Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro Casing

Diário de cultivo completo.
Boa noite galera! Desde que começei a me aventurar por esse universo dos cogumelos, essa tek foi a que mais me agradou. Desconhecia suas qualidades e desvantagens porém me encantava de ver frutificar, direto do "chão".

Estou com meus 2 primeiros bolos no terrário e estão me servindo de expereriencia e base para que possa prosseguir com essa nova etapa. Quem quiser acompanhar:
Primeiro Cultivo - A+ Albino (PF Tek)


A+ Albino

16/03

Preparei o substrato com medidas iguais de vermiculita e fibra de coco (vendida como cocoxim).

Cortei a fibra de coco em pedaços menores, fervi agua e hidratei por cerca de 10min, após isso esterilizei em fogo alto. A vermiculita foi esterilizada no microondas.

Coloquei uma camada da mistura na quentinha, seguindo do bolo despedaçado e mais uma camada da mistura. Um sanduiche micelial :)
image.jpg
A ultima camada foi umidecida, e a quentinha foi para incubadora.

22/03

Hoje o micelio ja estava bem desenvolvido.
image.jpg
Esterilizei a vermiculita e fiz uma nova camada.
image.jpg
Borrifei agua e de volta para incubadora.

Daqui uma semana pretendo fazer um cold-shock e aniversariar.
Não estou molhando, com medo de contaminar.

Obs:
Usei somente meio copo para o casing, o restante enterrei em um vasinho com vermiculita, terra e cocoxim. Vou manter atualizado tambem.

Qualquer conselho ou critica sempre é bem vindo!
Boa semana a todos!
 
Tá massa seu cultivo, só não usa apenas Vermiculita na última camada, isso aumenta o risco de cobweb.

Isso não tem fundamento. A vermiculita é inorgânica, em que universo isso aumentaria o risco de cobweb? :eek: Como fica os bolos PF Tek com double casing?

Esterilizei a vermiculita e fiz uma nova camada.

Não precisava de outra camada e muito menos esperar o micélio subir na superfície. Como eu disse acima, a vermiculita é inorgânica. Esperar esse tempo todo é um desperdício de energia.

Na minha opinião esse casing já está pronto para aniversariar.

Daqui uma semana pretendo fazer um cold-shock e aniversariar.

P. cubensis não necessitam de cold-shock. Aniversarie direto.

Cortei a fibra de coco em pedaços menores, fervi agua e hidratei por cerca de 10min, após isso esterilizei em fogo alto.

Como assim fogo alto? Em panela comum ou em panela de pressão?
 
Última edição:
Como eu disse acima, a vermiculita é inorgânica. Esperar esse tempo todo é um desperdício de energia.

A ultima camada teria que ter cocoxim também, para contribuir para formação do micelio? Ou estou enganado novamente? Kkk

Como assim fogo alto? Em panela comum ou em panela de pressão?

Em panela comum. (n)
Existem bolos no terrario, corro risco de contaminação, ou posso prosseguir e aniversariar?

Restou uma duvida quando estava preparando o substrato:
Poderia usar humus de minhoca junto a mistura?

Obrigado pelas palavras!
 
a camada de casing deve ser uma fina e leve camada, 1, 2 cm dependendo do casing, ou para ser mais coerente 1/4 do substrato. acho que você colocou muito material (2 vezes) para fazer o casing, isso pode dificultar ou impedir a frutificação. não é necessário esperar muito para aniversariar, quando a camada apresentar uns 30% de colonização já esta na hora. acho que você deve verificar a proporção da camada e se estiver mais do 1/4 raspar o excedente.
pode sim usar húmus, basta ler: https://teonanacatl.org/threads/eu-quero-saber.5930/#post-83583. inclusive já usaram até terra para a camada com sucesso.
 
Isso não tem fundamento. A Vermiculita é inorgânica, em que universo isso aumentaria o risco de cobweb? :eek: Como fica os bolos PF Tek com double casing?

Bom, a maior parte dos meus conhecimentos são baseados na experiência de outras pessoas, pois ainda não tive muitos cultivos. Uma coisa que sempre ouço dizer em forums internacionais por cultivadores experientes é que jamais se deve usar apenas vermiculita, o micélio precisa de coisas orgânicas pra se desenvolver eficientemente e gerar um melhor pinset. Uma segunda coisa que ouço falar é que usar apenas vermiculita causa um maior risco de contaminação, pois como a vermiculita não é orgânica e o micélio não a coloniza com tanta força, ela se torna mais vulnerável a esporos contaminantes, principalmente os de cobweb que conseguem germinar com mais facilidade nesse meio.

Como disse, não sou eu que estou dizendo, pesquise no google por straight vermiculite and cobweb e vai ver a quantidade de gente relatando problemas com esse tipo de casing.
 
Como disse, não sou eu que estou dizendo, pesquise no google por straight vermiculite and cobweb e vai ver a quantidade de gente relatando problemas com esse tipo de Casing.

Eu procurei, e vi que quem não gosta de casings 100% vermiculita é o RogerRabbit, que inclusive aconselha a misturar 50/50 a vermiculita com esfagno (Sphagnum ou peat moss). Segundo ele a vermiculita não tem os microorganismos benéficos que ajudam a evitar cobweb (http://www.shroomery.org/forums/showflat.php/Number/7950145#7950145).

Mas o próprio Shroomery tem uma receita de casing 100% vermiculita (http://www.shroomery.org/51/Easy-Casing-Method). E tem relatos lá de quem conseguiu sucesso usando só vermiculita.
 
Eu procurei, e vi que quem não gosta de casings 100% vermiculita é o RogerRabbit, que inclusive aconselha a misturar 50/50 a vermiculita com esfagno (Sphagnum ou peat moss). Segundo ele a vermiculita não tem os microorganismos benéficos que ajudam a evitar cobweb (http://www.shroomery.org/forums/showflat.php/Number/7950145#7950145).

Mas o próprio Shroomery tem uma receita de casing 100% vermiculita (http://www.shroomery.org/51/Easy-Casing-Method). E tem relatos lá de quem conseguiu sucesso usando só vermiculita.



Exatamente, mas eles não dizem que se usar vermiculita sozinha vc não terá resultado. Inclusive existem um metódo famoso chamado D casing, que vc usa apenas milho de pipoca e vermiculita por cima. Usar vermiculita misturada com um material orgânico é apenas uma precaução pra diminuir as contaminações e também aumentar a produtividade do casing.
 
parece promissor!
bom vc pensar na umidade excessiva e evitar contaminacoes... reparei isso tb, nessa parte do processo onde não se abre para oxigenar o exceeso d humidade costuma fuder com tdo....
boa sorte !
 
a camada de casing deve ser uma fina e leve camada, 1, 2 cm dependendo do casing, ou para ser mais coerente 1/4 do substrato. acho que você colocou muito material (2 vezes) para fazer o casing, isso pode dificultar ou impedir a frutificação. não é necessário esperar muito para aniversariar, quando a camada apresentar uns 30% de colonização já esta na hora. acho que você deve verificar a proporção da camada e se estiver mais do 1/4 raspar o excedente.
pode sim usar húmus, basta ler: https://teonanacatl.org/threads/eu-quero-saber.5930/#post-83583. inclusive já usaram até terra para a camada com sucesso.

Sugiro que, ao usar terra, deixar colonizar mais de 30% da superfície pois a terra, como matéria orgânica, propicia o aparecimento de contaminantes, dessa forma é preferível que o micélio esteja melhor estabelecido na superfície para já combater a instalação de outras espécies.
 
Sugiro que, ao usar terra, deixar colonizar mais de 30% da superfície pois a terra, como matéria orgânica, propicia o aparecimento de contaminantes, dessa forma é preferível que o Micélio esteja melhor estabelecido na superfície para já combater a instalação de outras espécies
sim claro, mas quando mencionei a terra foi mais no sentido de incentivar o nosso amigo cultivador sobre a variedade de materiais para a camada de casing, não me lembro o tópico mas acredito que vi somente uma vez alguém que a usou. mas voltando ao tópico boa sorte sgarbi
 
Atulizando:
Como aconselhado, já retirei o excesso de camada e coloquei no a quentinha no terrario.
Vou umidificar ao longo do dia.
Agora só esperar... :)

Valeu pessoal!
 
Atualizando:
Se por um lado meus bolos estão me fazendo pular de alegria, posso ter um problemão...

De manhãzinha fazendo a colheita do bolo, feliz da vida, me deparo com uma cena bem desagradavel:

image.jpg

Na hora tirei a quentinha do terrario e fiquei analisando se era ou não contaminação. Tinha quase certeza que sim e mesmo se não fosse o tempo que ficou esposta poderia compremeter. Infelizmente a descartei.

Minha maior duvida agora, o que faço em relação ao meu terrario e aos meus bolos?

Não vou desistir do casing por aqui, entao para dar continuiadade ao diario, estou preparando duas quentinhas. Como aconselhado pelo mestre @Cosmik elas não ficaram na incubadora para receber uma camada extra, irão direto para o terrario. (Assim que o mesmo estiver em condições)

Boa semana a todos!
 
Atualizando:
Estava no aguardo para saber o que faria, mas como ninguem viu aqui :cry: e as quentinhas ja estavam prontas... Aniversariei elas mesmo, sem esterilizar o terrario (n)

image.jpg

Bom por enquanto é isso, tomara que de tudo certo mas sinceramente estou bem preocupado com a saude do terrario.
 
Atualizando:
Fiquei o final de semana fora, quando fui ver... surgio uma mega floresta no meu terrario! :love:

image.jpg image.jpg

Apesar de serem bem pequeninos comparado com os do bolo, a quantidade foi muitoo maior, pelo que pesquisei anteriormente o tamanho dos cogus pode ser pela fina camada de substrato.
Achei muito agradavel essa tek, me encanta ver eles nasceram direto do "chão".

image.jpg image.jpg

Quando fizer a colheita, como prossigo para o segundo flush? Tiraria da marmitinha e faria um dunk?

Queria agradecer mais uma vez a comunidade, por transformar tudo isso em realidade!
 
Atualizando:
Acho que não tem ninguem acompanhando esse diario :( mas um pai sempre quer mostrar os filhos grandões hehe

image.jpg image.jpg image.jpg

Muita paz!
 
Não fique triste, o pessoal ta acompanhando sim!
Adorei as últimas 3 fotos que postou, está sensacional essa floresta mágica ai.
Alias, belos frutos... realmente um campeão, depois de tanta luta voce foi agraciado com os mágicos, como percebi por aqui o segredo é não desistir pois uma hora alcançamos :)
Parabéns! Agora é so aproveitar os frutos :alien:
 
Caramba maluco, lindos frutos, linda floresta, mandou bem. Como foi a colheita? E gostaria de saber também como funciona o segundo flush do casing..
:feliz::feliz::feliz::feliz:
 
Back
Top