Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro cultivo - Albinos A+ + TKSSS

Diário de cultivo completo.
FALA GALERA

Esse é meu primeiro tópico aqui na comunidade, então aceito sugestões sempre!
Tenho um contato meio recente com o cubensis, depois dele ter me ajudado a sair do maior buraco psicológico em que já estive na minha vida. Muito grato de ter me encontrado com ele nesse momento

Sem mais delongas, decidi tentar meu cultivo tem uns 3 meses. Usei umas chapeletas de alguns cogus desidratados que eu havia conseguido. Tentei extrair esporos delas e também fazer o micélio começar a expandir no papelão. Ambos pareceram que iriam dar certo, depois posto fotos do papelão, tava tudo lindo, mas aí o bolor veio e destruiu tudo. Na verdade, depois de tentar mais uma vez, eu desisti e comprei as seringas de esporos pra tentar fazer tudo certinho dessa vez.

Fotos do papelão:

20180624_213412.jpg 20180624_213213.jpg

==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================

STRAIN: Albino A+ e TKSSS
PROCEDÊNCIA: Comprei em um site de etnobotânicos

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
PF TEK (2V + 1FAI + 1A)
Selo com Vermiculita apenas em um dos bolos, pra ver a diferença


Método de preparação e esterilização do substrato:
Selei com duas camadas de papel alumínio. 1h de panela de pressão e deixei até o dia seguinte à noite

-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO: Data 8/9/18
-------------------------------------------------
Preparei 4 bolos no total, inoculei 2 com o TKSSS e 2 com o A+

GloverBox?
Quase, como eu só tenho uma caixa organizadora em casa, sanitizei bastante ela e coloquei numa mesa, devidamente sanitizada também, e deixei pra fora somente o espaço para colocar meus braços. Limpei tudo várias vezes com álcool 70, borrifei bastante na parte de dentro e deixei "curtindo" por uns 20 minutos. Tomei um banho enquanto isso e voltei pro ambiente. Coloquei máscara e luvas, deixei tudo o mais fechado possível e comecei o processo. Coloquei os 4 bolos e as seringas dentro da caixa, mandei mais uma névoa de álcool, e inoculei os bolos. Passei as pontas das seringas na chama de uma vela (com um pouco de medo por causa de tanto álcool no ambiente, mas tomei bastante cuidado pra não aproximar e dar ignição em nada). Fechei com micropore e botei a segunda camada de papel alumínio.

Coloquei os bolos dentro de uma caixa de isopor no meu quarto. Como gosto muito de automação, programei meu arduino pra monitorar a temperatura dos bolos durante a incubação. Não tirei fotos ainda, pois não queria expor os micélios à luz. Hoje cedo dei uma olhadinha, os bolos A+ todos já estão bem encaminhados, crescendo. Os bolos com o TKSSS não apresentam nada até agora, o que estou achando bem estranho pra 7 dias :(

Depois vou tirar as fotos e postar aqui, desculpem pelo tópico sem fotos. Pra não ficar vazio, segue o print da planilha online que fiz pra atualizar em tempo real a temperatura dos meus micélios (aí eu consigo abrir o celular em qualquer momento ou lugar pra ver como eles tão *-*
Capturar.PNG
 
Foto tirada ontem de manhã em um dos bolos com o A+. O outro está igual.
Infelizmente nem sinal em um dos bolos com o tksss :( o outro apareceu uma manchinha branca essa manhã

Esse aspecto "molhado" no micelio é normal né? Os meus dois bolos A+ estão assim
Screenshot_20180914-101611_WhatsApp.jpg
 
E aii, blz??

Tá tudo indo muito bem com seu A+, é normal um pouquinho de umidade, parece que vc não vai ter problemas com isso, nem com contaminação.

Pode ser que o tksss demore um pouquinho mais, nunca cultivei essas strains.
 
Valeu!! Acho que tá tudo certo mesmo..

Atualização 16/9
Um dos copos A+, um copo americano, já está aparentemente todo colonizado. Estranho que o bolo criou uma textura de várias pequenas protuberâncias, não sei se dá pra ver na foto. Ele já está pinando? Fodeu, pq não preparei meu terrario ainda
Screenshot_20180916-220045_Gallery.jpg

O outro copo parece bem saudável também, levemente risomórfico. Acho que mais alguns dias e ele chega a 100%.
Screenshot_20180916-220050_Gallery.jpg


Enquanto isso um dos tksss está crescendo a manchinha branca bem lentamente e o outro nem deu sinal de nada até agora. Não tirei fotos porque deixei eles separados dos A+. Depois posto deles aqui
 
Atualização 20/9

Bom diass

Meu primeiro bolo, feito num copo americano, já está (aparentemente) completamente colonizado tem uns 4 dias, então decidi aniversariar. Como tenho umidificador, decidi colocar sem fazer o dunk mesmo. Aí pretendo deixar ligado o tempo todo até começar a pinar, aí começo a controlar o tempo pra não dar água demais pros menino

Meu grande problema tem sido que uma prima foi morar lá em casa por tempo indeterminado, como foi algo inesperado tive que adaptar um esquema pra esconder eles pelo menos no horário que fico em casa (horário de trabalho eu saio e deixo o quarto trancado)

Eis as fotos da adaptação
Screenshot_20180920-111756_Gallery.jpg Screenshot_20180920-111748_Gallery.jpg Screenshot_20180920-111710_Gallery.jpg Screenshot_20180920-111751_Gallery.jpg


Vou ter que mudar essas camisetas de lugar ainda, mas foi o que deu pra fazer essa semana

O bolo aniversariando é um A+. O outro já está quase terminando de ser tomado pelo raio branco de konoha
O bolo com tksss que achei que tinha dado errado me surpreendeu com isso
Screenshot_20180920-111702_Gallery.jpg
O safado deu as caras . Deve ser o bolo que fiz o selo de vermiculite, aí os esporos devem ter ficado tudo garrado no selo

É por último, adaptei a planilha pra eu poder controlar o umidificador, a aeração e a luz também. Adaptei uma fita de led colando em uma caixa pra virar um painel e coloquei uma bomba de Aquário pra jogar ar dentro do terrario (deixei a bomba do lado de fora do guarda roupa pra diminuir risco de eu ficar bombeando ácaros pros meus menino.
Screenshot_20180920-111648_Sheets.jpg


É isso aí!
 
Última edição:
Atualização 09/10

O bolo ficou quase duas semanas e nada de pinar. Depois de ler um pouco aqui no fórum, decidi despedaçar ele e fazer um casing. Acho que o bolo que fiz ficou muito compacto.
Nesse meio tempo, o outro bolo de A+ terminou de ser colonizado. Nesse eu fiz tudo certinho, deixei um dunking de 2 dias na geladeira, rolei na vermiculita e botei no terrario.
Hoje acordo com um belo broto no meu casing, e alguns pins no outro bolo (já estava pensando se não vale a pena fazer o casing nele também, mas vou esperar)
20181009_092623.jpg Screenshot_20181009-104756_Gallery.jpg


Ah, e até agora os bolos com tksss não terminaram de colonizar, acho estranho ter demorado tanto tempo. Já estão quase completos, provavelmente no fds já vou dunkar eles. Depois posto fotos
 
Atualização 16/10

O bolo que eu fiz um casing brotou um único pin, que nasceu com a chapeleta toda amassada, um quasímodo! E o bicho cresceu até 17,8 gramas! Ele abriu o chapéu e virou um bicho bem estranho
Screenshot_20181016-143806_Gallery.jpg
Batizei ele de Syd

Aproveitei um dia oportuno para retirar ele e já comi logo em seguida. Nunca havia comido um cogumelo fresco. A textura é maravilhosa, o gosto nem tanto hehe. E a experiência foi muito, mas muito intensa. Comi e deitei pra dormir. Cerca de meia hora depois já acordei com a imagens maravilhosas no meu quarto, tudo muito colorido e ótimas reflexões.

O outro bolo de Albinos começou a frutificar
Screenshot_20181016-143819_Gallery.jpg

Porém após certo tamanho dos cogumelos, os pins ficaram escuros e o bolo começou a ficar azul esverdeado. Isso começou logo depois de eu introduzir umas pedrinhas de argila no terrario, fervidas antes do processo. Fiquei numa dúvida gigante se era contaminação ou falta de água, então liguei o umidificador no talo por um tempo, dois dias depois as manchas azuis tinham aumentado. Os cogumelos que já tinham nascido começaram a meio que murchar. Então panhei eles e sequei.
Screenshot_20181016-143838_Gallery.jpg

Não sei o que pode ser, mas hoje eu despedacei o bolo também, não havia nenhuma mancha verde ou azul internamente, então coloquei no casing também e cobri com vermiculita. Triste por não saber o que pode ter acontecido =(

Os bolos tksss terminaram de colonizar só essa semana. Vou esperar até quinta feira pra fazer o dunk. Desejem-me sorte!
 
Atualização 22/10

Sou meio afobado pra testar coisas novas, então decidi aniversaria um bolo (dos TKSSS) fazendo bulking.
Fiz uma camada de vermiculita, molhei e aquecia no micro-ondas por alguns minutos. Aí esperei esfriar, despedaçou o bolo PF em cima dela e depois cobri com uma camada de pó e lascas de coco previamente pasteurizadas. Estou deixando a vasilha tampada com folga para o micelio respirar, não sei se é melhor deixar aberto. Aceito dicas tbm, mas vamos ver como desenvolve

Daquele primeiro bolo com Albinos que brotou um monstro, eu tinha retirado umas lascas que estavam com a coloração diferente e ia jogar fora. Fiquei com dó e botei numa vasilhinha e deixei na área aqui de casa. Um dia cheguei lá pra ver e tava tudo hiper seco, parecia um biscoito. Aí joguei um punhado de vermiculita em cima e joguei água, sem medir nem limpar nada. Eis que essa semana apareceram alguns pins lá e eles abriram nesse domingo, olha que coisa mar linda:
Screenshot_20181022-171113_Gallery.jpg

Por enquanto é isso!
 
Fala galera!
Muitas atualizações das últimas semanas

Primeiro, meu bulking foi um sucesso. Surgiram vários pinos na semana passada, que cresceram MUITO rápido.

Foto no domingo, 4/11
Screenshot_20181110-011358_Gallery.jpg

Foto segunda
Screenshot_20181110-011337_Gallery.jpg

Minha primeira colheita de encher a mão
Screenshot_20181110-012029_Gallery.jpg

Não pesei eles, infelizmente. Mas já estão sequinhos na sílica!

Agora à minha maior surpresa! Os A+ deram seu segundo brotamento, daquele mesmo bolo que originou o meu quasímodo
Screenshot_20181110-011233_Gallery.jpg

Pelo tamanho dos brotos, eu imaginava que eles prometiam surpreender. Não tirei outras fotos pois tive de viajar no dia. Sei que no dia seguinte minha mãe fala que arrancou eles pq tava grande demais
Quando cheguei em casa, me deparo com isso aqui secando no ventilador

Screenshot_20181110-011156_Gallery.jpg Screenshot_20181110-011144_Gallery.jpg

É isso! Agora os tksss estão indo pra segunda frutificação. Estou trabalhando na clonagem desses monstrinhos aí da foto. Ainda quero saber a experiência que um desses cru, inteiro, pode me trazer. Muito grato por frutos tão maravilhosos nesse primeiro cultivo sério!

Abraços!
 

Anexos

  • Screenshot_20181110-011358_Gallery.jpg
    Screenshot_20181110-011358_Gallery.jpg
    1 MB · Visualizações: 50
so recapitulando, a coloração azul é super normal dada por conta da psilocibina, o que deve ter acontecido talvez fosse um machucado no bolo em algum momento que vc ou alguem tenha mexido, mas nada desesperador rsrsrs, se eu tiver errado pesso que os mais experientes me corrigam
 
Obrigado pela resposta, Helye! Pelo jeito foi isso mesmo, e o meu controle de umidade não estava muito bom também. Um umidificador maior e pedras de argila no terrario resolveram muito o problema

É isso aí galera!

Pra mim, o cultivo foi um sucesso bem acima do esperado. Não estou com muito tempo de postar cada flush, então vou continuar subindo algumas fotos que eu acho que valem a pena.

Essas são do segundo flush de tksss e do terceiro de albinos

Screenshot_20181121-112651_Lightroom CC.jpg
Screenshot_20181121-112309_Gallery.jpg Screenshot_20181121-112333_Gallery.jpg


Um. Abraço.
 
Última edição:
Atualização 16/10

O bolo que eu fiz um casing brotou um único pin, que nasceu com a chapeleta toda amassada, um quasímodo! E o bicho cresceu até 17,8 gramas! Ele abriu o chapéu e virou um bicho bem estranho
View attachment 103416
Batizei ele de Syd

Aproveitei um dia oportuno para retirar ele e já comi logo em seguida. Nunca havia comido um cogumelo fresco. A textura é maravilhosa, o gosto nem tanto hehe. E a experiência foi muito, mas muito intensa. Comi e deitei pra dormir. Cerca de meia hora depois já acordei com a imagens maravilhosas no meu quarto, tudo muito colorido e ótimas reflexões.

O outro bolo de Albinos começou a frutificar
View attachment 103415

Porém após certo tamanho dos cogumelos, os pins ficaram escuros e o bolo começou a ficar azul esverdeado. Isso começou logo depois de eu introduzir umas pedrinhas de argila no terrario, fervidas antes do processo. Fiquei numa dúvida gigante se era contaminação ou falta de água, então liguei o umidificador no talo por um tempo, dois dias depois as manchas azuis tinham aumentado. Os cogumelos que já tinham nascido começaram a meio que murchar. Então panhei eles e sequei.
View attachment 103417

Não sei o que pode ser, mas hoje eu despedacei o bolo também, não havia nenhuma mancha verde ou azul internamente, então coloquei no casing também e cobri com vermiculita. Triste por não saber o que pode ter acontecido =(

Os bolos tksss terminaram de colonizar só essa semana. Vou esperar até quinta feira pra fazer o dunk. Desejem-me sorte!

Cara, eu fiz a mesma coisa que você fez. Depois de 1 semana sem pin nenhum no bolo de A+, eu fiz o dank e fiz casin improvisado e coloquei no escuro.
Gostaria de uma dica sua. Você fez o casing e colocou direto no terrário ou esperou uns dias para o micélio se adaptar?
Depois de quanto tempo que fez o casing que apareceu seu primeiro pin?
Fiquei feliz em saber que sua experiência deu certo! É meu primeiro cultivo e estou estudando bastante, além de seguir a intuição do meu cérebro hahaha
Gratidão
 
Back
Top