Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro Casing

Diário de cultivo completo.
Boa noite galera! Desde que começei a me aventurar por esse universo dos cogumelos, essa tek foi a que mais me agradou. Desconhecia suas qualidades e desvantagens porém me encantava de ver frutificar, direto do "chão".

Estou com meus 2 primeiros bolos no terrário e estão me servindo de expereriencia e base para que possa prosseguir com essa nova etapa. Quem quiser acompanhar:
Primeiro Cultivo - A+ Albino (PF Tek)

A+ Albino

16/03

Preparei o substrato com medidas iguais de vermiculita e fibra de coco (vendida como cocoxim).

Cortei a fibra de coco em pedaços menores, fervi agua e hidratei por cerca de 10min, após isso esterilizei em fogo alto. A vermiculita foi esterilizada no microondas.

Coloquei uma camada da mistura na quentinha, seguindo do bolo despedaçado e mais uma camada da mistura. Um sanduiche micelial :)
image.jpg
A ultima camada foi umidecida, e a quentinha foi para incubadora.

22/03

Hoje o micelio ja estava bem desenvolvido.
image.jpg
Esterilizei a vermiculita e fiz uma nova camada.
image.jpg
Borrifei agua e de volta para incubadora.

Daqui uma semana pretendo fazer um cold-shock e aniversariar.
Não estou molhando, com medo de contaminar.

Obs:
Usei somente meio copo para o casing, o restante enterrei em um vasinho com vermiculita, terra e cocoxim. Vou manter atualizado tambem.

Qualquer conselho ou critica sempre é bem vindo!
Boa semana a todos!

Caramba maluco, lindos frutos, linda floresta, mandou bem. Como foi a colheita?
:feliz::feliz::feliz::feliz:

Valeeu heheh eles estão sempre nos surpreendendo!
Bom... não pesei eles, mas ao todo foram 37 frutos por volta de 12-15cm.

E gostaria de saber também como funciona o segundo flush do casing..
:feliz::feliz::feliz::feliz:

Andei pesquisando e acho que o mais adequado seria encharcar o casing de agua e colocar na geladeira. Assim como o dunk e cold shock (opcional) dos bolos. O casing vai reter a agua e devolvemos ele ao terrario.

Apesar de serem bem pequeninos comparado com os do bolo, a quantidade foi muitoo maior, pelo que pesquisei anteriormente o tamanho dos cogus pode ser pela fina camada de substrato.
Discordo, o tamanho dos cogumelos podem estar relacionado ao tamanho dos pedaços em que o bolo foi fracionado, umidade do meio, ou a distancia percorrida pelo micélio em outras palavras isso significa que quanto mais longa a corrida provavelmente maior será a recompensa (*claro que podem haver outros fatores relacionados). Por isso que hoje em dia inoculo em cinco pontos potes de 1L com isso consigo alguns cogumelos realmente gigantes.

Pedaços pequenos = muitos cogumelos pequenos a médios
Pedaços grandes ou inteiros = poucos cogumelos de medios a grandes

Atualizando:
Terceiro flush pequenino, hora do micelio descansar.
Completo mais um diario de apredizados!

image.jpg

Aproveitar que o terrario está vazio, dar uma geral e deixar bem aconchegante para a proxima safra dos mágicos.

Boa semana pessoal!

Atualizando:
Acho que não tem ninguem acompanhando esse diario :( mas um pai sempre quer mostrar os filhos grandões hehe

View attachment 78401 View attachment 78402 View attachment 78403

Muita paz!
Sgarbi!

Parabéns pelo cultivo! meus milhos estão na incubadora no momento para que eu possa realizar meu primeiro cultivo!
Mas além dos parabéns vim fazer algumas perguntas.

1ª Você fez ou não o dunk depois que tirou seu casing da incubadora? e se fez, deixou por quanto tempo?

2ª A esterilização da vermiculita no microondas foi: coloca-la la por 3 minutos quente e depois deixar esfriar (e repetir esse processo 3 vezes) ?

Valeu man! Boa sorte nos próximos flushes !

Back