Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro Bulk com grãos de milho!

Diário de cultivo completo.
Olá pessoal ! desde a primeira colheira fiquei mais animado e agora vou fazer a tecnica Bulk com South American!

-Substratos-

Humus
Vermiculita
Adubo
terra vegetal composta
Casca de Pinus

-Esterilização-
  • Hoje juntei o 4/10 humus, 4/10 adubo e a 2/10 terra vegetal composta, coloquei em um balde e derramei 10 gotas de água sanitária por 24h. Após irei levara para a PP.
  • A vermiculita irei fazer o processo de tindalização com 4 sequencia de 30min no microondas me potencia alta.
  • Casca de Pinus, esta submersa a água com 4 colheres de água sanitária por 24h. Após vou escorrer a água e colocar na PP.
 
Última edição:
4 colheres de água sanitária? o_O Não há necessidade de por água sanitária nem na terra vegetal e nem na casca de Pinus. A ideia em deixar de molho é apenas para hidratar.

Aliás, onde você viu que era necessário deixar o humus, adubo e terra vegetal de molho? Basta umedecer levemente quando for misturar tudo, e então esterilizar na PP. Dependendo do volume do bulk, acredito que você terá mais chances se pasteurizá-lo.
 
Ah não precisa:huh: mas, mesmo assim vou por 24h. o de pinus vou só colocar outro novo pra hidratar. Vlw!
 
Última edição:
Aliás, onde você viu que era necessário deixar o humus, adubo e terra vegetal de molho? Basta umedecer levemente quando for misturar tudo, e então esterilizar na PP. Dependendo do volume do bulk, acredito que você terá mais chances se pasteurizá-lo.

Me baseei neste post logo quando não encontrei algo relacionado. https://teonanacatl.org/threads/preparando-o-estrume-para-usar-em-bulk.3090/

Eu vou esterilizar na PP mesmo, acredito ser mais confiante. Agradeço a atenção cosmic!
 
:DOlá galera, hoje coloquei os grãos de milho com micélio do PS South American em um pote de sorvete sem furos, coloquei uma camada inferior de vermiculita e perlita, coloquei a segunda camada e após coloquei os grãos, na terceira camada para cobrir, acrescentei um pouco a mais de casca de pinus.

Agora basta saber qual local apropriado para o micélio crescer e frutificar, o que vocês recomendam ?

Agradeço a atenção! :)
 
Agora basta saber qual local apropriado para o micélio crescer e frutificar, o que vocês recomendam ?

Você colocou um plástico filme ou papel alumínio para cobrir o pote até completar a colonização? Pode deixar em algum lugar escuro, com pouca circulação de ar.
 
Você colocou um plástico filme ou papel alumínio para cobrir o pote até completar a colonização? Pode deixar em algum lugar escuro, com pouca circulação de ar.

Legal, agradeço pela dica! Ah o pote esta com a tampa.
 
Olá galera, hoje coloquei os grãos de milho com micélio do PS South American em um pote de sorvete sem furos, coloquei uma camada inferior de vermiculita e perlita, coloquei a segunda camada e após coloquei os grãos, na terceira camada para cobrir, acrescentei um pouco a mais de casca de pinus.

Não entendi muito bem essa sua mistura maluca para o bulk! :huh:

Para um bulk bem sucedido, bastam 3 camadas, somente com esterco e vermiculita. Faça assim da próxima: um sanduíche de micélio!
  • Uma camada de 50/50 (vermiculita e esterco) no fundo, não precisa ser muito grossa.
  • Misture os grãos colonizados com a mesma proporção de substrato, e faça mais uma camada, depositando essa mistura sobre a anterior.
  • A terceira camada não deve ultrapassar 1cm, e pode ser somente de vermiculita ou de vermiculita+esterco.
Sempre tive sucesso assim! Quanto menos materiais você adicionar, menores são suas chances de perder o cultivo para contaminantes.
 
Olá amigo. Primeiramente quero dizer que respeito as escolhas de cada um, sempre que faço uma recomendação é com a finalidade de ajudar o dono do diário a obter bons resultados.

É sempre válido experimentar técnicas novas e se reinventar, mas nem sempre necessário. Costumo bater muito nessa tecla com os iniciantes, mais uma vez: use a PF. Use a PF.

Uma PF em um terrário bem montadinho (pesquise no google por Shotgun Fruiting Chamber/SGFC) rende tanto, às vezes mais do que muitos bulks ou casings. Enquanto vai fazendo a PF, se informe mais sobre os outros métodos e as formas mais simples. Esterco e pasteurização no geral, assim como a pipoca, são técnicas bem mais complicadas que a PF. O custo/benefício acaba se tornando menor. A técnica PF não foi feita pra ser uma técnica inferior ou "básica", ela só é denominada básica por sua eficiência e praticidade mas não por render menos. Ela é fruto de anos de estudo micológico profissional (antigamente, faziam a "pf" sem vermiculita), antes do advento da internet. É uma ferramenta mágica e deve ser utilizada. Recomendo que invista o seu tempo em aperfeiçoar um terrário, mantenha-o sempre que possível com bolos e enquanto isso va experimentando, assim mesmo que não dê certo a frustração será menor.
 
Última edição por um moderador:
De

Perdão, me expressei mal. Antes da PF tek ser publicada (1991) eram comuns as tentativas com apenas FAI/arroz integral como substrato, sem a vermiculita. As chances de sucesso eram cerca de 60% se não me engano, ou algo assim além de diversos problemas de pinagem in vitro, geralmente pois eram utilizados recipientes maiores que o "1/2 pint", somado com a falta de vermiculita costumava dar problema. A grande sacada foi a vermiculita.
Li sobre isso nos artigos publicados pelo PF na época, talvez no site em tributo a ele, que contém o artigo da High Times que divulgou a técnica e outros artigos do PF (www.fanaticus.com em inglês).
 
Antes da PF tek ser publicada (1991) eram comuns as tentativas com apenas FAI/arroz integral como substrato

Pelo que li antes da PFTek o pessoal cultivava em grãos, estrumes, etc., em esquemas que hoje seriam chamados de casings ou bulks. E sofriam para acertar, exceto os experts.

A vantagem da PFTek foi tornar acessível a qualquer um com o mínimo de iniciativa, paciência e noções de biologia e assepsia o cultivo de Psilocybe cubensis.

A PFTek, juntamente com as seringas de alta qualidade que o Professor Fanaticus despachava pelo seu site, foi o início da explosão de uma cultura de cultivadores de cogumelos psicoativos que antes era restrita a poucos.
 
O arroz integral era utilizado também, acredito que como experimentação para mudar a técnica dos grãos. É possível constatar lendo a introdução do artigo da High Times, na qual o Fanaticus se refere a "Brown rice tek" que era utilizada sem vermiculita.

O que quis dizer foi exatamente isto que disseste. A PF Tek é um presente divino. Não utilizá-la por subestimar seu potencial (como muito acontece, na sede de querer mais quantidade se usam grãos, substratos e coisas muitas vezes desnecessárias) é fazer o oposto da realidade. A PF tek pode até ter menos potencial de colheita, mas compensa na praticidade e garantia.
 
Última edição por um moderador:
A PF Tek é um presente divino. Não utilizá-la por subestimar seu potencial (como muito acontece, na sede de querer mais quantidade se usam grãos, substratos e coisas muitas vezes desnecessárias) é fazer o oposto da realidade. A PF tek pode até ter menos potencial de colheita, mas compensa na praticidade e garantia.

Sim, a PFTek é o caminho para os iniciantes. E até mesmo para quem não faz questão de maior sofisticação.

Se você acertar um cultivo de PFTek mais ou menos terá cogumelos para várias experiências. Um período de dois ou três meses de cultivos seguidos fornece mais cogumelos que a maioria das pessoas consegue consumir em um ano.
 
:)Oii galera, agradeço a atenção de todos, este bulk que fiz, foi diferente, em vez de encher mais que a metade do recipiente com os grãos colonizados, este bulk em baixo contem o substrato e no meio coloquei um copo de grãos colonizados e ainda achei pouco, mas depois de 2 semanas consigo ver que o micelio esta crescendo por todo o recipiente e esta sobrepondo a superfície do substrato, nasceram 3 cogumelos, o maior deixei para esporular no recipiente depois retirei-o do casing e com uma espatula pequena retirei esporos e coloquei no bulk. :D Espero que colonizem tbm kk.
 
Última edição:
Pode explicar melhor?

Parabéns pelos cogumelos.

Heita o correto é Bulk, vou editar. kkkk

Quando eu estava colhendo os cogus, normalmente é na hora que o véu esta a se romper, entao pensei: vou deixar um para esporular como na natureza para os cogumelos poderem se espalhar, para garantir, retirei os esporos do chapéu com uma colher de café descartável, aquelas que servem para mecher, parece uma espatula, e fui colocando na terra do bulk, depois limpava com um lenço.
 
Quando eu estava colhendo os cogus, normalmente é na hora que o véu esta a se romper, entao pensei: vou deixar um para esporular como na natureza para os cogumelos poderem se espalhar, para garantir, retirei os esporos do chapéu com uma colher de café descartável, aquelas que servem para mecher, parece uma espatula, e fui colocando na terra do bulk, depois limpava com um lenço.

Acho que não foi uma boa idéia.

Geralmente as áreas com depósito de esporos em bolos, bulks e casings não pinam novamente.
 
Qual melhor momento vocês valorizam ser ideal para colher os cogumelos? vi em um blog que o momento ideal é antes que o véu passa se romper.

"O motivo de se colher o Cogumelo Magico antes do chapéu abrir é que a concentração de psilocina e psilocibina é maior nas fases jovens. Quando o chapéu vai se abrir você tem uma ótima taxa de princípios ativos e uma boa biomassa. Se você deixar o cogumelo crescer além disso a qualidade cai, além de ficarem mais fibrosos e menos digeríveis." Blog [Cultivo de cogumelos mágicoshttp://cultivo-cogumelos-magicos.blogspot.com.br/]
Acho que não foi uma boa idéia.

Geralmente as áreas com depósito de esporos em bolos, bulks e casings não pinam novamente.

Nesse caso, é que, não da p/ saber realmente, o micélio não esta totalmente colonizado na superfície do bulk, ainda há bastante substrato para o micélio crescer. nunca se sabe. é tipo um "Vou fazer pra ver se funfa kkkk"
 
Qual melhor momento vocês valorizam ser ideal para colher os cogumelos? vi em um blog que o momento ideal é antes que o véu passa se romper.


Pesquise o fórum e a Biblioteca ...

Esses outros sites e blogs contêm, na sua maioria, informações que já foram discutidas e/ou compiladas, em português, bem antes, aqui no CM. Você escolhe qual a sua fonte de informação.
 
Back
Top