Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeira tentativa do Pedrosil

Diário de cultivo completo.
Olá, venho aqui na humildade, iniciando-me no cultivo dos cogumelos sagrados e por isso estou abrindo esse diário. Meu principal objetivo é aprender, poder ser ajudado e eventualmente ajudar quando puder, fazer amigos e colher os frutos.

A ideia é seguir o guia do Tupy (tanks) e um vídeo do youtube que ensina a fazer o bolo pf, de repente me aventurar no milho, é importante ter o feijão com arroz, mas sem deixar de tentar outras coisas.

Eu adquiri uns esporos de B+ que foram inoculados no dia 10/06:
início.jpg
Segui os cuidados, usei pote esterilizado, água mineral, agulha nova, limpei tudo, , usei máscara, fechei a corrente de ar, usei a chama na ponta da agulha, esperei o substrato esfriar, os esporos hidratarem por 12 horas.

Hoje, dia 18/06 começou a aparecer o micélio:
IMG_3782.JPG IMG_3783.JPG IMG_3786.JPG IMG_3787.JPG

E também há uma nova saga iniciando, inoculei mais uns de South American:
IMG_3789.JPG

Eu mandei uma carta para a Profungos, mas como ia demorar adquiri esses dois. Mas estou certo que quando chegar esse vai ser o realmente quente.

Segundo o tutorial eu devo abrir em dois dias os furinhos no copo pra troca gasosa, mas será que esse meu não ficou atrasado??

Desde já meu abraço, meu agradecimento a todos que por aqui passsarem

Abração!

Última edição:
Segundo o tutorial eu devo abrir em dois dias os furinhos no copo pra troca gasosa, mas será que esse meu não ficou atrasado??

Os furos não são estritamente necessários, por assim dizer. Há cultivadores que nem fazem os furos. Outros fazem logo após a inoculação. Então respondendo a sua dúvida, não está atrasado.

Valeu pessoal, tenho mta consideração pela contribuição de vocês dois ao fórum e a mim! Com esse tipo de ajuda a gente consegue aprender!

:)

Valeu o apoio gurizada, o micélio demorou pra surgir, mas agora até que tá indo rápido.

Eu escolhi o B+ porque diziam ser bem fácil de cultivar, e essa é a primeira tentativa hehehe.. Ainda bem que pesquisei um pouco antes de me atirar nos kits, passou perto..

A verdade eu tive só 3 experiências com cogumelo, mas isso foi porque comprei num site, e adorei os efeitos, embora tenha achado bem light 1gr seco puro, teve um dia que tomei um pouco de cerveja pra descontrair e 1,5gr seca, daí foi bem interessante hehehe.. Mas não sei qual a qualidade, ou sequer o tipo. Tô louco pra provar do meu próprio, cultivado com amor.
Tenho certeza que eu ainda desconheço o verdadeiro poder, mas tô desfrutando de cada momento.
IMG_3791.JPG IMG_3792.JPG
Boas vibrações!

Bom dia amigos!

Acho que as coisas estão fluindo por aqui, como sou inexperiente não excluo a possibilidade de não estar percebendo algo que um cultivador experiente perceberia, em termos de contaminação. Mas só de não ter algo que salte aos olhos, e ver o micélio crescendo, isso me traz uma enorme alegria, parecia tão difícil, mas estudando no forum e com a ajuda do pessoal o cultivo parece ir bem.

Nessa foto todos os copos de B+:
B+.JPG
Esse é o copo a, o mais desenvolvido:
copa a2.JPG copo a.JPG
Aqui o milho:
milho1.JPG Milho2.JPG
E aqui o copo de requeijão:
requeijão.JPG requeijão2.JPG

Uma observação, não usem plástico na panela de pressão sem a devida precaução, para saber o que pode ir na panela de pressão melhor ler primeiro:
https://teonanacatl.org/threads/potes-plasticos-no-cultivo-de-cogumelos.9059/
https://teonanacatl.org/wiki/potes-de-polipropileno/

Eu usei com sucesso os potes de requeijão após me certificar que eles poderiam ser esterilizados na panela de pressão.

E eu também fiz uma leva de South American, inoculado um tempo depois do B+
south american.JPG south american2.JPG

Um abraço pessoal!

Bonito micélio @PedroSil !!!
Boa sorte.
Obrigado brother! Espero que dê tudo certo.

Aproveito pra colocar mais umas fotos, está crescendo muito rápido.
Copo 1:
copo 1.jpg
Copo de requeijão:
copo requeijão.jpg

Espero que não tenha nada de contaminação, não sei também se existe algum momento mais crítico.

Penso que em mais um dia já estará fechado, então segundo li devo deixar outros cinco dias, para crescer bem por dentro.

Para frutificar devo só rolar em vermiculita úmida esterilizada né? Daí coloca no terrário num pratinho?

O terrário pensei em deixar temp amb + ou - 22 graus, dependendo depois de pinar colocar o aquecedor de aquário.
O terrário vou usar uma caixa organizadora, vou fazer furinhos laterais e usar um filtro de café. Colocar perlita na água com água oxigenada por 10 min e depois escorrer e colocar na caixa, daí os bolos e era isso.

Alguma dica??? Tudo certinho??

valeu irmandade!

Pelas fotos tá ótimo, aliás, nunca vi tantos pontos de condensação dentro de um copo, bem úmido mesmo. Isso mesmo, depois de 100% colonizado por fora, deixe mais uns 5 dias, pra colonizar toda a massa, o interior.
Depois pode rolar em vermiculita e colocar pra frutificar sim. Só cuidado para a vermiculita estar limpa, se quiser pode "esterilizar" ela no microondas antes, tem um thread aqui que explica como faz. Boa sorte!

Valeu pessoal, muito obrigado pela ajuda, todos são muito importantes pra mim. Fico imensamente feliz de receber ajuda do Tupy, que é o autor do guia no qual eu me baseio, grande honra!
Vibrações positivas!

Valeu pessoal, muito obrigado pela ajuda, todos são muito importantes pra mim. Fico imensamente feliz de receber ajuda do Tupy, que é o autor do guia no qual eu me baseio, grande honra!
Vibrações positivas!

que isso amigo, eu sou só um que teve a oportunidade de chegar por aqui antes que você, e assim, poder dividir com quem esta vindo depois, tudo que aprendi com os que chegaram antes de mim, um jogo de trocas, ajuda e humildade. Vamos levando.

Eu também penso assim, mas é uma pensa que infelizmente o mundo esteja cheio de pessoas que pensam diferente, muitas vezes. Por isso acho que agradecimento aos ensinamentos e a boa vontade é o mínimo. :)

Para frutificar devo só rolar em vermiculita úmida esterilizada né? Daí coloca no terrário num pratinho?

O terrário pensei em deixar temp amb + ou - 22 graus, dependendo depois de pinar colocar o aquecedor de aquário.

Para frutificar melhor faça um dunk, se quiser um dunk e cold-shock. Depois role os bolos em vermiculita esterilizada seca, que aí ela vai grudar nos bolos molhados.

Creio que vai frutificar bem em 22º C, mas um ou dois graus a mais pode ser melhor.

Boa noite galera!!! Seguimos firme no cultivo.

Aqui os potes totalmente colonizados de B+, sendo que hoje farei o dunk do primeiro (seguindo o conselho do grande Ecuador), que já está totalmente há 5 dias.
Eu vou pegar um pote passar alcool, ferver água e colocar nele, esfriar e depois colocar o bolo, uma esponja e tampar e colocar na geladeira, é isso né? Depois de 12 horas passo na vermiculita e parabéns.
B+.JPG

Teve um pote que não foi pra frente, e vou descartar. e Tem o caso do milho, bom, essa deixo pra vocês, a foto não é o bicho, mas tem um buraco negro no meio do milho, creio que já eras, boto fora o copo fechadinho???
milho.jpg
Perder dois em dez tá mais que tranquilo, na verdade até estou surpreso com o progresso, pensei que teria mais contaminações.

E o South American, crescimento muito rápido, praticamente 100%:
South american.JPG
Só de pensar que muito em breve vou ter o meu próprio cogumelo, nossa, demais! Acho que agora começa a parte mais divertida hehehe..
Muito obrigado a todos irmãos de jornada, está sendo um ótimo momento, acho legal a forma como a internet democratiza o conhecimento, aproxima pessoas, as pessoas se ajudam. Esse forum tem uma energia muito poderosa.

abraço

Os furos não são estritamente necessários, por assim dizer. Há cultivadores que nem fazem os furos. Outros fazem logo após a inoculação.
Tenho minhas sinceras duvidas em relação a vedação dos copos que muito cultivadores tem feito levando em consideração que um pote hermeticamente fechado estagna o crescimento nos primeiros dias, a não ser que o pote esteja mais pra vazio.

Eu vou pegar um pote passar alcool, ferver água e colocar nele, esfriar e depois colocar o bolo, uma esponja e tampar e colocar na geladeira, é isso né? Depois de 12 horas passo na vermiculita e parabéns.
Teve um pote que não foi pra frente, e vou descartar. e Tem o caso do milho, bom, essa deixo pra vocês, a foto não é o bicho, mas tem um buraco negro no meio do milho, creio que já eras, boto fora o copo fechadinho???abraço

Fala @PedroSil tudo na paz? você pode usar aguá mineral desde que a mesma esteja lacrada, deixe os bolos hidratando por 24hs! Em relação ao milho vejo que ha um contaminante que aparenta ser um bolor negro possivelmente proveniente do interior do grão de milho. Na minha opinião descartaria!
Caso você tenha uma panela de pressão de teflon da pra esterilizar a água sem que a mesma fique exposta enquanto esfria.

Tenho minhas sinceras duvidas em relação a vedação dos copos que muito cultivadores tem feito levando em consideração que um pote hermeticamente fechado estagna o crescimento nos primeiros dias, a não ser que o pote esteja mais pra vazio.

Pois eu tenho certeza que meus copos ficam hermeticamente fechados, eu coloco substrato quase até o topo do copo e depois o selo superior de vermiculita nivelando com a boca do copo, e o crescimento dos primeiros dias não estagna. Pode até estagnar mais para o final, mas na maioria das vezes coloniza 100% sem ter que abrir furos para aeração.

E é claro que em um substrato não compactado sempre sobram espaços vazios que são preenchidos com ar.

Valeu o help! Eu acabei não fazendo os furinhos na inoculação.

Bom, eu tentei o dunk, só que a esponja soltou tinta na água, não curti, mas...
e teve um outro pote que não tinha nada evidente de contaminação, mas quando eu tirei a tampa tinha micélio e um negócio escuro na vermiculita de cima, fiquei na dúvida, era meio verde, sei lá. Descartei.
Com medo cantei parabéns pros outros dois sem fazer dunk, talvez no intervalo do primeiro flush se tudo correr direitinho

O terrário:
IMG_3845.JPG IMG_3846.JPG

Deixei a perlita na água + oxigenada e escorri, não tinha que ficar um pouco de água no fundo? não fica muito seco?

Ainda tem mais 4 de south americam, 2 ficaram completos hoje, então mais 5 dias e parabéns.

Vamo que vamo!

abraço

Back