 20151015_110903.jpg
    20151015_110903.jpg
    87.3 KB · Visualizações: 20
  • 20151015_110945.jpg
    20151015_110945.jpg
    103.3 KB · Visualizações: 19
  • 20151015_111003.jpg
    20151015_111003.jpg
    77.1 KB · Visualizações: 23
Cuidado com ventoinhas! Elas diminuem bastante a umidade do terrário, acredito que você deva estudar se elas vão servir realmente para o seu caso afinal parece ser o contrário, você precisa de umidade. Ventoinhas são úteis para abaixar a temperatura.

Como avalia o desempenho do papelão? A agua chegou a condensar nas paredes?
 
Acho que com garrafas PET ,se você fizer um numero adequado de furos ,a troca gasosa é suficiente.Faço quatro furos redondos embaixo ,na altura do bolo, com o diâmetro de uma caneta e um furo quadrado no meio da garrafa com mais ou menos 4 X 4 cm e cubro todos com esparadrapo micropore.A umidade eu mantenho com a perlita, mas li que papel toalha também pode funcionar.O ideal seria forrar a garrafa com papel toalha ,ferver água destilada ou mineral e derramar sobre ele para dar uma ´´esterilizada´´ nele.Espera esfriar e coloca o bolo em cima de um pedaço de aluminio ,ou qualquer coisa que não deixe o bolo ficar em contato direto com o papel toalha .É apenas uma idéia, espero que ajude :).
 
Obrigado pela dica @joca . Gostaria de fazer uma pergunta também. Água oxigenada ajuda na umidade?
Fico feliz em poder ajudar,precisando dá um grito :).
Quanto a água oxigenada, acredito que o uso dela é indicado para esterilizar a perlita ,ou pelo menos diminuir os microorganismos presentes nela ,eu prefiro colocar a perlita em uma quentinha de alumínio e deixar no forno de 40 a 60 em fogo alto.Voltando ao assunto umidade, acho que se colocar uma quantidade boa de papel toalha ,pode funcionar.Outra alternativa ,seria você picotar aquele cesto de fibra de côco,esterilizar preferencialmente em panela de pressão e forrar seu terrário com ela.Neste caso,acho que até pode deixar e bolo em contato com a fibra ,deve facilitar a absorção de umidade.Eu já fiz isso, só que no lugar da fibra de côco era vermiculita e não tive problemas com contaminação nem nada do tipo.Peço aos membros mais experientes que me corrijam ,caso alguma informação esteja errada.Pois algumas delas foram baseadas na minha experiencia ,que não é muita ,mas por isso mesmo ,entendo as dúvidas e problemas que nós iniciantes temos.Espero que tenha ajudado Abraço.
 
Esse primeiro cultivo serviu de experiência, no próximo vou trabalhar bem a tindalização do milho e tentar inocular e colonizar ele com sucesso, com já tenho acesso à fibra de côco, fica mais fácil fazer um bulk, que ao meu vê necessita de menos manutenção. Quanto aos bolos, vou colocar papel toalha e papelão mesmo para umidificar, os outros 3 vão ao dunk próxima semana.
 
Mandei mais um bolo para o terrário hoje pela madrugada, 26 horas de dunk e cold shock. Dessa vez coloquei papelão + papel toalha para manter a umidade, a garrafa chega a soar por dentro, então creio que tá ok. Aguardando ansioso pelo surgimento de pins :rolleyes:
 

Anexos

  • 20151020_232021.jpg
    20151020_232021.jpg
    116.6 KB · Visualizações: 24
Back
Top