Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Primeira Tentativa de Cultivo PESA do Will

Diário de cultivo problemático.
vamos por partes galera:

* carimbo obtido graças a um parceiro daqui

* seringa de 3ml (unica q tinha aki em casa, devidamente esterizada com alcool e agua fervente por mais ou menos 5 minutos)

* copinho de cachaça

* pipoca (250g)

* arroz (250g)

* suplimento supervitaminico (de A a Zinco como diz o psilocibec :pos:)

entao assim galera, simplismente coloquei a pipoca e o arroz de molho, esterilizei a seringa e o copinho de cachaça em agua fervente e com alcool, e hidratei os esporos, (ainda estao hidratando). fervi agua de poço artesiano por alguns minutos, esperei esfriar, raspei o carimbo no copinho, medi com a seringa uns 13ml (4 seringas e meia mais ou menos) e injetei no copo ja com os esporos, suguei e injetei varias vezes ateh achar q ja havia misturado, fexei com papel aluminio,(utilizando mascara e maos lavadas com protex) Estou pensando seriamente na teoria do Mauricio de usar isopor, tenho alguns impecilios tipo, nao tenho vemiculita, meus vidros sao maiores q a panela de pressao, clandestinidade em todo o preparo pois moro com meus pais, percebi q o copinho com os esporos ficou meio ralo, mas deve ser o suficiente, sem conta q ficou meio q embolados os esporos, mas tenho pensamento posivo, vai dar tudo certo sim:pos: , usarei 4 copos de wisky (vc acham o tamanho suficiente? nao ficará muito pequeno o bolo? :confused: ), moerei metada do substrado e metade com graos inteiros. Amanha prepararei o substrado nos copos, colocarei ferver na panela de pressao, e injetarei os esporos, (tudo no seu tempo certo ne) postarei as fotos tambem, soh estou preocupado com os esporos se hidratando, achei poco esporo, a agua nao mudo de cor e ficaram varios "bolinhos" reunidos boiando, mas tem bilhoes de esporos microscopios neh, entao creio q nao tenha problema nao ter mudado a cor da agua e talz. mandem good vibes ae pessoal, o apoio de voces eh muito importante :pos:
 
Mauricio disse:
Fala William

Não adianta perder tempo e material para fazer casing.

Levante a cabeça e comece novamente.

Não concordo.

Creio que deva ser feita uma analise do percentual colonizado pelos cubensis e do percentual colonizado pela contaminação, e depois de ponderar isso tudo junto com o tipo de contaminação que a decisão deva ser tomada.

Já tive cultivos contaminados que renderam bem.

Só não incentivo que as pessoas ingiram os cogumelos de cultivos contaminados, pois não se tem certeza ainda dos perigos que isso possa trazer.

Mas como experiencia de cultivo tentar terminar um cultivo contaminado é extremamente válido. Você verá o desenvolvimento do contaminate, o comportamento dele e o do micpelio quando juntos, tentar medidas profiláticas, comparar taxa de crescimento, emfim, eteceteras.

Conheça seu inimigo e terá melhores armas contra ele :pos:

O que voce tem que fazer will é ver se vale a pena, o treco fefdido nem precisa falar que já era neh. Veja os outros, sempre é possivel tentar salvar alguma coisa :)
 
irmaosssssss

novidadesss

como disse fiz 2 casings, e fui pro alagado 'planta' o q tava contaminadissimo

hehehe

os casings ficaram 3 dias nem ver um raio de luz se quer

um dele esta CEM PORCENTOOOOO \o/\o/

o otro estacionou o crescimento, nao contamino mas tambem nao se desenvolveu,

o q ta 100% irei injetar agua e colocar na geladeira amanha, daria de por agora, mas nao estou com meu terrario pronto, falta a bomba de ar (amanha estara resolvido) e falta eu bolar como iluminar o terrario sem precisar corta o isopor (meu pai me mata se eu corta hehehe)

gostaria de opinioes sobro o segundo casing (o preguiçoso) hehehe, deixo ele no escuro ainda, ou aniversario mesmo assim?

obrigado pelas vibes (funcionaram e muito)

ahhh

agora contando como oq fiz com o otro bolo (o pai dos fidido) hehehe,

fiz um burado de uns 15cm de fundura, (meu pai vendo os boi, nao tem bosta fresca) quebrei o bolo com a mao em pedacos, coloquei no buraco, peguei esterco de cavalo (seco), dixavei encima do micelio, mais ou menos uns 3 cm de bosta, cobri com terra umida, joguei uma aguinha de leve, e marquei com um pauzinho (pra nao esquece onde eu "plantei") agora esta na mao da mae natureza, se tiver salvacao ela da um jeito,

akele abraco a todos, e please opinem sobre o caising preguiçoso hehehe

good vibes
 
Creio que não precise injetar água nos casings logo no primeiro fluxo, a camada de casing se encarregará de prover umidade, nada em exagero é bom.

Se ele parou o crescimento pode ser porque está entrando em fase de frutificação, coloque no terrário assim mesmo.
 
some pictures of the casings,

as duas primeiras fotos sao do 100%

as duas ultimas do mais devagar quase parando

sempre fora de foco pra varia

mas da pra v hehehe

good vibes
IMG_0075.JPGIMG_0076.JPGIMG_0077.JPGIMG_0078.JPG
 
Cade o casing? Se voce deixou colonizar 100% e nao vai aplicar mais nada por cima entao voce tirou a funcao da camada de casing e ta levando a um overlay.

Eu aplicaria uma camada de casing por cima desse material colonizado ja que ela desapareceu.
 
shroower disse:
Cade o casing? Se voce deixou colonizar 100% e nao vai aplicar mais nada por cima entao voce tirou a funcao da camada de casing e ta levando a um overlay.

Eu aplicaria uma camada de casing por cima desse material colonizado ja que ela desapareceu.


fala shroower

akilo ali encima eh isopor,

esqueci de falar

eu ralei isopor e coloquei por cima

nao tah overlay nao

amanha eu ja meto na geladera pra ele para por ali mesmo

hehehe valeu a dica

psilo disse:
nao deixe entra luz pelas laterais

pode cre kra, vo da um jeito nisso tambem valeu :)
 
ah, e aqui mesmo no fórum tem um topico ensinando a tirar fotos muito próximas em foco... talvez vc já saiba, mas sempre é bom dar uma lembrada... perto da lente da sua camera vai ter uma montanha e uma florzinha... montanha é pra tirar fotos de longe e a florzinha pra tirar fotos de perto! ;)

paz e luz :luz: e boa sorte na bosta da vaca e nos casing
 
PARABENS PRA VOCE, NESSA DATA QUERIDA... hj aniversario dos casings, coloquei na geladeira era 4 da tarde,

antes disso peguei silvertap e um papel grosso pra nao passar luz pelas laterais dos casings,

o chero deles estavam impecaveis, parecem-me saudaveis, e que estao doidos pra fruitificar ja,

fiz um terrario really poorman ^^

minha bombinha d aquario ainda nao chego (empretei d um chegado)

peguei pisca-pisca de natal e fiz um bolinho de luzes e fixei na tampa do isopor, pareceu-me bem iluminado, melhor, as lampadas nao esquentam tanto quanto as lampadas comuns, pois sao feitas pra nao esquentar,

por enquanto a umidade ficará nas maos da evaporacao natural da agua,

aki esta meio friu (15 graus +/-) creio q evaporará legal, mas o ideal seria a bombinha de ar que ao mesmo tempo injetaria ar no terrario, mas por enquanto to soh nakela neh "porra depende dos otros eh foda" ¬¬

mas por enquanto eh isso entao, amanha (4da tarde) terrario, depois disso rezar...

pergunta: em media quantos dias pra obter pins ?:confused:

good vibes galera:pos:
 
Fala William

A montagem de um casing é uma tarefa de risco.

Deve ser feito com cuidado, (assepsia) pois os bolos serão quebrados.

Se o interior do bolo não estiver totalmente colonizado, contamina.

Os instrumentos utilizados devem estar limpos.

O local apropriado.

Deve haver uma camada de cobertura, que protegerá a substrato.

Uma camada inferior (opcional) que fornecerá água.

Deve permanecer no escuro até o micélio alcançar a superfície.

Processo que leva, em média, 7 dias para PESA.

Só então será levado para o terrário.

Dia 17 você tinha os bolos contaminados, hoje 21 o casing está aniversariando.

Acho pouco tempo.
 
O terrário parece funcional, mas apenas se o frio se manter.

Concordo com o Mauricio quanto a uma melhor recuperação dos casings antes de aniversariar.

Mas já obtive sucesso em casings com 2 dias de repouso, cada caso é único e irá depender da colonização e da avaliação do cultivador.

Você deverá atentar-se para item como:

- Colonização de todo o substrato não colonizado.
- Recuperação da rede micelial interrompida na quebra dos bolos.
- Rehidratação por meio da camada inferior (que não há no seu), e pela camada superior do casing.
- Pequeno aparecimento de micélio na superficie - precavendo-se contra um overlay recobrindo-as se for o caso.
- Hidratação e compactação da camada superficial de casing.

Depois de ponderar essas e outras variaveis (que os colegas lembrarem) você deve decidir se o casing está pronto ou não para ir para o terrário frutificar.

Gosto muito de dar choque térmico, induz a um rápido aparecimento de primordias.

Lembre-se que se você colocou o casing no terrário precocemente ele demorará mais a frutificar.

Boa sorte e boa pesquisa :pos:
 
Mauricio disse:
Fala William

A montagem de um casing é uma tarefa de risco.

Deve ser feito com cuidado, (assepsia) pois os bolos serão quebrados.

Se o interior do bolo não estiver totalmente colonizado, contamina.

Os instrumentos utilizados devem estar limpos.

O local apropriado.

Deve haver uma camada de cobertura, que protegerá a substrato.

Uma camada inferior (opcional) que fornecerá água.

Deve permanecer no escuro até o micélio alcançar a superfície.

Processo que leva, em média, 7 dias para PESA.

Só então será levado para o terrário.

Dia 17 você tinha os bolos contaminados, hoje 21 o casing está aniversariando.

Acho pouco tempo.


fala brother mauricio. tudo certinho?

assim, descidi aniversariar eles pq tavam com inicio de overlay ja,

cobri a camada superior com isopor bem ralado, e ja tava aparecendo o micelio por cima do isopor,

o otro casing paro totalmente de crescer, por isso aniversariei, penso q ele esteja querendo frutificar (mesmo sem ter consumido todo subtrato, parecido como acontece na natureza, estou errado? :confused: )

o primeiro casing estava bem saudavel, e totalmente recuperado, quando eu fiz ele o bolo era duro, massiço, dificil de quebrar, o micelio tava bem acomodado entre os graos,

o segundo tem varios graos inteiros, mas como nao cresceu fiquei com medo de contamina de novo, por isso do aniversario desse,

estou confiante com o primeiro casing, o segundo oq vier eh lucro, (se eh q vem neh)

estou encanado soh com meu terrario, pouca umidade, (natural apenas), a bombinha q o kra falo q ia me empresta nao chega nunca, algum conselho como aumentar a umidade sem o auxilio da bombinha nem vermiculita? (nao qh nda o kra neh ehiehieuh)

mas eh isso, amanha eu digo alguma coisa (boa se deus quiser)

good vibes
 
fala meus amiguinhos hehehe

estou com um pequeno (porem solucionavel) problema

umidade insuficiente

nao arrumei o borbulhador ainda

o kra q ia me empresta me deu o cano

minha veia nao qh me compra um

alguem ae tem uma sujetao mais em conta pra solucionar meu problema com a umidade?

os casings parecem que tao secando (tadinhos)

porem nao tem sinal de contaminacao

estao exatamente como eu coloquei na geladera

ateh o chero eh mesmo

good vibes a todos
 
Borrifador, argila expandida, se estiver frio um aquecedor desses baratinhos, mas se tiver calor ele é totalmente dispensavel.

Borrife água esteril nos casings, eles não precisam de tanta umidade por terem ewssa camada provedora, se a camada de casing tiver umidade suficiente - mas não em demasia - o terrário não precisa fornecer tanta umidade. - mas mesmo assim presica.
 
desculpa ae pessoal

me ausentei por alguns dias

to podre de gripe

os casings estao na mesma (quero dizer, sem contaminacao mas sem frutos)

ainda estou esperando,

hj se completaram 8 dias do aniversario deles

como esta friu aki no sul tem umidade gracas a evaporacao natural da agua

abro o terrario uma vez por dia pra ventilar

logo lacro de novo,

to sem bomba de ar ainda ¬¬ (isso salvaria meu cultivo)

amanha vo enche o saco da veia de novo pra compra a bomba de ar

sem ela vo fica velho esperando os frutos,

to pensando seriamente em "plantar" esses bolos no quintal (outdoor)

se bem que chega da dó pq eles tao muito bunitos e saudaveis (secos mas saudaveis)

amanha postareis algumas fotos

good vibes a todos
 
enquanto não compra a bomba, pode borrifar água no terrário, william!
o que pode preocupar é a temperatura... talvez por isso eles não tenham frutificado ainda! tente mantê-la entre 26 e 30º!

good vibes pro seu cultivo!

paz e luz :luz:
 
sonek - apesar de quando condicionados a temperaturas entre 26- 30 graus os cubensis frutificarem, eu acredito que a MELHor faixa para frutificaçao seja entre 21-26 graus, pois agora que estou conseguindo manter essa temperatura, ,os bolos estao com asspecto mais saudável, a agua evapora MUITO mais e os frutos estão crescendo MUito mais antes de abrirem o véu. em temperaturas altas obtive MUITOS frutos pequenos, que esporulavam muito, em baixas temperaturas tenho cogumelos MAIORES mais pesados (talvez mais fortes, nao sei ainda) mas que infelismente MELAM quandp eu tento carimbá-los. aí vai do seu objetivo - carimbo - tripp.
ainda nao experimentei os grandoes, estou guardando eles secos pra impressionar uma pessoa que vem pra cá daqui 15 dias :):pos:
mais alguem acha q eu estou certo ou esses parametros funcionaram somente aqui?
 
concordo contigo, mortandelo, mas é que é o seguinte... no sul tem feito MUITO frio ultimamente! ;)
aí não é bom!
 
tente mantê-la entre 26 e 30º!

Errado, essa temperatura é boa para a colonização, a de frutificação é na faixa de 21 a 26 como disse o morta.

concordo contigo, mortandelo, mas é que é o seguinte... no sul tem feito MUITO frio ultimamente!
aí não é bom!

Mas se fizer frio ou calor e você os mantiver em um ambiente isolado nessa temperatura não importa o clima lá fora. Não é porque está frio que você vai mante-los a 30 para frutificarem, o ideial eh 21. Esteja frio ou calor do lado de fora, a temperatura do microambiente que ele está deve ser a mesma.
 
Back
Top